[Resenha] A Ciência da Política | Adriano Gianturco


Por @meire_md

Resolvi ler este extenso livro antes de ler o igualmente extenso ‘A Mente Moralista e as Origens da Polarização Contemporânea’ (de Jonathan Haidt) pensando em resetar conceitos arraigados e reunir, reorganizar ou modificar o pouco conhecimento sobre Política que fui acumulando de modo fragmentado desde a infância.

Quem leu ‘O Príncipe’ (Maquiavel) tão cedo quanto eu, acredito que aos 11 ou 12 anos de idade, não só amadureceu na compreensão do jogo político dez anos antes do tempo como entendeu que o objetivo primeiro de qualquer político é o de se manter no poder.

O mote central do quanto saber governar reside na habilidade de fazer conchavos/coligações e de manipular ‘súditos’ para que achem que estão sendo beneficiados e permaneçam confiantes e gratos ficou tão carimbado, mas tão carimbado em mim, que quando meu pai se candidatou torci intimamente para que não fosse eleito: ele era bom demais, puro demais e incorruptível demais para conseguir cavar um espaço no qual conseguisse fazer alguma coisa. Meu avô, por exemplo, só exerceu um mandato e saiu da vida pública.

A existência de diversos níveis de cargos políticos eletivos nada mais é, para mim, um mal necessário para que a democracia prevaleça e para podar o autoritarismo que brota em qualquer corpo envolto numa faixa presidencial, seja ele de direita ou de esquerda.

É como diz Yuval Harari quanto ao capitalismo: ainda que recheado de imperfeições é o melhor sistema econômico existente – dentre os males, o menor.

O fato é que o que ocorre nos bastidores NUNCA é de conhecimento público. Sempre votamos com algum grau de cegueira, seja por falta de acesso a documentos ou por vieses do nosso próprio raciocínio diante de assuntos notórios e da esperança (ou fé) que depositamos no que poderá acontecer depois das eleições.

Quando mostrei em meu perfil do Instagram um trecho particularmente neutro de ‘A Ciência da Política’ (para mim não é bom nem ruim um autor de algum livro declarar publicamente as suas ‘crenças’ políticas, foco no conteúdo, não leio nenhum livro esperando concordar 100%, pelo contrário, tudo que leio é no modo ‘peraí, não é bem assim‘ e sempre aberta a formar uma visão mais ampla de tudo e alcançar as minhas próprias conclusões), duas pessoas que sequer leram o livro me repreenderam pelo simples fato do livro ter sido escrito pelo Adriano Gianturco, que é especialista na Escola Austríaca. Só isso.

Como você pode criticar um livro que não leu?

Para mim este livro expõe conteúdo teórico e científico sobre política de modo praticamente impessoal, transferindo para o papel o conteúdo de teorias e pensadores da área como se estivesse escrevendo um dicionário no estilo ‘O Livro das Ideias’ (Rohmann), porém com descrição muito mais minuciosa de cada verbete, de cada ideia.

A obra é dividida em 24 capítulos e quatro partes.

Na primeira parte o autor apresenta as abordagens metodológicas (a Escola Elitista, Teoria dos Jogos, Public Choise e a Escola Austríaca) e na segunda parte fala sobre os fundamentos da política (Poder, Estado, Comando/Obediência/Desobediência, Guerra, Autocracias e Democracia).

Na terceira parte é estudado o Tecnicismo – Governo e divisão de poderes, grupos e facções políticas (como nascem os partidos, por exemplo), como são os diversos sistemas eleitorais, como funcionam as campanhas eleitorais, os paradoxos do voto e como são montados os governos e os processos legislativos. Aqui você pode entender melhor as grandes diferenças que existem nas democracias mundo afora.

Na quarta parte são relacionados e descritos temas importantíssimos como impostos, regulamentação (meu cérebro explodiu aqui), renda política, corrupção e bens públicos.

Não li os capítulos 23 e 24 porque não são do meu interesse – eles tratam de território e federalismo e de relações internacionais.

Recomendo a leitura de ‘A Ciência da Política’, vou acrescentá-lo no meu Peoople e agradeço ao Pedro pela ótima indicação.

 

Aviso: Este post contém links afiliados da Amazon e isso não afeta o preço que você pagará no caso de realizar uma compra por meio deles. A administração do Blog poderá receber uma pequena comissão pela venda.