Por @meire_md
“Se, de repente, meti na cabeça anotar, palavra por palavra, tudo o quanto me aconteceu desde o ano passado, foi por uma necessidade interior: tão impressionado fiquei pelos fatos ocorridos” (Dostoiévski, 1876, em ‘O Adolescente’)
Em 2020 muita gente começou a limpar a própria casa e se surpreendeu como o sacrifício e o tempo investido são muito menores do que esperavam.
Com boas escolhas, como por exemplo reduzir um pouco do tempo perdido em redes sociais, é possível manter a casa suficientemente organizada e limpa.
Perfeição? Não temos.
Manter a casa limpa é muito mais fácil do que parece
“Laura estava, como se possível, ainda mais vivaz, alegre e meiga que o habitual, e comecei a achar que um pouco de trabalho doméstico lhe fazia bem” (Conto ‘Mortos em Mármore’, da espetacular coletânea Vitorianas Macabras)
Basta fazer um pouco todos os dias.
Com a devida organização a faxina geral/pesada da casa pode passar a ser feita eventualmente.
No início pode ser complicado, mas esforçar-se e empreender um bom tempo – isso pode ser bem cansativo – para destralhar a casa, vender ou doar itens que não estão sendo usados e fazer uma organização inteligente nos ambientes mais frequentados, vai facilitar bastante a manutenção.
Quanto mais fácil for tirar e guardar as coisas que você mais usa, menor a chance de produzir bagunça.
Antes de mostrar os produtos de limpeza que uso, acho interessante lembrar que não temos empregados domésticos, então vou falar mais sobre a otimização da casa.
Se você optou por não terceirizar os serviços domésticos ou se você é uma pessoa que busca soluções para que o serviço dos seus empregados não seja desnecessariamente pesado, vem comigo.
O quase acumulador e a quase minimalista
Tudo na vida é equilíbrio.
Como o Igor é ligeiramente acumulador e para mim é mais importante ser feliz do que deflagrar a III Guerra Mundial e dizimar vidas humanas, vegetais e animais, chegamos a um modelo que funciona muito bem: ele foi se desapegando de coisas e eu fui ficando ligeiramente bagunceira.
Otimizando os cômodos da casa e dividindo tarefas
Nosso apartamento tem doze cômodos, mas desativamos dois, incluindo as ‘dependências da empregada’.
Não vemos motivo para que um trabalhador que venha fazer um serviço na nossa casa não possa usar o mesmo lavabo que usamos.
Uma parte do espaço desativado virou depósito de coisas aleatórias que-não-sei-de-onde-vieram-nem-como-se-multiplicam-tão- rapidamente e a outra parte corresponde à lavanderia, que fica próxima à cozinha.
Atualmente nossa máquina de lavar roupas é uma bem básica da Electrolux (12kg) e nos atende bem, mas gostávamos mais da Lavadora de Roupas Smart LG, que tem tampa frontal e mais opções de lavagem.
Não possuo passaporte para entrar nessas regiões inóspitas, principalmente a cozinha, nem tenho a menor ideia de como funciona a lógica de organização do Igor, mas sou testemunha de que ele encontra tudo que precisa.
Escavações realizadas no local sugerem que para manter tudo limpo ele usa aspirador de pó, toalhinhas de manicure, detergente de cozinha e água sanitária.
Ele faz tudo rápido. Nunca vi Igor dedicando horas à limpeza da cozinha.
O quarto de hóspedes fica selado e só entra para a rotina de faxina quando estamos com visitas.
Como tenho asma, fechamos a sanca de gesso e retiramos os pés de todos os móveis (inclusive da cama) porque os espaços vazios entre móveis, paredes e pisos só servem para juntar poeira.
A limpeza e organização das salas, do lavabo, da Biblioteca, de uma parte da Oficina (a metade do Igor é impenetrável) e do nosso quarto ficam comigo, mas é Igor que faz a aspiração do piso de todo o apartamento.
Sem mistério

Não limpo todos os cômodos todos os dias, vou organizando meio na doida e de acordo com a necessidade, com a minha disposição e o meu tempo, mas você pode planejar de modo mais sistemático.
