Um Top 10 da vida minimalista

Por @meire_md

Há uns seis anos recebi um “chamado minimalista” e desde então venho, a cada ano que passa, simplificando mais as minhas rotinas de cuidados pessoais, de compras de supermercado, de cuidados com a casa e de organização no trabalho.

Passei a régua até em algumas “amizades”.

Fico bastante satisfeita quando acho mecanismos e produtos que se encaixam no estilo de vida que tanto tem me feito bem.

É importante lembrar que nem sempre simplificar a vida significa economizar dinheiro, mas no geral significa economizar tempo. No meu caso a economia tem sido dupla: tanto de dinheiro quanto de tempo. Parabéns pra mim, ehehe.

Além de me sentir muito mais livre possuindo menos coisas do que já tive, meu custo de vida anual reduziu consideravelmente.

A redução tem feito com que eu possa continuar não precisando ter um segundo ou até um terceiro emprego; essa sobrecarga é bem comum no meio médico.  Os anos vão passando e boa parte dos meus colegas escolhe aumentar o padrão de vida e produzir um custo de vida cada vez maior. Cada um com suas escolhas, não é?

Eu fiz o contrário. Quanto menos coisas passo a ter, mais tempo me sobra, menos estressada e mais feliz eu fico.

Gosto muito de fazer listas e sempre que mostro uma sequência de coisas sobre o mesmo tema, percebo que o pessoal do Instagram gosta bastante.

Quando eu estava organizando a lista de produtos recomprados, me dei conta de que eles são bastante versáteis e são a cara do meu padrão atual de consumo.

Nesta lista vou informar brevemente como uso cada um destes produtos sensacionais.

Vamos lá?

  1. Sabonete Glicerina Erva-Doce Granado

Trata-se de um sabonete líquido com excelente válvula pump — compro aqui —  que entrou na minha vida inicialmente como uma alternativa para higienizar as mãos.

Simples, gostoso e tem refil. A empresa promete uma limpeza emoliente, calmante e suave. Gosto muito dele!

Não há nada de inovador ou especial na formulação, mas ele rapidamente tomou conta do lavabo de casa e da área de banho.

Tem sido meu sabonete para a higiene das mãos em casa e no trabalho e para a higiene de todo o corpo. Eventualmente uso até na higiene do rosto (diluindo bem nas mãos) durante o banho e para lavar a minha toalhinha macia de enxugar a face e a minha toalhinha removedora de maquiagem.

Amo o cheirinho de natureza e o fato de não repuxar a minha pele.

O banheiro, o lavabo e as toalhas ficam sempre delicadamente perfumados.

2. Espuma Hidratante Cetaphil

Ganhei uma amostra grátis da minha dermatologista, experimentei a bichinha no carro e lá mesmo fiz a compra do primeiro frasco.

Isso foi algo bastante significativo porque eu não compro nada por impulso. Para minha felicidade, foi um impulso muito bem-vindo.

É um hidratante reparador de barreira cutânea que promete alívio da pele ressecada em 48h. Não tem perfume e pode ser usada por crianças e adultos, tanto no rosto quanto no corpo.

Já comprei outro frasco para deixar ao lado da cama porque o senhor meu marido, que odeia todo tipo de hidratante, gostou. Vez por outra ele usa nas mãos.

Gosto bastante da Loção Hidratante Cetaphil Face & Body (na versão light) porque funciona bem. Vem em um frasco com incríveis 473mL e foi graças a ela que consegui me habituar a usar hidratante no corpo.

Mas a delicadeza, a espalhabilidade incrível e o efeito excelente — como pode a pele ficar sequinha e macia ao mesmo tempo? — da espuma Cetaphil me conquistaram.

Agora só quero ela, que contém um derivado de vitamina C e dexpantenol, portanto, além de hidratar, em tese pode entregar algum efeito despigmentante para a pele do corpo.

Possivelmente meu custo anual com hidratação corporal ficará maior, mas tudo bem. Este é um dos exemplos de escolha minimalista que não necessariamente gera economia de dinheiro.

Lembre de agitar antes de usar.

 3. Protetor Solar Shiseido Clear Stick UV SPF 50+

Amo protetores solares em bastão e o mercado parece bem aquecido: atualmente há inúmeras opções.

Sou uma pessoa de natureza prática. Como é muito fácil e muito rápido fazer a fotoproteção com bastão, amei e não largo mais.

Basta deslizar a bala oito vezes por área a ser protegida e arrumar o produto com os dedos, simples assim. Costumo dizer que aplico na mesma velocidade com a qual uso um leque.

Como gosto de pele hidratada por baixo e sequinha por cima, não uso bastões controladores de oleosidade ou que ressecam a pele, então me adaptei muito bem ao Bastão Shiseido Clear UV.

Ele oferece proteção reforçada quando entra em contato com suor ou água. A fragrância é calmante e contém extrato de raiz de licorice, que tem ação anti-inflamatória/antioxidante e pode atuar como despigmentante leve, o que é mais uma vantagem para quem tem melasma.

