As Peripécias Multifuncionais da Nossa Máquina de Lavar Louças

Por @meire_md, com a colaboração de Igor

“Antes de perguntar qual botão você aperta na sua lava-louças para usar esse programa ou quanto de água sanitária é 10%, leia o manual de instruções da sua máquina. Caso essas informações não estejam no manual, você acha que eu saberia?   Resumindo: não me pergunte.”

Igor, colaborador do post, ser humano localmente conhecido por dar voadoras memoráveis nos seus melhores amigos 😂

Desde que casamos, eu e Igor cuidamos da maior parte das demandas do Lar sem auxílio de empregados ou prestadores de serviços [eventualmente utilizamos algum serviço de faxina geral].

Por esse motivo, transformamos um dos quartos do apartamento em uma oficina, onde temos:

Como boa parte dos engenheiros, Igor encontra soluções práticas para inúmeros problemas usando apenas um clip de papel, um pedaço de cordão ou uma ligação direta, o que sempre é muito engraçado.

As experiências mais legais daqui de casa são as que resultam em aumento de eficácia com economia de tempo e, preferencialmente, de recursos também.

Máquina de Lavar Louças

Lava-Louças Electrolux LV10B Branca 10 Serviços – 220V

Muita gente que poderia comprar uma máquina de lavar louças acha que o uso é muito complicado ou que a adoção não economiza tempo.

Aí na minha cabeça vem aquele meme da Nazaré confusa e me pergunto se essas pessoas largam os pratos e panelas com restos de comida na pia porque acham que o simples ato de retirar resíduos antes de lavá-los seja um trabalho hercúleo ou que essa remoção mecânica do alimento realmente seja boa parte do serviço.

As louças precisam ser bem higienizadas e lavá-las à mão corretamente leva tempo.

Louças lavadas na pia não consomem apenas o nosso tempo, ressecam as mãos e ainda induzem um alto consumo de água.

Então, se você tem condições financeiras para adquirir uma e quer saber a minha opinião, eu acho que louças só deveriam ser rotineiramente lavadas à mão por pessoas que não contam com outra alternativa (ou por quem ama lavar louças à mão, é raro mas acontece muito).

Para que você tenha uma ideia, a nossa máquina gasta 15 litros por lavagem normal, enquanto uma torneira aberta gasta 12 litros de água em um único minuto. 💦

É super fácil de usar

Atualmente a nossa é a de 10 serviços da Electrolux.

Antes de colocar as louças/panelas na máquina, basta passar um talher para remover os restinhos de comida da mesma forma que você faria antes de lavá-las na pia.

O detergente específico deve ser colocado no reservatório a cada lavagem e o secante para lava-louças só precisa ser reposto depois de várias lavagens (a nossa máquina avisa).

Algumas pessoas nem usam secante. Igor já testou vários detergentes e secantes e disse que escolhe a marca pelo melhor preço porque não vê diferença significativa nos resultados.

Daí a máquina trabalha sozinha e, querendo, você nem precisa guardar os pratos, copos, talheres, recipientes de plástico ou  vidro, panelas e demais itens limpos: pode deixá-los dentro dela e ir removendo cada item quando for usá-lo de novo.

Igor costuma lavar os recipientes plásticos à máquina separadamente, pois gosta de desinfectá-los com água sanitária, já que são usados para guardar alimentos na geladeira ou congelador.

Tudo pode ir para a máquina?

A maioria das peças (aço, vidro, plástico, cerâmica, louça etc) pode, desde que o fabricante não imponha restrições, mas não há eletrodoméstico perfeito.  Não é recomendado que panelas de alumínio sejam lavadas à máquina porque tendem a escurecer.

Acrescentamos que é melhor que a maior parte dos utensílios de madeira seja higienizada à mão e que você tenha cuidado com louças pintadas à mão.

As nossas panelas são em sua maioria em aço inox e ferro, mas temos panelas em alumínio também e por entendermos que o escurecimento do alumínio não seja um problema meramente estético – por ora acreditamos que os óxidos podem se transferir para os alimentos -, preferimos lavar nossa panela de pressão manualmente.

📍Outra dica do Igor: quando talheres ou panelas estão sujos com queijo derretido seco é melhor lavá-los de maneira tradicional, pois a máquina não remove esse tipo de resíduo adequadamente.

Higienizando frutas, vegetais e ovos com Máquina de Lavar Louças ✔

Esta parte foi escrita pelo Igor especialmente para quem me segue no Instagram. Não esqueci o pedido de vocês!

Nada entra na minha geladeira sujo. 

 Latas e garrafas de bebidas, embalagens de condimentos, pacotes de laticínios em geral e até potes de sorvete só são refrigerados após terem sido lavados com água e sabão. 

Tudo que está exposto ao público deve ser considerado extremamente sujo, visto que foi potencialmente manuseado por centenas de pessoas cuja disciplina de higiene é tão inexistente que tivemos que passar pela vergonha alheia de ver inúmeros vídeos ensinando adultos a lavarem as mãos para diminuir o alastro de uma Pandemia evitável.

Isso e o fato de que, segundo estudos, até 80% da população do país pode estar infectada por H. pylori, uma bactéria de transmissão fecal-oral.

