Densus Trata Protetor Solar FPS 50

20130221_164623

Protetor solar nacional, industrializado,  FPS 50 (UVB e UVA +++) produzido pelo Ao Pharmacêutico  e apresentado em bisnaga contendo 60g por R$ 25,00 (R$ 0,41 por grama)

Oi gente!

Como previsto no post que fiz sobre o Sun Fresh da Neutrogena, aqui, acabei enjoando a fragrância então fiquei órfã de protetor solar para os braços. Até encontrar o Densus Trata eu vinha usando  (morrendo de dó) os mesmos protetores que uso atualmente no pescoço e que ainda vou resenhar.

Ingredientes

Dentre outros ingredientes este protetor solar conta com ethylhexyl methoxycinnamate (mesmo filtro que está na composição de boa parte dos protetores japoneses e do famoso Heliocare 90), dióxido de titânio, sílica, hidróxido de alumínio, silicones e vitamina E. Ele não contém óleo mineral, glúten, álcool etílico, parabenos ou corantes mas contém perfume.  

Como a maior parte dos protetores de formulação mais moderna, o protetor solar Densus Trata também contem octinoxate portanto não é recomendado que seja associado em mesmo tempo e local com produtos que contenham avobenzone (procure por butyl methoxydibenzoylmethane) como já explicamos no post sobre incompatibilidades entre cosméticos, aqui

Da mesma forma que ocorre com todos os protetores sem cor de base, quem tem melasma deve usar proteção opaca por cima (base de maquiagem e/ou pó com cor).

Textura/Sensorial/White Cast

O produto é um creme leve consideravelmente menos consistente que os protetores ocidentais típicos e consequentemente sem aquele status de massa corrida, o que me agradou bastante.

A espalhabilidade no corpo é muito boa e o produto é fresquinho, seca rápido na pele do meu corpo  e desaparece sem pegajosidade. O toque final é semi-mate, ligeiramente sedoso e o produto não se transfere para a roupa com uso normal (não sei se transfere com sudorese por atividade física).

Na minha pele ele não deixa white cast e gostei muito do efeito no pescoço pois a região fica matificada, o que é fundamental para quem tem cabelos longos,  mas não resseca.

Na terça-feira levei para Karininha (minha amiga e vizinha de sala) testar porque ela tem a pele seca, super sensível que arde com quase tudo e tem uns vermelhinhos no rosto que são ressaltados por alguns protetores. Nos braços dela a absorção foi bem mais rápida que nos meus braços e o produto também sumiu sem deixar pegajosidade nenhuma. Na face da Karininha houve um white cast que sumiu em uns dois minutos, a pele dela ficou bem lisinha, não ardeu e nem ficou pegajosa. Ela, que é tão exigente quanto eu com texturas, gostou muito mas como já usa os protetores japoneses há algum tempo achou o perfume enjoativo para usar no rosto e também achou que a fragrância pode brigar com o perfume que ela costuma usar no pescoço. Achei engraçado que ela disse: “Ow Meiroca manda um e-mail lá pro pessoal“, hehe.

Na testa do Igor: uma camada generosa

densus trata protetor testa do igor_sem po

O Igor tem a pele normal, a oleosidade é mínima, não tem tendência a acne nem a poros dilatados.

Assim que o protetor foi aplicado ficou brilhando um pouco mas secou muito mais rápido do que o Isdin Extrem, o que me surpreendeu.

Restou uma pegajosidade muito leve e houve um white cast que pode incomodar quem tem a pele mais moreninha e não usa maquiagem, mas a foto, que foi feita à noite e sob luz branca, deixou o white cast maior do que na vida real.

Acho que ficou bem usável depois de uns 3 a 6 minutos mesmo sendo ele moreninho. A empresa recomenda que o produto seja aplicado meia hora antes da exposição solar; tenho a impressão que a barreira se estabelece bem antes mas por medida de segurança é melhor cumprir a recomendação do fabricante. 

densus trata protetor testa do igor_com po_clinique

Nesta foto apliquei o pó solto da Clinique cor 20, Invisible Blend, que tem pigmentação leve que se adapta a muitos tons de pele e camufla levemente o resíduo branco dos protetores solares. Ele não entrou na série de pós que fiz recentemente porque uso pouco (fica escuro em mim) mas acho excelente para homens porque não parece maquiagem, deixa um acabamento sem brilho ou opacidade e some na pele. O pote é gigante, vem com 35g, o pó é livre de perfume e é apresentado em várias cores.  Achamos que o pó abafou a fragrância do protetor solar.

clinique solto meire

Obs.: Temos que proteger a careca da pessoa amada para evitar o câncer de careca e aquelas manchas escuras que aparecem com a idade. Como o Igor é 0% metrossexual e odeia produtos que não sejam sabonete com fragrância tipicamente masculina ou pasta de dentes, ele protege a careca com barreira física e tem uma pequena coleção de chapéus.

densus trata protetor testa do igor_com po_clinique_meia hora depois

Meia hora depois da aplicação do pó achei que não tinha praticamente white cast nenhum. A foto noturna com protetor solar deixa qualquer pele esbranquiçada mas neste caso ao vivo ficou excelente.

