[Notas] Breve História de Quase Tudo | Bill Bryson

Por @meire_md

Quer ter acesso a um grande volume de conhecimento sobre a História das nossa origens ou acesso a um livro que estimule sua curiosidade científica para que, a partir dos temas abordados, você procure se aprofundar?

O autor compilou neste livro muitos dos grandes temas da História da Ciência.

Breve História de Quase Tudo é um dos livros que mais costumo indicar para pessoas curiosas de qualquer idade que procuram ler sobre as origens do Universo e da espécie humana.

A minha edição é de papel (da Companhia das Letras) mas a versão para Kindle sai bem mais barata e pode ser adquirida neste link.

O livro foi lançado em 2003 e traduzido para o português em 2006.

Embora seja um ‘livrão (tem mais de 500 páginas), a leitura é muito agradável. E algo muito legal de se fazer é ir lendo aos poucos, porque é o tipo de livro que dá dó de terminar.

O autor fez um passeio em temas bastante relevantes e construiu uma boa introdução não só a assuntos complexos como a origem do Universo como às biografias dos gênios que abriram os caminhos para tudo que conhecemos hoje.

Bryson cita detalhes pitorescos da vida dos cientistas, alguns bem engraçados e outros bem trágicos, já que muitos estudiosos perderam a vida em razão dos experimentos.

Foi com ele que conheci Mary Anning, a menininha que descobriu o ictiossauro, o primeiro plessiossauro e extraiu um dos primeiros e melhores pterodáctilos.

Algum tempo depois de ler o livro visitei o Natural History Museum (Londres) e tive a oportunidade de ver espécimes coletados por ela.

Enfim, Breve História de Quase Tudo é um livro proibido para mentes preguiçosas.

 

Aviso: Este post contém links afiliados da Amazon e isso não afeta o preço que você pagará no caso de realizar uma compra por meio deles. A administração do Blog poderá receber uma pequena comissão pela venda.