Rotina Atual [Março 2013]

ttt Launch 9.jpg

É uma maquiazem mais elabolada, eu tleinei bastante na minha Bábie

Julie (ensinando como ser persistente  gera melhores resultados)

Oi gente!

Mais um post de atualização de rotina com links para produtos que já foram resenhados. Se restar alguma dúvida a gente conversa pelos comentários, tá?

Costumo comprar alguns cosméticos em farmácias e lojas na minha cidade ou em lojas online no Brasil sempre que possível, como por exemplo os produtos da SVR, da L’Occitane ou os que custam mais de 5o dólares.

O que está significativamente mais caro aqui no Brasil ou não existe por aqui compro principalmente no eBay, na GoSaude, na SweetCare, na Ichibankao ou com a Vânia (vaniasousil@gmail.com). Neste post aqui há endereços de alguns vendedores internacionais que até o presente não me deram problemas.

IMPORTANTE

  • É interessante deixar uma camada secar/absorver antes de passar a seguinte e aprender a criar uma sequência que aproveite o tempo: enquanto um produto que está na face seca você já vai aplicando algo em outra região do corpo
  • Com um pouco de persistência o hábito chega, a prática aumenta e a demanda de tempo fica menor mesmo você aumentando o número de passos porque a rotina fica perfeitamente encaixada nos seus outros hábitos de higiene e em outros atos da vida doméstica ;)
  • Há vários passos onde alterno produtos, isto ocorre principalmente para reduzir o custo anual das coisas. Às vezes um produto um pouco mais caro pode ficar reservado para uma situação mais específica e o mais barato mantém o efeito do outro durante o intervalo de uso.  E em segundo lugar é um pouco por falta de organização mesmo, mas estou melhorando neste sentido e tentando manter menos itens abertos para os mesmos fins.
  • Para quem está iniciando a prioridade é conseguir uma boa rotina de fotoproteção, limpeza da pele e hidratação. É arriscado iniciar tratamento preventivo contra envelhecimento precoce ou tratamento de sinais já instalados e até de acne sem se proteger adequadamente do sol. O efeito pode ser desastroso em razão do aumento da sensibilidade da pele aos danos solares que pode acontecer quando nossa pele é exposta a alguns ingredientes. O tratamento dos efeitos colaterais pode ser oneroso e complicado, fora que sua pele vai envelhecer mais rápido.
  • Se você faz fotoproteção pesada como eu possivelmente seja necessário receber uma suplementação de Vitamina D,  então converse com seu médico.
  • Uma rotina de atividade física regular, mesmo que seja só caminhada, e o hábito  regular de leitura são dois excelentes ingredientes anti-idade.
  • Uma rotina complexa só se forma depois que a gente erra muito.
  • E por fim é importante conservar corretamente seus cosméticos e aproveitá-los até o fim para evitar precisar descartá-los antes que acabem. Não use cosméticos que estão abertos há mais tempo que o recomendado pelo fabricante e procure conhecer bem o produto que está usando, bem como a reconhecer os ingredientes que você precisa. Tudo isto gera economia e melhores efeitos.

I – DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA 

MANHÃ: Antes de sair de casa para o trabalho

rotina_marco2013_pia

Limpeza suave do rosto e pescoço

Rotina_marco2013_face

Hidratação/ antioxidação/nutrição/ anti-idade: Agentes hidratantes, retinol, vitamina C gorda e outros antioxidantes

Fotoproteção: filtros químicos, físicos e proteção de barreira

Após finalizar o horário de trabalho e antes de  pegar a estrada para voltar para casa faço o Retoque de Fotoproteção:

cat_duck_184ssbj-184ssce

ROTINA VESPERTINA: Assim que entro em casa

rotina_marco2013_banho

O que tem nestas 4 prateleiras é o que uso durante os banhos  - Shampoos da Vichy, Eucerin e Cetaphil, condicionadores da Vichy, ampolinha da Pantene (todos sem glúten), espumas e óleo limpador japonês, Toleriane e Cetaphil espuma, geis  de banho da L’Occitane, Formule e Granado, sabonete íntimo da Nívea, Esfoliante Corporal da Nívea e facial da Mantecorp.  óleos corporais da Kiehl’s, Formule e L’Occitane, azeite de oliva e óleo de côco e algumas ‘ferramentas’ como as luvas da Body Store para massagem, esponjas, etc.

Limpeza para remover toda a proteção solar:

Descrevi  aqui os produtos que estou usando mais frequentemente. Venho aproveitando o demaquilante Toleriane e a espuma Fisiogel no box para limpar a área dos olhos mas não vou recomprá-los.

Para  segundo passo estou terminando a Happy Teatime de chá verde da Etude e a Sofina Foam. Assim que elas acabarem vou reiniciar a espuma de Limpeza profunda de chá verde da Naive.

Rotina_pes

Hidratação Vespertina: imediatamente após o banho

Tratamento de manutenção do melasma e da fotoexposição cumulativa

Demorei cerca de 8 semanas em processo de adaptação até conseguir usar os produtos abaixo quase ao mesmo tempo. Este momento da rotina – tratamento – deve seguir orientação do seu dermatologista sempre que possível para minimizar riscos.

Logo após hidratar a área dos olhos aplico o Derm AHA no rosto todo. Assim que ele some aplico o Biomedic Pigment Control nas áreas onde tive/tenho melasma e nas áreas onde os poros tendem a dilatar, porque ele tem ácido salicílico que ajuda muito a alisar a pele. Quando a pele está bem fresca e parece não ter mais nada de nada aplico o Clairial C10 em uma camada bem fina no rosto todo e no colo.

Rotina_corpo_fotoprot_antiox

Prevenção anti-sinais para o corpo: Ácido Elágico, Àcido Glicólico e Azeite de Oliva

Tentei  usar o Retinage Plus Corpo visando já prevenir as manchas actínicas que podem aparecer com o avançar da idade mas como ele me deu alergia passei a usar uma fórmula do Ao Pharmacêutico com ácido glicólico. A seguir aplico o  Clareador Corporal da Formule.

Foi observando o efeito legal desta dupla que resolvi misturar as duas coisas. A Formule está estudando uma forma de reunir em um só produto os ingredientes que escolhi para fazer um clareador corporal mais ativo, menos irritante, com um bom veículo e com efeito hidratante/calmante.  

ativ fisica

NOITE

Antes de sair para jantar ou antes de jantar em casa faço bicicleta por cerca de uma hora + musculação + alongamentos. Aqui em casa a gente tanto janta tarde quanto dorme tarde, por isso a minha rotina ficou assim.

Após o banho noturno aplico a Loção Corporal de 3 óleos essenciais da L’Occitane nos braços, o balm da mesma linha nas mãos e a Niacinamida a 4% em toda face (Papuless Gel).

Quando vou dormir não há nada melecado no rosto, às vezes até dou um jato de água termal e aplico o Papuless de novo porque adoro o cheirinho, ele some na minha pele e a deixa macia e não incomoda o Igor.

cat_dog_184ssbj-184sscc

 

A Formule vai manipular para mim o ácido trenexâmico associado à niacinamida em um veículo leve, não perfumado e de rápida absorção, então brevemente haverá esta pequena mudança na minha rotina.

FINAIS DE SEMANA

É nas manhãs de sábado e domingo que após a limpeza habitual da face aplico máscaras de purificação e de hidratação porque do contrário meus poros dilatam muito e aparecem umas pequenas espinhas no queixo.

Produtos que estou usando para as máscaras 

Máscara para PurificaçãoMáscara BIOPUR Pore Reducer Biotherm. Deixo agir por um ou dois minutos e removo. A seguir aplico a máscara de hidratação.

Máscara para Hidratação: Preparo a pele com Derm AOX ou com Idéalia Vichy ou com o serum One Essencial Capture Totale Dior porque preciso aproveitar estes produtos que perderam espaço na minha rotina quando passei a usar o Hydracid C20. Depois que o antioxidante absorve venho com uma camada grossa do Nutratopic e deixo a loção emoliente no meu rosto a manhã toda, já que geralmente não saímos de casa tão cedo nos finais de semana.

O Nutratopic me dá um efeito final similar à máscara com Fisiogel AI, sendo que o Fisiogel dá uma sensação de pele mais cheia e o Nutratopic de pele mais macia. Alterno os os dois.

As tardes e noites de final de semana são similares aos dias da semana. Se fico pouco tempo em casa sempre priorizo o Clairial C10 e se não foi possível aplicá-lo à tarde por falta de tempo, o que é muito raro,  acabo dormindo com ele.

OUTRAS COISAS

Esfoliação

Há muitos meses eu vinha excluindo a esfoliação tanto do corpo quanto do rosto mas como não estou mais usando o Vitanol percebi que se não esfoliar levemente a face a parede dos poros fica mais aparente então faço quando julgo necessário.

O que gosto mais de usar no rosto todo é um esfoliante de ácido glicólico  com esferas de PEG em um gel sem sabões feito no Ao Pharmacêutico. Costumo usar o Epidac Gel com mais frequência  mas apenas no queixo (tipo umas duas vezes por semana durante o banho quando estou lavando o rosto).

Os segredos para uma boa esfoliação são começar com a pele limpa, enxaguar e enxugar delicamente a pele e aplicar um produto leve e com ação anti-inflamatória depois para não dar bolinhas que podem surgir quando a gente esfolia a pele. Ótimas opções para aplicar depois da esfoliação: Papuless Gel, Bepantol Líquido e Derm AOX. Dica: no dia da esfoliação é melhor não aplicar os ácidos.

 

Por enquanto é isso, gente!

Um beijo ;)

Meire

@meire_g

239 thoughts on “Rotina Atual [Março 2013]

  1. Oi Meire, cá estou eu novamente. Sua rotina é maravilhosa e eu estou criando a minha tb. Fiquei com uma dúvida: eu vou usar o Clarial à noite. Devo aplicá-lo somente onde eu tenho melasma (uma manchinha pequena perto da boca) ou no rosto todo? Já agradeço pela ajuda!

    • Regina,
      Eu gosto de aplicar no rosto todo porque quem tem melasma pode apresentar manchas em outras partes do rosto e ele também ajuda a desbronzear a pele e dá um viço bonito. Só nao passe perto dos cílios e experimente na área da boca e nos cantos do nariz para ver ser não vai irritar. No meu caso não irrita, passo uns 3 mm longe da raiz dos cílios. Ele diminuiu umas olheiras que eu tinha. Beijo!

  2. Meire Linda! Saudades!

    Muuuuuito obrigada por esse seu post, adorei tudo e adorei ver o Milar na sua bancada! Espero que ele esteja sendo tão bom para vc o qto é para mim. Estou super atrasada na leitura dos seus artigos, vc está escrevendo feito uma máquina! Isso é maravilhoso, e que vc continue assim, com esta disposição toda em ensinar e ajudar a todos nós. O problema é que eu tenho muita dificuldade de concentração, então demoro a ler tudo e ficar em dia com o blog. Amo tudo que vc escreve, amo cada comentário, enfim, amo vc. Beijos, querida!

    Ps. Que tipo de livro vc gosta de ler e qual estilo vc jamais leria? É que estou com alguns exemplares de um livro recém lançado, e se fosse do seu interesse eu queria mandar um para vc de presente, como forma de agradecimento por tudo que vc nos faz. Eu ainda não o li, farei-o somente quando estiver aí no Brasil, li somente os primeiros capítulos disponíveis on line, mas já existem algumas resenhas deste livro na net, como esta, p.ex: http://livroseuquerolersempre.blogspot.com.es/2013/04/trilogia-o-grito-vermelho-sinfonia-da.html
    Se vc se interessar, me fale que eu terei um imenso prazer de lhe dar um mimo! Outro bjo!

    • Oi Clara!

      Gosto mais de divulgação científica, antropologia e história, mas também gosto de literatura de uma maneira geral (kafka. Dostoievski, Saramago, Camus) e também gosto de romances policiais e livros com compilação de artigos de opinião nas mesmas áreas que gosto de ler. Não leio pseudociências nem auto-ajuda nem gosto de romances água com açúcar tipo comédia americana, hehehe. No momento estou lendo O Terceiro Chimpanzé do Jared Diamond e um livro de História do Mundo Antigo que foi lançado pela Folha e é super gostoso de ler. Aqui em casa temos uma boa biblioteca porque juntou a minha com a do Igor, e meu marido tem muitos audiolivros também. Esse livro que você passou parece interessante! Beijo

      • Oi, Querida Meire Linda, temos gostos parecidos, então, até nisso.

        Ler é bom demais, né?! Não sei como podem existir pessoas que não gostam. Fiquei maravilhada ao descobrir que existem mtos blogs, mtos feitos por gente novinha, com resenhas e sugestão de livros. Gente mto novinha viciada em livros e escrevendo tão bem… Fico até emocionada com isso!

        O livro que quero lhe presentar é, pelo pouco que li on line, romance policial com aquele drama psicológico comum nos livros de Dostoievski, como Crime e Castigo, p.ex. – que eu amo e indico prá todo mundo. E tem aquele mistério que não nos deixa em paz da Agatha Christie. MAS, não sei se o livro todo, em si, é bom mesmo, tá?!

        Então, quero saber se vc aceita o presente e prá onde eu mando!

        Vi que vc acrescentou as opções de recebimento de novas respostas e atualizações dos posts, mas comigo não funcionou :( Será que estou fazendo alguma coisa errada? Bjo!

      • Oi Clara!
        Eu aceito, ehhe!
        Mando meu endereço para seu e-mail? É este que aparece para mim?

      • Oi querida! Nossa, estou dando pulos de alegria aqui por vc aceitar um presente meu. O marido até veio saber o que se passava! O endereço de email meu é este sim que aparece para vc aí. Esperarei seu email.

        Mudando de assunto, li no outro post seu vc pedindo nossas sugestões dos nossos produtos queridos e eu tenho um filtro asiático aqui que eu acho que vc vai gostar para usar no pescoço. Tenho-o usado bastante aqui neste frio de lascar, INCLUSIVE e principalmente na área dos olhos. Foi indicação do site do Pedro e seu nome é Orezo Face Protect UV SPF 50+ PA+++. Tem resenha dele lá. Ao contrário dos outros asiáticos que tenho aqui, esse vem numa bisnaguinha e tem textura de creme hidratante, mas longe de ficar igual a filtro europeu ou brasileiro. Bjo!!!! Buenas noches!

  3. Olá, como vai?
    Lendo os comentários vi que vc disse que os pós e as bases protegem da luz visível, mas eu li esse post do Pedro http://www.stash.com.br/2011/08/12/atualizadoprotetores-solares-fisicos/
    e no conteúdo tem uma matéria onde consta que protetores solares físicos, por exemplo com zinco na fórmula protegem da luz visível, e aí ficou a dúvida, o Bioré milk não é semi físico, e o Nívea sun mild quase que 100% físico, porque esses não oferecem proteção a luz ?
    bjoo

    • Priscila,
      Oferecem alguma proteção. Como já comentei, depende da sensibilidade da pele. Se eu usar só o Bioré branquinho e me expor ao sol meu melasma escurece. Nenhum protetor solar dispensa uso de proteção de barreira em áreas abertas, por isso que é orientado o uso de óculos, bonés e guarda-sol para quem vai à praia. Abraço!

