Apontamentos do 71º Annual Meeting – Academia Americana de Dermatologia (Miami 2013)

tiger_husky_184ssbj-184sse4

Oi gente!

Minha amiga Patrícia (post com colaboração dela aqui) participou do 71º Encontro Anual da Academia Americana de Dermatologia que aconteceu agora em março. Como hoje atendemos em salas vizinhas aproveitei nosso intervalo para pescar algumas anotações dela.

Pelo que vi não teve tanta coisa nova na área de cosméticos nem houve tanta novidade para os dermatologistas (possivelmente muitos aparelhos novos para procedimentos estéticos), mas há algumas coisas interessantes para quem não é da área como a gente:

Rosácea

Pesquisadores perceberam que um dos fatores agravantes da rosácea é a presença do Demodex folliculorum, um ácaro que pode infestar a pele de pessoas susceptíveis. O tratamento? Com Permetrina, uma substância que pediatras e dermatos costumam usar para tratar infestações por piolhos.

Isso é extremamente interessante do ponto de vista fisiopatológico porque o ácaro é um indutor de reações inflamatórias e alérgicas, o que reforça a ligação da rosácea com mecanismos imunoalérgicos. Possivelmente o D. folliculorum passa pelo rosto de muita gente, mas quem tem rosácea reage particularmente mal a ele.  Achei isso bem promissor. Outra coisa legal com relação à rosácea foram os resultados positivos com ácido azelaico. O tratamento é tópico e em dose única.

Acne

O consumo de alimentos que promovem alto índice glicêmico piora a acne, como por exemplo… o chocolate açucarado. A culpa não é do chocolate e sim do fato dele promover um pico glicêmico rapidamente. Então quem tem acne deve fazer uma dieta evitando açúcar refinado e dando preferência a carboidratos mais complexos, o que é bom para todo mundo, né?

Algumas pessoas podem melhorar da acne usando Metformina, um remédio geralmente prescrito para quem tem Diabetes. Quem tem transtorno bipolar e faz uso de Lítio pode apresentar piora da acne justamente porque o Lítio aumenta a glicemia.

Por algum motivo ainda não esclarecido pessoas com acne sofrem mais com doença inflamatória intestinal do que pessoas sem acne. Em minha opinião a pista está no sistema imunológico, a acne hoje é vista como uma doença de caráter inflamatório, da  mesma forma que doenças reumáticas e de outros sistemas. Achei o dado relevante porque reforça a necessidade de se ver a acne não só como ‘espinhas’ e sim como uma doença que requer atenção e tratamento.

Roacutan

Confirmando estudos recorrentes, a Isotretinoína (‘Roacutan’) não é causa de depressão. Ocorre que 24% dos adolescentes com acne podem apresentar depressão enquanto só 9,5% dos adolescentes sem acne são depressivos. O que causa depressão é a acne, não o tratamento.

Cicatrizes

Percebeu-se que quando uma pessoa precisa fazer algum procedimento cirúrgico no rosto e aplicou Botox antes a cicatriz resultante do procedimento tem melhor aspecto estético. Achei isto particularmente interessante para quem tem câncer de pele ou outros problemas que geram maior risco de cicatrizes inestéticas.

Hormônios Sexuais

Uso de hormônios sexuais como estratégia anti-envelhecimento permanece controverso, eles citaram que seria interessante manter os hormônios em níveis fisiológicos. No caso de mulheres sem útero, bastaria repor estrógenos. Sou contra reposição hormonal visando estética tendo em vista as complicações que podem resultar do tratamento como embolia e alterações cardiovasculares; em minha opinião o hormônio só deve ser reposto em casos específicos como por exemplo menopausa cirúrgica. É normal que com o passar da idade os hormônios caiam, ou seja, o nível fisiológico é baixo mesmo.

Escolhi aguardar cada sinal da idade só com prevenção (e porque usar cosméticos me diverte), mas compreendo quem quer lutar contra o tempo de maneira mais ativa  e não tenho preconceito quanto a isso porque se me der vontade um dia faço algum procedimento facial, só não acho interessante que sejam feitos tratamentos que venham a arriscar a nossa saúde.

Gestantes

Parece que se chegou a um consenso de que o ácido azelaico pode ser usado em gestantes, o que é maravilhoso já que ele pode reduzir a chance de desenvolvimento de melasma, fiquei muito feliz porque agora já posso dar esta dica para as gestantes que acessam o Salada. A bula do produto não recomenda o uso em gestantes (há muitas bulas desatualizadas). Outra coisa que está bem liberada da gestação é o peróxido de benzoíla.

Melasma

Com relação à hidroquinona o evento destacou que ela reduz a melanina no entanto aumenta os melanócitos (que ruim, einh!), então a substância exige desmame durante o tratamento. E o desmame deve ser acompanhado de associação com outros clareadores para reduzir a chance de efeito rebote. Como ela aumenta os melanócitos sempre há o risco das manchas reaparecerem mais graves no futuro.

O ácido azelaico foi citado como uma opção no clareamento de melasma, mas isso a gente já sabia.

O ácido trenexâmico está sendo relativamente bem cotado porque parece agir nos vasos que acompanham o melasma, o que é um diferencial importante. A Patrícia explicou que quando o dermatologista examina a pele com melasma percebe pequenos vasos que formam uma sombra local, por isso muitas vezes a mancha não desaparece. O uso injetável é meio desanimador porque é doloroso, mas o uso oral pode ser uma opção válida. Eu vou usar o ácido e depois conto tudo para vocês. A dose oral preconizada é 125mg/dia e a concentração tópica varia de acordo com cada paciente, no geral  a partir de 2%. Minha dermato vai estudar o melhor esquema.

