Favoritos da Mamy

Por @meire_md

Minha mãe é a pessoa mais minimalista que eu conheço. 

Pense em qualquer coisa: ela será minimalista nessa coisa. 

Ela sempre gostou de se cuidar, mas sempre teve uma penteadeira muito enxuta.

Vê-la aplicando Creme Pond’s no rosto é uma das lembranças mais doces da minha infância

Desperdício de comida? Nunca. Luzes acesas sem motivo? Jamais. Torneira pingando? Conserto imediato. 

Mamy sempre arruma uma forma mais prática e barata de executar serviços de modo mais independente, então pinta paredes, faz peças decorativas de concreto, planta comidinhas, cria receitas, costura (a máquina dela é igual à minha, um modelo simples e de manutenção simples e barata).

Rotina Facial da Mamy

Minha mãe tem a pele muito clara, oleosa, com poros dilatados e rugas próprias da idade (70+). 

Como faz fotoproteção regular desde jovem, não tem tendência a melasma e usa Tretinoína há muitos anos, não desenvolveu manchas no rosto e suas rugas seguem com aspecto bonito e macio. 

Pela manhã ela higieniza a face com um produto baratinho e de ótimo rendimento, o Sabonete Facial Neutrogena Deep Clean, que segundo sua avaliação ajuda a controlar o brilho excessivo da pele e a manter os poros com um melhor aspecto.

Após a limpeza facial, vem o Protetor Solar Neutrogena SUN Fresh. Ela vai comprando meio na doida de acordo com o preço – tanto o FPS 50 quanto o 60 ou 90 -, e por ser muito prática em tudo que faz, aplica o mesmo protetor no corpo.

Para fixar o protetor solar ela aplica o Pó Compacto Maybelline Fit Me! 00 Translúcido, mas quando está sem o pó usa um pouco (quase nada) de Talco Johnson ‘s mesmo. 

Maquiagem com cor? Não usa, nem batom.

Para a rotina noturna ela volta a higienizar o rosto com Sabonete Facial Neutrogena Deep, mas neste horário ela passa e remove o sabonete duas vezes.

Quando a pele está bem sequinha ela aplica a Tretinoína e uma camada fina do Hipoglós transparente.

Rotina Capilar da Mamy

Quando ela percebeu que muitas mulheres começaram a assumir os fios brancos, também resolveu parar de torturá-los, digo, tinturá-los.

Seus cabelos são naturalmente cacheados, ela os mantém em comprimento curto para médio e o couro cabeludo é saudável.

Para evitar o amarelamento dos fios, costumava usar o shampoo normal com algumas gotas de Violeta Genciana (possivelmente isso foi uma dica da finada Revista O Cruzeiro), mas atualmente usa shampoos específicos.

O shampoo desamarelador que ela está usando e gostando é o Speed Blond Matizador da Inoar, que é bem mais barato que o meu, o L’Oréal Expert Silver Shampoo.  Ambos contam com agentes que limpam o couro cabeludo e os fios com delicadeza, sem ressecá-los.

Por julgar os shampoos matizadores muito pigmentados, antes de aplicar o produto ela separa uma certa porção e dilui com um pouco de água.

Para manter os cachinhos, frequentemente usa um produto baratinho e super antigo, o Yamasterol Creme Funcional Com Proteína Hidrolisada.

Cuidados Corporais da Mamy

Como já dito, ela usa o mesmo protetor solar para todas as regiões do corpo. 

Seu hidratante corporal favorito é qualquer que ganhar de presente. Ela vai variando.

Cuidados Bucais

As consultas odontológicas regulares são imprescindíveis.

Ela tem implantes dentários, então precisa cuidar bastante da higiene bucal para evitar problemas.

Seus Cremes Dentais favoritos são o Colgate Total 12, preferencialmente o Gengiva Reforçada, e o Sensodyne.