  4. Oi, Meire,
    Em um dos comentários aqui você diz “Não gosto muito de tomar remédios, comprimidos, só tomo vitamina D mesmo porque a minha é baixa por não tomar sol e sou muito cética quanto a estes complementos orais porque acho as pesquisas muito falhas, então não sou a pessoa certa para aconselhar o uso destes complexos.”…
    Mas você não confia nem no Polypodium Leucotomos e nos antioxidantes terminados em berry? Dizem que o PL atua como um filtro solar oral (claro que é necessário usar o filtro do mesmo jeito). A mulher de um amigo teve manchas na gravidez, e depois que a bebê estava grande ela foi ao dermato. Ele receitou apenas vitamina E oral , ela tomou apenas um frasco e as manchas sumiram, segundo meu amigo.
    Enfim… o que você acha? Bjs e obrigada.

    • Jussara,
      Acho que os casos são anedóticos, enquanto uma ou outra pessoa melhora para boa parte o efeito é nenhum. Boa parte das mulheres melhora de manchas só com protetor solar (local), então qualquer coisa que ela tome junto vai ganhar a fama. Quando se isola os fatores percebe-se que o antioxidante usado sobre a pele parece ser mais eficaz e nenhum deles consegue ação nenhuma se não houver protetor solar aplicado na pele ou proteção de barreira. Minha dermato prescreve e pessoalmente usa, mas como sabe que sou exigente com evidências deixou bem claro que também concorda comigo, que as evidências são falhas. Acho que se a pessoa quer tentar e como sempre é possível que um ou outro melhore pode valer a pena. Fora isto a IDR (ingestão diária recomendada) destes produtos não tem definição clássica e todo oligoelemento potencialmente pode ser prejudicial ao organismo quando acumulado ou excretado em excesso pelos rins. Vitamina C pode contribuir para cálculos renais, por exemplo, antioxidantes já foram ligados à infertilidade, vitamina A suplementada em longo prazo possivelmente facilita alguns tipos de câncer ou prejudica o tratamento, há muita coisa pouco esclarecida e nebulosa. Acho que a vitamina E e alguns antioxidantes em forma de alimento (prefiro tomar o suco de cranberry diariamente como faço do que tomar as cápsulas, por exemplo, tomo cerca de 400ml por dia) podem ser tão úteis quanto suplementos porém certamente mais seguros.
      Beijo!

  5. Olá Dra Meire!

    Estou tentando dar uma melhorada na minha rotina de pele e surgiu uma dúvida: Você acha realmente importante um produto para preparar a pele para hidratação semanal? Você usa um da Biotherm, para pele oleosa. Penso que este produto é para pele realmente mais oleosa, eu tenho pele mista.
    Se acha importante, o que poderia substituir? Talvez deixar o uso de Ionax para este dia? Uso um tônico leve em seguida ao Ionax e depois o produto hidratante?
    Beijo

    • Adriana,
      Dá tranquilamente para usar o Ionax Scrub, é um excelente produto. Eu uso no mesmo dia para poupar meu tempo, mas você pode esfoliar num dia e fazer máscara de hidratação em outro. Não precisa passar tônico depois da esfoliação, basta partir para a mascara hidratante. Beijo!

      • Ótimo! Obrigada Dra Meire! Estou colocando os produtos que tenho em ordem. Ver o que posso continuar usando e o que é melhor dar um tempo ou substituir. Me organizando também pra minha próxima ida a dermatologista.

        Beijo

  6. Meire, tudo bem? É a 2ª vez que deixo comentário e mais uma vez gostaria de dizer que seu site é muito bom. Leio tb todos os comentários. Tenho 29 anos, pele mista/oleosa, sensível e com tendência a acne (tenho acne esporadicamente, tenho mais cravos e faço limpeza de pele a cada 1 mês e meio ou 2). A partir deste mês vou iniciar a rotina abaixo e gostaria da sua opinião (estou apenas aguardando chegar alguns produtos Paula’s Choice que já testei amostras e gostei). Tentarei hidratar mais a pele.

    Manhã – seg a sexta: Cleanance avene (limpeza), papuless, bioré Milk. Corretivo e pó apenas em alguma imperfeição, pois não tenho o hábito de usar.

    Noite:
    Fazer sempre a dupla limpeza.
    Seg / Qua / Sexta (entre 18h – 20:30h): Total Effects Creme noturno firmador para hidratar e amenizar o ressecamento que provavelmente irá ocorrer devido ao álcool do papuless. Usei uma vez e apesar de ter adorado senti que a pele “pediu” hidratação. Retirar o creme citado (20:30h) e aplicar a partir de 21:00h: Hydralight Toner / RESIST Weightless 2% BHA (ácido salicílico) / Hydralight Lotion (Paula’s Choice)

    Terça / Quinta: Hydralight Toner e RESIST Ultra-Light Super Antioxidant Concentrate Serum (que possui vitamin E, niacinamide, vitamin C)

    Sábado e domingo (manhã – 7:30 – 11:30h): Neutrogena Ultra-light noturno para hidratar.
    Sábado e domingo (período vespertino): Deixo a pele descansar ou passo algo???
    Sábado e domingo (noite): Hydralight Toner / RESIST Weightless 2% BHA (ácido salicílico) / Hydralight Lotion.

    Olhos: a noite uso hidratante olay específico para essa área. Dia: protetor e corretivo.

    Alguma sugestão? O que acha?
    Beijo e boa semana!

    • Camila,
      Você montou uma rotina muito fofa!! Fotoproteção perfeita, limpeza, hidratação e uso de ácidos que ajudam no controle da acne e da oleosidade, mais a Niacinamida que ajuda a prevenir manchas e a prevenir comedões.
      Depois que sua pele estiver mais controlada pode associar ácido glicólico ou retinol para prevenir rugas. A prioridade agora é manter a pele clara, limpa, sem acne e com oleosidade controlada.
      Beijo ;)

      • Que legal…fiquei feliz! :D Espero que eu tolere a quantidade de álcool pela manhã através das hidratações noturnas com o Olay! Se eu sentir a pele muito sensível, usarei o papuless dia sim e dia não até me adaptar. Até mais!

  7. Meire,fiquei até as 5 da manhã lendo seu blog rs,vc é otima e suas resenhas excelentes…

    Bom meu caso é mais serio amiga pq de uma melasma leve resolvi usar triderm sem muito conhecimento e empolgada la fui eu… resumo quinze dias depois descobri as manchas estavam pior,parece que queimou e ficou a marca sabe…escureceu o q era bem fraquinho…
    sou branquela mesmo,e tenho pele oleosa (34 anos)
    Mas o x da minha questão é,neste momento estou sem grana nenhuma,passando por um periodo pós divorcio e me adaptando a nova rotina e justo agora minhas manchas escureceram p ajudar… afff
    Bom pretendo comprar mts coisas logico,mas emergencialmente tenho aqui vitanol creme a 0,1 minha pele tolera bem e gosta até… Anthelios 40,bepantol,e um complexo clareador com uma planta que chama Phyllanthus emblica e tem filtro solar 30 e ppd 10 nele tambem…
    Pensei se poderia usar vitanol a noite toda lavar pela manhã e aplicar este produto que não tem hidroquinona nem nada assim…como estava economizando meu filtro solar em casa como moro sozinha passava hipoglos ou alguma pomada de bebe por causa do oxido de zinco ficava um fantasma rs mas era a minha unica forma de me proteger e deixar meu filtro p usar na rua…
    Pretendo usar o pó da maybelline q vc sugeriu pra ajudar e parece ser acessivel o preço,e pretendo comprar algo pra limpar bem a pele a noite uma boa espuma facial e q seja em conta
    Sei q parece impossivel uma rotina tão pobrinha mas me ajuda amiga pq acho q é melhor q nada né,me de sugestoes que sejam baratinhas pra me ajudar pq estas maravilhas que tem na sua rotina eu to desejando rs mas agora ainda não posso,desde já agradeço sua doçura viu…

    Um bj e obrigada por sua dedicaçao gratuita…

    • Mi,
      Como sua pele escureceu com Triderm não me parece muito bom já usar ácido em cima (o Vitanol) sobretudo em uma concentração tão alta de 0,1%. O que sugiro:
      Usar esse seu complexo clareador natural de acordo com a orientação do fabricante (duas vezes ao dia?), passar o Bepantol para ajudar a desinflamar as manchas uma vez ao dia (só uns 5 dias) e ver se você consegue comprar um protetor mais amplo e com cor, como o Photoprot 100 cor claro + pó para usar na rua. Depois de uma semana você aplica seu Vitanol à noite, espera umas 3 ou 4 noites e aplica de novo, de forma a ficar umas duas vezes por semana. Depois aumenta para 3 vezes e vai observando devagarinho, olhando a pele todo dia no espelho. Se você não conseguir comprar um fotoprotetor com cor é melhor não começar o Vitanol, tá? Boa sorte, espero que esta fase de sua vida passe logo. BeijO!

      • Obrigada Meire,então pelo q entendi o essencial pra ela não piorar é filtro alto e um pó pra fazer a barreira e refletir a luz (é isso rs ?) e pra quem tem melasma usar filtro com cor ajuda mais ? sobre essa niacinamida tem ela em capsulas pra ingerir e custa baratinho vc acha q eu podia tomar ? ja tomo vitamina c pra tentar ajudar… antes disso tinha manipulado uma formula assim: dmae ,acido alfa lipoico,vitamina E e C,tensine e creme,passava de noite nao senti piora nem melhora elas estacionaram (depois q tentei vitanol )acha q devo mandar fazer de novo ? sobre o hipoglos qd tiver em casa ele pode ser passado ? ou mesmo toda branca não to protegida ?
        nuss tadinha quanta pergunta né… vou ler mais o blog pra ficar mais informada prometo…

      • Mi, Sim. Para o melasma é melhor usar proteção solar + cor. Quem não gosta de maquiagem ainda tem a opção de usar boné, chapéus ou sombrinhas para reduzir a exposição da pele à luz visível.Homens com melasma que não gostam de maquiagem são orientados a usar boné.

        Não gosto muito de tomar remédios, comprimidos, só tomo vitamina D mesmo porque a minha é baixa por não tomar sol e sou muito cética quanto a estes complementos orais porque acho as pesquisas muito falhas, então não sou a pessoa certa para aconselhar o uso destes complexos. Tanto a niacinamida (ou nicotinamida) quanto a vitamina C estão presentes em quantidade mais do que suficiente na nossa dieta, as fontes são bem abundantes (até carne magra tem niacinamida) e a quantidade de vitamina C que precisamos é baixa, todo o excesso sai pela urina. Acho melhor a gente gastar com coisas que realmente funcionam, como uma proteção solar adequada. Melhor do que gastar com isso é comprar uma sombrinha bem linda e quando sair no sol, mesmo com protetor e maquiagem, usar a sombrinha para o rosto não esquentar.

        Já a formula para passar na pele com vitamina E e C é bem legal porque topicamente o efeito antioxidante e fotoprotetor é mais comprovado.

        O hipoglós protege super bem em casa justamente porque faz uma barreira contra a luz, ele funciona como um anteparo contra o sol. Fora que também hidrata a pele e recupera pequenas irritações. Só tirar direitinho e suspender se der espinhas.

        Beijo!

  8. Oi, Meire, como vai? Sou leitora assídua dos blogs do Nando e do Pedro, desde que foram criados. Antes os acompanhava pelo BEleza e Saúde. Infelizmente só recentemente conheci o seu. Uma pena mesmo, pois vi que váaarios assuntos de meu interesse foram abordados com profundidade por aqui. Com profundidade e com propriedade, pois vi que você também sofre de melasma. Bem, vou dizer que se hoje a melasma não é um calvário na minha vida, isso se UNICAMENTE deve aos dois, ao Pedro e ao Nando. Sem isso minha pele hoje estaria um desastre. Aprendi com eles muita coisa acerca de proteção solar e como ela é necessária. Mas enfim, nunca entendi bem essa questão de LUZ VISÍVEL, e vi que você fala bem sobre isso. Por favor, poderia detalhar como realmente pode ser feita proteção contra esse tipo de radiação? A barreira de nenhum dos filtros desses mais conhecidos (bioré, Allie, sofina, omi etc) não é suficiente então? Tem que ser maquiagem mesmo, e com cor ainda? BB Creams funcionam para isso? Tem que ser maquiagem “opaca”? Pó tem que ser “base em pó”, não pode ser o da Laneige, que é translúcido, ou qualquer outro pó com filtro? Desculpe o tanto de perguntas, mas quis deixar bem pontuais as dúvidas, pois na minha cabeça é muito confuso, eu só passava o filtro e mais nada por cima.

    • Oi Cissa,

      A luz visível é aquela que ultrapassa barreiras transparentes/translúcidas. Os protetores sem cor não protegem contra a luz vísivel mas alguns tem algum efeito refletor sobre a luz, como por exemplo o Bioré rosinha. Para quem não tem melasma essa luz é bem prejudicial, por isso que os dermatos costumam prescrever protetor solar com cor. Basta ter cor sem tanta transparência, ou seja, quebrar o que permite passagem de luz. A proteção é feita com maquiagem, seja base ou pó ou só base ou só pó, desde que não sejam translúcidos.
      Os BB Creams funcionam super bem, até mesmo pós baratinhos como da Maybelline. É como se você estivesse colocando um tecidinho no rosto para se proteger da luz. Beijo!

      • FIquei pasma, viu! Eu pensava que estava superbemprotegida! Esse proteção do bioré rosinha por si só já seria o suficiente para dispensar a base ou outro produto com cor? Não me acostumo de jeito nenhum!!) BEijos, querida! Desculpa o abuso e muito obrigada!!

      • Cissa, o rosinha fica transparente mas protege um pouco mais do que sem cor nenhuma. Bj

    • Oi Priscilla!
      Meu marido morou na Austrália e assim que chegou de viagem marcou consulta com dermato para avaliar a pele. Lá eles vendem protetor solar de galão para toda família. Beijo!

  9. Se tem um post que gosto muito é rotina, rsrss. E o seu é especial. Gostaria de poder disponibilizar tempo e um pouco mais de dinheiro para mais cuidados. Mas, o que importa são os cuidados, conforme necessidade, dinheiro e tempo (olha só meu consolo, rsrss).

    Dra Meire, qual sabonete facial mais leve (de preferência nacional) me indicaria pra usar pela manhã?
    Outra coisa: na sua opinião, qual seria o intervalo razoável entre os produtos Vitacid Plus ou Differin e Olay Regenerist Micro-Sculpting Cream? E entre Serum 10 Skinceuticals e Olay Regenerist Micro-Sculpting Cream? Usaria Bepantol como loção para acalmar a pele antes do Serum 10?