Vitanol (Tretinoína): Nunca perde o trono como antienvelhecimento padrão-ouro

Só para reforçar uma coisa que a gente fazia mas que foi confirmada: para minimizar os efeitos colaterais do Vitanol é preciso preparar a pele com hidratantes. No evento o palestrante ensinou assim: Lavar o rosto, esperar cerca de 20 minutos, aplicar um hidratante (‘mosturizer’) e a seguir aplicar o Vitanol.

Este tipo de procedimento pode, como já explicamos aqui no Salada, reduzir a potência do ácido e só está indicado em quem tem a pele mais sensível.

Outra forma, sugerida pela Formule (a farmacêutica responsável é especialista em formulações de cosméticos), é fazer o contrário: lavar a pele, esperar, aplicar o Vitanol, esperar que ele absorva e depois aplicar um hidratante. Interessante que é assim que tenho feito com o Derm AHA quando acho necessário, porque depois de aplicado minha pele continua ardendo, quando passo o hidratante há alívio sem prejuízo ao ácido.

Flacidez, perda de gordura na pele

Para face, pescoço e colo foram citados dois ingredientes, a creatina (2%) que aumenta o colágeno e o adyfiline (5%), que dá um up no tecido gorduroso, opções para associar aos hidratantes faciais de pessoas idosas. Eles podem ser usados no mesmo horário que o Vitanol. Vou providenciar para minha mãe, se ela gostar faço um post.

Por enquanto é isso ;)

Beijos,

Meire

@meire_g

About these ads

79 thoughts on “Apontamentos do 71º Annual Meeting – Academia Americana de Dermatologia (Miami 2013)

  1. Oi, querida! Uma correção: o esfoliante que uso da Vichy se chama normaderm (bom, acho que é!) e é de ácido salicílico. Bjo!!!

  2. Oi, querida e linda Meire! Obrigada pelas dicas.
    Estou dando gargalhadas aqui com as ditas “sandices” do Roberto! Se eu entendesse das coisas feito vcs eu tb seria assim, cheia de sandices e experiências em mim mesma, pq eu não tenho reação nem alergia a nada na pele.
    Vc me perguntou que tipo de pele é a minha: normal a seca, aqui no inverno não fico nunca com a pele brilhando. Na época pré menstrual me aparecem espinhas e cravos, mas a pele continua ressecada. Uma vez por semana eu faço exfoliação física com um produto Vichy da linha Dermativin (acho que é esse nome mesmo).
    Agora eu tb já quero essa loção Aqualabel White Up que o Roberto falou! Deve ter resenha dela no Pedro! Vou lá ver! Eu amo tônicos e loções. Sempre usei um da Nívea para peles secas, e aqui na Espanha depois de ler vcs eu comprei um tônico da Olay para peles secas e anti idade, e em ambos os casos nunca senti pele repuxando. A pele acalma, fica hidratada, e sente falta quando não os uso. Sei que vc não gosta de tônicos, e que usa água termal. Estou usando uma água termal da Avene, uso depois de lavar o rosto e antes do tônico, para depois passar o hidratante. Pronto!, já viciei em água termal também. Vc tem preferência por alguma marca de água termal, Meire, ou são todas iguais? Boa semana para vc, querida!

  3. Oi, Meire.

    Será que é “compatível” e interessante, quem tem propensão e até pequenos “vasinhos” (como é o meu caso) usar o ácido trenexâmico JUNTO com o Vitanol A ou então manipular ambos na mesma fórmula? Claro, sem um interferir na eficácia do outro…. Bj.

    • Deborah,
      Não sei sobre a compatibilidade e estabilidade de uma fórmula associando os dois, mas acredito que não seja interessante usar os dois no mesmo momento porque o ácido retinóico que já é muito irritante, mas pode ser que separado e dependendo da concentração de cada um não exista problemas. Beijo!

    • Pedro, faça mesmo. Dei uma levantada e os resultados são conflitantes mas pendem para alguma relevância. Oral e injetável já decidi não usar, será tópico a 3% mesmo (depois subo se precisar).Bj!

  4. Ops, ácido tranexâmico (tranexamic acid). Desculpe escrevi errado!*_*

  5. Meire eu já usei Ácido tranaxêmico em gel a 2% manipulado durante um bom tempo (1 ano) em formula ssociada com outros acidos como glicólico, lático etc prescrito por Dermatologista. Não vi efeito nehum de clareamento. Inclusive usei uma solução do mesmo ácido para esfoliação também. Ardia absurdamente, era um sofrimento, descamou a pele e as manchas permaneceram…
    Mas sei que cada pele pode reagir de maneiras diferentes, então sempre pode haver uma esperança.
    Quanto ao uso por via oral acho que não arriscaria mais, li este artigo no pubmed:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22552446 sobre o tratamento e vi alguns efeitos colaterais e na minha pesquisa pela net vi pode aumentar o risco de trombose também (principalmente em pessoas pre-dispostas)…eu Cláudia, não tenho coragem, meu melasma não merece este risco todo…prefiro esperar por mais estudos.
    Bom queridos do Blog só queria dar o meu depoimento. Tenha uma semana de paz. bjs. Amo interagir com vcs.:)

    • Cláudia,
      Ele é antifibrinolítico, eu usava muito quando trabalhava em pronto-socorro, concordo com você. Mas em dose mais baixa que a antifibrinolítica ele só aumenta mesmo o risco em pessoas predispostas, daí a necessidade de tratamento apenas em casos específicos e sob orientação médica. Eu também não vou usar nem oral nem injetável, vou testar direto na pele. Mas o efeito dele não é exatamente sobre as manchas e sim sobre a sombra dos vasos neoformados que contribuem com a mancha. O meu melasma meio que já foi embora, mas ficou essa sombrinha talvez até pelo tratamento com tretinoína. Acho que só deve ser mais interessante para quem tem melasma intradérmico com essa proliferação ou só como coadjuvante. A minha fórmula (está sendo estudado o veículo e a possibilidade de associar à niacinamida) não terá outros ácidos juntos justamente para evitar isso que você passou. Quero começar bem devagar para não irritar a pele. Depois destes anos todos lidando com o melasma a gente fica escaldada, né? Beijo!!

