Como cuido das minhas acnes pontuais

Por @meire_md

Você já percebeu que tudo está indo muito bem com sua pele até o dia em que você fica sabendo que tem um evento importante para ir?

Pois é.  Uma espinha brota do nada.

É possível que isso aconteça por mero acaso, já que quando não temos eventos importantes não nos incomodamos com as espinhas que eventualmente surgem mas, por outro lado, não é absurdo pensar que o estresse funcione como um gatilho.

As espinhas que eventualmente surgem em meu queixo quase sempre parecem relacionadas a situações particularmente estressantes.

Calculo que eu tenha um mini surto de acne – uma a duas, no máximo três lesões – mais ou menos a cada três ou quatro meses.

O que me incomoda é que elas são doloridas e levam alguns dias para desaparecer.  Por outro lado, não deixam marcas nem manchas.

Como trato minhas acnes pontuais?

O que faço mais frequentemente é retornar à adolescência: uso gel secativo. Adoro.

Quando percebo que as espinhas vão “crescer”, uso um medicamento que contém peróxido de benzoíla associado ao adapaleno e um medicamento de prescrição médica com antibiótico, porém elas se apresentam mais frequentemente como um pequeno nódulo interno dolorido e avermelhado do tamanho de meio grão de arroz.

Gel secativo para espinha

Os meus favoritos são o da Neutrogena e o da Granado.

Os dois são de venda livre (não são medicamentos) e contém ácido salicílico.

É importante ressaltar que minha pele é bem resistente ao uso de ácidos tipo o salicílico e outros e que estes produtos podem promover irritação em peles sensíveis.

Um outro efeito favorável dos secativos em gel é sobre os comedões, que atualmente não tenho, mas já tive bastante.

Quando eu aplicava nos pontinhos pretos duas vezes ao dia eles se soltavam muito mais facilmente.

O efeito secativo destes produtos está relacionado às suas ações  anti-inflamatória e antibacteriana.

Se eu tivesse que escolher só um, escolheria o da Neutrogena porque ele é mais versátil e tem um preço melhor por mL.

Minha rotina cosmética em tempos de pele com acne

A rotina que vou expor abaixo não contém medicamentos e é indicada para acnes e espinhas eventuais.

A acne uma doença crônica que pode deixar sequelas —tanto físicas quanto emocionais— e requer tratamento com um médico dermatologista.

Os secativos que indico  não devem ser usados por quem tem alergia ao AAS e se sua pele é muito sensível ou se você está gestante, consulte um médico.

Vamos  começar do começo.

Higienizando a pele facial

Minha rotina de cuidados faciais é bem focada no controle do melasma.

Atualmente estou aplicando a tretinoína cerca de cinco vezes por semana e uso a Vitamina C da Bisyou duas vezes ao dia — não é assim que o fabricante recomenda, mas minha pele suporta & gosta — , por isso preciso manter uma rotina de limpeza eficaz porém bastante suave.

Quando estou com alguma espinha não suspendo a Vitamina C, mas suspendo a tretinoína e mudo a rotina de limpeza apenas no final do dia.

A Bisyou ofereceu um cupom de desconto para os nossos leitores, o NIQUE 10. Caso você utilize, a Monique (obrigada por manter meu blog funcionando, irmã) recebe uma pequena comissão. Vale também para a compra da nova Água Micelar com Água de Coco.

Limpeza facial matutina

Estando com a pele sensibilizada ou não, com acne ou não, tenho feito a limpeza facial matutina com Água Micelar  ou com a espuma Gokujyun Face Wash, da Hada Labo.

Sendo água micelar, espuma facial ou um simples sabonete Bebê Jonhson’s em barra (adoro lavar o rosto com sabonete de bebê), invisto no esquema suavidade e tempo: basta massagear o produto sem pressa para que todas as impurezas sejam sequestradas, dando atenção especial às áreas onde há acúmulo de oleosidade e surgimento de cravos. Para quê tanta pressa, jovem?

Quando a pele amanhece com aspecto oleoso costumo optar pela espuma; por mais que a água micelar limpe, é gostoso sentir a espuma agindo na face.  A Gokujyun  é hidratante, tem um bom preço, rende muito e limpa sem repuxar a pele.

As minhas águas micelares favoritas são a Bioderma Sensibio e a da Garnier.

Recebi de presente a Água Micelar Detox da Bisyou, mas não abri ainda porque gosto de manter no máximo duas abertas (depois farei um post específico comparando as três).

A Limpeza facial do final do dia

Começo a dupla limpeza da face na bancada e faço o segundo passo  no chuveiro.