    Me desculpe tantas perguntas, mas minha dermato só poderá me atender em maio e estou com estas dúvidas ao mesmo tempo que não quero deixar de usar estes produtos, hehee.

    Quero registrar o ótimo atendimento da Ao Pharmaceutico, pedi informações por e-mail e fui respondida com um telefonema muito gentil.

    Beijo

    • Adriana,
      Dos disponiveis no Brasil e esperando suavidade gosto muito do Fisiogel Cleanser e dos mais purificantes o Eucerin DermoPurifyer e estou adorando o sabonete de camomila do Ao Pharmacêutico.
      O tempo de absorção varia muito de pele para pele e também de acordo com o veículo do produto. Quando usamos um produto de tratamento (como o Differin e o Vitacid Plus) sempre é bom aguardar pelo menos 30 minutos antes de passar outro produto. Por isso que deixo estes produtos para usar em um horário que eu esteja em casa com tempo. Como o Microsculpting tem niacinamida ele não se acerta bem em meio ácido, então quanto mais esperar melhor. Acho o Bepantol ótimo para acalmar a pele, basta secar bem antes de passar o serum. Beijo!!

      • Obrigada Dra! Mas, vou “explorar” mais um pouco, rsrss.
        Se aplicar o Microsculpiting antes da ácido, seria melhor? Lembrando que melasma é meu “carma”.
        Beijo

      • Adriana,
        O problema do Microsculpting é justamente o um meio muito ácido que pode “danificar” a niacinamida. Na época em que eu usava aplicava pela manhã embaixo do protetor solar e depois passei a usá-lo só em máscaras no final de semana (acho que usei uns 3 vidrinhos, adorava). Não acho que seja um produto muito legal para passar em mesmo período em que se usa ácidos, a não ser que seja o tranexâmico ou outro mais fraquinho, mas se quiser usar tem que aguardar mesmo uns 40 minutos ou antes ou depois do ácido. Depois do ácido fica ainda melhor (ácido na pele nua primeiro, espera 40 minutos e depois o Microsculpting), mas se você achar que melhora a tolerância ao ácido pode fazer o contrário, aplica o hidratante, espera uns 40 minutos e só depois aplica o ácido. Beijo!!

  10. Meire linda,

    Tenho 28 anos com pele seca e sensível e as vezes aparece umas acnes interna mas é sempre q como muitos derivados do leite. Só comecei a ter uma rotina de verdade aos 27 anos 😿Mas antes n tinha $$ pra investir em cosméticos. Só usava protetor solar. 🙀

    Minha rotina matutina: espuma Bioré Mild, água termal, Clairial C10, hydracid C20, uma fina camada de fisiogel al e Bioré rozinha. Depois passo base e pó. E redermic uv no pescoço. No corpo passo o nutratopic e nos braços um protetor da la Roche.

    A noite: dupla limpeza, agua termal, loção japonesa (esqueci o nome), Vitacid plus nas manchas (60 dias), pigment control e redermic R no pescoço. E no corpo o ureadin 10.

    Aos sábados passo o neutrogena noturno light e deixo umas 4 hrs.

    O que acha da minha rotina? Mais uma vez obrigada por tudo.

    Feliz Páscoa. Bjos

    • Aline,
      Sua rotina está ótima!!
      Eu queria fazer como você, usar o Clairial C10 pela manha, mas ele compromete a duração da maquiagem porque minha pele já é meio oleosa.
      Tanto o Clairial quanto o Hydracid hidratam bem, você já tentou tirar o Fisiogel AI dessa rotina matutina? Teste para ver porque já seria uma economia, eu consegui tirar um produto na rotina matutina por causa do Hydracid, nem preciso mais de hidratante extra todos os dias. Aí você poderia usar o Fisiogel AI embaixo do Neutrogena na sua máscara de final de semana. Olha eu me metendo na sua rotina, ehehuehuhu!
      Beijo!!

  11. Oi Meire, não me canso de visitar seu blog…Eu queria deixar aqui um pouco da minha rotina para saber sua opinião.De manhã: sabonete dermotivin (jà que tenho a pele um pouco oleosa na zona T)depois uso Hydracid C20,Biore Milk,base Normateint e uma pincelada de base em pò MAc.Acabei de comprar o pò da Laneige com Fps e a base Healthy Mix Serum foundation para encaixar nessa rotina. A noite dupla limpeza com Biore mild cleansing,dermotivin,Derm AHA.Serà que posso associar Redemic R por cima do Derm AHA?Queria saber qual pò vc està usando nessa sua atual rotina ?Laneige ou o da Mac (fixador)Feliz pàscoa e uma semana abencoada para vc!!!Bjs

    • Oi Ivane,
      Não é legal usar o Derm AHA no mesmo momento do Redermic R, tente usar em horários separados porque o Redermic tem Retinol e o Retinol pode interagir negativamente com o ácido glicólico do Derm AHA. E pós eu uso vários, depende muito da base que estou no dia e da hora (mas porque gosto mesmo de variar). O Laneige aplico só quando vou voltar do trabalho para reaplicar fotoproteção, não costumo usá-lo em outros horários e estou alternando na bolsa com o da Holika Holika, que é até mais baratinho. Um beijo!

  12. Meire,

    Quando vc voltar a usar o vitanol, qual é a associação que vc vai fazer? de manhã vai continuar hydracid + redermic? e de noite? vitanol e nutratopic? vai deixar de lado os outros produtos que está usando (derm aha, clarial e biomedic)?

    • Oi Aline!
      Ainda não sei porque só vou voltar a usá-lo em maio, mas possivelmente use apenas duas vezes por semana à tarde (em casa) e o trio Derm AHA, Clairial C10 e Biomedic cinco vezes por semana. Vou tentar usá-lo sem hidratante por baixo porque depois destes meses de adaptação lenta com o trio acho que minha pele está bem mais resistente, sinto que ela está mais cheia. Mas meu objetivo é associar ácido retinoico e glicólico com clareadores todos os dias (uma dia chego lá, hehehe) e como coadjuvantes a vitamina C e a niacinamida. Beijo!!!!

      • Meire, vendo sua rotina e suas associações estou aprendendo muito. Já frequentei diversas dermatos, mas infelizmente não consegui me adaptar a nenhuma. Até o presente momento nenhuma entendeu o meu quesito ‘prevenção’ e no máximo o que consegui foi a prescrição do diferin e depois vitanol, limpo e seco e sem mais nenhum produto. Hidratantes? eles dizem que não precisa, minha pele é oleosa. Complicado né?
        Pelo que percebi a questão das associações são muito relativas. O complicado ao associar o vitanol é pq existem peles que não são mto resistentes…a minha por exemplo (hoje, depois de vários anos usando ácidos) é bem resistente. É isso mesmo, entendi bem? Então no seu caso, o seu objetivo seria conseguir usar o vitanol e o trio todos os dias? Naquele velha associação, espera absorver e depois aplica os outros três produtos (derm, clairial e biomedic)?

      • Aline,
        Sim, é este o objetivo mas só por alguns meses durante o ano. Não sei se minha dermato vai liberar, ehhehehe! Vai ser uma overdose. Mas não faço peeling, não uso hidroquinona nem uso os ácidos em concentrações altas. Vou preferir fazer várias coisas em pequena concentração, acho que está dando muito certo. Beijo!

  13. Agora sim, no local adequado… (desculpe-me, mais uma vez…)

    Olá Meire.
    Estou encantada com seu blog! Tenho melasma e pude encontrar muitas respostas ao ler suas experiências e dicas! Parabéns e obrigada! Quase nunca encontramos pessoas tão dispostas a ofertar parte de seu tempo (pois sei que o que você faz exige tempo), em pról de pessoas desconhecidas, relatando o que experimentou e foi ou não válido, na busca por aliviar problemas comuns. Repito: estou encantada!
    Claro que não posso perder a oportunidade de dividir dúvidas e experiências, né?! Rs… Espero não incomodá-la!
    Aí vão:
    Tenho utilizado o Derm Aha para atenuar a dilatação dos poros e estou adorando! Como também sofro com os melasmas (e testemunho que, para mim, 15 sessões de Spectra apenas atenuaram o problema, que retornou com força total dois meses após o término do tratamento, mesmo com alta proteção solar, infelizmente…), não quis associá-lo ao Biomedic Pigment Control, pois a bula do Aha manda suspender cuidados contendo ác. retinóico, fenol, ác. salicico, alfa e beta hidroxiácidos.
    Li em sua rotina, que você os associa e fiquei com vontade de fazer o mesmo… Vou conversar com meu dermato (ele é beeeem cauteloso, rs… Mas quem sabe “adere”, né?!)… Estou muito interessada nos possíveis resultados!
    Também uso o Clairial C 10 e adoro! No caso, fico uma semana sem o Aha, daí corro pro C 10; mais uma semana sem este e volto para o Aha… Queria muito associá-los para não ficar sem os maravilhosos efeitos de ambos por tanto tempo…
    Quero experimentar os dois Biorè que você indica!
    Sempre tomei o cuidado de associar protetores quimicamente compatíveis, mas gostaria de utilizar um que surtisse um efeito bem matificante…
    Ai, quantas possibilidades… Estou curiosíssima!
    Queria “falar” mais, mas vou deixar espaço para outros fãs (é, porque a gente meio que vira fã seu, rs…), rs…

    Um abraço recheado de gatidão!

    Resposta

    • Milena,
      Eu uso muita coisa ao mesmo tempo, mas tudo é feito lentamente. Demorei semanas para juntar o Biomedic ao Derm AHA e ao Clairial C10. Só depois de tudo bem organizado associei o ácido tranexâmico e ainda uso Retinol e Vitamina C mas atribuo a maior melhora aos protetores solares japoneses. Se não fossem eles tenho certeza que minha pele não teria respondido tanto, porque eu já havia usado vários clareadores similares e a pele não respondia. Com dois meses de proteção solar pesada (como está no post) já notei o tom da pele melhor e a pele mais firme.
      A bula do Derm AHA pede para não juntar porque é arriscado e para evitar que as pessoas façam isso sem orientação médica. Converse com seu dermato porque pode ser que no seu caso seja possível também. A nossa pele deve ser parecida porque também piorei com laser.
      A hidroquinona é bem ativa e agressiva. Mesmo juntando tudo que uso e passando na pele ao mesmo tempo ela não irrita como irritava com a hidroquinona, e há medicamentos onde ela é associada com o ácido retinoico no mesmo tubo. Acho que ter experiência com tratamento agressivo me mostrou que usar quatro produtos não tão agressivos e melhor que usar um agressivo, hehehe!!
      Uma dica: quando o ácido arde na pele espere um pouco e depois dê um jato de Bepantol Líquido. O Bepantol líquido ajuda a recuperar a pele e a acalma. E se fizer esfoliação não use nenhum ácido no mesmo dia.
      Boa sorte! Depois volte para dizer o que sua dermato decidiu. Beijo!

  14. Boa noite! Meire! Hoje fui aplicar o meu Hydracid 20 e havia acabado! Queria saber mais ou menos quanto tempo dura um vidro? Feliz Páscoa!

    • Joseane,
      Acho que os meus frascos duram uns dois ou três meses mais ou menos. Fica muito produto dentro do vidro ainda, dá pra retirar a tampa e ir tirando com o canudinho da válvula. Beijo!

      • Entao o meu durou 2 meses! Acho que estou passando muito! Obrigada Meire!

  15. Oi Meire, tudo bem?
    Tenho acompanhado seu blog a alguns dias e estou gostando muito das resenhas..
    Bem , pegando o gancho da Angelica estou com uma dúvida parecida com a dela. Estou usando GLYQUIN eo protetor da LAROCHE POSAY 50 FPS mousse com cor, Dúvida 1. posso usar o idratante EFFACLAR H antes do protetor ? Dúvida 2. ja que tenho que aplicar protetor 2 vezes ao dia manhã e tarde, se eu quizer passar base e pó preciso tirar quando for reaplicar o protetor ou posso colocar por cima? bjs

    • Lanna,
      Sim, pode usar o protetor solar por cima do hidratante, mas tem que esperar que ele seque bem antes e usar o protetor em quantidade certa (uma colher de café para o rosto).
      A melhor forma de reaplicar a proteção é com protetor em pó ou então lavar o rosto e começar tudo de novo. Você pode testar passar o protetor em mousse por cima da base mas acho que não fica bom. Se fizer um teste volta para contar pra gente porque muita gente usa este mesmo protetor que você usa. Beijo!

  16. Meire, tenho muito amor pela Dr. Patrícia, ela é demais. Quando voltar pra Natal, eu vou direto nela tirar umas dúvidas. Comprei o serum da ao pharmaceutico de vitamina C. Vou usá-lo hoje. Você sempre me da boas dicas, Meire. Aproveito a oportunidade para te desejar uma Feliz páscoa, junto de seu marido e das pessoas que você ama!!! Obrigada por esclarecer minhas dúvidas.
    Ps. Esse é o único blog que acho que as pessoas acabam lendo todos os comentários. A cada comentário aprendo ainda mais.
    Beijo!

    • Lua,
      A Patrícia é demais da conta, super estudiosa e entende as vaidades da gente.
      Feliz Páscoa para você também ;) Beijo!

  17. Meire,
    Conheci seu blog uns dois meses atrás, qdo minha dermato indicou o Clairial. Nunca tinha conhecido um blog que inspira tanta confiança. Tenho tentado ler todos os posts mais antigos, falta tempo. Ultimante vc tem sido minha dermato hehe, e acertado muito. Sou morena, tenho melasma nas bochechas. È um horror, envelhece muito, parece que és uma pessoa descuidada enfim é terrivel conviver com isto. Já tentei vários tipos de peelling, laiser, acidos de todas as marcas e nada dá certo. Depois de vc, tenho focado na fotoproteção, uso o Clairial em noites alternadas não aguento todos os dias. Pela manha lavo rosto com Eucerin, uso Epidrat olhos, passo Eucerin fluido clareador, pois acho ele tbm faz barreira contra o sol, filtro solar mousse da La Rche ou Eucerin ou Acdos, todos são com base, e pó da Adcos com filtro 30. Reaplico filtro e pó na hora do almoço e no fim da tarde antes de sair do banco. Já encomendei o Biore e outros produtos da vania, to aguardando.A noite uso Derma OX no pescoço. O melasma que não me pertence hehe, ainda ta bem visivel, o que acha que devo mudar pra melhorar? Já encomendei o Hidracyd 20, devo usá-lo semana que vem. E o cosmelan? Com as dicas do blog já comprei Benpantol, shampoo Eucerin tenho adorado os dois. Acho que falta um produto pra nutrir e outro anti envelhecimento, ja passei dos quarenta, então tenho que correr muito… Meire, vc é uma luz que surgiu no meu caminho, muito obrigada por sua atenção e tempo dedicado a pessoas desconhecidas. Que Deus lhe recompense por issso. Beijos

    • Arlene,

      Se você ainda não está aguentando usar o Clairial C10 todos os dias acho melhor esperar mais umas semanas antes de começar outro clareador ou um antiidade mais específico. Colocando o Hydracid C20 pela manhã já há um efeito antirrugas. Daqui umas 3 semanas veja como a pele está para ver se dá para acrescentar outras coisas. Beijo!

