[Resenha] Como diz o Ditado | Helenita Yolanda Monte de Holanda

Por @meire_md

Assombração sabe pra quem aparece.

Em meio à insônia rebelde, a médica Helenita Yolanda Monte de Holanda, sabendo que acreditar é inventar um novo mundo e a cultura é a única riqueza que os tiranos não podem confiscar, aninhou-se em sua mesa e ao raiar do dia já estava com uma boa lista de ditados populares em mãos.

Como a caixa menos cheia é a que mais chacoalha e a tentação nasce da ocasião, ela continuou coletando mais e mais e provérbios, adágios e frases feitas.

A atividade é mesmo a mãe da prosperidade e a perseverança tudo alcança, mas sendo a pressa inimiga da perfeição, o danado do livro Como diz o Ditado demorou uns pares de anos para sair do forno.

Helenita é natalense mas enfrentou a maior jornada, que é sair de casa, e lançou seu livro perfeito lá na Bahia.

Comprei lá atrás direto com a autora antes do lançamento no Rio Grande do Norte, pois a boa obra se vai pedida, já vai comprada e bem vendida.

O livro já está na 3º Edição e pode ser adquirido na Amazon.

Cada um é pro que nasce. Lembro bem de Helenita, minha colega de turma de Medicina, e como eu admirava sua disposição quando já mãe começava um curso de Medicina enquanto éramos moleques cheirando a bananada com Nescau.

Que mulher! Cada um mede o trigo alheio pelo seu próprio alqueire e sabe onde o sapato lhe aperta, né?

Ela abriu dos peitos e achou ditados a dar com pau, do Oiapoque ao Chuí, e acertou na mosca: o livro é amontoado de bom conteúdo como uva em cacho, completinho completinho.

E eu aqui me abro feito fole de sanfona de tanto orgulho da minha querida Helenita. São mais de 6000 adágios e mais de 1300 frases feitas, por isso fiz esta pequena resenha brincando com ditados extraídos do livro.

E quem pensa que ela baixou o facho está muito enganado.

O garimpo da sabedoria popular continua na vida e no seu Canal Cultura Popular Brasileira.

Beijo,

Meire.

 

 

 


Aviso: Este post contém links afiliados da Amazon e isso não afeta o preço que você pagará no caso de realizar uma compra por meio deles. A administração do Blog poderá receber uma pequena comissão pela venda.

2 comentários em “[Resenha] Como diz o Ditado | Helenita Yolanda Monte de Holanda”

Os comentários estão desativados.