Frequentemente separo papéis que vão para compostagem, vejo se tem embalagens vazias pela casa que sejam recicláveis, recolho o lixo comum, observo onde há pó para tirar e dou uma organizada geral no que está fora do lugar.
Aspiro ou varro o quarto e a área seca do meu banheiro diariamente e em vez de usar pano de chão, rodo, etc, e passo meu Mop Spray com uma solução contendo 5mL de Veja Limão + água em quantidade suficiente para encher o reservatório . Não há nem como esconder meu amor por esse modelo de MOP, que não só dispensa pano de chão e rodo como dispensa luvas, baldes e poupa minha coluna, além de ser super rápido.
Para remover o pó dos móveis, livros, obras de arte e outros itens de decoração, uso toalhinhas de manicure velhinhas e costumo usar também um pincel médio e de cerdas ligeiramente macias do tipo usado por pintor de paredes. Esse tipo de pincel é ótimo para tirar pó de livros.
Para evitar consumo desnecessário de toalhas de papel, compro toalhas de manicure (100% algodão) para usarmos como pano de cozinha, como toalhinhas para maquiagem e para limpeza de pinceis, por exemplo, daí quando estão bem velhas são reaproveitadas para limpeza da casa e quando estão imprestáveis são levadas para compostagem.
Nos dias que chamo de faxina pesada coloco máscara facial e luvas, reviro móveis, abro gavetas. Aplico Lustra Móveis Multi Superfícies da Poliflor nas peças de madeira e em alguns vidros, limpo telas de LCD com Limpa Telas em spray e as superfícies de vidro com álcool a 90º e para a limpeza de bancadas brancas uso vinagre com detergente de cozinha.
Para me ajudar a não levar muito tempo nessa faxina geral, peço ajuda da Alexa e vou colocando timers, pois do contrário acabo me distraindo.
Banheiro? Cada um cuida do seu
Quando alguém diz o quão trabalhoso é limpar seu banheiro eu já fico imaginando quanto tempo a pessoa precisou esperar para que o ambiente acumulasse sujeira ao ponto ser difícil limpá-lo.
Faço uma limpeza diária básica rapidinho — isso para mim é praticamente automático.
Sujou, limpou. Produtos simples como Detergente, Desinfetante e Sapólio dão conta. Vou falar um pouco mais sobre eles já já.
Um banheiro que está limpo todos os dias não dá trabalho nunca.
Roupas

Quando há roupas limpas vindas da área proibida, fico sabendo imediatamente sem necessidade de qualquer ofício ou memorando, pois são despejadas em um dos sofás ou em cima da cama.
Cabe a mim dobrá-las e guardá-las com a celeridade que bem entender e sem qualquer penalidade prevista, já que o Igor nunca havia dobrado suas roupas limpas até a Juíza declarar que estávamos casados.
Enquanto estou dobrando as roupas, já separo aquelas que precisam de manutenção, coisa que faço com o Papa Bolinhas (o meu é da Ordene), minha máquina de costura ou costurando à mão com agulha e linha.
Deixo essas pendências na nossa Oficina e faço quando estou com vontade.
Desamasso as peças de linho e outras roupas que eventualmente estejam amassadas demais com meu vaporizador da Black & Decker. Gosto dele porque pode ser usado tanto na vertical quanto na horizontal (mostrei para vocês no Instagram).
Aspiradores de Pó

Temos dois aspiradores de pó, um maior e mais potente da Electrolux (versão mais antiga do Aspirador Água e Pó A10N1 Electrolux) que basicamente só é usado pelo Igor e o meu, o Vertical da Philco ( parece uma vassourinha), que é super prático e pode ser usado na posição de vassoura como no formato portátil, excelente para aspirar locais menores como cantinhos de gavetas, por exemplo.
Ainda não compramos nosso robô aspirador, mas planejamos comprá-lo para reduzir mais ainda o trabalho braçal de casa.
Estou de olho no Robô Aspirador WAP Robot W300, mas há tantas opções na Amazon e no Magazine Luiza – inclusive um da SAMSUNG que parece ser bastante durável – que estou confusa.
Luvas

Dada a minha preocupação com a produção de lixo, usar luvas na limpeza da casa sempre foi um ponto problemático, mas parece que resolvi comprando luvas mais duráveis.