  18. Adorei o post, apenas tenho uma duvida minha pele e mega oleosa, gostaria de usar vitamina C na parte da manha como anti oxidante antes do protetor solar , vc acha que o clarial ou hidracid podem piorar a oleosidade e provocar cravos e espinhas.? Usei o C E Ferulic da skinceuticals e piorou a oleosidade.

    Muito obrigada desde já pela atenção

    Andréia

    • Andreia,
      No meu caso o Hydracid C20 não dá oleosidade (pelo contrário, até ajuda a controlar) mas uso protetor solar japonês que matifica bem a pele. Já o Clairial C10 tem o veículo bem oleoso, então não recomendo para usar fora de casa. Beijo!

  19. Oi, Meire, tudo bem? Como de costume, é muito amor em forma de post!

    Passando pra deixar-ti uma dica, como forma de retribuir um pouquinho o que tens feito por tantos ^^

    Pode ser que já o conheça. A meninada tem elogiado, e muito:
    http://www.sephora.com.br/site/produto.asp?id=14749

    Não sei se tem algum componente que envolva gluten e tal, e você sempre citando sua busca por demaquilantes que sejam delicados o bastante para a área do olhos…

    Abraços

    • Guilherme, obrigada!!
      Pena que está esgotado. Guardei aqui o link para ver depois. Vi que a linha tem também um primer ;) Abraço!

  20. Oi Meire,uma perguntinha…Minha dermatologista me receitou o protetor mousse FPS 50 com cor, da LAROCHE POSAY.Preciso aplicar pela manhã e a tarde, gostaria de saber como faco para usar a base e o pò??Bjs

    • Angelica,

      Passe um hidratante leve, depois o seu mousse. Deixe secar bem direitinho e finalize com sua base e seu pó ou só com pó (depende de como sua pele está). Tome cuidado para não arrancar o mousse enquanto está passando a base, aplique com jeito dando tapinhas e aos poucos. Beijo!

      • Angelica,

        Eu já usei esse protetor e acho que você não vai preicsar usar base não pq ele tem uma cobertura muito boa, inclusive ficou um pouco escuro em mim que sou branquinha.

  21. Eu sei, Meire. Eu até já li esse post. Foi bem escarecedor. Mas, quando você usa o Vitanol, no caso, quando você voltar a usar, como você faz para usá-lo durante a tarde?

    • Lua,
      Ainda não sei direito como vou encaixar na rotina porque não queria suspender o trio Clairial + Biomedic + Derm AHA e é meio complicado usar tanta coisa associada ao Vitanol. Provavelmente esse ano vou usar só duas vezes na semana à tarde (tentar primeiro na pele nua, se não funcionar vou usar por cima de uma camada fina de Hydracid C20) e deixar o trio à tarde nos outros 5 dias para não usar tudo no mesmo dia. Até pode usar 15% de ácido glicólico no mesmo dia em que usar 0.05% de ácido retinoico, mas o problema é: que hora aplicar? hehe. Prefiro não usar fotoproteção em casa mesmo com o Vitanol, mas acho que a gente pode testar usar uma camada fina de protetor em pó caso precise ficar no computador muito tempo. Já pensei também em inverter outras coisas e tirar o Redermic R, passa-lo para o pescoço e usar o Derm AHA pela manhã com o Hydracid, o Pigment com o CLairial no começo da tarde e o Vitanol com o ácido tranexâmico e a Niacinamida no final da tarde, aí seria perfeito porque eu conseguiria usar tudo todos os dias, só não sei se posso. Espero que a Patrícia libere. Um beijo!

  22. Oi Meire, a sua rotina é maravilhosa…coloquei vários produtinhos na minha lista! olha só queria a sua opinião para um produto, uma mascara calmante que vi na internet..de lama de mar morto….http://www.ahavaus.com/purifying-mud-mask . Já usou? Uso Clarial C10 e a pele tá otima, como queria da um descanso nos fins de semana fiquei interessada nesta mascara…

    igredientes: Kaolin, Silt (Dead Sea Mud), Aqua (Mineral Spring Water), Cocamide MEA & DMDM Hydantoin & Sodium Lauroamphoacetate & Sodium Trideceth Sulfate, Propanediol (Corn derived Glycol), Glyceryl Stearate, Ethylhexyl Palmitate, Aloe Barbadensis Leaf Extract & Propylene Glycol, Glycerin, Simmondsia Chinensis (Jojoba) Seed Oil, Ceteareth-30 & Cetearyl Alcohol, Maris Sal (Dead Sea Water), Sodium Lactate, Zinc Oxide, Caprylyl Glycol & Chlorphenesin & Phenoxyethanol, Panthenol (Pro Vitamin B5), Chamomilla Recutita (Matricaria) Flower Oil, Stearyl Alcohol, Magnesium Aluminum Silicate, Hydroxyethylcellulose, Peg-40 Stearate, Allantoin, Lactic Acid, Dimethicone, Sorbitan Tristearate, Xanthan Gum, PEG-5 Cocoate & PEG-8 Dicocoate & PEG-9 & Iodopropynyl Butylcarbamate, Triclosan, Methylisothiazolinone, BHA, Tocopherol (Vitamin E). Do not use if you are hypersensitive to one of the ingredients.

    Bom feriado, bjs.

    • Cláudia,

      Eu adoro a Ahava e comprei essa máscara porque acho que deve ser perfeita, possivelmente ela purifica e hidrata ao mesmo tempo. Ela tem Caolin, Camomila, Jojoba, Pantenol, Vitamina E. Só não digo que compre porque ainda não experimentei, a minha deve estar perto de chegar.
      Acho que vou fazer um post mostrando minhas máscaras, é tão bom de fazer, ehhe.

      • Exatamente! li várias revisões e as pessoas amam! quero comprar pelo prazer sensorial de pele limpa e calma no descanso dos ácidos…bom, vou comprar e depois dou a minha opinião tbm…rs.
        Seria muito legal mesmo se vc pudesse fazer um post de mascáras que vc usa ou já usou e vc recomenda!
        Bjos linda e obg pela resposta! :)

      • Cláudia,
        Vou fazer sim!
        Espero que minha máscara da Ahava chegue logo. Adoro a marca; muito embora exista muita coisa só para efeito de marketing nas fórmulas deles acho que no geral há muita coisa interessante sobretudo para deixar a pele macia e hidratada. As mulheres judias e as muçulmanas se cuidam muito tanto para elas mesmas como para seus maridos (meio totalmente fora da nossa geração e parece machismo mas no fundo eu gosto de imitar), cresci vendo minha mãe se cuidando com hidratantes, bálsamos e máscaras, ela deve ter aprendido isso com a família dela e foi com ela que aprendi a gostar do abacate como ingrediente de beleza. Mesmo não sendo vaidosa com maquiagem e roupa ela sempre estava macia e perfumada. Beijo!

      • Eu vou começar a mostrar coisas da Ahava no meu blog, porque me toquei que é Asiática também… hahaha (Quando a gente pensa em “Ásia” a imagem que vem é Japão, China, Coreias… Mas Israel é Ásia também. hehe).

      • Pedro,
        E deve ter coisas maravilhosas na Turquia asiática. Minha cunhada mora no lado europeu, mas já me trouxe um sabonete de azeite de oliva do lado asiático, hehehe! Hoje dei uma olhada nos protetores solares da Ahava mas achei as fórmulas muito ocidentais. Cheguei a te mandar alguma amostra de coisas masculinas? Vou ver aqui se ainda tenho ou se dei para alguém. Beijo!

  23. Oi Meire! Tudo bem? Descobri seu blog a pouco tempo e estou amando! :)
    Sou médica recém formada…. Estou sofrendo com um melasma e o blog está me ajudando bastante.
    Acabei de comprar naquele site do Japão (Ichibankao???) e depois que comprei que eu li aquilo que você escreveu sobre a encomenda registrada…. :(
    Só escolhi meus protetores e finalizei no paypal…. Agora fiquei com medo… Será que chega? Rsss
    Um beijo :)

    • Beta, seja bem vinda ;)
      Chega sim, só se os Correios do Brasil resolverem perder. Faço compras na Ichibankao todos os meses há bastante tempo e nunca houve problemas. Demora de 3 semanas a 3 meses, depende de onde você mora. Aqui para mim (nordeste) chega em média em 5 ou 6 semanas. Beijo!

  24. Meire, tenho uma dúvida. Eu tenho a tarde livre também, eu gostaria de passar o uso do ácido para a parte da tarde. Quando você usa o vitanol à tarde, como você faz com a questão da luz do computador/ tv… Se passar protetor por cima ajuda? tenho medo do ácido perder sua eficácia. Porém, quero demais aproveitar a tarde, é muito ruim dormir com o amado toda melecada. Obrigada!!!

  25. oi meire
    eu uso o vitanol 0,5. nunca usei hidratante antes. mais tenho sentido a pele bastante ressecada as vezes. ai quando eu faço a barba, tb faço uma exfoliação leve. e sai todas aquelas pelinhas. a pele fica otima lisinha.kkk mais com 2 dias resseca tudo de novo. gostaria que vc mim indicasse um hidratante para usar antes do acido. abraço e bom feriado!

      • oleosa, com acne que aparece as vezes. agora mesmo estou com 2 espinhas internas na testa,

      • Murillo,
        Eu gostava muito do hidratante Normaderm. Há quem não goste mas na época em que minha pele andava oleosa e acneica ele ajudava muito. abraço!

  26. Olá Meire
    Sou morena (42 anos) e tenho a pele muito oleosa incluindo melasma nas bochechas que não estou conseguindo combater. Moro em um lugar onde o sol é escaldante.Vc teria alguma(s) dica(s) de como melhorar minha rotina :
    manhã:
    Dupla limpeza: Skin purifier ( Shu Uemura) + Gel Moussant.(La Roche)
    Hidratação :Serum Advanced night repair (Estee Lauder)+ Bienfait multi vital (Lancôme)
    Proteção solar : Antihelios ou Sofina
    Noite :
    Skin purifier ( Shu Uemura) + Gel Moussant.(La Roche)
    Vitanol + mascara Laneige alternando com bepantol.
    Faço exfoliação 1 ou 2 vezes por semana com exfoliante de arroz da Skinfood ou Ionax scrub.
    Tenho pouquissimas rugas de expressão mas o que me incomoda mais é o melasma que está aumentado e os poros dilatados na região da bochecha e a oleosidade excessiva na testa e nariz.
    O que poderia estar acrescentando ou retirando para melhorar os cuidados com minha pele .
    Adoro o seu blog e a sua simpatia .

    • Oi Mei,
      O que percebi é que na sua rotina tem limpeza e esfoliação demais (dupla limpeza duas vezes por dia, esfoliação física duas vezes por semana apesar de já usar o Vitanol, que já é um esfoliante químico), não tem clareadores mais específicos e a proteção solar está um pouco tímida. Como seus objetivos são melasma + poros acho que o que poderia ser feito: LImpar o rosto pela manhã cedo só com um produto em vez de dois, reforçar a proteção solar com base de maquiagem + pó, esfoliar só uma vez por semana o rosto todo pegando bem leve onde tem melasma e esfoliar mais uma ou duas vezes só na área onde NÃO há melasma e ver com o seu dermato uma associação de clareador de acordo com seu tipo de pele e com a dose que está usando do Vitanol. Há contra indicações para associar algumas coisas ao Vitanol, sugiro que não use outra coisa junto até seu dermatologista liberar pois a mancha pode escurecer mais. Dos clareadores que eu uso o que ajuda mais a contrair os poros é o Pigment Control da La Roche, um produto que funcionou pouco para mim antes mas que agora está dando um efeito bom. Beijo!!

  27. Meire, conheci seu blog há algumas semanas e ele já se tornou o meu preferido. :)
    Você faz alguma ginástica facial diariamente? Já ouvi opiniões positivas e negativas a respeito dela. Qual a sua opinião?

    • Mayara, não costumo fazer mas é uma excelente lembrança. Há vários vídeos no YT ensinando, vale a pena sim. Beijo!

  28. Tua rotina é/está incrível! Admiro pessoas disciplinada ;) Tenho 19 anos e minha rotina está assim, MATUTINA: após lavar o rosto com um sabonete em gel para peles sensíveis, borrifo bepantou derma liquido – deixo agir e tiro o excesso, borrifo agua thermal deixo agir e tiro o excesso novamente, então aplico o Hydracid C20 em seguida aplico o protetor solar Bioré Perfect Milk, então aplico a base ou bbcream + protetor labial com fps 50 + batom (ou não) admito que sou super adepta do chubby stick (clinique) hehe. VESPERTINA: 3x por semana aplico um creme calmante. NOITE: após fazer a dupla limpeza+agua thermal, aplico ácido retinóico, este eu uso em noites alternadas com o redermic+. Nos braços eu tentei usar o Bioré Aqua Rich, não gostei. Prefiro o Neutrogena Sun Fresh fps 60 120ml (n gostei do ultra sheer), aplico após o hidratante corporal gostei da textura e cheiro do produto, detalhe eu reaplico! No entanto desconfio da sua eficácia :( :( :( . Ao finais de semana uso o Biopur Pore Reducer – Biotherm, faço máscara para hidratação e dou uma atenção especial para as áreas ressecadas do corpo e cuido dos cabelos *.* Estou amando, aliás TODA mulher merece se cuidar, viver bem e estar bem! OBRIGADO DRA <3

    Ps: Estou tentando convencer minha mamis a se cuidar, ela está insatisfeita com a cutis!

    • Pamela, que fofa!
      Isso é ótimo, a gente se cuida e se gosta. Tem muita mulher que só começa a se cuidar quando termina um relacionamento quando deveria se cuidar para ela. Pode parecer frescura mas isso faz toda a diferença até em autoconhecimento. Quem tem o hábito de se cuidar assim pensa também na saúde, tende a fazer atividade física e a comer melhor. Tudo fica bom! Beijo ;)

      • Só tenho uma coisa a dizer. Como eu queria ter começado a minha rotina com 19 aninhos como a Pamela. Muito legal!!!

      • Aline, muito linda, né? Eu comecei aos 21 quando estava quase me formando em medicina e pagando dermatologia. Antes tomava sol como se não houvesse amanhã, hehehe. Beijo!

  29. Meire: vc é lindíssima em todos os sentidos. Obrigada por socializar sua rotina de cuidados. Amo tudo isso!Sou sua fã, parabéns, muita luz em seu caminho.bjos

  30. Meire, inveja branca da sua rotina. Queria te perguntar uma coisa. Sei que você vai fazer resenha do bioré bb cream em algum momento mas gostaria de saber apenas se a textura dele é mate. Obrigada! Beijo.

