É possível viver de renda (FIIs)?

Por @meire_md

‘Por melhor que seja um FII, nunca valerá a pena pagar qualquer preço por ele’ (Marcelo Fayh)

Muita gente da minha faixa etária passou pela divertidíssima experiência de comprar um imóvel na planta e se ferrar com todas as honras possíveis.

Nós não somos exceção.

Há alguns anos o Igor foi contemplado com um perfeito e belíssimo calote de uma Construtora famosinha.

Hoje estamos, junto com um grupo de vítimas tão esperançosas quanto abnegadas, aguardando estoicamente a Justiça fazer alguma coisa.

No nosso caso o processo está andando, porém para trás. Alguém se apossou do local para explorá-lo comercialmente e já construiu um empreendimento lindo por lá. Belíssimo, lucrativo e agradável.

Se um processo por questões imobiliárias movido pela Princesa Isabel levou 125 anos para ser julgado, como esperar que o de Igor seja resolvido enquanto nossos felizes e roliços corpos habitam (vivos) o Planeta Terra?

Pelos poderes de Grayskull

Dou o caso por morto e enterrado; nossa preocupação atual é um total de vários nadas.

O lado bom é que a patinada serviu de experiência: quem não tem uma história de perda para contar certamente não investiu por tempo suficiente para que a sua apareça.

Não perca dinheiro” é uma regra completamente utópica porque parte de um princípio que temos absoluto controle sobre tudo. Investir é e sempre será uma caixinha de surpresas.

Empresas quebram, gestores de fundos são presos, dinossauros são extintos, ações despencam, prédios pegam fogo, bolhas explodem, sociedades se desfazem, governos aumentam impostos.

Perder algum dinheiro ao longo da nossa trajetória é algo inexorável.

Enquanto estamos em fase de acumulação, que para os pobres mortais como a maioria de nós leva anos, tudo pode acontecer.

Olhar para frente de modo míope e só enxergar ‘a segurança de quem investe para o longo prazo’ é perigoso.

Planeje-se considerando a chance de que as coisas mais lucrativas podem dar erradas, porque isso fará com que você se previna investindo também em coisas que não rendem tanto, mas podem ser menos variáveis e mais seguras.

Tudo tem risco. Tudo, mesmo. Não precisa ir longe, basta ler os regulamentos de qualquer investimento pretendido.

Leia as letras miúdas e seja ligeiramente pessimista que as coisas tendem a dar mais certo.

Chá de sumiço

Quando bem nova tomei calote de uma empresa de Previdência Privada que foi contratada por vários colegas médicos. Ela realmente parecia tão segura quanto parecem seguras várias empresas jovens da atualidade.

Os donos se desintegraram e viraram poeira estelar, o sumiço foi tão completo que nem o nome da empresa lembro mais.

É possível viver de renda?

Fácil não é, mas é possível.

Existem muitos caminhos para se viver de renda de forma lícita, mas nenhum deles elimina o trabalho árduo por anos a fio.

A única coisa que peço a você é que, ao ler algum livro sobre investimentos, ver vídeos, participar de palestras ou fazer cursos, não feche a mente caso um ou outro educador exprima repulsa por algum tipo de investimento ou empreendimento. Varie sempre as fontes de consulta, nunca decida algo de modo impulsivo.

O que é péssimo para mim pode ser exatamente o melhor meio para você e sua família. Há muitas pessoas que formam um bom patrimônio com imóveis, inclusive aquelas que possuem imóveis nos quais nós investimos em formas de cotas.

Se todo mundo resolvesse parar de construir? Se todo mundo resolvesse parar de fazer trade? Se todo mundo resolvesse vender tudo que tem para investir na Bolsa?

Há perfis distintos neste mundo de investimentos. Encontre o seu.

O escritor Marcelo Fayh Paulitsch, autor de ‘Método Fayh: Descubra Como Escolher os Melhores Fundos Imobiliários do Mercado e Viva de Renda’, reporta em seu livro que uma experiência negativa com imóveis na planta o impulsionou para o mundo dos Fundos Imobiliários, uma das formas menos complicadas de gerar renda passiva.

Método Fayh

‘Agora que já sabe bem como são e funcionam as taxas de administração e performance, uma dúvida deve ter surgido: Quais são as taxas ideais em um FII?’

Método Fayh é um compêndio teórico-prático contendo 342 páginas onde você aprende a investir em Fundos Imobiliários conhecendo exatamente em que tipo de terreno você está pisando.

Não é um livro para quem pergunta a quem mal conhece ‘qual o melhor fundo?’ e compra sem pestanejar nem para quem acredita que Buy and Forget é a melhor escolha. Ou melhor, é… Essas pessoas podem ser bastante beneficiadas pela leitura.

Não digo que eu tenha concordado 100% com o autor nem que tenha achado o livro tão elegantemente escrito e primorosamente revisado quanto os do Cerbasi, porém já li muito material sobre Fundos Imobiliários e posso afirmar que ‘Método Fayh: Descubra Como Escolher os Melhores Fundos Imobiliários do Mercado e Viva de Renda’ é de longe o mais generoso.

Não tenho outro adjetivo para dar ao livro.

Ele é generosíssimo. É coloquial e simples como um agradável bate-papo em mesa de bar porém suficientemente detalhado e interessante para prender a atenção de um leitor experiente, exigente e chato como eu.

‘Quando vender um FII de sua carteira?’

O autor demonstra uma preocupação genuína em explicar cada ponto teórico sem cair na pomposidade de descrever irrelevâncias para o público-alvo do livro (nós) ou maquiar o livro com chavões do meio e teatralidades de autoajuda para completar o número de páginas exigidas pelo editor.

O esqueleto do livro é organizado e didático, o que revela bastante respeito pelo leitor e reflete a mente do autor, que parece ser bem sistemática.

O livro não foi, a exemplo de muitos voltados à Educação Financeira, feito para o autor rechear seu currículo registrando que escreveu um livro ou para exibir conhecimento de pouca aplicabilidade prática.

É um livro que ensina do básico ao avançado.

Um abraço,

Meire

Inexperiente com Investimentos e quer saber mais? Leia também:

Saúde Financeira & Onde Estudar

Baixa Renda & Saúde Financeira

Educação Financeira Infantil

Aviso: As páginas associadas ao Blog da Monique contém links afiliados da Amazon e isso não afeta o preço que você pagará no caso de realizar qualquer compra por meio deles. O Blog poderá receber uma pequena comissão pela venda.

3 comentários em “É possível viver de renda (FIIs)?”

  1. Tem um livro que estou lendo voltado para a educação financeira das mulheres especificamente. Se puder saber mais sobre a autora, verá q ela de dedica a ajudar as mulheres a “Ganhar, gastar e investir – o livro do dinheiro para mulheres” esse o nome do livro. A autora é Denise Damiani.

    Curtir

Obrigada pela visita ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.