Comecei a usá-lo em meados de 2019 e desde então é o único protetor solar sem cor que recompro; os estoques dos outros que eu tinha foram acabando ou dei de presente. Já usei inúmeros frascos e não tenho qualquer interesse em testar outro.

Não é um produto popular aqui no Brasil porque tem uma textura de cerinha, não seca nunca e não é barato.

Quem tem pele muito oleosa pode não gostar, mas se você já tem, sugiro que teste na pele nua, sem hidratante por baixo.

4. Isdin 99 Color

Quero um balde dele. Story que postei durante os primeiros testes com o Isdin 99 com cor

Não tenho a menor ideia de quantos protetores solares com cor testei durante a vida. Não cheguei a odiar todos, mas não gostei suficientemente de nenhum.

Acredita-se que quando a pele está bem protegida com o protetor sem cor/transparente, o restante da barreira de fotoproteção facial pode ser feita com maquiagem comum: base, corretivo, blush. Concordo com qualquer pessoa que defenda isso.

A maquiagem ajuda a camuflar o melasma e oferece opacidade que reduz a chance da nossa pele ser afetada pela luz visível do sol.

Em minha opinião pode ser muito interessante substituir a maquiagem por um protetor com cor quando o produto apresenta uma cosmética boa, ou seja, similar a uma base de maquiagem que funcione bem, uma cobertura adequada às demandas de quem vai usar e uma cor similar ao seu tom de pele.

Aumentar o escudo fotoprotetor não pode ser uma ideia ruim.

No meu caso o protetor com cor ideal tem que ser clarinho, entregar cobertura média e ter textura rica (no sentido de ser hidratante), preferencialmente siliconada.

Graças à Dani conheci o Foto Ultra Isdin Color 99 (compro aqui).

Ele tem me feito economizar bastante, porque além de não precisar mais passar o Shiseido além da quantidade ideal (lembrem: tenho melasma), gasto muito menos com base e corretivo.

Ele vem em frasco contendo 50mL, tem textura de base boa, entrega uma cobertura  moderada bastante uniforme e proporciona um acabamento com um glow saudável.

Minha cor na MAC é NC12. O 99 tem um fundo mais neutro para ligeiramente rosado, mas no fim das contas acaba dando certo.

Veja a comparação de cores:

Não é um produto para quem gosta de pele super seca.

Como contém um despigmentante na composição —e possivelmente em razão de outros ingredientes — ele promove algum ardor nos meus olhos, que são bastante sensíveis. Não tenho isto como uma desvantagem porque basicamente todos os protetores líquidos me dão lacrimejamento.

É um produto sensacional para quem tem melasma e que reduzir o número de produtos usados na rotina diurna.

Como aplico?

Depois que o protetor sem cor está aplicado, aplico corretivo na área dos olhos e na região do melasma e dou tapinhas para arrumar.

Então coloco o Isdin 99 (com cor) em um pratinho de porcelana e aplico na face usando a Sister Blend da Mari Saad (amo esta esponjinha, uso tanto seca quanto úmida), sem chegar perto da raiz dos cílios.

Quando está tudo arrumadinho, aplico blush líquido/cremoso, como  esse da Bruna Tavares e os da Shiseido. Para isso, uso a bundinha da Sister.

Dai para frente faço como sempre: como tudo está molhado por baixo, selo com pó por cima.

Ele casa perfeitamente com meu pó baratinho favorito (Cor Mármore 1), que comecei a usar por indicação da Eliane Cavalcante.

Quando eu enxugar mais a bancada farei um post com os meus pós soltos favoritos e em que situação uso cada um deles.

5. Revitalift Pro-Retinol FPS 30

Gente do céu.

Já estou no terceiro  pote do Revitalift Diurno Pro-Retinol FPS 30 e tenho dois fechados no armário.

Tasco o dedo no pote tirando a quantidade generosa que está na foto e aplico no pescoço e colo pela manhã.

Meu pescoço simplesmente bebe. Quando vou vestir a roupa (acordo  muito cedo) para sair, decido se é necessário ou não selar com pó/talco. Às vezes nem precisa.

Minha exposição solar tem sido mínima e com um único gesto aplico um produto que minimiza o aspecto envelhecido da pele, hidrata e fotoprotege. É muita economia de tempo.

Obs.: Uma leitora do Instagram falou que usa este produto na face como primer e o resultado é excelente.

6. Serum Revitalift Hialurônico

Estou no segundo frasco. Usei o primeiro super rápido de tão viciada que fiquei nele.

Este Revitalift Hialurônico é um produto em tudo muito simples: é um sérum com boa concentração de ácido hialurônico que hidrata as linhas finas de modo eficiente, mas sem pesar.

Muito fácil ser novinho/novinha e dizer que produtos com ácido hialurônico não fazem diferença, então fico só calada e observo, porque quando a idade aumenta, o discurso muda.

O laboratório dá aquela exagerada básica alegando que é um preenchedor, etc, mas sabemos que não é bem assim. Ele deixa a minha pele com aspecto cheio e macio, gosto bastante, mas é preciso deixar claro que o efeito nem de longe é similar ao de um procedimento estético injetável.

Costumo aplicá-lo diariamente logo após remover a maquiagem do dia e também em forma de máscara de hidratação, que costumeiramente faço aos sábados e domingos.

