Há panelas e Panelas

Por Igor Santos

Supondo que você não vá fazer nada especialmente sofisticado (panela de paella, sauteuse de sorbet, wok para nhoque, mó para molho de moqueca, e não pretenda se desfazer das panelas caso case, a casa acoste no ocaso ou ocasionalmente coza coisas incastas) tenho uma lista de cinco proibições e quatro recomendações.

Aconteça o que acontecer, em hipótese alguma compre:

🚫 “Jogo” ou “kit” de panelas

Esse tipo de produto sai bem mais caro por causa das inúmeras panelas inúteis (tipo leiteira) que são incluídas apenas para agregar valor.

🚫 Panela com tampa de vidro

É melhor uma sem tampa do que com tampa que quebra e não pode ir ao forno (além de ser igualmente opaca, visto que a primeira etapa de qualquer cozimento é a formação de vapor que vai obscurecer o vidro imediatamente).

🚫 Com cabo de plástico

Toda panela deve poder ir ao forno e ser preferencialmente feita 100% do mesmo material. Exceto frigideiras antiaderentes (mas estas são ultraespecializadas).

🚫 Nada que tenha cerâmica

Seja esmaltada, pintada, de metal diferente de ferro ou aço, ou panela de barro ou de pedra – são todas um desperdício de dinheiro pois dão um trabalho do cão para usar e manter, o que faz a pessoa acabar nunca usando.

🚫 Qualquer coisa que venda na Polishop

E aqui incluo não só panelas como absolutamente qualquer item à venda na loja. Quando um produto é bom e vale a pena ser adquirido ele não precisa de um “e não é só isso!” ou “e receba também!” agregados.

🚫 Não compre nada que for “barato”

A panela durando para sempre vai sair de graça pelo preço que for, diluindo ao longo da sua vida. Se comprar barata, vai ter que trocar.

Recomendações em ordem de importância

(Se só comprar uma, compre a primeira, se duas, as duas primeiras, etc):

☑ De ferro fundido, um conjunto caçarola/frigideira

Panela de Ferro Caçarola Frigideira Multiuso

Essa é duas em uma pelo preço de uma.

Na caçarola cabe bastante coisa e a tampa é também uma frigideira/chapa.

Na verdade é três em uma, porque dá para usar tampada no forno pra assar pernil, bacalhau ou uma lasanha. 

☑Cuscuzeira em duas peças – também responde por vaporizadora, vaporeira, cozivapor, etc.

Tramontina Allegra Cuscuzeira com Fundo Triplo, 2 Peças, Prata

Indiferentemente do nome, o importante é ser uma caçarola, com tampa, independente de uma segunda peça, com o fundo furado, por onde vapor pode ser conduzido.

Recomendo a “Cuscuzeira Tramontina Allegra.

A panela tem capacidade para um litro e meio, o que é um tamanho na medida para fazer arroz, carne moída, macarrão, etc (para até duas pessoas ou sei lá, quem faz sua comida não sou eu, você que sabe o quanto come), e na parte de cima dá para fazer cuscuz, cozinhar vegetais, ovo e outras coisas, e dá até para preparar (ou esquentar) duas comidas ao mesmo tempo; uma direto na panela e outra acima, no bafo.

☑ Uma terceira caçarola maior que as primeiras

Caldeirão Tramontina Allegra

(Lembrando que esta lista está em ordem de importância) porque é mais prático ter mais de uma disponível – e dá para usar como chaleira também se você é do tipo que está sempre fervendo água para alguma coisa.

Para manter na mesma família da anterior, recomendo o Caldeirão Tramontina Allegra em Aço Inox com Fundo Triplo 18cm 3L.

☑ Frigideira de aço inox com fundo triplo

Frigideira aço inox com fundo triplo.

Se achar que precisa de uma frigideira fora a de ferro do topo desta lista, recomendo uma de aço inox com fundo triplo.

A Tramontina tem várias, recomendo uma de, no máximo, 20cm para os não-profissionais (ou para os não-eu, pois tenho uma de 30cm que uso basicamente dia sim, dia não).

Não recomendo nenhuma “antiaderente” porque elas são relativamente frágeis, ligeiramente perigosas (nem tanto, a maior parte do alarde é de charlatões querendo roubar seu dinheiro lhe vendendo solução para problema que não existe), normalmente mais aderentes do que o nome sugere e uma panela de ferro bem mantida é consideravelmente mais antiaderente que qualquer desses materiais que vendem por aí (exceto Teflon, mas panela com Teflon de verdade, politetrafluoretileno, da DuPont, é rara e cara cara, muito cara).