Seguindo a orientação especializada, ela faz bochecho semanal com a Solução Bucal Colgate PerioGard Sem Álcool e no dia a dia faz bochechos após a alimentação com Enxaguante Bucal Colgate Total 12, qualquer um que seja sem álcool.

Alimentação

Minha mãe foi criada com comida de verdade e segue bem natureba. Ama melancia, água de coco, batata doce, macaxeira, legumes, verduras e consome duas colheres de linhaça marrom diariamente, no geral com fruta amassada.

Outro bom hábito dela é comer 4 amêndoas por dia e enriquecer os pratos com gergelim. Ela percebe um efeito favorável no controle da fome e no funcionamento intestinal.

Faz leite de coco natural para consumir, gosta também dos leites de amêndoas e de castanhas e evita o consumo de bebidas industrializadas, como suco de caixa e refrigerantes

Para evitar desconfortos gástricos e ansiedade, ela consome chás sem xantinas, como camomila, boldo, capim santo, moringa e louva-a-deus.

Mas é toda assim, cem por cento natural?

Não. Ela é bem formiguinha, ama chocolate, não resiste a Kit Kat e uns biscoitinhos salgados.

Suplementação Alimentar

Com o passar da idade muitas pessoas precisam de suplementação vitamínica, seja por restrições alimentares ou por dificuldade de absorção de nutrientes, coisa bastante comum.

Minha mãe precisa de vitamina C com Zinco e de Vitamina D, e essa será administrada de modo vitalício.

Filtro de barro

Agora ela veio com uma novidade, está planejando comprar um Filtro de Barro para não precisar mais manobrar garrafões de água mineral. 

Achei a ideia ótima, fora que os Filtros de Barro lembram nossa infância e eles parecem uma peça decorativa vintage.

Saúde

Mamy faz tratamento para controle de hipertensão arterial e dislipidemia.

Ela segue saudável e sem complicações e, embora faça as consultas médicas com regularidade, verifica a tensão arterial em casa usando monitor de pressão sempre que julga necessário.

Sua prática de atividade física é regular, ela faz caminhadas ao ar livre com uma ótima frequência e, recentemente, começou a praticar pilates.

Estímulo cognitivo

A disposição da minha mãe para aprender coisas novas, ler, ver vídeos e testar receitas não reduziu com a idade e isso é excelente porque nosso cérebro precisa de estimulação constante.

Com o avanço da idade tendemos a ser mais resistentes às mudanças, menos criativos e menos inclinados a usar novas tecnologias, então é importante que os filhos estimulem os pais a explorarem os facilitadores da vida moderna.

Ela sabe acessar praticamente a todas as funcionalidades do celular e tablet 10‘, costuma ver Netflix na TV e também ganhou de presente uma Alexa de 5,5’’. Ela está aprendendo a usar a Alexa com o apoio da minha irmã.

É bastante possível que quanto menor a ociosidade do idoso, menor a chance de que venha a desenvolver sentimentos negativos.

Um bilhetinho de amor

Mamy,

Esse post é o resultado da entrevista virtual que a Monique fez com a senhora.

Não estou aí  para devorar o bolo sem glúten encomendado especialmente para seu aniversário,  mas meu pensamento corre  todos os dias centenas de quilômetros de distância para estar sempre perto da senhora.

Feliz Aniversário!

Nem desejar toda felicidade do mundo seria suficiente para representar o que a senhora merece.

Obs. Seu neto Gomú passa bem, está vestindo uma roupa nova feita por mim graças às dicas que a senhora me deu de como pilotar a máquina de costura.

Beijos até o infinito!

 

 

 

 

 

 

 

 

Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique contém links afiliados da Amazon e isso não afeta o preço que você pagará no caso de realizar qualquer compra por meio deles. O Blog poderá receber uma pequena comissão pela venda.

6 comentários em “Favoritos da Mamy”

  1. Tu a descreveste tão bem tua mãezinha que parece que já a vi.

    Deve ser uma mulher doce, inteligente e amorosa.
    Beijinho para a mãe e outro pra ti.♡

    Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão desativados.