Além das camadas de produtos que usamos rotineiramente — sobretudo protetor solar e maquiagem — no decorrer do dia a nossa pele fica exposta às impurezas que ela mesma excreta e às sujidades do ambiente.

É por isso que faço dupla limpeza mesmo que tenha passado o dia sem maquiagem. Isso pode parecer estranho, mas sinto que meus poros preferem assim.

No primeiro passo faço a massagem no rosto com óleo de limpeza, sem pressa. Uso vários.

O meu favorito da vida é o Cleanse Off Oil da MAC, mas nem sempre encontro nas lojas. Ele é fininho e deixa minha pele muito fresca.

Quando abri o último frasco da MAC, comecei a  me perguntar se recompraria ou não, daí acabei escolhendo um mais barato, o Gokujyun Cleasing Oil da Hada Labo, e estou tão satisfeita que já comprei outro.

O da Hada Labo tem a textura mais grossa e é mais ‘gordo’ que o da MAC, eles são bem diferentes. Acho que o Gokujyun  pode desagradar quem tem a  pele ultra oleosa, porém para mim (pele mista, com poros dilatados e tendendo a oleosidade na zona T) ele caiu perfeitamente porque depois que lavo o rosto sinto a pele muito limpa porém macia.

Sempre que julgo necessário faço esse primeiro passo da dupla limpeza com Óleo Jonhson’s Baby. Costumo usá-lo quando estou com muitas camadas de protetor e pó, ele derrete tudo e fazer a massagem facial com ele não me produz qualquer tipo de intolerância ou ardor, mesmo que caia nos olhos.

Faço a massagem sem pressa no rosto todo, depois removo todo o óleo  com papel macio. Para quem opta por usar óleo de bebê, é mais confortável remover o óleo mecanicamente antes de lavar o rosto, já que ele não é enxaguável.

Após a lavagem do rosto no chuveiro, a pele fica tão fresca e limpa quanto fica quando uso os cleansing oils.  Acho uma opção muito boa para quem tem o orçamento curto, desde que se entenda que são produtos diferentes.

Então chega a hora de lavar o rosto no chuveiro (ou na pia, como você preferir).

Se fiz o primeiro passo com o óleo de Bebê, já parto para o sabonete facial. Se fiz com Cleansing Oil, faço o enxágue do produto antes, e só depois aplico o sabonete e faço o segundo enxágue.

Habitualmente faço esse segundo passo da dupla limpeza com a espuma Gokujyun Face Wash, da Hada Labo ou o com sabonete Baby Jonhson’s em barra, mas quando estou com acne, prefiro fazer com um sabonete antiacneico.

Os meus sabonetes antiacneicos favoritos são o Effaclar Sabonete Concentrado (70g) da La Roche-Posay e o Sabonete de coco (100g) da Granado, sempre poupando a área dos olhos.

O da Granado é tão bom e tão barato que estou considerando nem recomprar o da La Roche.

Depois da higiene enxugo a pele delicadamente com a Toalha para Rosto da Oceane.

Se você não quiser gastar com toalhinhas específicas como a da Oceane, pode fazer as suas usando o tecido de mantas ou cobertores de microfibra de alta qualidade.

Eu amo as da Oceane porque são uma pluma de tão macias, mas isso é um mimo mesmo. As feitas com manta de bebê funcionam muito bem e até hoje ainda tenho algumas das que fiz.

Um mimo dispensável, mas que funciona

amazon.com.br

Tenho o Aparelho de limpeza Facial Foreo Luna Go Pele Mista, uso muito durante o banho e adoro porque tenho os poros bem dilatados.

Evito usar quando estou com acne, não porque acredite que possa piorar, mas porque minha pele fica dolorida.

Eu amava esfoliar a pele quando era novinha; naquela época as meninas faziam uma mistura de mel com açúcar (não recomendo, não façam isso) e mandavam ver. Era tão bom!  Hoje não faço mais esfoliação física porque sinto que agrava meu melasma.

A limpeza com o Foreo não é uma esfoliação, ela é suave, mas me dá a sensação de que fiz uma esfoliação física. Sabe aquela sensação que de você está com a pele renovada? Mais ou menos isso.

O meu aparelhinho já está com três anos de uso e a bateria, que é carregada via USB, ainda dura perfeitamente (cerca de 50 usos). A empresa alega que ele tem uma vida útil de pelo menos 10 anos #oremos.

No geral uso o Foreo durante o segundo passo da dupla limpeza nos mesmos dias que lavo os cabelos.