Testei várias opções, desde reaproveitamento de luvas descartáveis a utilização daquelas luvas fininhas de silicone, testei luvas nitrílicas, mas nada deu tão certo quanto as Luvas de Latex Esfrebom Bettani para cozinha.
Quando termino de usar as luvas, lavo-as quando ainda estão na minha mão e ao removê-las lavo também pelo avesso.
Quando o avesso seca, viro para que sequem por fora também e coloco um pouco de Talco de Bebê tanto por dentro quanto por fora e guardo.
Sabão de coco

Não preciso usar luvas quando uso sabão de coco, então ele é meu favorito para a limpeza diária da pia onde escovo os dentes e lavo o rosto.
Para fazer espuma abundante e lavar a pia, uso uma buchinha vegetal que depois deixo para secar em posição vertical. Isso é muito rápido, faço no automático.
Antigamente eu deixava o sabão de coco secando em cima da buchinha vegetal, mas notei que ele desidrata ao ponto de começar a rachar, então tenho feito de modo diferente.
Quando acabo de lavá-lo, deixo a água escorrer e imediatamente o acondiciono em um recipiente com tampa.
Detergente Líquido
Prefiro os detergentes da marca Ypê e da marca Limpol porque em minha impressão eles são mais eficientes.
Para limpar bancadas brancas, espelhos das tomadas elétricas, embalagens de maquiagem e até o rostinho de bonecas, aplico detergente puro nas superfícies e espalho o produto com toalhinha de algodão colocando a pressão e fricção que julgar necessárias.
Nas bancadas brancas misturo o detergente com vinagre de álcool e espero que evapore (não fica odor nenhum) e nas demais peças eventualmente uso um pano úmido para remover o detergente que não saiu com a ação da toalha.
Para limpar espelhos de modo a evitar que eles fiquem embaçados, também uso detergente de cozinha e removo com água mas costumo usar bastante o Lustra Móveis Multi Superfícies da Poliflor. Parece que vai dar ruim, mas dá muito certo.
Frequentemente finalizo a limpeza da parte interna do vaso sanitário com detergente porque gosto de deixar a água com uma espuminha.
Esponja tipo lã de aço (‘Bombril’)

Compro mais frequentemente a lã de aço da marca Assolan porque tem a mesma qualidade do Bombril, mas custa menos.
Corto cada unidade ao meio, reservo os pedaços numa caixinha e uso cada apenas uma vez, fazendo sempre primeiro a limpeza dos espelhos (com detergente), depois da pia e, por fim, do vaso sanitário.
Faço isso em média uma vez por semana: esse procedimento com Bombril não faz parte da limpeza básica diária do banheiro. O que faço diariamente na área molhada é limpar a pia, a parte interna do vaso sanitário e desengordurar o piso da área de banho.
Finalizada a limpeza externa do vaso sanitário – uso a lã apenas nas partes de louça e deixo o assento por último – descarto o pedaço no lixo comum, onde o produto se desintegra naturalmente (oxida e volta ao estado mineral), jogo água para remover qualquer resíduo de aço e limpo a parte de dentro do mesmo jeito que faço diariamente.
Desinfetante
Tenho um sério problema com fragrâncias, algumas me dão dor de cabeça e outras me deixam com náusea ou agravam minha asma, mas o Veja Desinfetante Limão usado do modo correto não me incomoda.
É um produto bem versátil e pode ser usado, com as ressalvas e orientações dadas pelo fabricante (evitar uso em inox, madeira e porcelanato fosco), na casa toda mas puro só uso no banheiro.
Mantenho ao lado do vaso sanitário uma escova sanitária equipada com copo. Quanto mais discreta, melhor, ela pode ficar escondidinha num cantinho próximo ao vaso sanitário.
Deixo o copo parcialmente cheio com desinfetante puro, ou seja, a escova fica mergulhada no desinfetante 24 horas por dia.
A cada vez que uso a escova ela já carrega desinfetante. Enquanto estou fazendo a limpeza da parte interna do vaso sanitário jogo também detergente e/ou sapólio e no final das contas até a escova fica limpa.