    • Adriana,
      Nao, ele é da linha hidratante da marca e bem menos siliconado. Ele não matifica e segura menos a pele que o branquinho, mas deixa a pele macia e não aumenta a oleosidade natural. Estou achando perfeito para a área dos olhos. Vou usar mais tempo antes de resenhar, nunca gosto de resenhar produtos sem usar por um bom tempo. Beijo!

  31. Dra Meire, a classuda
    Então, gostaria muito que vc fizesse um post sobre disfarce de poros, ou até mesmo tratamento, vi que é uma questão recorrente, já vi a Aninha, o Rodrigo, a Silvia, todos com dúvidas sobre, a minha dica é o ácido salicílico, não tem ativo melhor, exfolia dentro dos poros, e não sou em quem digo.
    Queria mesmo era ver com os seus leitores tratam e disfarçam, pegar alguma dica tb, hehe. TKS.

    • Roberto,
      Vou preparar um com os produtos que gosto mais ;) Tenho um post antigo no blog sobre poros dilatados, e precisava até dar uma atualizada.

  32. Minha rotina não é tão detalhadinha como a sua…rsrs
    Eu cuido bem do meu rosto, mas devo confessar que no meu corpo eu ainda não passo grandes coisas não…malho e passo hidratante corporal e óleo, pronto. No pescoço eu passo sempre o que estou usando no rosto (Vitanol e Derm AOX), e no colo um hidratante normal. Tenho 26 anos, será que essa rotina é muito pobre? Você acha que devo acrescentar alguma coisa? O que acha Meire?
    Outra perguntinha, esse hidratante da fórmula com o Trenexâmico e niacinamida, qual é a função dele? Vi que você de noite, finalizando a rotina depois de tudo, mas qual a função dois dois componentes da fórmula?
    Ahn Meire, estava usando o hidratante de abacate da Kiehls, ele realmente é perfeito. O meu estava pertinho do fim e vasculhando no ebay achei um hidratante de abacate para olhos da skinfood. Paguei pra ver, literalmente. Eu amei. Ele é perfeito, hidrata muito bem, deixa meus olhos com um aspecto de descansado. E olha só, o potinho vem como 30g, sim, é verdade. rsrs
    bjão!

    • Aline,
      Você é muito bebê ainda, esta rotina está mais que perfeita. Só tome cuidado para não expor demais o colo e os braços ao sol, talvez só falte um protetor solar para o corpo.
      Vou procurar esse da SkinFood, seu puder mandar o link de onde comprou agradeço ;)
      Beijo!

      • Meire você é muito fofa e atenciosa! Obrigada pela resposta e que alívio…já estava me achando relapsa…rsrs vou incluir um protetor solar nos braços sim…vou dar uma olhadinha nesses que você colocou aí em cima da sua rotina…
        Outra perguntinha, esse hidratante da fórmula com o Trenexâmico e niacinamida, qual é a função dele? Vi que você de noite, finalizando a rotina depois de tudo, mas qual a função dois dois componentes da fórmula?
        Sim, o link do produto da skinfood é esse aqui: http://www.ebay.com/itm/SKIN-FOOD-SKINFOOD-Avocado-Rich-Cream-50g-/320603511712?pt=US_Skin_Care&hash=item4aa5755ba0
        Se comprar não esquece de me contar o que achou! Não sei se você vai gostar, mas em mim ele fez um efeito magnífico! bjos!

      • Aline,
        O Tranexâmico (ou trenexâmico) é um ácido antihemorrágico mas que na pele pode (em alguns casos) ajudar no tratamento do melasma e e Niacinamida é uma vitamina do complexo B que tem ação contra amarelamento da pele (que ocorre também em quem tem melasma) e contra bolotinhas de acne. Beijo e obrigada pelo link!

  33. Meire, lembra que eu te falei do creme “cicatricure-rugas e linhas de expressão” ?
    Encontrei a fórmula do danado. Aqui está : AQUA, BENZOIC ACID, C12-15 ALKYL BENZOATE, SESAMUM INDICUM SEED OIL, CAPRYLIC/CAPRIC TRIGLYCERIDE, PRUNUS AMYGDALUS DULCIS OIL, CETEARYL OLIVATE, SORBITAN OLIVATE, GLYCERIN, BUTYLENE GLYCOL, CARBOMER, POLYSORBATE 20, PALMITOYL PENTAPEPTIDE-3, PHYLLANTUS EMBLICA EXTRACT, SYMPHYTUM OFFICINALE EXTRACT, GLYCERYL POLYMETHACRYLATE, PEG-8, PALMYTOYL OLIGOPEPTIDE, PROPYLENE GLYCOL, GLUCOSAMINE HCL, MACROCYSTIS PYRIFERA EXTRACT, CALENDULA OFFICINALIS EXTRACT, SACCHAROMYCES CEREVISIAE EXTRACT, UREA, CENTELLA ASIATICA EXTRACT, ECHINACEA ANGUSTIFOLIA EXTRACT, HYDROLYZED WHEAT PROTEIN, IMPERATA CYLINDRICA EXTRACT, ARCTOSTAPHYLOS UVA-URSI EXTRACT, GLYCYRRHIZA GLABRA EXTRACT, GLYCERYL STEARATE, THEOBROMA CACAO BUTTER, STEARIC ACID, BUTYROSPERMUM PARKII BUTTER, TOCOPHERYL ACETATE, MANGIFERA INDICA SEED OIL, MENTHA PIPERITA OIL, METHYLPARABEN, XANTHAN GUM, PROPYLPARABEN, TRIETHANOLAMINE, DMDM HYDANTOIN, LODOPROPYNIL BUTYLCARBAMATE, DISODIUM EDTA, RETINYL PALMITATE, TETRAHEXYLDECYL ASCORBATE.
    Pronto. Depois me diz o que achou da composição!
    beijão

    • Eduarda,
      Ele parece ser bem hidratante, contém derivado de Retinol, emolientes de origem vegetal e vários extratos botânicos que podem ter ação antioxidante e cicatrizante; na fórmula tem proteína hidrolizada de trigo que pode atuar com efeito lifting, que estira temporariamente as rugas. Parece interessante mas nada milagroso como a propaganda indica, mas acho que ele pode dar efeito de minimizar linhas pelo menos enquanto a pessoa está usando.
      Quem tem rugas e não usa nada vê efeito até com Bepantol. Só o fato de hidratar as rugas já as alisa e melhora seu aspecto. Se tiver preço bom vale a pena testar. Se ele não tivesse glúten eu até testaria para dizer algo mais a vocês.
      Beijo!

      • Tenho vontade tentar o cicatricure, mas o gel, vi que a Paula’s Choice lançou um redutor de cicatrizes e adivinha o ativo principal? Quercitina, que justamente é o principal ativo do cicatricure gel, que está presente no extrato da cebola, talvez seja a solução p pele do meu pescoço, tudo a deixa vermelha e irritada, exceto a aqualabel, tentei até bepantol, manteiga da Paula’s Choice, enfim vou tentar e depois falo.

  34. Oi Meire!
    Gostaria que voce me explicasse a diferença entre as Vit C gorda x acida.
    Tenho usado o Melora C, mas lendo seu post me peguei na duvida..
    Obrigada!

    • Debora,
      A ácida é a forma mais ativa (puríssima) mas é mais irritante. Se sua pele se adapta a ela você é sortuda. A minha pele não se adaptou, então uso a gorda, que apesar de ser um pouco menos ativa não irrita minha pele e tem funcionado bem. Um beijo!

      • Entao.. Nao sinto nada de ruim, pelo contrario, acho o resultado bem legal!
        Obrigada por responder😬
        Bjs

      • Oi, Meire. Então, tenho uma pergunta sobre isso. Você sabe me dizer se a improve C da Dermage é uma vitamina C ácida ou gorda? Ela é bem siliconada, tem um toque seco, quase sufocante. Poderia associar ela com o Redermic R? Pergunto isso pois ela forma um “filme”, nao sei se o Redermic iria funcionar tão bem quanto a associação com o Hydracid C20. Beijos!

      • Maira, quando usei a Improve era ácida, não sei se a fórmula mudou. Se for ácida não é interessante associar com Retinol no mesmo horario, tem que esperar uns 40 minutos ou aplicar em outro horario do dia. Já com o Hydracid essas limitações não existem. Beijo!

  35. Eu juro que é a última vez…….. =X
    Eu to pensando em trocar o klassis pelo demelan já que o meu tubinho já ta acabando…
    o que vc acha ?
    beijos

    • Eduarda,
      Eu usei os dois, na minha impressão o Demelan é mais concentrado e funcionou melhor mas os fabricantes não fornecem informações quanto à concentração dos ácidos pra gente ter certeza. A desvantagem do Demelan é a embalagem, tem que colocar o tubinho na ponta para evitar instabilidade da fórmula e volta produto depois que a gente tampa, desperdiça muito,fica a maior caca de creme saindo pela ponta. Beijo!

  36. AH!!!!
    quase esqueci….
    1 x por semana eu uso o vitacid xt no rosto todo, um pouquinho mais no nariz!!!
    Minha pele tem uma boa tolerância a ácidos….

    bjo bjo rs

  37. Meire, voltei. kkkkkkk
    Preciso da sua ajuda; Estou com muitos cravos no nariz, cravos pretos que vão (quando faço limpeza de pele, ou peeling de diamante) e voltam (mais ou menos 15 dias após a intervenção do peeling).
    Lembrando que : eu nao pego sol.
    De manhã uso sabonete dermotivin salix, passo bepantol líquido, espero secar, passo biore branco, depois shiseido sun protect (aquele com cor). E a noite depois da dupla limpeza , uso novamente o dermotivin salix em seguida uma camada fina de fisiogel creme, deixo secar e passo uma camada de klassis. E vou dormir.
    2 X por semana eu tenho usado aquela fita da purederm para remover cravos do nariz, essa aqui http://www.ebay.com/itm/Purederm-Deep-Cleansing-Nose-Pore-Strips-contains-6-strips-/190813956551?pt=UK_Health_Beauty_Skincare_PP&hash=item2c6d65e9c7
    Notei que você tem usado o biomedic pigment control e encontrado nele um bom aliado para a minimização dos poros. O que vc acha que eu poderia acrescentar na minha rotina p me ajudar com essas pequeninas e incômodas erupções nasais ? kkkkkkkkkk
    E peço sua ajuda porque a minha dermato não consegue resolver…..
    Lembrando que eu tenho apenas 21 anos ((:
    beijos querida

    • Eduarda,
      No seu caso possivelmente seria melhor ácido salicílico e esfoliação duas vezes por semana para manter a parede dos poros lisa e limpa. Tem o rollon Pure Zone da L’Oreal com 2% de ácido salicílico (usa todos os dias por baixo do protetor solar, ele vai deixando os poros desinflamados) e o esfoliante da mesma linha, para usar 2 ou 3 vezes por semana. É uma tendência que você tem, então tem que cuidar muito senão os poros vão dilatando mais ainda. Há vários produtos com ácido salicílico, mas gosto bastante destes dois. O Nando do Vanity Pills pode te dar mais dicas porque ele tem o mesmo problema com cravos e andou usando uns produtos que gostou muito. Beijo!

  38. Vc decidiu começar a ter todo esse cuidado por algum problema de pele ou foi no dermatologista e pediu pra que iniciasse um tratamento pra ter pele saudável, bonita, etc? Quero muito começar a fazer isso!
    Bjs

    • Oi Sidia,
      Acostumei desde cedo a cuidar da pele porque eu tinha acne (tomei Roacutan duas vezes), então vou a dermatologistas há muitos anos. Aí fui tendo orientações preventivas e quando paguei dermato na faculdade já comecei a me interessar mais mas não era tão cuidadosa. Em 2006 apareceu um melasma ai passei a acumular um pouco de experiências com produtos de pele e agora faço prevenção. Beijo!

  39. Rotina Dia:
    Limpeza: Exfoliante Clearskin Professional Avon
    Tonico: Perricone MD Intensive Pore Minimizer
    Anti-olheiras: Hydra Mag Stick Yeux Vichy
    Hidratante: Aqua Label White Up S Emulsion
    Anti-oxidante: Improve C 20 Dermage
    Protetor: Allie Extra UV Perfect Alpha 50+
    Portetor Pescoço: Biore Milk Azul
    Zona T:
    Protetor: Biore Milk (branco ou rosa)
    Primer/Matificante: Magix Avon
    Pó Anti brilho: MUFE HD Powder

    Blush/Bronzer: Sisley L’Orchidee Blush
    As vezes faço dupla limpeza pela manhã e tb aplico um serum com Syn Ake da Adcos.

    • Roberto,
      Você passa o primer antes ou depois do protetor solar?
      Outra coisa, o Bioré azul não resseca seu pescoço? Usei nos braços mas achei que matificava, hehe.

      • Passo nessa ordem.
        Uso primer só p camuflar os poros, antes do protetor não dá pq diminui o disfarçe, rs, e depois o pó da MUFE, fica uma nova pele, mas acredita que não tenho obstrução de poros, nadinha, faço até cooper e a área permanece intacta.
        O Biore Azul, dos milk é o menos mate, uso uma boa qtdd de Aqua Label Emulsion R (p peles secas), já tentei usar outro filtro, mas como só estou usando filtros físicos, este é o q menos transfere p roupa, o Allie Perfect Alpha não dá pq sempre passo hidratante antes e ele fica úmido.
        Estou louco p que a Vania tenha em breve o Allie Gel Veil Keep, muito animado com a proposta: de minimizar os poros, adoro o efeito soft focus, qdo chegar queremos resenha.

    • Oi Roberto, posso te incomodar mais um pouco? Tenho duas perguntas: você usa esfoliante todo dia e a pele não fica sensibilizada? Este creme fã Vichy é bom pra diminuir o roxinho das olheiras? Beijo!

      • Oi Aninha, então, esse exfoliante é suave e na embalagem mesmo diz ser indicado p uso diário, já tentei limpadores mais fortes, mas minha pele exige limpador com kaolin (argila branca), q super suga o óleo sem ressecar, mas ele foi descontinuado no Brasil, semelhante existe o novo Nivea Pure Effect 5 em 1.
        O Hydra Mag Stick Yeux Vichy é indicado p tratar bolsas e olhos inchados, mas não é clareador, é um mini bastão com míseros 4 ml, o meu dura no max 1 mês, na europa vc encontra pelo equivalente a uns R$ 35.

      • Aninha, sobre o Holika Holika Pore Magic Cover Powder, disfarça mesmo os poros? Sei que fica esbranquiçado, mas quero saber mesmo da efetividade.
        TKS

      • Oi Roberto, o Holiday Holika Pore Cover é um ótimo disfarçador de poros. Antes de compra-lo nem acreditava muito, mas depois que usei fiquei meio que maravilhada com o efeito. Não sei se já usaste o Clinique Pore Minimizer Instant Perfector – este é até bom, mas o Holika é muito superior a ele na minha opinião, porque preenche todos os poros, fico com a pele bem lisinha, parecendo Photoshop mesmo! Tenho usado ele como primer (aplico direto na pele, depois da loção e hidratante) pra filtro solar e até pra base! Comprei com a Vânia, baratinho apenas 39 reais. Eu recomendo bastante, caso compre e não goste, na pior das hipóteses será um ótimo filtro solar para reaplicação, porque tem FPS 50 e PA +++. Bjbj

      • Aninha,
        E pra secar o protetor do pescoço ele é perfeito, deixa o pescoço tão lisinho e bonito!

