A Orquestra dos Corações Solitários

Por @meire_md

“Trocaram a completude pela busca, agora nascem e morrem sós, por mais acompanhados que estejam”

Passagem do conto ‘O Zodíaco dos Desencontrados’

 

Este é o primeiro livro do jovem escritor brasileiro Roberto Denser, que conheci há alguns anos quando fui impactada pelo estilo dos novos escritores brasileiros e havia acabado de lerLítio(Patrício Júnior), ‘Até o Dia em Que o Cão Morreu’ (Daniel Galera) e ‘O Dia Mastroianni’ (João Paulo Cuenca).

‘A Orquestra dos Corações Solitários’ é uma coleção de quinze contos inspirados em músicas dos Beatles e cujo mote é a solidão. A cada conto o autor indica uma música para acompanhar a leitura.

“Ele não deixou nenhum bilhete, mas só porque não tinha para quem deixar”

Roberto Denser é mais um excelente exemplo do estilo da nova geração de escritores de ficção que vem produzindo algo que é o exato contrário do que as pessoas mostram nas redes sociais: real, sujo, perturbador, sem vergonha, desequilibrado, profundo, nu, demasiado humano.

O livro retrata coisas tristes que são engraçadas e coisas engraçadas que são tristes, bem como coisas tristes que são simplesmente muito tristes. Gostei bastante disso.

Os contos são urbanos, de escrita bem contemporânea e em razão de alguns temas sensíveis como suicídio, drogadição e erotismo, recomendo que não sejam consumidos por adolescentes.

O suicídio é representado de várias formas: involuntário, exitoso, fracassado que deixou ou não sequelas… nem a automutilação ficou de fora.

A dose de água com açúcar é zero, exatamente do jeito que gosto.

Lista de Contos de A Orquestra dos Corações Solitários:

O tipo de merda que acontece
O silêncio que ensurdece o coração
Ao perdedor, pipocas amanteigadas
Os motivos de Regina
O outro lado do Nirvana
O zodíaco dos desencontrados
A orquestra dos corações solitários
Alguma coisa nas estrelas
Uma história de amor parada no tempo
A bailarina de vidro
A outra
Cavalo de Troia
O Azimuth
A esperança (vã) de dias tranquilos
A quinta estação

Costumo dizer que livros de contos, crônicas e novelas são os melhores para indicarmos a pessoas que querem adquirir o hábito de leitura.

A sensação ‘vencedora’ de conseguir começar e terminar um livro é bastante importante para que a pessoa se condicione a ler.

Os livros de contos, mesmo que sejam tão gigantescos quanto ‘Contos Completos de Tolstói’, por exemplo, fazem com que a sensação gostosa de finalizar uma história se repita várias vezes.

Meire

 

 

 

 

Aviso: Este post contém links afiliados da Amazon
e isso não afeta o preço que você pagará no caso
de realizar uma compra por meio deles.
A administração do Blog poderá receber
uma pequena comissão pela venda.