Dê sempre preferência a panelas sem cabo. Além de mais seguras em geral (evitam esbarrões e acostumam o usuário a sempre pegar na panela com proteção nas mãos) ainda ocupam menos espaço na hora de guardar e ao ir pro forno (insisto sempre neste ponto porque se suas panelas podem ir ao forno você não precisa investir em travessas, refratários, assadeiras e similares).

Se for comprar uma panela de pressão, recomendo uma elétrica. São bem mais seguras[1], fáceis de usar e eletricidade custa menos que gás.

Lembrando que isso é a importância que eu dou aos itens, de acordo com o meu padrão de uso.

As proibições não, elas são universais, objetivamente corretas e inquestionáveis.

[1] Quando eu digo “seguras”, me refiro ao fato de ser basicamente impossível queimar uma comida numa panela elétrica. Panelas de pressão tradicionais, desde que limpas e bem mantidas, são absolutamente seguras. E quem disser que elas são perigosas é um charlatão que está querendo roubar seu dinheiro lhe vendendo solução para problema que não existe.

 

 

 

 

Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique contém links afiliados da Amazon e isso não afeta o preço que você pagará no caso de realizar qualquer compra por meio deles. O Blog poderá receber uma pequena comissão pela venda.
 

7 comentários em “Há panelas e Panelas”

  1. Esse post (que ano passado foi uma resposta num comentário) me ajudou a economizar bastante. Comprei as três primeiras e sigo me virando super bem em casa. Marido inventou de comprar uma frigideira a mais de ferro na época porque achou pouca panela: nunca usamos kakakakaka Ah, também temos uma panela de pressão que também usamos como panela normal.
    No próximo ano acho que vou pegar o caldeirão da terceira foto e uma frigideira mais leve pra lavar pra usar no café da manhã com ovos, todo dia.
    Enfim, atestado da lista: aprovada após um ano de usos hahahaha obrigadão 💜💜💜

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adorei… parece que ouvi a voz do escritor. Inclusive eu ri bastante😅

    Eu também sou muito pratica na cozinha, na verdade para tudo. Odeio “perder tempo” organizando trezentas coisas inúteis que se usa uma vez na vida. Tenho o que preciso e utilizo com constância, se não for assim eu dou para alguém que precise e fará bom uso. Sou assim com tudo. Em toda a minha casa opto por pouquíssimas coisas, assim perco menos tempo limpando/organizando e o tempo que me sobra uso para ler/estudar (no meu caso, é o que me traz felicidade).

    Curtir

    1. Eu também gosto de praticidade e eficiência mas isso nem sempre se traduz em minimalismo. Eu tenho basicamente todas as panelas (uma exclusiva para fazer ovo estralado para Meire, por exemplo) e uso com frequência a maioria, incluindo a de fritar alho e a de caramelizar frutas, mas certamente não recomendo isso a outros. É mais importante ter uma panela que faça a maioria das coisas, pelo menos no começo.
      Nas últimas semanas tenho usado o wok mais que qualquer outra panela, por exemplo. Só que um wok de aço carbono nunca vai migrar para o topo das básicas porque requer uma habilidade extra para usar.

      O mais importante na vida é nunca parar de evoluir.

      Curtido por 1 pessoa

      1. 😱😱😱😱
        Igorrrr qual modelo você usa pro ovo estralado? Dá pra fazer ovo mexido também?

        Fiquei muito curiosa com as panelas especializadas, não fazia ideia que existia panela pra caramelizar frutas. Chocada! 😱

        Curtir

      2. Toda panela serve para tudo, praticamente. A de frutas é só uma frigideira com um “antiaderente” cerâmico que é mais resistente a calor (e mais aderente) que a maioria mas também é mais poroso e retém mais odores anteriores, então deixaria meu abacaxi frito com gosto de bife. Eu tenho também uma só para a minha tapioca (larga, lados rasos), outra só para fritar alho (bem pequena, porém funda), uma para assar meu pão (gluten) e outra para o pão de meire (sem gluten), etc.. Tenho uma caçarola de ferro com tampa que é tão grande e pesada que até hoje só fiz pernil e cebola caramelizada nela. E uma pipoqueira.

        A do ovo estralado é só pelo tamanho. Meire gosta do ovo dela redondo igual de desenho.

        Curtido por 1 pessoa

Obrigada pela visita ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.