  6. Dra. Meire, olá
    A cada dia que passa estou mais apaixonada pelos seus posts.Essa semana tive consulta com a dermatologista e fiquei decepcionada quando ela me disse que no 71 encontro não teve nenhuma novidade. Já que li um post seu falando sobre o ácido trenexâmico, ela poderia ter me receitado o ácido já que pedi, quem tem melasma sou eu e não ela. Desde dezembro uso uma receita de ácido manipulado e não vi resultado algum, acho melhor trocar de dermatologista. O que você acha do ácido trenexânico via oral?
    Abraços,

    • Fabíola,
      Eu achei melhor testar primeiro só na pele, em forma de gel, embora o uso oral pareça dar efeitos sim. Vou esperar minha dermatologista acumular mais experiência com ele primeiro. O ácido interfere com a coagulação (ele é um medicamento antihemorrágico na verdade) então quero estar certa da segurança antes de qualquer coisa.
      Mas Fabíola dois ou três meses de tratamento para melasma pode ser pouco tempo para ver efeitos. Reforce bem a proteção solar! Beijo

      • Oi Dra. Meire,
        Na verdade já faço tratamentos para melasma desde o ano 2000, já usei fórmulas em que o melasma sumia e após um tempo voltava novamente, em 2008 cai na besteira de fazer um peeling de ácido acetilsalicílico, pois minha no meio da testa tinha exatamente uma melasma da espessura de um dedo, foi a morte, a minha pele ficou completamente manchada, antes só tinha melasmas na ponta do nariz, no buço, um pouco nas bochechas e na testa, após esse peeling posso dizer que apenas um lado do meu rosto perto do pescoço não tem melasma, vivo constantemente em busca de uma solução. Não gosto quando vou a algum dermatologista e o mesmo diz que não tem cura, que não tem cura todo mundo que tem melasma sabe, estou em busca de melhorar a tonalidade do meu melasma.Já usei quase tudo para melasma, até LIP já fiz, mas teve efeito rebote. Vi seu vídeo no youtube e achei sua pele maravilhosa para quem ainda tem sombra do melasma. Você por acaso já usou o Protetor solar PHSYCAL DEFENSE? De tudo que essa última dermatologista me passou foi a única coisa que gostei.
        Beijos,

        Fabíola

      • Fabíola,
        Minha pele só melhorou de fato depois que comecei a usar proteção solar pesada e me disciplinei mais com a maquiagem. Eu já tinha perdido a esperança de melhora. Só depois de um ano com proteção solar paranoica ao ponto de ficar com deficiência de vitamina D (hoje tomo complemento via oral) é que a pele respondeu. Hoje tem só uma sombra, qualquer base cobre e nem preciso usar corretivo porque não me incomodo com o que fica aparecendo. Mas já vão vários anos de dedicação no tratamento. Nosso melasma não tem cura mas pelo menos pode ficar menos escuro. Não conheço o protetor que você usa,é um das Skinceuticals?
        Um beijo!

  7. Olá Meire,
    Ótimas informações. Muito pertinente o comentário da Deborah, dependendo de cada caso, a pele requer cuidados preventivos a partir de um certo momento ou situações. No meu caso, estou em reeducação alimentar, exercicios… sinto necessidade de um adequado firmador. Tenho a expectativa de um resultado positivo na tua mãe. Meus agradecimentos para tua amiga dermato Patrícia e pelo belo trabalho em conjunto.
    Beijos,

  8. Meire, vc faz uso de vitaminas oral e suplementos nutracêuticos?
    Há quase 2 meses passei a fazer uso de Vit C, Licopeno, Omega 3, Omega 9, Lecitina, Astaxantina, Suplemento All 26 (vitaminas e minerais, selênio), todos com ações potencializadas se usadas em conjunto, e até agora não vi resultado algum, pelo menos na pele.
    Em dezembro parei com a tretinoína e tentei AHA 10% ,não gostei, depois BHA 2%, melhorzinho, mas não teve outra, voltei para a tretinoína, no meu caso, não tem nada melhor, a pele fica super lisa, esticadinha e viçosa, umas 3 x na semana é que uso BHA, pq p poros é o melhor ativo.
    Abs

    • Roberto,
      Uso só vitamina D mesmo, mas tomo uns 300mL ou mais de suco de cranberries por dia pelo efeito antioxidante (se bem que não deve ter efeito nenhum hahaha) e porque é diurético e melhora minha retenção de líquido.
      O uso destes suplementos é bem controverso porque o organismo é muito competente em lidar com excessos de vitaminas e tende ou a estocar (no caso das lipossolúveis) ou eliminar pela urina, como ocorre com a vitamina C. O selênio não tem nem IDR bem definida, mas talvez o Licopeno seja interessante (principalmente para homens, pela possível prevenção de câncer de próstata).
      Para os poros tenho usado um produto (ai que preguiça de levantar para ir ver o nome) que é uma máscara purificadora, ajuda muito! Vou resenhá-la brevemente. Acho que não vou voltar para a Tretinoína por causa dos vasinhos que apareceram com o tratamento, só preciso checar com a dermato se é culpa da Tretinoína mesmo ou se é culpa do tempo (ai meus sais, hehe). Certa vez vi que era mito, depois que não é mito. Acho que vou fazer um especial sobre poros.

