Vitamina C tópica & Minha Rotina Facial Atual

Por @meire_md

Tenho a pele mista para oleosa, com tendência a poros dilatados e meu melasma, embora continue sob controle, é perceptível e ocupa uma parte da testa e o topo das bochechas.

No post ‘Como Cuido do Meu Melasma’ descrevi bem detalhadamente o que fundamenta a estratégia que, para mim, vem funcionando há vários anos.

Como gosto de testar novos produtos, seleciono aqueles que se encaixam na lógica da estratégia e mantenho a mesma lista de compras (citarei a rotina atual no final deste post) por alguns meses.

Acredito que seja tão ou mais importante focar em uma boa estratégia de tratamento e segui-la regularmente do que nos produtos em si, pois há incontáveis opções para cada objetivo.

Observe o que dá certo para você e mantenha o foco, pois mesmo que o melasma não venha a clarear, sua  pele ficará mais macia, com aspecto mais cheio e mais luminosa.

É só dar tempo ao tempo.

Quando os cuidados básicos de fotoproteção são mantidos, em algum momento o aspecto geral da pele com melasma recalcitrante simplesmente melhora.

É sempre bom lembrar que esperar que o melasma clareie completamente não é uma boa ideia. Além de ser algo bastante utópico  – se fosse fácil não existiriam dermatologistas com melasma – essa meta irreal pode promover um desestímulo e fazer com que você desista do tratamento pelo motivo errado.

E há motivo certo para desistir de tratar o melasma?

Sim. O motivo certo é sua decisão consciente. Você pode simplesmente decidir não tratá-lo e tudo bem.

Para muitas mulheres o processo de cuidar do melasma é cansativo e oneroso, ou seja, não faz sentido.

Como monto minhas rotinas de cuidados com a pele do rosto

Todas elas são ancoradas em cinco pilares…

  • Fazer uma higienização suave porém “profunda”;
  • Manter a pele hidratada, com oleosidade e poros controlados;
  • Usar produtos multifuncionais com atividade antioxidante/anti-inflamatória e ação despigmentante, ou seja, que sejam coadjuvantes na proteção da pele contra os efeitos da radiação solar e tenham efeito ‘clareador’;
  • Manter Fotoproteção regular (o principal);
  • Usar a tretinoína de modo contínuo (medicamento que controla as manifestações cumulativas do envelhecimento da pele).

… e nos cinco critérios que uso para definir que um produto vai ser recomprado e vai continuar na minha rotina:

  • Ser tão bom quanto ou melhor do que o produto anterior;
  • Não interferir no meu tratamento médico com a tretinoína: se não casar com ela, adeus;
  • Ser fácil de comprar;
  • Não esfarelar quando aplicado com outros cosméticos que uso, incluindo o protetor solar;
  • Não ter perfume ou contar com fragrância que não me produza enjoo.

Defino o custo-benefício de acordo com os dez critérios acima.

O custo justifica os benefícios?

Quando justifica, recompro.

A principal novidade na rotina atual

Fiz mudanças sensíveis na rotina e inclui um novo produto, a Vitamina C 20% da Bisyou*, que comecei a usar no dia 06/06/2021.

Como estou bastante satisfeita com os resultados, troquei ideias com várias meninas do Instagram e tenho muito a falar sobre ela.

Ganhei o primeiro frasco de presente graças ao lindo dedinho da Cinthia Ferreira, do Blog MakeUp Atelier, que também tem melasma e sabe do meu histórico de múltiplas tentativas de incluir a Vitamina C pura na rotina.

A Vitamina C pura é um antioxidante padrão-ouro e considerada um bom coadjuvante para o  tratamento do melasma.

Por vários anos tentei usar as vitaminas C da La Roche Posay e da Skinceuticals, que são excelentes, mas elas sempre me produzem acne.

Fui tão insistente com elas quanto fui com o ácido tranexâmico, que testei repetidas vezes até achar o meu produto ideal, mas após múltiplas tentativas com as vitaminas C de referência acabei desistindo e me conformei em usar antioxidantes alternativos, que por sinal gosto bastante.

Conversando com o Victor @ofoilfree e com o Pedro @cosmeasia, chegamos à conclusão que o meu problema de acne cosmética seria induzido por ingredientes que carregam a vitamina e não pela vitamina C pura em si, já que o ativo tem ação anti-inflamatória e teoricamente deveria até inibir o surgimento de espinhas.

A Vitamina C da Bisyou

🔥 Ganhe 10% de desconto com o CUPOM NIQUE10

A Vitamina C 20% pura da Bisyou vem associada à Vitamina E e ao palmitato de retinol, um retinoide que favorece o ‘alisamento’ da textura da pele.