      • Hehehe pra essa finalidade de deixar o pescoço lisinho eu nunca tentei, mas acho que será ótima ideia! Como suo bastante no pescoço e na testa, uso também (além do filtro solar) o Innisfree Sebum Control, que inclusive foi resenhado recentemente pelo Nando. Acho que ele ajuda a deixar a pele sequinha por mais tempo.

      • Já usei umas 10 marcas de primer, YSL, Lancôme, Smashbox, Sephora, Clinique, Porefessional…a minha dupla perfeita é o Magix + Pó MUFE HD Powder, esconde tudo, vou tentar agora Egg Pore Balm + Holika Holika Powder 50+ e mais outras coisinhas que encomendei com a Vania.
        Qual vc acha melhor p disfarce de poros e controle da oleosidade, o Holika ou o Innnisfree?

      • Roberto,
        Nunca usei o Innisfree, mas o Holika é mais específico (por alegar ser Pore Cover). Acho o Pore Putty powder melhor que o Holika porque não dá efeito fantasma, hehe.

      • Roberto, para controle de oleosidade o Innisfree é melhor, mas pra esconder poros acho bem fraco. O Holika disfarça super bem os poros, mas não segura tanto a oleosidade, na minha pele demora um pouco mais que o normal pra aparecer oleosidade, inclusive acho o acabamento dele (creio que por conta dos silicones) semi-mate, depois que aplico e espero absorver um pouquinho, venho com pincel limpo e faço o polimento, neste momento a pele não está com acabamento mate e sim de pele natural, sem oleosidade, tipo luminosidade de pele bem cuidada

      • Roberto, para controle de oleosidade o Innisfree é melhor, mas pra esconder poros acho bem fraco. O Holika disfarça super bem os poros, mas não segura tanto a oleosidade, na minha pele demora um pouco mais que o normal pra aparecer oleosidade, inclusive acho o acabamento dele (creio que upor conta dos silicones) semi-mate, depois que aplico e espero absorver um pouquinho, venho com pincel limpo e faço o polimento, neste momento a pele não está com acabamento mate e sim de pele natural, sem oleosidade, tipo luminosidade de pele bem cuidada

    • Eu gosto de passar vários cremes no período da noite.
      Mas eu fico em dúvida se a pele consegue absorver tudo de uma vez!
      Nunca li nada sobre!

      • Milena,
        A pele tem um limite de saturação, por isso divido os produtos em vários horários. O produto que fica mais por cima vai ser menos aproveitado. Se usa muita coisa veja o que é prioridade e aplique antes, sempre esperando secar e absorver bem antes de passar para o outro produto. E depende também do veículo do produto que está embaixo. Quando mais aquoso e menos siliconado menos prejudica o seguinte. Os muito oleosos podem prejudicar. Beijo!

  40. Oi Meire,
    Aproveitando o seu post de rotina de beleza, gostaria de tirar uma dúvida com você: Minha dermatologista indicou para uso pela manhã o Retinage Plus Rosto, que contém ácido glicólico, retinaldeído e nicotinamida. Mas gostaria de incorporar na minha rotina diária o uso de vitamina c, talvez o Hydracid c20. Esses dois produtos são incompatíveis para serem utilizados no mesmo horário?
    Obrigada. Bjs

    • Daniele,
      Se for o Hydracid C20 não tem problema associar, basta esperar bem um absorver antes de aplicar o outro. No seu caso com a médica passou o Retinage a sequencia melhor seria o Retinage -> deixar secar -> Hydracid C20 e protetor solar. Beijo!

  41. Olá, Meire!

    A sua fórmula com o Trenexâmico e niacinamida, qual é a porcentagem do AT? Está usando a máxima, 5%? Como também tenho alguns vasinhos (que se exacerbaram com o uso contrínuo do Vitanol) quero experimentar…. Beijo.

  42. Olá Meire, que super rotina, por isso sua pele é tão linda! Gostaria de saber sua opinião: estou usando cosmelan 2 há quase dois meses, acha que poderia usar também a fórmula do ácido trenexàmico ? Estava usando o Redermic R mas parei porque minha demato disse que não poderia usar enquanto uso o Cosmelan. O que acha?
    Obrigada e um beijo.
    Leonice

    • Leonice,
      O Trenexâmico é coadjuvante, pode ser associado a outros. Há dermatos que fazem até dentro da mesma fórmula mas a minha preferiu separar para aplicar em horários diferentes. Acho que sua dermato quer que você priorize o clareamento, quando meu melasma estava mais atacado eu basicamente usava clareadoes. Beijo!

    • Leonice, vc está usando o cosmelan após a aplicação da máscara?
      Eu estou tão feliz e ao mesmo tempo me dá uma angustia, não sei se é só em mim mas, após aplicar o cosmelan 2 eu fico meio que desesperada com a ardência e pinicação que após 10 minutos, meia hora passa e não lembro mais que apliquei.
      Em 2 semana meu melasma de marron acizentado passou a quase nada ou bem clarinho, meu marido que já não queria mais investir em tratamentos tem elogiado o resultado, coisa que nunca aconteceu em mais de 8 anos de vários tratamentos com peelings, lasers e creme não fizeram pela minha pele. Estou muito feliz. Minha pele está mais clarinha, mais macia, mais iluminada só que apareceu oleosidade no cantinho do meu nariz. estou usando só o cosmelan por enquanto.

      Me conte como está o seu tratamento e o seu resultado após 2 meses, por favor.

      Doutora Meire, o AT pode ser tomado tipo transamin?
      Eu comprei uma vez e adicionei na loção Aquabel de AT e estava gostando. Eu queria
      tomar, desculpa eu não entendi se a vc manipulou uma fórmula para aplicar na face ou para tomar. Vc pode passar para nós qual foi sua fórmula doutora Meire.
      Minha inspiração e minha alegria de poder acompanhar uma pessoa como vc é imensa pois, o melasma é uma doença que acaba com nossa auto estima e tendo vc como referência de que tudo pode ser melhorado nos inspira muito a correr atrás.

      Obrigado
      beijo

      • Oi Joseane,

        Poder tomar o Transamin pode, mas só com orientação médica porque existem contraindicações e riscos, bem como deve ser adequada a dose oral necessária.
        Minha fórmula é para passar na pele, 4% de niacinamida com 3% de ácido trenexâmico em um gel desenvolvido pela Formule Farmácia. Vou subir para 4 e depois para 5%, de acordo com o que minha dermato resolver ;) BEIJO grande e parabéns pela melhora! Reforce a proteção para reduzir o risco de recidiva.

      • Doutora Meire, as pessoas com melasma tem piora se engravidarem?
        para engravidar é preciso parar com todos os produtos “ácidos” como faz se a pessoa que conseguiu um resultado satisfatório quer ser mãe e não quer virar uma tigresa, toda manchada?
        Eu usei o Biomedic Pigment Control e em mim não surtiu bom efeito, ele pinicava e na manhã seguinte a manchas estava mais escura.
        O azeláico acontecu a mesma coisa.
        Penso será que depois que consegui clarear coisa que nunca imaginei conseguir estou tão feliz, me sentindo bonita poderei ser mãe!

        Como faz doutora melasma/gravidez?

      • Joseane,
        A gravidez é um dos fatores que podem desencadear ou agravar o melasma, mas é muito difícil prever o que vai acontecer e como será a resposta do tratamento depois. Minha irmã, por exemplo, teve melasma depois que a filha nasceu mas se curou com pouco tempo de tratamento e o melasma dela nunca mais voltou. Como sua pele é sensível e escurece até com clareadores que não são irritantes como o azelaico tem que reforçar mais ainda a proteção solar, tipo quase zerar o contato da pele com o sol e suplementar vitamina D. Durante a gestação você poderia usar o azelaico, mas sua pele não aceita. Acredito que dá para você ficar usando uma vitamina C tópica e alguns agentes botânicos mais suaves como o ácido elágico contido na Romã, mas o seu caso deve ser muito bem conduzido por um dermatologista. Beijo!

      • Pois é doutora, meu maior medo é esse escurecer por completo as manchas.
        Tudo começou com um bigode “buço”
        Depois em cima do nariz pequena que ficou grandona
        Depois apareceu uma pequenininhas e se juntaram embaixo dos olhos “bochechas” hoje são uma moedinha de 5 centavos
        Ano passado começou no cantto dos olhos.
        Uma coisa medonha como diria minha avó.
        São tantos os tratamentos, tantas tecnologias que fico indignada que nada acabe de vez com o melasma.
        Eu não tenho planos de filhos ainda e acredito que não serei mãe nessa vida, já tenho 35 anos e me acho meio passada pra ser mãe e fico ainda mãe medrosa se tudo ficar pior.

        O tubinho de azeláico que comprei não consegui usar, chegou a inchar a face na hora da aplicação.
        Muito complicado essa coisa de intolerar alguns produtos.
        Tudo que aplicava ao invés de clarear só escurecia, o efeito era rebote.

        Muito obrigado pela atenção.
        Agora com o melasma mais calminho e eu me sentindo uma mulher de novo “antes me via um pequenomonstro” era escurérrimas gritavam antes de chegar perto do espelho.

        Agora preciso lutar contra a queda de cabelo, aff ÔÔ mulher pra ter problema essa viu! Morro de dó do marido :-(
        Eu tomei anticoncepiconal uma vida por quase 17 anos.
        Ele segurava espinhas e queda de cabelo e pelos no rosto até que fiz depilação a laser e tudo se controu hoje uso a molinha pro buço e alguns pequenininhos graças a Deus
        Mas, como resolvi dar um basta no anticoncepcional a queda está gigante, meu cabelo está pela metade do que era em poquissímos meses.

        A gente precisa correr atrás o tempo todo :-(
        Eu não tomo sol, sou dona de casa viciada em computador ehehehe
        Meu medo em ser dona de casa é a exposição ao calor do fogão e forno
        E sol é só de chapéu, o sombrinha aqui em POA o sol é de lascar. ODEIO sol
        Só alguns gaúchos os todos eles que não tem a verdadeira noção do perigo que correm se espondo como se espõem mas, daí o problema é deles né fazer o que!

        beijo ótima páscoa santa e abençoada pra vc e sua família

      • Joseane,
        Não se angustie, o que não melhora com cosméticos vai clareando aos poucos com a proteção solar. Sua pele deve ser muito sensível porque mesmo sem tomar sol o melasma é assim, resistente. Talvez seja melhor você usar uma base com FPS enquanto está exposta à luz do computador (se passa muito tempo conectada) ou está com a pele muito sensível. Eu não uso nada para me proteger da luz do computador porque a maior parte das pessoas não precisa. A Toleriane Teint é excelente para isto. Beijo

  43. Oi Meire,
    Visito o blog todos os dias desde que o conheci, há 6 meses, e fico encantada com a sua disposição em responder TODOS os comentários tão delicadamente! Acho que você dedica muito do seu tempo ao blog e está certíssima em priorizá-lo, já que, certamente não teria tempo para responder todos os comentários do blog, e-mails, facebook, etc. Vejo muitas blogueiras que estão presentes em todas as redes sociais, mas não respondem praticamente nenhum comentário. Qual a vantagem? Leio todos os seus posts e comentários, e acho que os comentários e suas respectivas respostas, enriquecem ainda mais o assunto do post. Sempre volto nos posts antigos para ver se tem novos cometários e novas respostas suas. Existe alguma maneira de saber se tem um novo comentário respondido nos posts antigos sem precisar visitá-los um a um?(Algum alerta, ou e-mail?)

    • Lmaria, acho que é possível colocar esse alerta, vou dar ums pesquisada. Obrigada!

    • Pessoal, vcs podem instalar no google chrome uma extensão que os notificará quando houver posts novos e comentários novos. É esta: https://chrome.google.com/webstore/detail/rss-feed-reader/pnjaodmkngahhkoihejjehlcdlnohgmp
      Aparecerá um ícone cor laranja no canto superior direito do navegador. Quando estiverem na página do blog cliquem no ícone e depois no sinal + para adicionar o blog à lista de feeds. Aparecerá as opções “follow” para posts e para comentários. Cliquem nos dois e sempre que houver algo novo vcs serão notifiacdos. Inclusive dá pra sincronizar com o meu querido Google Reader que falecerá em breve :(
      Espero ter ajudado. Qualquer coisa gritem que eu escuto ;)

      • Oi Lidiane,
        Obrigada pela atenção, mas eu acesso o blog pelo IPAD, e esse link não está funcionando, diz que “meu sistema operacional não é suportado”.Você saberia me dizer se consigo fazer algo parecido pelo IPAD?

      • Imaria, eu tentei no iPad e realmente não dá certo. Tem vários aplicativos de RSS pra IOS mas acho que pra recebermos por ele os feeds dos comentários a Meire teria que habilitar a função aqui no blog. Isso possibilitaria que os interessados recebessem os comentários de todos os posts, assim como com essa extensão p/ o Google Chrome. Outra opção seria adicionar o botãozinho de receber comentários posteriores só que nesse caso só receberíamos os comentários dos posts que participamos.

        Meire, se precisar de ajuda, fala que eu peço ao meu husband pra te ajudar. No blog dele tem os dois botõezinhos, o dos comentários e o dos posts.

        Bjs

  44. Oi minha linda!
    Um sonho de consumo a sua bancada de produtos. rs
    A minha rotina está assim: De manhã, espuminha Juju moist, loção Naruko Apple Seed & Tranexamic Acid Soothing White Hydra Essence (com 3% de AT), Hada Labo Arbutin Whitening Emulsion (não largo dela), Hada Labo Gokujyun Super Hyaluronic Acid Moisturizing Cream na área dos olhos e bochechas, Neutrogena Healthy Skin Anti-Wrinkle Cream – Night (é para noite mas uso durante o dia) no rosto todo inclusive na área dos olhos mas não muito pertinho dos cílios e Bioré Milk branquinho ou Nivea mild.
    À noite, Sensibio Crealine pra limpeza dos olhos, óleo Naíve verdinho, espuma l’oreal Revitalift, Loção Naruko, Olay Micro Sculpting e após uma meia hora Vitanol.
    Na sexta feira à noite faço esfoliação leve. Uso espuma Etude House BAKING POWDER Pore Cleansing Foam com a escovinha da Olay bem de leve. Faz muito bem pra minha pele e já uso ela há mais de um ano. Faço uma máscara com creme ou uso a máscara de tecido My Beauty Diary. Perto da hora de dormir uso o Cicapeel da SVR. Uso sexta, sábado e domingo no lugar do Vitanol.