  9. Meire, comecei recentemente com o uso do ácido tranexâmico oral 250 mg/dia, mas como parei com o minixodil por ter me causado hipertricose, estou passando por um shedding terrível há uns 2 meses, e isto coincidiu com o início do uso do ácido tranexâmico, fiquei pensando, o ATA é um coagulante e a alopécia é causada em parte pela má circulação/irrigação do couro cabeludo, fiquei receoso, isto pode ter aumentado a minha queda de cabelos, já q o minoxidil trabalha estimulando a micro circulação.
    Parei com os 2.

    • Roberto,
      Justamente pela questão da cascata da coagulação decidi usar o ácido trenexâmico em gel, eu sou super avessa à medicação oral, tudo que tomo é vitamina D. Pedi para minha farmacêutica estudar uma fórmula com ele veiculado em gel leve com 4% de niacinamida para tratar os vasinhos e prevenir o amarelo da pele que pode ocorrer com a idade. Ela vai testar pH e tudo mais e me passar uma amostra, espero que dê certo. Minha dermato programou entre 2 e 5%, vou começar com 3% que é uma concentração standard.
      Aí meio que inventei uma fórmula com ácido glicólico para usar como clareador para os braços e colo, ela vai preparar e testar a estabilidade, hehe.

      • Uso sem dó nem piedade o Aqualabel White Up, já comentei aqui, em poucos dias o tom da pele clareia, se usado em conjunto com a Vit C, é um primor. Após o tonico Perricone, uso a emulsão Aqualabel e depois Improve C 20 ( que pretendo trocar pelo Hydracid C 20). A pele fica tão hidratada, luminosa e super clara que não pretendo parar de usas esses ativos.

      • Roberto,
        Será que você vai gostar do Hydracid? Porque o Improve C é vitamina ácida, né? Talvez você ache o Hydracid menos ativo. Vou ver como posso encaixar o Aqualabel White Up na minha rotina. Você compra onde?

      • Acredito que vou gostar do Hydracid, não estou conseguindo usar diariamente o Improve pq está sendo muito ácido, estou querendo mesmo algo suave.
        Sobre ao Aqualabel compro com a Vania mesmo, e tive a ideia de adicionar comprimidos de ácido tranexâmico na emulsão, 1 de 500mg p cada 10 ml de emulsão e tenho mais 5% do ATA, percebi uma potencializada no clareamento, além de um acabamento mate, mas como disse ao Nando: é uma das minhas sandices, rs.

  10. Oi, Meire Linda!

    Obrigada pelas novidades! Adorei este post. Quando li ácido tranx,,, não sei nem escrever o nome!, logo me lembrei do Pedro, pois sei que ele gosta dessa substância. E qdo li sobre a rosácea me lembrei do Nando.

    Quanto á tretinoína, eu usei Vitanol por quase 15 anos seguidos, sem nehum problema, nenhum mesmo. Pele maravilhosa, do povo parar na rua e comentar. Infelizmente, de 2 anos prá cá tive que suspender o uso pq a minha pele “surtou” e encheu de vasinhos. Uma pena, pois para mim ele era perfeito!

    Há quase 2 meses estou usando Redermic R, mas não vejo nada demais. Vc disse no post que há retinol e retinaldeído, e que vc usará o retinaldeído. Qual a diferença entre eles e quais são os produtos que possuem cada uma dessas substâncias? O redermic r tem é retinol, certo?

    Vc poderia perguntar para a sua amiga dermatologista o que ela indica para esses vasinhos na face? A minha dermato aí do Brasil não teve coragem de fazer laser neles por medo de dar melasma (ela só teve coragem de fazer laser nos cantinhos do nariz, e depois de muuuita insistência minha). Minha mãe fez, certa vez, aplicação com injeção nesses vasinhos da face, igual a gente faz nas varizes da perna. Mas nem isso a minha dermato quis fazer por ela não dominar a técnica. E eu não confio em mais ninguém daquela cidade… Estou perdida… O que eu faço? O que eu devo procurar?

    Vc pode passar a fórmula do seu clareador corporal, ou isso seria anti ético? Qdo eu chegar no Brasil e pedir isso para minha dermato ela já vai me falar o de sempre: que eu não preciso de nada… Já os dermato daqui da Espanha só cuidam de câncer, o resto é “frescura”. Ai, como isso me irrita!

    Será que os médicos acham que a gente gosta de sair de casa, perder tempo e dinheiro, e ir procurá-los por meras “frescuras”? Como eu queria um médico que me olhasse nos olhos, que lesse minha alma e minha pele do corpo inteiro, e me ouvisse de coração e ouvidos bem abertos. Vc poderia mesmo ser dermato e ser minha vizinha e atender pelo meu plano de saúde! Rs! Essa frase entrará para a história do Salada, né?!

    Bjo, querida!!! Obrigada por tudo!!!

    • Clara,
      O Retinaldeído está no Retinage Plus Rosto, mas passei na farmácia hoje e não gostei da fórmula, achei o veículo pesado e desisti de usar por enquanto. O Redermic R é mais preventivo mesmo, uma outra opção é pegar um Retinol mais concentrado, a Skinceuticals tem mas nunca usei.
      Vasinhos é laser mesmo, mas agora tem o ácido trenexâmico (vou começar a usar então só daqui uns dois ou tres meses vou saber se realmente funciona) que pode reduzir o aspecto dos vasos, que eu também tenho. Como a gente tem a pele muito clara eles aparecem mais. Não me incomodo muito porque eles são minúsculos e com um véu de base cobre.
      O Clareador corporal que uso é apenas preventivo porque ainda não tenho manchas, é o Clareador de Romã da Formule (só vende aqui em Natal, é de manipulação e foi criado pela dona da Farmácia, tem um post sobre ele com a fórmula, acho que dá para manipular algo parecido fora).Ele será manipulado para mim com 8% de AHA, vou testar e vou testar também um gel com uma concentração mais alta. Quero evitar aquelas manchinhas que podem aparecer com a idade.
      Beijo pra você também!

