Por @meire_md
Manter a casa (mais ou menos) organizada e limpa é um ótimo desafio cognitivo.
Gosto mais de cuidar da casa hoje do que quando era novinha e atribuo isto a uma coisa: meu marido é uma pessoa responsável. Foi bem criado e sabe que o serviço doméstico deve ser dividido entre todos que moram juntos.
Como dividimos o trabalho doméstico
Nossa divisão de tarefas aconteceu naturalmente. O Igor cuida de tudo relacionado à cozinha e eu, da manutenção da limpeza e organização do resto dos cômodos.
Ambos cuidamos das roupas —ele lava e eu guardo, organizo e faço os reparos —, e fazemos uma faxina pesada pelo menos uma vez por mês.
Ele providencia as compras de perecíveis, eu faço as compras pela internet, ele resolve os perrengues de torneiras, canos, portas e outros e eu cuido dos investimentos e de outros planejamentos de longo prazo.
Não houve uma determinação formal. Quando percebemos, as divisões de tarefas já estavam consolidadas.
Mas…
Gostar de cuidar da casa não significa dispensar eletrodomésticos e outras ferramentas que facilitam a nossa vida.
O Igor, por exemplo, usa a máquina de lavar louças (a nossa atual é da Electrolux) diariamente.
A adoção de de aspiradores de pó foi incorporada à nossa rotina desde sempre.
Comprei um robô aspirador e desde o primeiro dia de uso estou completamente apaixonada. O meu não foi barato, mas tem 37.4 W de potência, conecta-se por WiFi e é compatível com a Alexa. Antes de optar pelo WConnect, eu estava paquerando o WAP W300, que tem 18W de potência e aparenta ter um excelente custo-benefício, mas o post hoje é sobre outro tipo de aspirador.
Para fazer aspirações rápidas e para limpar as outras ferramentas de limpeza gosto bastante do aspirador portátil, que é facílimo de usar e de limpar.
O meu portátil é o Dustbuster da Black & Decker, mesma marca do Vaporizador de roupas que amo.
Vem comigo para entender o quanto um aparelho tão simples pode facilitar nossa vida.
Dustbuster Black & Decker
É um aspirador compacto, leve e fácil de usar. Ele também aspira água — calma que você vai ver como isso é interessante —e é muito útil para a limpeza do carro.
Enquanto ele não está sendo utilizado deve permanecer plugado ao carregador bivolt, assim sempre está pronto para uso. Quando a bateria está totalmente carregada, há uma redução automática do consumo de energia.
Ele vem com três bocais: um flexível (para líquidos), um para estofados e um para cantos e frestas, além de contar com um suporte para parede.
Costumo deixá-lo em pé na bancada da nossa oficina.
Para trocar os bocais, basta puxar um e encaixar outro.
A exemplo de outros aspiradores, não é recomendado aspirar agulhas, cacos de vidros, preguinhos e outros objetos cortantes.
Como uso meu aspirador portátil
Para aspirar:
- Cantinhos de parede
- Frestas de janelas
- Cortinas
- Sofás
- Tapetinhos
- Parte interna de gavetas e móveis
- Carro
- Algum ponto da casa que o robô deixou passar batido
- Pelos de gato nas roupas
- O paninho do MOP Flat Chenile
- O paninho do espanador Chenile
- E… olhe só:
Também uso o aspirador portátil para limpar o meu robô aspirador e eventualmente para aspirar o produto que uso no tecido de sofás (quando erro a mão).
Fiquei bege quanto tive a ideia de usar meu Dustbuster para limpar o robô. E aspirar o espanador? É excelente porque reduz a necessidade de lavá-lo.
Assim que o robô aspirador acaba de trabalhar, descarto o pó do reservatório, tiro a tampa da escova rotatória, ligo o aspirador portátil e mando ver: deixo o robô e as escovas com uma quantidade de sujidade bem pequena de modo muito rápido.
Aí dou umas passadas com pincel macio para remover os restinhos de pó e pronto. Assim, só preciso fazer uma limpeza mais minuciosa no robô (algumas partes são laváveis) uma vez por semana.
O aspirador portátil tem uma autonomia de mais ou menos meia hora, tempo suficiente para estas coisinhas pequenas.
Obs.: É importante saber que para aspirar líquidos devemos manter o bocal a uns 45º. Assim, o fluido “sobe” mais facilmente. No meu caso, é um uso bem pouco frequente.
Como fazer a limpeza do aspirador Dustbuster
Assim que finalizo o uso, destravo o reservatório de pó e faço uma limpeza express: descarto o pó na lixeira (inclusive o que fica sob a espuma que protege o motor), passo o pincel nas áreas empoadas — incluindo a espuma que protege o motor — e devolvo o aparelho para o carregador. Muito rápido.
Uma vez por semana lavo o reservatório, o filtro permanente e a espuma.
Se você só aspirou partículas secas, pode optar por fazer o esvaziamento apenas quando o reservatório estiver cheio, mas não recomendo. Acho melhor esvaziar após cada uso.
A melhor forma de esvaziar o reservatório é segurando o aparelho pela alça e só depois apertar o botão que o destrava.
Quando é feita aspiração de líquidos, é indicado lavar o filtro e o reservatório sem demora para evitar que o aparelho desenvolva mofo.
Deixe tudo secar bem, depois reencaixe.
É simples mesmo.
Um beijo!
Meire
Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique contém links afiliados da Amazon e isso não afeta o preço que você pagará no caso de realizar qualquer compra por meio deles. É um recurso de monetização para manter o blog no ar.
A única pessoa que consegue me influenciar a comprar utensílios para casa…
Sempre detestei, mas vc faz ser tão prazeroso que dá vontade de comprar tudo que mostra…
Um perigo para minha finança! 😅🤣
CurtirCurtir
🤣🤣🤣
CurtirCurtir