[Notas] História das Terras e Lugares Lendários | Umberto Eco

Por @meire_md

História das Terras e Lugares Lendários‘ é um dos livros que mais me gera pesquisas paralelas e um dos mais bonitos que tenho em casa.

É o tipo do livro encantador para deixar na cabeceira, ler e reler a conta-gotas e um dos que primeiro vem à mente quando se pensa num presente para uma alma sensível e criativa que ama fantasia, arte, filosofia e mitologia.

O texto é muito rico e mesclado a notas históricas, literárias e artísticas.  De Parmênides, o primeiro cara que considerou a esfericidade do nosso Planeta, às teorias sobre os antípodas e outros mitos, há um pouco de tudo.

O olhar cético sobre as expedições que buscaram localizar o Jardim do Éden – para quem não sabe, em hebraico Eden significa delícias – e a Atlântida é descrito de modo particularmente interessante.

Você viaja por Ilhas utópicas, por terras que só existem em romances e aprende uma infinidade de coisas novas a cada página.

Quem conhece o mito brasileiro da Terra de São Saruê vai se divertir bastante com o conteúdo sobre Preste João: não há como não correlacioná-los.

As ilustrações e reproduções de obras de arte são belíssimas.

Beijos
 

 

 

 

 

 

 

 

Aviso: Este post contém links afiliados da Amazon
e isso não afeta o preço que você pagará no caso
de realizar uma compra por meio deles.
A administração do Blog poderá receber
uma pequena comissão pela venda.