    Fiz isso tudinho na última semana e estou gostando do resultado. No calorão não estava usando quase nada. A pele estava meio largada. hehe

    Meire, acho o Neutrogena Healthy Skin TÃO bom! Mas estava querendo substituí-lo por uma vit C quando acabar. O que acha? Estava querendo o Redermic C.

    Gostei da dica do Millar. Eu estou acabando com minha lip butter Korres porque estou usando até pra dormir. Ô manteiguinha boa! Quase que nem uso mais batom. hehe

    Obrigada por compartilhar sua rotina maravilhosa conosco. É inspiradora.
    Um beijo, querida!

      • Meire, eu estou gostando muito do AT. Tem efeito calmante nos meus poros. Por causa do calorão e do suor, eles ficavam bem irritados e qdo usava a loção realmente acalmava. Também fiquei acompanhando umas marcas de espinha. Normalmente quando tenho erupções cutâneas, digo, espinhas hehe as marcas demoram muito pra desaparecer e usando a loção duas vezes ao dia elas somem bem mais rápido. Bem mais rápido mesmo! Atribuo o resultado ao AT porque não estava usando ácido no verão. Era basicamente a loção, hidratante e filtro solar.
        Tomara que vc veja bons efeitos tbém.

        Bjs

      • Lidi,

        Agora fiquei mais entusiasmada, eheh.
        Você compra no Adam? Beijo!

      • Oi Lidiane. O que está achando do cicapeel no combate a acne? Ele funciona bem? Ah, gostaria de te agradecer pelo post do Holika Holika Pore Cover, comprei pela sua ótima resenha e estou adorando o efeito disfarce de poros, tanto que estou usando tanto de dia, como primer pro filtro solar, como a noite, como primer pra base. Bjo!

    • Oi Aninha!
      Fiquei muito feliz com o seu comentário. Que bom que a resenha foi de ajuda e vc gostou do produto.
      Quanto ao Cicapeel, o que eu notei foi um efeito de pele bem mais lisinha. Ainda não tive acne desde que começei a usá-lo. O interessante é que mesmo na última semana, que os hormônios estavam me dominando e eu devorei um monte de chocolate e comi um monte de carboidratos, elas não deram o ar da desgraça. hehe Será que ele tá ajudando? Ainda tenho que esperar um pouquinho mais pra te responder. Mas que ele afina a pele, isso te afirmo com certeza. Eu queria exatamente algo que desse esse efeito na textura da pele.
      Beijo!

  45. Oi Dra.Meire,Parabèns pelo blog e pelo post de hoje!!!!Sempre passo aqui para ler suas resenhas,que por sinal são otimas!!!Tenho uma pergunta:Você usa Redemic R durante o dia?O fabricante recomenda usar a noite…Bjs

    • Angélica,
      Uso durante o dia porque faço proteção bastante pesada (mesmo toda protegida uso sombrinha quando desço do carro), o problema é que o Retinol perde o efeito com o sol então quem não se protege direitinho só pode usá-lo à noite. Beijo!

      • Meire, também fiquei com a dúvida da Angélica…
        Além de perder o efeito existe algum outro problema em usar o redermic R durante o dia?
        Quando o usa após o hydracid você espera quanto tempo para aplicar? E depois de aplicá-lo, quanto mais até passar o protetor?

        Outra dúvida não relacionada (me aproveitando da sua bondade rsrs):
        Sou bem branquinha e me incomodo com os meus joelhos, eles são bem mais escuros que o restante das minhas pernas….será que o uso de um clareador nessa área resolve?

        Bjo e parabéns por ser tãão gentil e atenciosa com seus leitores!

      • Natália,
        Se não houver proteção solar associada a pele pode queimar mais fácil sobretudo no início do tratamento.
        Tenho usado mais antes do Hydracid, é a primeira coisa que faço depois do rosto enxuto. Aí aplico as coisas nos braços, pescoço, depois volto para aplicar o Hydracid, talvez uns 5 minutos (vejo se o produto desapareceu e a pele está menos úmida).
        Pode usar clareadores nos joelhos e melhora muito fácil. ALém disso esfoliante na hora do banho (pode ser o corporal baratinho da Nívea) e hidratante pesado, principalmente com Ureia (como o Ureadin para o corpo ou até o Lactrex, que é mais ativo ainda).
        A Dermatus tem um clareador para o corpo bom e não sai caro porque rende bem mas os efeitos melhores são com clareadores de primeira linha, os mesmos usados para o rosto, como o Demelan por exemplo. Pode usar nos cotovelos também. TOdo mundo tem os joelhos e cotovelos um pouco mais escuros, mas como a gente é muito branca aparece mais, então o clareador só clareia o que está anormalmente escuro, ou seja, só clareia até a cor natural da região. E não esqueça do protetor solar. Beijo!

      • Amei as dicas e já estou seguindo, como sempre você é muito atenciosa!
        Quanto ao Redermic R, melhor usá-lo a noite mesmo então, pois apesar de me proteger direitinho contra o sol eu moro em Rondônia, e aqui o sol não perdoa rsrs.

        Amei um comentário ai em cima de uma leitora de 19 anos com uma rotina bem parecida com a minha. Tenho 23 e sofro “preconceito” por tomar esses cuidados já tão cedo!

  46. Oi Meire,tudo bem?
    Achei sua rotina excelente e tão completa!

    Bem,fiquei com três dúvidas:
    1) Qual é o pó da Nars que você citou recentemente ser um dos melhores para disfarçar poros dilatados?
    2) O Derm AOX é uma boa alternativa no lugar do Hydracid? O que te fez preferir o Hydracid c20 ao invés do Derm AOX?
    3) Você pretende recomprar o etude real art moisture?

    PS: Você é um ótimo exemplo da nova mulher do século XXI, que é
    inteligente, simpática, flexível e antenada nas últimas novidades!

    Parabéns e obrigado por tudo! Abraços

    • Oi Rodrigo!
      É o Light Reflecting Powder Loose (translúcido). Na minha pele o que disfarça mais é o Ahava, mas acho o da NARS mais versátil por causa da cor.
      Acho que o Derm AOX não substitui o Hydracid C20, prefiro o Hydracid porque tem 20% de vitamina C, um dos ingredientes que preciso mais (tanto pela perda de luminosidade da pele com o passar dos anos como pelo melasma) e também porque ele hidrata bem a minha pele.
      Ainda não sei se vou recomprar o Etude porque estou bem satisfeita com o Mild Cleansing Bioré.
      Obrigada pelo PS, hehehehehe!

  47. Oi Meire linda,

    Deixa eu te perguntar. Reparei hoje q o email do blog n fica mais ali no canto direito da tela. Ele n existe mais? É q eu mandei um email pro salada na semana passada mas n sei se tu recebeu pq geralmente vc n demora pra responder né?! N mandei aqui por comentário pq achei q ia ficar muito extenso.

    Bjo

    • Aline,
      É que todo dia já respondo mais de 30 comentários no Blog, às vezes até 50 (muita coisa nos posts antigos) ai prefiro deixar disponível só o que dou conta de responder mesmo (blog e twitter). Acabei tirando o e-mail da página porque estava recebendo mais de 100 e-mails por dia de pessoas que nem são leitoras assíduas do blog e como não costumam voltar querem a resposta direto no e-mail (e ainda exigem resposta com rapidez, acredita?). Estou entrando no e-mail do Blog só uma vez por semana, aí com tanta mensagem as importantes como a sua acabavam perdidas, desculpe ;) Aqui tenho mais controle porque sei que vocês voltam para ler e também porque as perguntas de vocês enriquecem o post e me ajudam a completar o que não falei direito. Agora estou entrando na pasta de spam todo dia (quase sempre tem mensagem que não é spam presa lá). Beijo!

      • Meire,

        Eu que tenho q te pedir desculpas. Pensei um monte antes de mandar o comentário justamente pq n queria parecer ser chata. Sei como vc é super atenciosa com seus leitores. Mas quando vi que o email n tava ali do lado lado fiquei na duvida. Bjo.

  48. Olá dra gostei muito da sua rotina. Gostaria muito de manter uma também, mas minha dermatologista só receitou o improve c20 da dermage,fora o protetor que eu já faço uso sempre, será que eu posso incluir um hidratante depois dele(improve c20) ou só ele já cumpri a hidratação ? durante a noite só lavo e faço uso do differin todos os dias, gostaria de algumas dicas pois acho que eu poderia fazer mais, gosto de focar na prevenção. Agradeço a atenção.

    • Oi Patrícia,

      Só acrescente produtos se achar que a pele está precisando. Você já está usando vitamina C e derivado de Retinol, são dois excelentes ingredientes. Como já está usando vitamina C, se acha que a pele não está hidratada pode usar um produto leve como o Idealia Vichy. Beijo!

  49. Oi, Meire, tudo bem?
    Sabe dessas coisas da gente comprar alguns produtos e esperar a melhor oportunidade de usá-los, então, foi o que aconteceu comigo. Havia comprado junto com outros protetores solares o Bioré branquinho e um outro produto o Redermic R, porém como o branquinho tem alcool decidi por usar primeiro o Solanoveil sem alcool. Estava indo tudo bem até que abri o Bioré branquinho e usei, menina…que grata surpresa…a minha pele adorou! Não houve qualquer reação até o momento, e, com certeza achei a proteção dele muito melhor, inclusive do Sofina Perfect UV. E, deixa a pele linda! Agora, quanto ao Redermic R, A MINHA PELE FICOU UM ESPETACULO! Outra coisa, gradativamente estou ficando com a pele do rosto mais branca que meus braços rsrsrsrs ôh, coisa! Lá se vai mais dinheiro, agora, para igualar a tonalidade dos braços. Pensei em usar o clareador de corpo de romã da Formule, porém eles não enviam para qualquer outro estado e incluído o Rio de Janeiro. Aliás, achei bastante grosseiro da parte deles que não se dão ao trabalho de responder ao pedido dessa informação via email no site deles. Achei a resposta em comentários aqui no blog.
    Outra coisa, meus olhos tem-se mostrado muito sensíveis lacrimejam e ficam vermelhos e até percebi um certo inchaço nas laterais externas inferiores de ambos os olhos, então, penso que o problema esta nos produtos como primeiro passo para lavar o rosto e retirar o BB Cream ou o Protetor Solar. Ainda estou pensando o que seria melhor, vc teria alguma idéia de um produto que retire esses sem deixar meus olhos tão sensibilizados? Muito obrigada, bjus.

    • Miranda,
      Tenho a mesma sensibilidade nos olhos que você. Os produtos que uso na área dos olhos estão no link que coloquei neste post. Os que gosto mais são os fisiológicos da La Roche (o gel demaquilante principalmente). Só uso os japoneses no rosto poupando os olhos.
      Para os braços tem que usar protetor por baixo da roupa senão a estimulação solar mantem o braço mais escuro (só roupas muito grossas e longas protegem mais ou menos). Beijo!

      • Eu ia te perguntar isso, se vc usa protetor solar por baixo da roupa !!! Os meus braços e mãos estão mais escuros que o rosto tbm.
        Como eu não sou tão disciplinada assim, em dias que estou com “preguiça” de passar protetor no corpo eu coloco uma camisa de manga comprida, mas agora descobri que não funciona!
        Desculpe os comentários, é que eu leio um a um tbm ! Bjus

      • Milena, eu uso porque como aqui é muito quente as blusas e vestidos com mangas longas que uso para trabalhar são de tecido fino, que protege pouco. Beijo!

  50. Dra, tb uso muitos prod. durante o dia, a minha lógica é: Revonvo e exfolio com ácidos a noite, e pela manhã hidrato e protejo, já tentei hidratar a noite, mas atrapalha a ação dos meus ácidos.
    Acho que as pessoas se surpreendem muito com a quantidade dos seus produtos, mas eu tb sou assim, começamos modestamente com 1 ou 2 itens, e com o passar dos anos vamos aumentando, comprando mais e mais; eu por exemplo uso no mínimo 10 produtos pela manhã, as vezes chego a 16, mesmo assim minha pele são fica sufocada ou obstruida, já a noite somente a tretinoína e um hidratante na periocular.

    • Roberto,
      Deu certo minha formula com trenexâmico e niacinamida ;) Vou usar à noite e acho que mudo para Tretinoína daqui há 3 meses.
      Tem gente que acha que demora, mas a gente se acostuma e faz tudo rápido, né? Abraço

      • O meu Aqualabel acabou há mais de 1 mês, no meu caso em menos de 1 semana já tive ótimo clareamento, acredito que devido a ação anti inflamatória (a idéia das manchas inflamatórias provocadas pelo sol, calor).
        Qdo vc quiser mudar já sabe né, todos que usam a Aqualabel White Up não querem mais parar, o Nando inclusive tá com a Loção e Emulsão pela manhã. Viciados nessa linha. Qdo eu encomendar com a Vania, vou incluir tb primer Egg Pore, to apostando muito nesse.

    • Roberto, fiquei super curiosa, se puder conta sua rotina pra gente RS abraço!

  51. Olá Meire! Gostaria de saber sua opinião a respeito de cremes manipulados para o rosto. Fui a uma dermatologista e ela me passou: vitamina C, vitamina E e ácido Hialurônico. Obrigada..

    • Francine,
      Orientado pela dermatologista e em farmácia de confiança é uma excelente opção, mesmo porque muitos cosméticos não são disponíveis em concentrações mais altas que às vezes necessitamos. Abraço!

  52. Oi Meire,Nossa quanta disciplina!!!Eu achei o sabonete Limpeza profunda de chá verde da Naive,no site hairbb.com là custa US$ 11,00 Jà comprei là e eh seguro.Ñ o encontrei no mercado livre..A onde vc compra o Biore milk?Eu compro no bobodave.com,mas leva um mês pra chegar atè aqui.Meire,o que vc recomenda para quem ñ tem melasma,mas quer da uma clareada na pele?E para aquela pele que com tudo que usa aparece bolinhas?Vc jà testou Hyaluron filler da Eucerin?(creme diurno)Eu tenho mas acho muito oleoso.Uma boa semana para vc!!!Bjs

    • Ivane,
      Compro o Bioré na Ichibankao.com ou com a Vânia.
      A pele não clareia além da cor natural, para ela chegar à cor natural é só proteção solar mesmo e vitamina C que ajuda, bem como esfoliação uma vez por semana (para ajudar a remover células caducas).
      No Blog tem post sobre o Hyaluron filler , mas o noturno (usei por um bom tempo e adorava, ótimo para o pescoço). Beijo!