Como estou fazendo minha hidratação de fim de semana?

Aplico primeiro o Revitalift Hialurônico Serum, faço uma massagem rapidinha no rosto todo e desço o produto para o pescoço e colo, até a “linha do sutiã”.

Espero alguns segundos e depois aplico o Revitalift Laser 3X. nas mesmas regiões, só que besunto bem a área dos olhos e o contorno da boca.

Deixo os dois produtos na pele até a hora que eu quiser, não inventei regra, eheh.

7. Revitalift Laser 3X

O tempo passou, minha pele mudou e o que antes parecia gordo, hoje é perfeito.

Por muitos anos usei o Skinceuticals A.G.E Interrupter (o preço é este mesmo que você viu) e acredito que ele tenha contribuído para retardar a flacidez do meu rosto.

Quando me adaptei à Tretinoína (medicamento), fui parando de comprar o A.G.E mas ainda usei por algum tempo produtos com propostas similares, como o Substiane da La Roche-Posay e o HA Intensifier da Skinceuticals, por exemplo.

Quando estava passeando na internet me deu vontade de usar novamente um produto com Hydroxypropyl Tetrahydropyrantiol (molécula conhecida como Pro-xylane e presente nos produtos que citei acima) e lembrei do  Revitalift Laser 3X , que é um produto mais popular e voltado à mulheres de pele “madura”.

Em 22/03/2017 fiz um post no instagram falando mais sobre o pro-xylane; resumindo bem, ela é uma molécula híbrida derivada da xilose que supostamente estimula nossa pele a produzir glucosaminoglucanas; as GAG nada mais são que um tipo de “açúcar” que fica inchadinho quando é hidratado. Aconteça isto ou não, gosto de usar.

Minha experiência anterior como o Revitalift Laser 3X foi restrita ao pescoço e colo, porque eu achava o creme muito grosso. Usei vários potes. Aí pensei assim: vou comprar de novo com intenção de usar na face, se for gordo, reservo para a área dos olhos.

Deu muito certo e estou usando todos os dias por baixo da proteção solar e compondo máscara hidratante, como já mostrei no item anterior.

8. Hipoglós Transparente

Desde que minha irmã me mostrou esta versão do Hipoglós, acredito que logo depois que foi lançado, comecei a usá-lo como produto multifuncional.

Além de ser um hidratante reparador gordo excelente e barato, ele não tem perfume. Não tenho hora certa para usá-lo, uso quando e onde acho necessário.

Uso na área dos olhos como  hidratante despigmentante, uso para “amaciar” corretivos, aplico nas cutículas, cotovelos, joelhos e tornozelos, na boca, na região do melasma e até no colo.

Compro aqui. Tenho sempre um tubinho por perto.

9. Pantene Creme para Pentear

Uso o Creme para Pentear Pantene há bastante tempo e nunca enjoei a fragrância.

Outro mistério da natureza. Como tenho pouco cabelo (fios finos), ele rende uma vida.

Como uso?

Com os cabelos algo úmidos, aplico uma potoquinha do creme do meio para as pontas dos fios e finalizo a secagem com minha escova secadora (completamente apaixonada por ela, já mostrei nos stories).

Nos dias que acho que as pontas dos cabelos estão ressecadas, uso um tico com os cabelos secos.

Uma outra forma que uso é aplicando no elástico antes de prender os cabelos pois tenho a impressão que eles quebram menos.

Gosto também de usar quando faço coque, para dar aquele acabamento nos fios que ficam soltos.

Acabei não recomprando óleo siliconado nem condicionador enxaguável.

10.  Poliflor Multissuperfícies

Uma lista com coisas que fazem parte do meu estilo quase minimalista (ainda estou em formação) tinha que incluir um produto de limpeza.

O Poliflor Multissuperfícies é um dos produtos de limpeza mais versáteis que conheço. Uso basicamente todos os dias.

De brinquedos a obras de arte, molduras de quadros, embalagens de cosméticos, enfim.

Ele me acompanha na limpeza de granito, madeira tratada, metais, plásticos, vidros e até capa de alguns livros.

Removo o pó das coisas e mando ver.

Beijos 🙂

Meire

 

 

.

Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique
contém links afiliados da Amazon e isso não afeta
o preço que você pagará no caso de realizar qualquer
compra por meio deles. É é um recurso de monetização 
para manter o blog no ar.

2 comentários em “Um Top 10 da vida minimalista”

  1. Eu sou apaixonada pelos cenas da loreal. No rosto não consigo usar porque causa irritação, provavelmente pela fragrância intensa (pele mega sensível por aqui)…

    Uso pela manhã o laser 3x e a noite o revitalift noturno…

    Como tem ingredientes diferentes e que na minha opinião se complementam e são excelentes ativos em produtos com excelente custo benefício, faço essa casadinha dia/noite, mas já usei intercalando tb.

    O protetor da isdin há recomprei mais dois tubinhos…. só não consigo usar diariamente. Acaba irritando. Estou usando segundas e sextas. Demais dias uso meu amado hydraox da laroche que queria de 1litro….kkkkk

    Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão desativados.