Muitas pessoas usam o aparelho de modo completamente inadequado, seja aplicando com sabonete em cima da pele ainda suja de maquiagem (gente, pelo amor, né?) ou esfregando o rosto com força, quando basta deslizar o aparelho por cerca de um minuto.

Ele é 100% dispensável, faço questão de deixar isso bem claro. Ninguém precisa ter um Foreo.

Caso a dupla limpeza seja feita com o método suavidade e tempo, o efeito proporcionado pelas nossas mãos é bem parecido. Eu que gosto mesmo destes rituais.

Agora vou dar mais detalhes de como uso os dois produtinhos que que tratam das minhas acnes ou espinhas pontuais.

Gel Secativo Rapid Clear Neutrogena

Gosto muito do Gel Secativo Rapid Clear da Neutrogena (15g) porque reduz o edema e a vermelhidão das espinhas de modo bem eficiente e vai tratando a região até a pele se recuperar.

Ele tem uma coloração esbranquiçada e um odor suave que não incomoda.

Aplico duas vezes ao dia tanto por cima da espinha como no entorno da lesão.

Nunca fico sem ele porque também uso quando percebo que algum pontinho vermelho  da face está ‘querendo’ inflamar, quando encontro algum cravo ou quando percebo que um região da face está mais oleosa que o normal, o que geralmente ocorre no verão (principalmente perto do nariz e no queixo).

Costumo, ainda, usar nos períodos em que faço breves pausas da Tretinoína (como por exemplo às vésperas de uma viagem): aplico na zona T e na região dos poros dilatados. Antigamente eu fazia isso com o Azelan.

Granado Gel Secativo de Espinhas

O gel secativo da Granado também tem coloração branca e é apresentado em forma de canetinha, contendo  3.5g de produto.

O odor, possivelmente relacionado à melaleuca,  é ligeiramente forte mas não me incomoda.

Além do ácido salicílico em concentração não informada e do óleo de melaleuca, ele também conta com extrato de hamamélis.

Para aplicar basta rodar a bundinha da caneta até o produto começar a sair.

De modo similar a outros produtos em canetinha, no primeiro uso é preciso rodar o dispositivo várias vezes até o gel aparecer no aplicador.

Ele é proporcionalmente mais caro que o Rapid Clear da Neutrogena mas parece ter um o efeito ligeiramente mais rápido. Não é preciso ter os dois.  Se eu tivesse um orçamento apertado não compraria esse da Granado porque ele rende pouco.

Como falei acima, se tivesse que escolher só um, seria o Rapid Clear.

E os curativos absorventes?

Eu já usei curativos absorventes para acne da Nexcare e testei também de umas duas ou três marcas asiáticas.

Eles funcionam, porém no meu caso o efeito é bem mais lento que o proporcionado pelos produtos que citei acima.

Pelo que vejo nas resenhas, acredito que os  curativos sejam melhores para acnes com pontinhos purulentos.

O que você costuma fazer quando é inesperadamente visitado por uma espinha?

Beijos,

Meire

 

 

 

 

 

.

Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique
contém links afiliados da Amazon e isso não afeta
o preço que você pagará no caso de realizar qualquer
compra por meio deles. O Blog poderá receber
uma pequena comissão pela venda.

4 comentários em “Como cuido das minhas acnes pontuais”

  1. Oi, Meire! 🙂
    Como minha rotina atualmente é só o básico (lavar, hidratar e protetor solar fora de casa), não faço ou mudo muita coisa quando as temidas aparecem. (Na verdade, eu tento mudar a alimentação porque minha acne é culpa da gula, hahaha.)
    Eu já usei esse gel da Neutrogena (da embalagem azul?), mas não achei que resolveu muito. Os adesivos eu gosto porque acho que protegem quando preciso sair de casa e até evitam que eu fique cutucando (eu sei, eu sei XD). Concordo que eles dão mais resultado quando a espinha está amarelona.
    Enquanto eu escrevia essa comentário na primeira vez, eu fui pesquisar dos miliuns (pra saber se o que eu tinha era isso mesmo) e fiquei chocada ao descobrir que produtos oleosos podem ser uma das causas!!! E eu usando meu Nivea feliz da vida pra hidratar a área… Pois bem, tem alguma coisa que eu possa fazer em casa pra sumir com os que tenho ou o jeito é esperar a situação melhorar e procurar a dermato?
    Beijos!!

    Curtir

  2. Eu praticamente não tenho nada para acne, então mantenho a rotina só diminuindo a quantidade de hidratação…uso apenas um bem fininho assim deixo a pele mais sequinha… e tb uso bases ou protetores mais mates….

    Curtir

Obrigada pela visita ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.