[Resenha] ‘História da Alimentação no Brasil’ | Câmara Cascudo

Por @meire_md

O grande historiador brasileiro Luís da Câmara Cascudo (nascido em Natal) morreu em julho de 1986, aos 87 anos de idade, deixando uma obra gigante não só em volume como em reconhecimento.

Garimpando em sebos ou contando com a sorte de topar com um relançamento, conseguimos 14 livros (teríamos 16, mas dois foram emprestados e não me devolveram até hoje).

Demorei quase uma década para conseguir o ‘História da Alimentação no Brasil’ (Global Editora, 955 páginas), que foi lançado em dois volumes quando eu nem havia nascido e rapidamente virou item raro, porque tão logo brotava em algum sebo, sumia.

Eventualmente consegui comprar o primeiro volume e fiquei na esperança de que o segundo caísse no meu colo, mas para minha alegria, em 2011 a Global lançou a obra completa em volume único e consegui comprar.

A escrita apaixonante de Cascudo estuda o cardápio indígena (inclusive as bebidas inebriantes feitas pelas mulheres), apresenta as dietas africana e portuguesa, faz inúmeras discussões sociológicas com ricas notas de rodapé e exibe as superstições, mitos e folclores que, juntos, originaram a culinária brasileira.

Em abril a Amazon (Prime) lançou uma série inspirada no livro ‘História da Alimentação no Brasil’e com o mesmo nome: se você é assinante não deixe de assistir, é simplesmente bela.

📍Com o Amazon Prime você aproveita Frete GRÁTIS ilimitado em milhões de produtos elegíveis e acesso a filmes, séries, músicas, eBooks, revistas, jogos e muito mais em uma única assinatura, por apenas R$ 9,90/mês. Saiba mais ou assine agora mesmo!

Aviso: Este post contém links afiliados da Amazon
e isso não afeta o preço que você pagará no caso
de realizar uma compra por meio deles.
A administração do Blog poderá receber
uma pequena comissão pela venda.