      • Minha dermatologista também cortou o Vitanol e retinol por causa dos vazinhos que apareceram na minha pele, e da rosácea ( leve), e não quer fazer lazer por causa do melasma que ela diz que eu tenho(mas que eu ainda enxergo como pequenas sardas que não me incomodam). Você vai usar o ácido trenexamico manipulado? Eu usei a loção da Aqualabel com este ativo e não percebi nenhum efeito, nem no clareamento das sardas, nem nos vazinhos. Mas ainda tenho esperanças com o ácido trenexamico e vou aguardar ansiosa seu veredicto!

      • Lmaria,
        A concentração do ácido trenexâmico em alguns cosméticos é pequena, eu vou preferir manipular mesmo. Beijo!

      • Ai, menina linda! A cada post e a cada resposta, mais e mais a lista do “eu preciso disso urgente” crece!
        Vc poderia se associar a esta farmacêutica daí, inventarem fórmulas novas e vender on line com entrega internacional. Tem uma farmácia de manipulação do Rio que é a única que a minha dermato confia, e eles mandam pelo correio os produtos prescritos por ela e que as pacientes encomendam.
        A minha dermato é tão linda, linda como vc, além de humana e honesta. Eu queria que vcs se conhecessem, mas ela odeia net!
        O meu interesse pelo clareador corporal é o mesmo que o seu, prevenir as manchas senis.
        Vc tocou num assunto que haaaaaá mto quero lhe perguntar: Skinceuticals! Sou doida para usar a vit c dessa marca, o C E Ferulic, que me foi prescrito pela dermato, mas até hj não comprei pq acho caro demais. Nos sites dos EUA ele custa por volta de 150 dólares, eqto que nos sites da Europa por volta de 150 euros! Eu não aceito mesmo pagar essa diferença de preço! Eu não tenho mãe judia, mas a minha mãe mineira da roça tb vivia fazendo economias e aprendi com ela… A dúvida é: vc sabe de algum site dos EUA que venda skinceuticals para o exterior? Eu já procurei mas não achei, mas deve existir sim. Eu tenho receio de comprar pelo ebay e ser falsificado. Li em algum lugar vc dizendo que se sua pele suportasse vc usaria este produto. Na suposição de que sua pele o suportasse e vc não o quisesse comprar por causa do preço,, qual outro produto similar a este da skinceuticals vc usaria? Fico desanimada pq o Pedro me disse que nada se compara a este CE Ferulic; mas antes desse produto existir deveria ter tido outro que fazia mais ou menos a mesma coisa; e depois do lançamento desse skinceuticals, dada a sua fama, é quase que impossível que não haja algum produto concorrente que se proponha a fazer o mesmo, né?!
        Vc acredita que eu nunca usei vit c? Preciso usar pq minha pele está sem viço. Mto obgda por tudo!!! Ótimo final de semana para vc!!!

      • Oi Clara!
        É que a vitamina C da Skinceuticals é ácida. Acho que é a melhor fórmula mesmo porque conta com o ácido ferúlico que tem efeito renovador/esfoliante/iluminador. De tudo que usei a melhor substituição é o Hydracid (20% de vitamina C) com meus ácidos da La Roche (Derm AHA e Biomedic Pigment Control), que sai mais caro que comprar o da Skinceuticals.
        Às vezes a falta de viço na pele é falta de esfoliação e hidratação, talvez o Hydracid associado a uma rotina esfoliante leve ajude muito sua pele.Você tem pele oleosa ou seca?

  11. Meire,

    Minha pele não tolera bem tretinoina, nem com quilos de hidratantes por baixo, porem o adapaleno é muito bem tolerado, já usei o diferin e gostei demais, agora estou usando o adacne cli e minha pele esta melhorando.

    • Sílvia,
      Estou pensando em nem voltar para a Tretinoína. Também gosto do Adapaleno mas estou pensando em usar o retinaldeído. Beijo!

  12. Meire,

    Azelan eu usei muito quando era lactante, as dermatos sempre liberavam.

    Eu comprei o hidratante efacclar mat, é um produto muito bom que deixa a pele muito macia e tem um cheiro bem caracteristico da linha, eu tô gostando, porem mesmo ele sendo matificante e usando por cima o ada tina pore, chego no trabalho com o rosto parecendo um farol.

    Meire, eu testei a base da revilon que vc usa, ela tem uma cor muito bonita que bateu perfeito com minha cor ( nude), não tem cheiro e tem um preço ótimo, o único defeito é que ressaltou meus poros, mais sei que o problema é a minha pele e não o produto, se a médica não tivesse me proibido de usar base, eu teria comprado.

    Meire, fala depois um pouquinho mais sobre essa base, gosto da sua avaliação pq vc é bem analitica e criteriosa na avaliação dos produtos, enxerga pontos que nós não saberiamos indentificar, não vejo graça em ler resenhas de pessoas que acham tudo maravilhoso, por isso gosto de ler as suas resenhas qp vc é bem exigente.

    • Sílvia,
      Faço uma resenha sobre ela então. A minha também é a nude, é um pouco escura na minha pele mas ajusto com pó e fica boa. Beijo!

