Sapiens – Uma Breve História da Humanidade | Yuval Noah Harari

Por @meire_md

O historiador israelense Yuval Noah Harari é professor da Universidade Hebraica de Jerusalém e, dado o sucesso não só de ‘Sapiens‘ como de ‘Homo Deus‘ e  de ‘21 lições para o Século 21‘, tornou-se um dos intelectuais mais influentes do mundo atual.

Suas pesquisas se concentram em questões macro históricas e ele é especialista em história mundial, medieval e militar.

Sapiens‘ foi publicado em 2014 – li em 2017 – e na minha opinião é um dos melhores livros de não ficção produzido nos últimos anos.

O livro trata da história da espécie humana e mesmo passados seis anos de sua publicação continua lido, relido, presenteado, discutido e recentemente ganhou uma versão adaptada em quadrinhos, que vou adquirir com certeza (assim que minha pilha de não lidos reduzir).

Trata-se de uma leitura estimulante e bastante rica, que fornece uma abordagem inovadora da evolução humana desde nossa tenra idade, passando pela criação do dinheiro, da economia e dos grandes impérios e desembocando nas relações entre a política, o crescimento econômico e a ciência.


Sapiens – Uma Breve História da Humanidade

Sapiens – Uma breve história da humanidade tem uma estrutura bastante didática e os temas seguem um fluxo temporal organizado.

O respeito com o leitor é admirável: você sente o esforço que foi empenhado para organizar os temas levantados a cada passo que nós trilhamos ao longo de nossa história.

Ele é dividido em quatro partes.

A primeira parte versa sobre a revolução cognitiva ocorrida há cerca de 70.000 anos e que permitiu que desenvolvêssemos a conversação verbal e outras habilidades sem as quais hoje não existiríamos, como a cooperação entre estranhos e a capacidade de sobreviver em ambientes desfavoráveis.

A segunda parte é dedicada à Revolução Agrícola, ocorrida de forma mais organizada há mais ou menos há 10.000 anos, quando as plantas e os Sapiens começaram a se entender melhor.

Muitos paradigmas românticos são quebrados nestas duas primeiras partes.

A terceira parte fala sobre a Unificação da Humanidade,  e sua leitura é fundamental para uma melhor compreensão de ‘21 lições para o século 21′, que juntos me fizeram entender melhor a seta da história e as lógicas por trás da globalização. Relembrar – possivelmente vimos isso na Escola – como as tribos foram se reunindo e como os países e continentes foram sendo configurados ao longo dos séculos nos ajuda a ver o futuro com olhos proféticos.

A Revolução Científica, estudada na quarta parte do livro, revisa nossas tecnologias passadas e reporta os nossos saltos aparentemente tardios – só em 1674 vimos um micro-organismo pela primeira vez e o poder devastador da tecnologia utilizada na II Guerra Mundial.

Suas colocações são pungentes, provocadoras, instigantes.

Mesmo que você acredite que já domina esses  assuntos, certamente vai encontrar enfoques nos quais você jamais havia pensado.

Li ‘Homo Deus’ logo depois que li Sapiens, mas ele não me causou o mesmo impacto.

Na segunda semana de dezembro de 2020 fui absorvida pela leitura de ’21 lições para o Século XXI’, um livro tão necessário quanto duro, quase desesperançoso e algo deprimente – ou muito – mas que em minha opinião deveria ser lido por adolescentes e por todas as pessoas que tem filhos, sobretudo filhos jovens.

Para onde caminhamos, caros Sapiens?

O futuro parece sombrio, mas a história de Sapiens – Uma breve história da humanidade mostra que temos conseguido melhorar o mundo e nada parece mais importante do que aperfeiçoarmos a capacidade de colaborar com estranhos e, visando o bem comum, minimizar diferenças raciais, religiosas e políticas.

 

 

 

 

 

Aviso: Este post contém links afiliados da Amazon
e isso não afeta o preço que você pagará no caso
de realizar uma compra por meio deles. 
A administração do Blog poderá receber
uma pequena comissão pela venda.

 

 

 

Obrigada pela visita ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.