Ela é apresentada em bisnaga (35g) de plástico reciclável equipada com um bico dosador, que além de ser bem apropriado para a textura, previne o desperdício de produto. Não sei para vocês, mas estes detalhes são bem importantes para mim.

O veículo é minimalista, enxuto, sem fragrância e siliconado. Quando digo enxuto é enxuto mesmo: sem água.

O odor é bem calmante, pois remete à natureza. Ele lembra madeira e tem um fundo cítrico bem levinho. Tente aplicar no dorso da mão e aspirar o cheiro de olhos fechados e depois me conte.

Quando exibi as primeiras impressões lá no meu Instagram, comparei a textura dessa Vitamina C à do The PoreFessional da Benefit e do Magic Blur da L’Oréal, que são primers siliconados “grossinhos” voltados a minimizar a aparência dos poros e a aumentar a duração da maquiagem.

A textura me fisgou de cara, antes mesmo de testar o produto por mais tempo, o que mitigou meus dois temores: desenvolver espinhas e não conseguir usar em conjunto com a tretinoína.

Se uma ou outra coisa acontecesse, seria mais uma vitamina C para descartar.

Quando algum cosmético aparentemente é a causa de alguma espinha que me aparece – digo aparentemente porque a falsa correlação pode ser bem frequente – percebo logo nos primeiros dias de uso porque elas são diferentes, são maiores do que as acnes que eventualmente aparecem e, no geral, são dolorosas.

Durante os 13 primeiros dias de uso suspendi a tretinoína e fui experimentando a Bisyou de várias formas: sem hidratante por baixo, com hidratante por baixo, uma vez ao dia ou duas vezes ao dia, até me convencer que ela não produziria acne nem irritaria a minha pele.

Sem hidratante por baixo ela deixa minha pele bem sequinha mas não desértica, porém a maquiagem fica opaca e tende a rachar. Com meu hidratante facial habitual por baixo ela desliza suavemente e deixa a maquiagem mais natural e confortável.

A partir do 14º dia comecei a usá-la na rotina da manhã e voltei a aplicar a tretinoína no finalzinho da tarde e está dando tudo certo. Surpreendentemente certo.

Já percebo a pele mais macia e mais luminosa, mas o efeito mais notável tem sido nos poros, que estão visivelmente mais calmos.

Com relação à pigmentação do melasma não tenho o que dizer no momento porque quando comecei a usar ele já estava tão tranquilo quanto segue  no momento.

Às vezes meu melasma enlouquece do nada e escurece, mesmo que eu não tenha feito nada de diferente. Isso acontece com o de vocês?

No dia 14/07/2021 fui premiada por uma espinha (de TPM)  no queixo,  mas continuei aplicando a Vitamina C normalmente e a espinha está evoluindo bem.

Por ser um produto sem água e ter alta concentração de Vitamina C pura, ele pode promover ardor em peles mais sensíveis ou produzir uma sensação de estar arrastando grânulos pela pele.

Eu tolero muito bem; só não consigo usá-la na pálpebra superior. Tentei em duas ocasiões e a pele não suportou. A pálpebra ficou avermelhada/sensível mesmo horas depois da remoção do produto, daí apliquei Hipoglós Transparente para reparar a região.

Se você tem rosácea ou pele muito sensível, não recomendo que compre sem recomendação do seu médico.

Quem não gosta de textura de primer siliconado pode se incomodar bastante; no meu caso essa textura é excelente porque oferece um leve disfarce óptico para os poros.

Quem busca uma Vitamina C pura em alta concentração e tem demandas de pele parecidas com a minha pode gostar bastante.

💥 Obs.: A proprietária da Bisyou ofereceu um cupom de 10% de desconto para os leitores do Salada Médica e do Blog da Monique:   NIQUE10

Minha Rotina Atual (Face)

Pela manhã despejo um pouco da Água Micelar nas mãos e aplico na face fazendo uma massagem com suavidade e tempo, o que deixa os poros bem calmos. Invisto pelo menos um minuto nessa faxininha matutina.  Depois da massagem jogo um pouco de água e enxugo o rosto suavemente.

Minha Água Micelar favorita é a Bioderma Sensibio, mas estou gostando bastante da Água Micelar Garnier SkinActive Tudo em 1. Venho comparando as duas para fazer um post definitivo depois.