Uma hora depois a testa dele ainda estava bem sequinha, achei o aspecto muito bom. Vejo a combinação protetor solar + pó solto perfeita para quem não usa maquiagem e quer acabamento discreto porque um bom bem filtrado aumenta a resistência do protetor solar tanto ao suor quanto ao sebum.

A pele do Igor não ficou craquelando ou com o aspecto esfarelado e opaco que acontece com algumas pessoas quando usam protetores ultra matificantes (é o que algumas pessoas reclamam que ocorre por exemplo com o Bioré branquinho, que pode ressaltar poros).

Resistência

O produto dispensa dupla limpeza para ser removido, sai com água e sabonete, mas se houver aplicação de pó fixador é melhor usar demaquilante para evitar obstrução de poros e acne. O Igor disse que precisou passar o sabonete duas vezes e esfregar um pouco para que o protetor fixado com o pó saísse completamente mesmo umas duas horas depois da aplicação. Além do método de aplicação e do tipo de exposição a durabilidade da barreira protetora também depende do tipo de pele.

A empresa sugere que seja reaplicado abundamente de forma homogênea e que seja reaplicado após sudorese intensa, natação ou atrito com toalha e areia deixando claro que a proteção não é eficaz caso a aplicação não seja adequada, o que vale basicamente para todo protetor solar.

Como já discutimos no blog e tanto o Pedro quanto o Nando costumam reforçar, para proteção adequada da face é preciso aplicação de uma colher de café de produto; para face, pescoço e orelhas a quantidade correta é uma colher de chá.

Notas finais:

É isso. Achei meu queridinho com custo digno para usar regularmente nos braços e eventualmente no pescoço e colo (nesta região prefiro protetores mais hidratantes e sem cheiro).

O Igor aprovou para uso na face/careca, então acredito que quem procura um protetor de textura leve para usar na praia ou no dia a dia vale a pena testar na face. Ele não usa no dia a dia mas o obrigo a usar quando fazemos passeios ao ar livre.

Pode funcionar como primer porque a textura da pele não fica grosseira e ele conta com silicones na composição, mas não testei com este fim. A Farmácia não o divulga como primer de maquiagem nem o indica especificamente para atividades esportivas de alto rendimento em área aberta.

Beijos!

Meire

PS – Não sei informar se a farmácia tem loja virtual.

@meire_g

17 comentários sobre “Densus Trata Protetor Solar FPS 50

  1. Olá querida Meire! Vc já experimentou algum protetor da linha Natura Fotoequilíbrio? Eles não contém fragrância e espalham bem. Uso a Loção Protetora da Natura FPS 30 no colo, braços, pernas e mãos no dia a dia. Estou satisfeita. Tentei usar o Neutrogena Sun Fresh, mas não aguentei o cheiro.

    Beijão, Alê!!

    • Alê,
      Nunca experimentei mas minha mãe usa e gosta. Ela acha que ajuda a segurar um pouco a oleosidade, mas sempre aplica pó por cima (usa o Blot da MAC).
      Eu gostei muito do Sun Fresh mas também não consigo mais nem chegar perto do cheiro dele. Beijo!

  2. Oi, Meire Linda! Adorei esse post, aliás, adoro td que vc escreve.

    Estou mto contente com essa novidade brasileira que vc nos mostrou, será a mudança de paradigma para os protetores nacionais? As mudanças começam assim, aos pouquinhos. Qdo eu estiver aí no Brasil vou comprar este protetor para usar nos braços. Se a medida para rosto é uma colher de café, qual seria a medida para cada braço?

    Em tempo, gosto mto dos produtos de maquiagem da Tracta, muito embora tenham encarecido depois que as blogueiras de make começaram a falar mto da marca e a Tracta até fez uma coleção de batons com o nome de cada blog delas. Mas os batons são ótimos e lindos.