Depois que tudo está limpo, coisa rapidíssima, faço o enxague da escova utilizando o chuveirinho, deixo a água escorrer para o próprio vaso sanitário e mergulho a escova limpa dentro do desinfetante.
A louca do Sapólio
O meu favorito é o Sapólio Radium, mas não costumo usá-lo em bancadas ou outros locais da casa.
A parte interna do meu vaso sanitário permanece sem manchas, mesmo sendo bem antiga e acredito que isso seja ação do Sapólio.
O produto entrega uma excelente limpeza com pouco esforço e no meu caso é fundamental para manter a área de banho, que recebe meus cosméticos capilares e corporais que contém vários lipídeos, desengordurada.
Todos os dias jogo Sapólio no chão da área de banho de qualquer jeito e faço uma leve fricção com uma vassoura de cerdas firmes. Basta jogar um pouco de água e tá tudo resolvido.
Esponja Mágica
A esponja de melamina, uso a da Bettanin, é usada apenas com água e limpa algumas superfícies de modo prático e rápido, mas tem algumas desvantagens que impede o uso mais generalizado, como o preço e o fato de começar a esfarelar em algum momento da sua curta vida útil.
Por outro lado, ela vai de desmanchando e dispensa uso de produtos de limpeza. Quando acaba, acaba. Lixo quase zero.
Gosto de usá-la na limpeza rápida da moldura de tomadas, de superfícies plásticas de alguns eletrodomésticos, para remover manchas nas paredes e só.
Para limpar bancadas brancas acho que não vale a pena, a misturinha de detergente e vinagre é muito mais eficiente.
Organizando a Lista dos meus produtos favoritos para a manutenção da casa:
Detergente de Cozinha Ypê
Poliflor Multissuperfícies
Desinfetante Veja Limão
Sapólio Radium
Limpa Telas em Spray
Sabão de Coco
Vinagre
Água sanitária
Papa Bolinhas Ordene
Máquina de costura
Máquina de Lavar Roupas
Aspirador de Pó Vertical da Philco
Vaporizador da Black & Decker
Luvas EsfreBom Cozinha
Mop Spray Flash Limp
Kit de Vassoura multiuso, há várias marcas boa (uso principalmente na nossa oficina, onde deixo cair pedaços de tecido e papel que dificultam o uso do aspirador)
Escova Sanitária
Toalhinhas de Manicure
Esponja de Aço Assolan
Esponja Mágica
Beijos!
Meire
Leia também: A riqueza da vida simples
Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique contém links afiliados da Amazon e isso não afeta o preço que você pagará no caso de realizar qualquer compra por meio deles. O Blog poderá receber uma pequena comissão pela venda.
Ri alto com o post! 🤣 Vou comprar o saponaceo pra deixar no box, adorei 👌
CurtirCurtir
Oi Meire, obrigada pelas dicas, eu tenho o ROPO GLASS 3 já está em uso há mais de 1 ano, ele aspira ou passa pano com água, é ótimo, vale a pena.
CurtirCurtir
Obrigada!
CurtirCurtir
E no fim da leitura eu pensei… poxa, já acabou?!🙈
Meire, alguma dica para branquear rejunte? Com produto de limpeza? Eu uso vinagre para passar pano no chão pois sou sensível a cloro e água sanitária…🥺 então precisa ser um produto que não me faça desmaiar😅🤣🙈
CurtirCurtir
Será que o Sapólio cremoso puro não ajudaria? Os rejuntes aqui de casa são escuros 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vou verificar o sapólio… obrigada
CurtirCurtir
Oi, Meirinha!
Gostei muito do seu post.
Eu estou bem feliz com o robô Ropo Glass 3. É o Alfredo. Hehehe Ele tem ótima potência e reservatório num tamanho bom para a quantidade de pelos que tem por aqui. Fiquei super na dúvida antes de comprar mas vi que fiz uma boa escolha. 😄
Um beijo 😘
CurtirCurtir
Oba! Dica anotada. Beijo!
CurtirCurtir
Meire adorei suas dicas,obrigada SEMPRE!mil bjs.
(Tbm limpo um pouco a cada dia,depois que vc ensinou a fazer assim,é mto bom!)
CurtirCurtir
Obrigada!!
CurtirCurtir