Hidrato o rosto todo e a área dos olhos com Shirojyun Premium Milk – Hidratante Facial Clareador com Ácido Tranexâmico , espero que o produto dê uma sumida, reforço a hidratação da área dos olhos com o Hipoglós Transparente e só então aplico a Bisyou Vitamina C 20% pura em pequena quantidade em todo o rosto (com exceção da pálpebra superior), mas sempre pego mais um tiquinho para aplicar no melasma e nas regiões onde tenho os poros mais dilatados.

Faço a Fotoproteção usando o Shiseido Clear Stick UV Transparent SPF 50+  (dando oito a dez passadas por área) e maquiagem, com os produtos que citei no post anterior.

No final da tarde removo a maquiagem com o Cleansing Oil da MAC ou com Óleo Baby Johnson’s e faço o segundo passo da dupla limpeza com a Água Micelar.

Aplico novamente o Shirojyun Premium Milk – Hidratante Facial Clareador com Ácido Tranexâmico e quando ele some completamente protejo a área dos olhos e os cantinhos da boca com Hipoglós Transparente e aplico a tretinoína.

Recém experimentei o Serum Revitalizador de Olhar da Evi (20mL) e falei sobre ele no meu Instagram. Ele tem ótimo rendimento, gostei bastante porque hidrata bem e tem antioxidantes botânicos, mas ainda não é um creme específico para a área dos olhos que eu colocaria na rotina porque gosto de produtos mais densos para a região.

Logo mais faço um post com minha rotina atual de cuidados com os lábios e um de cuidados com o pescoço e colo (estou usando o Triple Firming Neck Cream da Neostrata há dois meses e gostando bastante).

Beijos!

*Processo de autorização na ANVISA nº 25351.209053/2021-78

 

 

 

 

 

 

 

Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique contém links afiliados da Amazon e isso não afeta o preço que você pagará no caso de realizar qualquer compra por meio deles. O Blog poderá receber uma pequena comissão pela venda.

 

11 comentários em “Vitamina C tópica & Minha Rotina Facial Atual”

  1. Também uso a tretinoina há alguns anos…. Mas sempre tenho certo receio de passar ela em conjunto com outros produtos, digo no mesmo horário… Vc combinou direitinho com o hidratante…. Minha médica passa somente ela mas sinto que a rotina fica “pobre”…. Também me orientou a passar um “restinho” na área dos olhos…. Também fico temerosa, vc passa o hipoglos antes?

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adorei a explicação. Fácil, clara e objetiva. Também estou seguindo nesta linha minimalista. Caminho sem volta! hahaha
    Você já usou o Dermamelan para tratar o melasma?

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá! Adoro essas rotinas minimalistas, me deixam mais tranquila que não estou fazendo “errado”, hahaha. Não trato nada específico (minha maior reclamação é acne, mas como ela é de alimentação, já larguei mão) e minha rotina é lavar, hidratar e protetor solar (dia)/ácido (noite). E depois que eu me convenci que não preciso testar produto novo se o atual me atende, tudo ficou mais fácil! Vitamina C é uma daquelas coisas que eu queria usar mais pelo hype de quem usa do que vontade mesmo, então ainda não me rendi. Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Você está fazendo o principal! A Vitamina C é um coadjuvante mesmo, no meu caso está fazendo diferença por causa do melasma e da idade, porque ela melhora a luminosidade da pele, que se perde muito com o passar dos anos. Beijo!

      Curtir

  4. Amei o post!

    Esse ano testei muitos novos produtos que amei e manterei nas minhas próximas rotinas que pretendo deixar cada dia mais minimalistas.

    Também compro os produtos de acordo com alguns pilares: antioxidantes com potencial clareador suaves para o melasma e ativos gentis para minha pele hiper sensível.

    E precisam ser versáteis pois minha pele muda a cada respiração 😅🙈

    Até 20 graus fica normal a seca

    De 20 a 30 graus fica normal

    Acima de 30 graus fica normal a mista

    E ainda tem as variações hormonais como a época de TPM…

    Uma loucura🤣

    Então os produtos precisam ser antioxidantes, clareadores gentis e versáteis em uma pele que vai de seca a mista em um piscar de 👀

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito bom! Quando definimos bem os critérios fica mais fácil não se perder diante das centenas de opções (e também de não desejar tudo). Beijo!

      Curtir

  5. Bom dia !!! Adorei o post, leitura facil pratica objetiva.
    Conseguir compreender mais sobre vitamina C.
    Não usa espuma de limpeza ou algo parecido para iniciar a rotina ?

    Curtido por 1 pessoa

    1. No momento não estou usando espuma de limpeza, mas gosto bastante (principalmente das que são tipo as japonesas, com espuma abundante). Beijo!

      Curtir

Os comentários estão desativados.