      • E no momento vc está sem folhinhas ?
        do jeito que é organizada deve ter um estoque ne…. rs
        um dia eu chego lá !
        beijos

      • Eduarda,

        Semana passada eu comprei essas folhinhas com o vendedor alphabeauty do ebay. Aí, nesta semana eles mandaram uma msg pedindo desculpa e para cancelar a compra pq estavam sem as folhinhas e não tinham conseguido recomprar. Dei uma pesquisada rapidamente no Ebay e não achei as folhinhas da Muji. Estou vendo de outra marca…

        Bjo

  53. Oi, Meire!
    Eu tenho uma curiosidade: vc sabe ( ou os homens de plantão, leitores do blog ) se os homens que fazem barba diariamente e fazem uso de ácidos devem usá-los no local da barba tbm?

    bj
    Daniele

    • Daniele,
      Depende da sensibilidade da pele e do tipo de ácido porque o ato de barbear esfolia. O ácido azelaico por exemplo não traz problemas, quanto aos outros acho que depende de cada caso e da concentração do ativo. BeijO!

      • então Daniele depende realmente MUITO de pele pra pele, pois por exemplo eu mesmo até hoje só o Ac. Azelaico foi o unico acido que realmente consegui usar na pele ser doer ou arder. Contudo se usa-lo após o barbear os efeitos são desastrosos e doloridos. Hiperemia, pinicação, ardor, dor … ¬¬
        Se o cara tem a pele REALMENTE sensível acho que não vale a pena arriscar

      • Obrigada Meire e Rafael!
        Na verdade o tratamento é com Vitanol 0,025 à noite. Meu marido está com melasma e tem a pele oleosa o suficiente para fritar um ovo, com alguns cravos e espinhas. Estamos usando o Fisiogel A.I loção e após absorver o Vitanol. Tenho evitado a área da barba, mas ele tem espinhas nessa região tbm.

      • Daniele,
        O veículo do Vitanol é bem pesadinho, se a pele suportar só o Vitanol sem o hidratante por baixo é melhor ainda (é como eu queria poder usar), ajuda mais a controlar a acne. Aí se precisar do hidratante usa em outro horário. Beijo!

      • Obrigada mais uma vez, Meire.
        Você é muito atenciosa.Vou tentar assim!
        Daniele

  54. Oba!!! Estava esperando essa rotina ja um tempinho pq vou copiar algumas coisinhas!!!rsssss Queria fazer um pedidinho se todos os outros comentarios concordarem da um ok!!! Meire vc podia fazer um video de como vc faz a sua fotoproteção??? Como vc passa o protetor a base o pó e tal….acho q ficaria legal….

    • Ana Paula,
      Quem sabe um dia eu faço, né? Mas é simples, só esperar cada camada secar, não esfregar a pele com pincel, dar tapinhas e carimbadas e finalizar com um pó leve, rodando o pincel fofo até a pele ficar homogênea. Beijo!

  55. Meire, adorei o post. Eu quero copiar a sua formula lá na formule. Será só o ácido trenexâmico associado à niacinamida? vai ser em gel? (muitas perguntas) outra coisa, você ve algum problema de eu usar durante a manhã o azelan gel e a noite o papuless? pq eu amo o efeito que o azelan causa na minha pele, ele evita que apareça manhcinhas de acne e, minha pele é bem propença a ficar com manchinhas de acne, demora bastante tempo para sumir. Eu suspendi o Retin-A micro, pretendo voltar a usa-la próximo mês, pois vou passar um tempo em SP e lá no interior que eu fico já esta friozinho. Obrigada, Meire!!! Beijo

    • Sim, Niacinamida e ácido trenexâmico em gel para aplicar na face após a última limpeza do dia.
      O Papuless pode ser usado à noite mesmo que você use vários ácidos durante o dia. Beijo!

  56. nossa meire que rotina boa. eu jamais conseguiría usar varias produtos no meu rosto. pq onde eu moro faz muito calor, e eu transpiro muito no rosto. atualmente eu estou usando o vitanol 0,5 a noite, durante o dia o azelan gel ( mais so as vezes quando eu to com acne) nos olhos o desintium da svr. protetor heliocare 90 ou SKINCEUTICALS
    Physical Fusion UV com cor.e tb nos fds uma mascara com 10% de vitamina c da MENE & MOY. to gostando bastante dela. essa marca tem varios produtos com vitamina C, inclusive a vitamina C a 20%. voce conhece os produtos da marca ? abraço

    • Oi Murillo!
      Você usa ótimos ingredientes ;)
      Não conheço a Mene & Moy. Abraço!

  57. Olá, Meire
    Simples :)
    Obrigada por partilhar.
    Uma dúvida: existe banho vespertino e o noturno após o treino? Ou seja, o rosto é tratado assim que chega a casa e após o treino?

    Margarida

    • Oi Margarida!
      Eu chego do trabalho cedo e só malho à noite. Após o último banho aplico a Niacinamida e durmo com ela no rosto. Beijo!

  58. O post tão esperado do ano saiuu o da nossa guru da beleza!!!!! Adorei a sua resenha, gostaria também de sugerir um post sobre os seus cuidados com os cabelos.
    Meire descobri que minha pele não se da bem com o Bioré branquinho, acredito eu que as pessoas que dizem que ele da cravos e espinhas é pela mesma razão que a minha. Aplica-lo de manhã 06:00 e retira-lo apenas a noite tipo 23:00 h. Não deu certo !!!!

    • Milena,
      Não dá mesmo, ele cobre muito a pele e dá uma barreira forte, por isso é tão bom para o melasma. Só uso pela manhã de segunda a sexta, nunca uso nos finais de semana por isso alterno protetores. Nos dias em que me prolongo com ele à tarde aplico produtos antiacne na pele ao retirá-lo. Beijo!

  59. aaaaaaaaaaah! até que enfim :D

    bom tenho que reler prq afinal é realmente bastante produto rsrs

    mas mesmo assim tenho duas perguntas:
    - no período vespertino após aplicar o Derm AHA, o Biomedic Pigment e o Clairial C10 mais ou menos quanto tempo eles permanecem na sua pele, digo quanto tempo vc deixa? umas 3 a 4 horas?

    -no banho vc disse que usa de óleos de oliva, qual?

    e por fim … a BIOPUR Pore Reducer na SEPHORA tá uns 130 dinheiros!! e vc acha que rola uma segunda alternativa tipo uma mascara de acido salicico como mascara de purificação pra depois uma pesada de hidratação? – tem alguma sugestão que nao seja a biopur?
    como mascara hidratante tenho usado o Hyaluron Filler dia – Eucerin por ter ácido Hialuronico, Saponina de soja e FPS 15 (pra dar uma ajudinha ja que agente fica em casa e esse fps da quebra o galho – eu acho ¬¬). Eu deixa a mascara agir por mais ou menos uma, uma hora e meia … cê acha que é pouco?

    e Meire vem cá o ácido tranexâmico não indicado como anti-hemorragico? onde lááá na cascata de coagulação serve como inibidor (plasmina) na “proteção” dos coagulos??
    fale mais dele para a pele :D

    • Rafael,
      Chego em casa mais ou menos 13:40h, varia muito. Deixo os ácidos na pele até depois de malhar à noite. Ocorre que depois de umas 3 horas o que tinha que absorver já absorveu, se a gente conseguir deixar 4 a 6 horas já está ótimo.
      Uso o azeite de oliva que tiver na cozinha, hahahahah! Marido compra vários porque adora cozinhar. Mas o azeite só uso dos joelhos para baixo na hora da depilação, no corpo todo como banho turco fica pesado na minha pele, faz um double cleansing de corpo.
      A máscara de hidratação por uma hora tá ótimo, desde que você não lave o rosto em seguida ou só faça um jatinho leve de água termal ou mineral ou tire o excesso com um lencinho. Quanto mais tempo demorar para lavar o rosto depois de aplicar a máscara melhor.
      Sim, o ácido trenexâmico é um antifibrinolítico, na pele ele tem ação sobre os pequenos vasos que se formam pelo meio do melasma fazendo a mancha ficar mais resistente e possivelmente também uma ação antimelanina (obscura). Vou usar pelo efeito nos vasinhos, espero que em mim funcione! hehe
      Abraço!

      • Já usei essa máscara Biopur, é ótima, é uma máscara de kaolin (argila branca), tem efeito anti oleosidade e não é hidratante; alternativas semelhantes: Nivea Pure Effect 3 em 1 e L’oreal Pure Zone Gel creme 2 em 1.

      • Roberto, ótimas dicas!
        Eu usei muito tempo máscara de argila e tambem o esfoliante da Pure Zone, aplicando, deixando um tempinho e tirando.

      • Roberto, valeu pelas dicas :D
        Meire, interessante esse uso do ac. trenexâmico tópico, (imaginava mesmo que fosse uma ação sobre vasos de pequeno calibre) aguardaremos novas resenhas rsrrs

      • Aqui tem um explicação para o possível mecanismo de ação do AT no clareamento:

        “2.9. Tranexamic Acid (Obtained by Shiseido Co., Ltd. in 2002)

        Tranexamic acid has been used as a traditional hemostatic medicine, and is known as an oral medicine for treating melasma [28]. Plasmin, a kind of protease in the blood serum, functions to enhance the intracellular release of arachidonic acid, a precursor of prostanoid [29], and also to elevate alpha-melanocyte stimulating hormone processed from pro-opiomelanocortin [30]. Both arachidonic acid and alpha-melanocyte stimulating hormone can activate melanin synthesis by melanocytes. Therefore, the anti-plasmin activity of tranexamic acid is thought to play a role in its topical effectiveness for treating melasma.”

        http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2904932/

      • Pedro,
        Parece ter tudo a ver pois o ácido aracdônico é um agente pró-inflamação, mas ainda acho meio estranho esse mecanismo porque melanina não se exacerba quando está tudo dentro do fisiológico. Não sei, mas tenho a impressão que na pele ele ‘sufoca’ os vasos superficiais por algum efeito trombótico leve e isso acaba reduzindo o depósito de pigmentos que eventualmente extravasam. Ou talvez existam vários mecanismos, um oral e outro tópico (fica meio difícil acreditar numa interação de cascata tão grande com tratamento tópico). Acho muito confuso ainda, hehe.

      • Sim, é o que acho também. :) Na verdade, provavelmente é o que as empresas que comercializam AT também acham, visto que elas usam o AT junto com outros “ativos”. Se fizesse um efeito muito pronunciado provavelmente iriam usar o AT sozinho. hehe Por enquanto, vejo o AT como um mero coadjuvante interessante…

      • Só para complentar meu comentário: tá me parecendo interessante para ajudar a prevenir o escurecimento de uma mancha causado pelos raios UV (tanto é que vem sendo usado em protetores também), e não, necessariamente, clarear manchas já existentes (caso seja usado sozinho). Mas se for capaz de prevenir o escurecimento, eu já acho alguma coisa. hehe

      • Corrigindo: Nivea Pure Effect 5 EM 1, mas existe uma gama enorme de máscaras com Caulim, de Lancôme a Avon, inclusive considero o melhor ativo para máscaras de limpeza anti oleosidade, meu limpador preferido tem: Clearskin Professional Avon

  60. Oi Meire, adorei o post, era o mais esperado por todos seus leitores rsrs. Sua rotina é muito completa, gostei da ideia de manhã/tarde/noite, vou tentar fazer algo parecido – assim que chegar em casa, limpar o rosto e hidratar bem e na hora de dormir aplicar o ácido. Vejo que preciso incluir uma vit. C pela manhã e procurar um bom esfoliante, porque apesar dos ácidos azelaico e salicílico (que uso em noites diferentes) meus poros (principalmente no nariz, onde minha pele brilha MUITO) continuam ressaltados. Também este verão quente e úmido não tem ajudado rsrs. Esta semana recebi o Holika Holika Pore Cover FPS50 e estou maravilhada com ele. Apesar de não ter os benefícios do Laneige Brithening Powder FPS50 (vit. C, arbutin, etc), o Holika é muito delicado e cobre super bem os poros, tenho usado até mesmo como primer para base e para filtro solar mais molhado. Um dia quero ter um arsenal de produtos tão completo como o seu – apesar de que minha mãe e namorado acham que tenho produtos pra caramba – acho que vou mostrar seu post pra eles hehehe beijos

    • Aninha,

      Hoje gosto mais do pó da Holika do que quando comprei. E ele fica bom para retoque, basta aplicar com um pincel delicadamente e depois dar uma esfumadinha. Ele disfarça melhor os poros do que o da Laneige, pelo menos em mim. Beijo!

      • Eu tbm estou usando o pó da Holika ! Como durante o dia não estou me adptando com protetores solares extra matificantes. Aplico o pó várias vezes para tirar a oleosidade da pele! Ajuda bastante, ainda tenho a impressão que ele deixa a pele macia.
        Só não consegui tirar o efeito fantasma, ele é bem clarinho!

      • Milena,
        Ele dá esse efeito mesmo, fica simplesmente horrível em fotos, hahaha. Mas ao vivo dá pra ir levando. Beijo!

      • Oi Milena, não sei se é porque sou muito clara, mas ele não me deixa branca. Eu faço assim: aplico com pincel uma camada bem generosa na pele, daí enquanto espero absorver vou fazendo outras coisas. Depois de um minuto, pego outro pincel (limpo) e esfumo bem. Fica bem legal pra mim.

  61. Meire,

    Minha pele não tolera usar vários produtos ao mesmo tempo, ou seja, um depois do outro, não aceita camadas, no maximo um hidratante + protetor ou acido .

    Meire, vejo que vc gosta muito de experimentar coisas novas, seria legal tambem saber seus produtos preferidos e o que vc vai recomprar quando acabar, tem até uma tag onde vc junta várias embalagens de produtos que já terminaram e faz uma avaliação do resultado final, porque muitas vezes nossa opinião muda no decorrer do uso de um produto e quando ele termina já não achamos ele tão bom como no começo do uso, num mundo de variedades que temos hoje em dia, recomprar um produto é algo raro.

    Eu não costume repetir produtos consecutivamente, mas quando gosto muito sempre termino voltando para ele, alguns exemplos: Biore milke, sabonete actine, Dermovitin, azelan, diferin, papuless, ensolei oil control, bpantol derma, etç.

    • Oi Sílvia,
      Boa parte dos produtos que estão na minha rotina já uso desde 2009. Vou fazer um balanço destes produtos daqui ha algumas semanas , tá? Beijo!

  62. Teve gente aqui em casa que estava anotando as dicas e a rotina. ^^ Hahaha

    Bjs.

  63. Amei os detalhes doutora…
    Quando eu disse que com essa pele linda não conseguimos acreditar em melasma é pura verdade não é ofensa.

    É tão linda, tão linda acho sua pele tão clarinha um sonho

    Meu melasma estava marrom super escuro, meio acizentado daí comprei o cosmelan pack e estou fazendo o tratamento em casa sozinha mesmo :-(
    E depois de 1o dias as manchas estão tão clarinhas que acordo super feliz… a auto estíma super agradece quando essas manchas gritam na nossa face.

    Linda, adoro seu blog e vc

    • Joseane,
      Que bom! Aí é só reforçar a proteção solar para conseguir manter o bichinho calmo, hehe. Beijo!

  64. Meire, eu vi um tubo de lanolina (Millar) entre as tuas coisas. hehehe Lanolina é extraordinariamente boa para combater o ressecamento dos lábios. heheh Usas nos lábios também?

Os comentários estão desativados.