  13. Oi Meire,fui na minha dermatologista hje e ela me passou:Dermotivin original,Improve C20 Dermage,secatriz controle de oleosidade,(Dermage) colageno e inneov fermetè para ingerir.Eu comentei sobre o Hidracyd,e a mesma me falou que eh um pouco oleoso para o meu caso que tem Zona T..O que vc acha?Dermotivin acho que não vou comprar,pois uso Biore milk e comprei com a Vania o Biore mild cleansing..Tentei me consultar com Dra.Patricia Freire mas infelizmente ela não atende meu plano..Bjs

    • Oi Ivane!
      Eu não acho o Hydracid C20 oleoso, mas gosto de pele bem hidratada e uso muitos ácidos, que ressecam a pele, então no meu caso é necessário hidratar mais. Possivelmente em peles mais oleosas ele pese, já que ela resolveu evitar no seu caso. Depois volte para dizer o que achou do Improve, deve ser muito bom no rosto! Em mim não deu certo no rosto infelizmente, mas usei o meu no pescoço e adorava o cheiro dele. Beijo!

      • Meire, acho que vc deve ter usado o Improve Mousse, pq o C 20 praticamente é perfume, mas a textura é realmente muito boa.

  14. Oi Meire!!!
    Legal a questão do vitanol! Adoro e uso já faz um tempo, acho um ótimo custo benefício, afinal nem sempre podemos ficar gastando dinheiros e mais dinheiros em dermocosméticos (deve confessar que se pudesse, com toda certeza gastaria, acho que prevenção é a melhor de todas as soluções e sem dúvida, se tivesse mais $, gastaria mais, hihihi).
    Essa semana vou seguir sua dica, esfoliação física + hidratação (vou usar o Derm AOX), vamos ver se meus poros se comportam melhor essa semana!
    Gostei da ideia de hidratar a pele depois do vitanol…no caso aquele hidratante que vc resenhou (nutratopic) poderia ser combinado sem problemas? Depois que a pele absorver bem passaria o nutratopic…?
    Ahn Meire, vc já usou alguma coisa da skinceuticals? Morro de curiosidade de testar, mas os produtos são caríssimos e tenho medo de ser só gasto desnecessário….
    bjos!

    • Oi Aline,

      Ainda não cai de amores pela Skinceuticals porque não acha nada muito revolucionário, até pensei em comprar o Retinol deles porque há concentrações maiores que a do Redermic R mas acabei desistindo.
      Acho o Nutratopic perfeito para usar sobre o Vitanol, se eu voltar a usar o Vitanol será o Nutratopic o acompanhante ;)
      Estou tão feliz com minha rotina nova que não dá mais vontade de comprar nada. Vou fazer post quando mostrar mais algumas coisas que faltam. Beijo!

      • Minha próxima aquisição será o nutratopic, com certeza. Ele vai enxugar minha conta bancária muito, rsrs. Aguardando ansiosa o novo post de sua nova rotina! bjão!

      • Meire,
        Achei tão interessante a tua observação, pois ela “confirma” a minha experiência, não notei diferença no tratamento prescrito com Skc, em 2 invernos, ficava me perguntando, “o que será que viram, que eu não vi e senti”. Cada caso é um caso.

      • Minha pele se dá bem com coisas estranhas como por exemplo usar o Derm AHA junto com o Biomedic Pigment Control, hehe. Beijo

  15. Meire, adorei seu blog! Muito bacana e super informativo. Também sofro com melasma, estou quase achando que nada pode ser mais feminino…rsrsrs. Atualmente estou usando o melaness M alternando com retinage plus creme. O que vc acha?! Bjs e muito obrigada por dividir seu conhecimento conosco.

    • Fabiana,
      Não sei a composição do Melaness M (isso é sempre um problema, as páginas não informam e poucos blogueiros que resenham as coisas mostram a composição). O Retinage é excelente, talvez um dos melhores substitutos do Vitanol. Beijo!

  16. Oi Meire, eu estou com pouca vitamina D em meu organismo pq realmente fujo do sol e moro no rio de janeiro. A minha hematologista me receitou um suplemento chamado caltrate D e disse p eu tomar 1 comprimido por semana. Qual vc toma ?

    • Eduarda,
      Eu tomo o DePura, uma dose de 56 gotas por semana. A minha dose é bem alta porque do contrário o nível fica baixo porque não tomo sol nenhum.
      Beijo e boa sorte!

  17. AMEI o post, Meire! Muito obrigada. Pedro, também adorei saber sobre a linha Q10 da Nivea. :)

    Só discordo quando os fabricantes indicam, por exemplo, “adyfiline para pessoas mais idosas”,. Aliás, não sei se são profissionais de marketing ou se são realmente os fabricantes, enfim. Pois a partir dos 30, 35 anos, creio que tenhamos de investir em cosméticos mais “pesados”. Afinal de contas, a partir dessa idade, já começa mesmo a perda de tecido adiposo e os primeiros sinais de flacidez na face. Esperar tanto para quê? Como diz uma dermatologista que conheço: “melhor prevenir do que remediar depois, o que torna bem mais difícil”.
    Claro, deve-se levar em conta o grau de oleosidade desses produtos, pois pessoas acima de 50 anos, por exemplo, costumam ter/ficar com a pele mais seca. Mas tirando esse fator, creio que valha a pena conversar com o dermato sobre isso. Até porque, seguramente, ele saberá indicar o mesmo componente num veículo menos oleoso, se for o caso. E sempre levando em conta a necessidade de cada um.

    Um beijo!

