O Alienista | Machado de Assis (1882)

Por @meire_md

O Alienista‘ de Machado de Assis é um conto tragicômico [ou uma novela] que se passa nos idos do século XIX. Ele é ambientado na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro e levanta questões bioéticas válidas até hoje.

Machado de Assis parece prever o ‘Holocausto Brasileiro’ descrito por Daniela Arbex, jornalista que investigou os acontecimentos ocorridos no Hospital de Barbacena algumas décadas depois.

O conto descreve a trajetória profissional do Dr. Bacamarte, profissional que retorna ao Brasil aos 32 anos de idade e convence o Poder Público a patrocinar a construção de um Sanatório chamado Casa Verde. 

Toda a gente de Itaguaí, que até então mantinha seus “loucos” trancafiados em casa, passa a interná-los.

O médico avalia ser possível estudar a loucura de perto e desenvolver um remédio único para todos aqueles males. 

Com base em suas observações, o conceito de loucura começa a ser ampliado. O mais interessante é que muitos consideram* que o DSM 5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais vigente no momento e seguido por boa parte da classe médica, transforma em loucura aquilo que de fato  não é.

Os novos loucos surgem de toda parte, as internações tornam-se compulsórias e os episódios deflagram a Revolta dos Canjicas.

Diante da internação de quatro quintos da população, as evidências contrárias à hipótese médica inicial se tornam as mais fortes. O conceito de loucura é subvertido e aquele um quinto, antes tido como hígido, passa a necessitar de tratamento.

O final de ‘O Alienista‘ é, como posso dizer? Shakesperiano.

Beijos,

Meire

Aproveite para ler também: Loucura” é não procurar o psiquiatra, livro de Paula Borba.

 

 

 

 

 

 

Aviso: Este post contém links afiliados da Amazon e isso não afeta o preço que você pagará no caso de realizar uma compra por meio deles. A administração do Blog poderá receber uma pequena comissão pela venda.

 

5 comentários em “O Alienista | Machado de Assis (1882)”

  1. Gente como nunca li O Alienista…😱

    E como assistente social como nunca estudei sobre o Holocausto Brasileiro?! Estou perplexa…😰

    Curtir

      1. Será minha próxima leitura. Porém vou ter que estar em um daqueles momentos de plenitude sabe? Já imagino que será no estilo da minha monografia sobre ABuso SExual infantil. Eu tive que parar inúmeras vezes. Faltou a mim estômago. Tinha dores de cabeça, mal estar, enjoos… foi muito difícil….😢

        Curtir

      2. Eu separei 3 livros de Machado de Assis para ler com base nas dicas da Professora Marilia, que sigo no instagram. Vou resenhar Memórias Póstumas de Brás Cubas assim que possível 🙂

        Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão desativados.