Existe serial killer nordestino?

Por @meire_md

Quando eu era  estudante de Medicina sempre dava um jeito de comprar livros de perguntas e respostas.

Os livros de ‘perguntas e respostas’ me ajudaram bastante porque sempre tive dificuldade de pedir coisas para outras pessoas, e isso inclui fazer perguntas cujas respostas eu posso encontrar sozinha.

Só pergunto alguma coisa a alguém quando não consigo encontrar a resposta pesquisando, coisa que faço o tempo todo desde que ganhei minha primeira enciclopédia.

Se eu perguntasse aos outros tudo que passa pela minha cabeça eles descobririam que minha idade mental não passa de quatro anos.

Se você é uma pessoa como eu, que acorda no meio da noite com uma pergunta esquisita na cabeça e, mesmo correndo o altíssimo risco de ficar acordada para sempre, vai pesquisar no Google ou sussura  suplicantemente para a Alexa na esperança que ela desafogue sua curiosidade sem acordar seu cônjuge, já sei que você adora livros de respostas inteligentes para perguntas absurdas.

Saindo levemente dos trilhos

Claro que existem seriais killers  nordestinos, eles estão por toda parte – O Monstro do Morumbi, por exemplo, nasceu na Paraíba – mas quando acordei subitamente com a pergunta na cabeça eu não estava lembrando disso.

O resultado foi que reli Serial Killer made in Brazil, comprei e li ‘Os Canibais de Garanhuns‘, livros que acabaram desembocando na confecção de post  que logo logo estará no ar. Conseguir a resposta pesquisando é sempre mais legal, acreditem em mim.

Mas deixem-me voltar aos trilhos,  o post de hoje não é sobre serial killers nordestinos, é sobre o livro de Randall Munroe.

Respostas Científicas para Perguntas Absurdas

‘Quantos tijolinhos Lego seriam necessários para construir uma ponte capaz de suportar o tráfego de Londres a Nova York? (…) ‘Pergunta de Jerry Pettersen

‘E Se?’ de Randall Munroe é um livro que formula respostas científicas para perguntas absurdas que o físico recebe desde que deixou suas funções na NASA, onde trabalhava construindo robôs, para se dedicar exclusivamente ao xkcd.

Há divulgadores científicos que misturam ciência com assuntos que desagregam pessoas e há aqueles como o Randall Munroe, que misturam ciência com entretenimento.

Em minha opinião, divulgadores como ele conseguem atingir melhor  não só as pessoas que são facilmente seduzidas pelo contraconhecimento como aquelas que tendem a ficar ressentidas quando provocadas por questões que se referem às suas crenças religiosas ou políticas.  Não aprecio nenhum tipo de fomento à polarização.

As respostas são claras e muito engraçadas, porém sem qualquer prejuízo à profundidade que as perguntas exigem.

O autor buscou inúmeras fontes, inclusive simulações computadorizadas e documentos militares para responder perguntas como ‘Quanta força o Yoda consegue gerar?’

E Se?‘ é um ótimo presente para pessoas curiosas.

Obs.: Quando ainda blogueiro do ScienceBlogs, portal que inclusive foi citado por Randall Munroe,  meu marido falou mais detalhadamente sobre o livro. Segue a resenha:

Resenha – E Se?

Um beijo,

Meire

Saraiva oferece promoção de livros (desde R$ 9,90) - Ofertas do Dia

 

 

 

Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique contém links afiliados da Amazon e isso não afeta o preço que você pagará no caso de realizar qualquer compra por meio deles. O Blog poderá receber uma pequena comissão pela venda.

2 comentários em “Existe serial killer nordestino?”

Obrigada pela visita ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.