 Antes da lava-louças eu lavava tudo manualmente, incluindo cada ovo, tomate, uva e limão, com o mesmo água-e-sabão de todo o resto. 

 O que, além de consumir muito tempo e a textura lisa dos meus dedos, era razoavelmente ineficiente, visto que é bem difícil passar a bucha nas reentrâncias de um pimentão, totalmente desaconselhável passar sabão em crucíferas e praticamente impossível não destruir um morango maduro na base da fricção.

 Hoje, tudo vai para dentro da máquina com a adição de 10%* de água sanitária no ciclo pré-lavagem (que usa apenas água fria por mais ou menos cinco minutos, ou seja, não acrescente detergente). 

Após o primeiro ciclo eu reinicio a máquina mais duas vezes no mesmo programa para retirar o grosso do resíduo do hipoclorito.

Depois disso, abro a máquina e deixo a água evaporar naturalmente, levando consigo o resto do produto, e só então guardo na geladeira em sacos estéreis (todo saco que vem em rolo é, por consequência do processo de extrusão na produção, estéril).

Coisas mais frágeis como pinhas, morangos ou outros produtos muito maduros ou macios*, ficam em peneiras que amortizam a força dos jatos. 

Já tive tomates comprados maduros que duraram três meses na gaveta da geladeira com esse método. Cebolas e alhos, que não se guardam em geladeira, eu só lavo quando do uso cru, após descascá-los.

* Menos banana. Eu não guardo banana em geladeira nem tenho o costume de comer-lhe as cascas.

PS.: Antes de perguntar qual botão você aperta na sua lava-louças para usar esse programa ou quanto de água sanitária é 10%, leia o manual de instruções da sua máquina. Caso essas informações não estejam no manual, você acha que eu saberia?  

Resumindo: não me pergunte.”

Mas podem me perguntar, ehehe.

Vou dar um exemplo prático

Você vai descobrir (no manual) o volume de água que sua máquina gasta no ciclo de pré-lavagem para saber quanto de água sanitária você deve colocar dentro da máquina.

Parece muito sim, porém preste bem atenção: depois do primeiro ciclo de pré-lavagem com água sanitária você vai passar as comidinhas SÓ COM ÁGUA em mais dois ciclos de pré-lavagem .

Repetindo: A água sanitária só entra no primeiro ciclo.

Os dois ciclos  seguintes são, portanto, o enxague abundante que você faria manualmente se não usasse a máquina.

O cálculo não precisa ser corretíssimo, mas deve estar dentro dos parâmetros do CDC, que adotamos para higienizar os alimentos .

O cálculo facilitador é o seguinte: você pega o volume em mL que a máquina jogará de água no primeiro ciclo de pré-lavagem e divide por 10.

Prontinho! Esse é o volume de água sanitária que será diluído na água do primeiro ciclo.

Nossa máquina consome 3,5mL  por ciclo de pré-lavagem. Isso equivale a 3.500mL, que dividido por 10 dá 350.

Então para um ciclo de  3.500 mL de água usamos 350mL de água sanitária.

E nos dois outros ciclos, nada. Por fim, a porta da máquina deve ficar aberta para que os resíduos do produto evaporem com a água.

Uma coisa importante: no ciclo de pré-lavagem a máquina não libera o secante. E o detergente? Você não coloca.

Dica de química: o resíduo do Hipoclorito evapora mais rápido que a água.

Esperamos que você tenha gostado.

Se restou alguma dúvida, deixe aqui ou no Instagram, tá?

Um beijo (com distanciamento social e mãos super limpas: a Pandemia ainda não acabou).

 

 

 

Aviso: Este post contém links afiliados da Amazon 
e isso não afeta o preço que você pagará no caso 
de realizar uma compra por meio deles. 
A administração do Blog poderá receber 
uma pequena comissão pela venda.

 

10 comentários em “As Peripécias Multifuncionais da Nossa Máquina de Lavar Louças”

  1. Amei a dica! Já vou adotar aqui em casa. Só mais uma dúvida, vocês colocam ovos também?

    Curtir

  2. Sou das pessoas que gosta de lavar louça, porém pensando seriamente em comprar uma máquina de lavar para reduzir o consumo de água. Embora eu molhe toda a louça e vá ensaboando aos poucos e só depois abro a torneira novamente, ainda assim acredito que o gasto deva ser maior que o da lava louças.
    Engraçado vc falar da cebola e alho pq esses dias meu marido perguntou pq eu não colocava na geladeira e para mim foi tão estranho pq eu disse que não se coloca na geladeira oras…rsrs porém boa parte das pessoas que conheço armazena em geladeira 🤔

    Curtir

  3. Se eu já queria uma lava louças, agora entrei em desespero pra ter uma… rsrsrs. Só não me diga que dá pra lavar folhas e cheiro verde.

    Curtir

    1. Amei esse post. Já estou pesquisando lava louças há um tempo. Só estou na dúvida entre comprar uma de 10 ou 14 serviços, já que somos 2 adultos e 2 crianças pequenas aqui em casa. Meire, para a louça do dia a a dia, você enche sua lava louças? Você acha que uma de 8 serviços te antenderia ou seria muito pequena?

      Curtir

Os comentários estão desativados.