  18. Oi Meire.
    Estou com vontade de fazer peeling com ácido retinóico 8% na semana que vem. O que vc acha? Quais os benefícios que eu posso ter em fazer esse peeling?

    • Fernanda, como não tive bons resultados com peeling prefiro não opinar, mas se vc estiver insegura, o que posso sugerir é que busque uma segunda opinião com outro dermato. No meu caso foi ruim, mas cada pele responde de maneira diferente. beijo e boa sorte!

  19. concordo com vc sobre a questão de reposição hormonal … a velhice é algo natural como vc mesmo disse agente usa cosméticos prq é divertido :D

    tbm sou adepto de primeiro “passar” a tretinoina pra depois o hidratante (se bem que minha pele sensível não deixa usar a vitamina A oxidada de forma alguma). A suposição de suicídio pelo uso de isotretinoina oral é estapafúrdia e algum dia isso tinha que se tornar mentira.

    agora o mais legal foi sobre a permetrina como alternativa no tratamento de rosácea (muito interessante) vc tem o link do artigo pra eu ler?

    • Oi Rafael, nã tenho os artigos, só peguei os apontamentos mesmo. Abração!

  20. Otimo post! Adorei as informações =D Doutora, eu já deixei a amostra do BB cream com Solino. Bjo!

  21. Oi Meire,post muito interessante!!!Querida,telefonei na globo do Midway hje pra saber do Hydracid C20,e eles não estão mais vendendo a linha SVR…Fiquei triste:( Tem algum outro lugar ou site em que eu possa comprar?Meire,sua pele è tão limpa…Queria saber se vc teria alguma foto com melasma pra dividir aqui com a gente..Tipo um antes e depois.Minha irmã sofre com melasma..E nesse calorzão q faz aqui em Natal tà sendo difìcil p ela controlar.Um Abraco!!!

    • Oi Ivane,
      Acabei de falar com uma das pessoas responsáveis pelos dermatocosméticos da farmácia e ela se desculpou pelo ocorrido e falou que algum funcionário lhe forneceu a informação errada. Sempre que vou lá há muitos produtos da SVR à venda, inclusive comprei um Clairial C10 há 4 dias.
      Para comprar online gosto da Farmácia Onofre, da Panvel e da Kutiz. Acho que não vale a pena comprar em lojas internacionais porque eles custam 50 dólares ou mais, acaba caindo imposto.
      Nem tenho fotos da época em que o melasma estava atacado.
      E não, minha pele tem os mesmos problemas que todo mundo tem. Se eu tivesse a pele limpa e perfeita o blog nem existiria porque eu não precisaria fazer tanta coisa, né? Tudo que faço é manter a pele limpa, fotoprotegida e bem hidratada, não tem segredo maior que esse. Beijo, querida!

  22. Meire,

    Muita obrigada por compartilhar essas informações com a gente. Vc é uma querida!!

    Meire, são tantas leituras e anotações q as vezes fico meio perdida hehe Eu posso passar o Pigment Control e por cima o Clairial C10? Poderia fazer o mesmo com o Derm AHA?

    A ultima vez q falei com a minha dermato comentei sobre o Vitanol mas ela acha melhor eu n passar pq a minha pele é muito sensível. Mas fico meio preocupada com a questão da prevenção anti-idade. Minha pele é super seca, ou seja, tenho tendência a ter linhas finas. O que vc acha?

    Bjos

    • Oi Aline! Associação de ácidos e clareadores só com orientação do dermatologista mesmo, pois aumenta muito o risco de efeitos adversos. Bj

    • Ops, sobre o Vitanol: em peles sensiveis demais pode ser pior, como prolieração de vasos vermelhos. Há o retinol e retinaldeído, o importante é começar cedo. Beijo

  23. Meire, amei o post, Parabéns! Ano passado enfrentei um problema após uma cirurgia e estava perdendo sangue, tive que usar o remédio chamado: transamin. Por um bom tempo. Cerca de 2 meses. Eu percebi que com o uso dele minha pele estava mais bonita, clara, sei lá. Minha médica disse que talvez fosse por causa do ácido trenexâmico. Tive que parar de usar, mas sera que na formule eles manipulam algo com esse ácido, fiquei encatada após esse relato. Eu realmente senti a diferença!

    • Lua, acredito que a Formule manipule sim. Eu vou começar a usar mas ainda não sabemos como. Beijo!

  24. Oi Meire, ótimas informações… Adorei a do Vitanol (estou na fase de reinicio de uso do Vitanol e preparo da pele para os tratamentos de inverno) e vou experimentar usar o hidratante para amenizar as descamações/irritação. Outra informação que adorei foi a do chocolate/açúcar X acne. Como nutricionista, que sempre tem que falar sobre chocolate e acne, especialmente nesse período pré-páscoa, vou buscar as referências e ampliar os argumentos para indicar chocolates com maior teor de cacau e menos açúcar na dieta. Valeu!!!

    • Lucimara,
      O chocolate só pode ser relacionado à acne em casos de hipersensibilidade individual. Meu marido tem acne quando come serenata de amor (toda vez) porque é o chocolate mais doce que come. Com chocolate amargo ele não tem nada. Aqui em casa fazemos frozen com leite semidesnatado, sem lactose e com chocolate amargo e adoçante. Fica perfeito! Beijo ;)

  25. Muito obrigada, Meire. Tantas informações absolutamente valiosas para nós que cuidamos da pele. Sei que não tem haver com esse post, porém irei contar minha experiência com alguns produtos que venho usando. Importante saber que minha pele e mega sensível com oleosidade e sujeita a acne de tempos em tempos. O clima aqui do Rio me atrapalha muito nos cuidados com a minha pele, pois sou sensível as temperaturas muito elevadas ao calor, ao suor, enfim “trocentas” outras coisas mais rsrsrsrsrs Usos: 1) Hydracid C20, direto sobre a pele após lavar, uso a noite em dias alternados por umas 4 horas antes de dormir ou as vezes durmo com ele, e, minha pele clareia e fica muito hidratada. estou adorando esse produto; 2) Clairial C10, direto sobre a pele, uso em dias alternados, na primeira vez que usei minha pele ficou irritada vermelha e pigmentou. No entanto, insisti com ele, e agora a minha pele já aceita bem; 3) Olay Regenerist Micro Sculpting Cream, direto sobre a pele, uso em dias alternados, na minha pele ele irritou muito e ardeu. Aos poucos esta diminuindo a irritação ao usá-lo. Tive a fase do extremamente vermelha e pigmentada para vermelha e menos pigmentada e agora ela fica cor de rosinha bem clarinho e nada pigmentada. Teve um dia que após o uso desse produto e para dormir usei o Fisiogel Al e no dia seguinte minha pele estava linda; 4) Fisiogel AL, até esse hidratante tive irritação na pele, minha pele virou um tomate! Tb pigmentou. Daí decidi usar um dia sim e dois a tres dias não, deu certo, porém, esta longe de ser o hidratante certo para a minha pele mega sensível, Ainda não sei qual hidratante seria o ideal para mim, me ajuda Meire? 5) Densitium contour des yeux, estou um pouco descrente, pois parece que nada acontece. Sabe, não sei dizer nada sobre seu efeito na região em torno dos meus olhos, ainda. E, para finalizar, percebendo minha pele muito oleosa apois o uso de alguns desses produtos para retirá-los coloco um fio de Mandom Express como primeiro passo e como segundo passo tb minimamente a espuminha japonesa. Bem, se eu não fizer isso aparecerá umas espinhas no meu rosto. Sim, não posso esquecer que utilizo os protetores japoneses regularmente. Agora, o que realmente acalma a minha pele é o BB Cream BRTC , e, basta uma fina camada, mas a proteção dele é muito baixa, 28, então, uso um protetor solar japones por cima, o Solanoveil sem alcool de 50. Puxa, ficou longo o texto, porém por uma boa causa. :) Bjus.

    • Suzana,
      Que rotina legal!
      O melhor é você saber manipular as coisas e ir usando conforme sua pele precisa e se adapta. Não tem receita de bolo, é assim mesmo.
      O Densitium é mais hidratante mesmo.
      O Hydracid C20 e o Microsculpting já hidrata bem, o Clarial também contém agentes hidratantes. Talvez você nem precise acrescentar outro, só um hidratante leve para usar no final de semana já que o Fisiogel Ai tem irritado, poderia ser o Effaclar H ou o Nutratopic. Beijo!

  26. Exelente post, é de grande utilidade pra quem lê e se manter informada em todas as novidades baseadas em estudos. Parabéns ao Pedro também! aliás tenho acompanhado vcs dois diariamente. Quanto ao ácido trenexâmico achei bem interessante por via oral, nunca tinha ouvido falar. Como será esta formulação, para que não dê efeitos colaterais e permita uma absorção ampla e boa biodisponiblidade? Meire se vc for usar conta tudo pra gente, tá?
    Eu estou usando o Heliocare oral (2 semanas) e fiz o teste neste fim de semana que tive que andar no sol pq esqueci meu chapeu (pânico)! e pra minha surpresa as manchas não escureceram nem um pouquinho, tudo igual…..também não sei se a minha pele tá mais blindada por causa do Bioré milk+ maquiagem…enfim, conto depois! Bjão.

    • Cláudia,
      Conto sim!
      EStou com muita coisa estocada e preciso usar antes de começar novos clareadores, bem com estudar como vou encaixar e se é fotossensível e outros detalhes. Não quero parar com o Lumiwhite porque minha pele melhorou muito com ele, tenho medo de suspender.
      O Bioré Milk é tapa melasma mesmo. Beijo!

  27. Legal o post! :)

    Quase tudo da Shiseido tem ácido tranexâmico. hehe A marca usa – inclusive – em produtos para pele sensível que não alegam clarear a pele. Provavelmente porque ela publicou alguns estudos mostrando que o uso tópico pode melhorar a função de barreira da pele… Vou comentar sobre isto em uns posts sobre uns produtos da Shiseido que irei resenhar.

    Já creatina costuma ser usada na linha Q10, da Nivea. Aliás, pessoalmente acho uma linha ótima, principalmente para quem está procurando por produtos mais em conta.

    • Pedro,
      Bom saber que tem na linha Q10! Pena que eles não informam as concentrações… Dos produtos da Shiseido há alguma informação sobre concentração do ácido trenexâmico? Eu vou começar com 2% e talvez use oral. Meu melasma está ótimo, controladíssimo, estou feliz por ter acreditado nos ingredientes paciência e fotoproteção. Acho que foi um ano de fotoproteção pesada para ele começar a responder. Beijão!

      • Meire estou nessa batalha contra o Melasma há 6 meses ,pensei até em fazer aquele Spectra, mas depois que li seus posts percebi que o jeito é ter paciência e uma rotina pesada de cremes clareadores.Só não estou muito confiante nas fórmulas manipuladas,pois tenho medo da estabilidade, mas minha dermato diz que os dermocosméticos prontos possuem baixa concentração de clareadores.O que vc acha sobre isso?

      • Jô, se você precisar de concentrações mais altas só manipulando mesmo. Meu esfoliante e meus clareadores corporais são manipulados. Peça indicação de boas farmácias à sua dermato. Bj

Os comentários estão desativados.