    A maioria absoluta das minhas sombras de olhos são da marca, e as cores são lindíssimas, fáceis de espalhar e qdo as comprei eram baratinhas. Qdo eu não tinha acesso a bases importadas era da tracta uma das que eu usava. Os blushes são lindíssimos também. Estou dizendo isso pq deve ter mta gente que a lê a não pode ter acesso aos produtos internacionais, então, fica a dica. Eu, mesmo morando na europa, não tenho coragem de comprar maquiagem de “colorir a cara” das marcas de grife, pq, para mim, são mto caras. Invisto mto mesmo só nas bases e pós.

    Adorei o Igor servindo de modelo! Meu marido é como ele, 0000% metrossexual. E como ele é caucasiano, já está cheio de melasmas e ruguinhas, mas não adianta eu falar, ele “nunca tem tempo” ou sempre “se esquece” de usar os creminhos e protetores que coloco prá ele lá no banheiro. Eu falo que ele é pré histórico: corta as unhas no dente, depois do banho , acredita nisso?! Em contrapartida, ele me chama de borboleta e vive me presenteando com creminhos e produtos de maquiagem. É tão bonitinho eles nos apoiarem em nossas causas, né?

    Bjo, minha linda, tenha um ótimo dia!

    • Clara,
      Espero que apareçam mais boas opções de protetor solar nacional e espero também que o uso se popularize mais e que as empresas visem produzir protetores não só para praia, mas para uso urbano, sob maquiagem e que não manchem roupas nem tenham cheiro. Adorei o Densus Trata! Beijos
      Ah, a Tracta é outra marca só os nomes são parecidos.
      Morri de rir imaginando seu marido ‘cortando’ as unhas, kkkkk!
      Beijo!

    • Menina! Eu li tracta, e não trata! Essas confusões sempre acontecem comigo! Eita cabecinha, essa minha! Qto às unhas do marido, elas são super fortes e mesmo assim a técnica apurada dele de cortá-las com os dentes as deixa belíssimas e sem precisar lixar depois! Ser homem é tão mais fácil no quesito beleza, né?! Bjo, qrida!

  3. Oi, Meire,
    Desculpe minha ignorância, mas qual a diferença entre uma colher de chá e uma de café? Pra mim que eram a mesma coisa.
    Impossível deixar de notar os cílios longos e abundantes do seu marido. Tenho uma amiga que toda vez que vê um homem com cílios assim fala que é injusto. hehe
    Legal o layout novo do blog!
    Bjs.

    • Jussara,
      A colher de café é a bem pequenina e a de chá é a que algumas pessoas chamam de colher de sobremesa. Trocando em volumes, colher de café equivale a 2,5ml e a colher de chá equivale a 5ml.
      Pois é, os cílios do Igor são longos e volumosos, a vida é muito injusta mesmo, hehehehehe!!
      Beijo

      • Meninas, concordo com a injustiça! Os machos de todas as espécies são mais bonitos por natureza, né?
        Tb adorei o novo layout e estou adorando esses gatinhos!
        Meire, vc sabe quantas gotas têm 2,5 e 5 ml? Bjo!

      • Clara,
        Depende do tamanho do conta gotas, se for normal no geral 1ml dá 20 gotas, mas depende também da espessura do líquido. De microgotas no geral são 30. Mais fácil medir com medidores de cozinha, há uns de inox bem interessantes mas com a prática a gente calcula a quantidade no olho. Beijo!

      • Obrigada, Meire! Eu juro ficar calada até o final da semana, tá?! Rs!

  4. Parece o meu marido que até deixa eu aplicar certas coisas nele desde que fiquem invisíveis e ele possa ficar quietinho e confortável olhando tv enquanto eu aplico. heheh
    Deu pra sacar na última foto o olhar impaciente do Igor dizendo “ai meu deus… não vai parar com isso?” huahauah
    Super me identifico com a situação (que eu imaginei)!

    Sobre o protetor, curti a resenha deste, mas tava a fim de me jogar na facilidade de aplicação dos protetores em spray como a versão sport fps 100 da Banana boat ou este aqui ó: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.amazon.com/Neutrogena-Ultimate-Sport-Sunblock-Spray/dp/B0037LOQ9U&prev=/search%3Fq%3Dresenha%2BNeutrogena%2BUltimate%2BSport%2BSunblock%2BSpray,%2BSPF%2B100%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1517%26bih%3D714%26prmd%3Dimvns&sa=X&ei=QJ0eUPrTKeqL7AGgm4G4Ag&sqi=2&ved=0CGAQ7gEwAg que está na minha wish list e promete ficar invisível na pele.
    Qual sua opinião sobre este tipo de proteção corporal Meire?!
    Obrigada,
    Beijão!

    • Kaa,
      Para praia parece interessante por ser bem prático, desde que se tenha o cuidado de cobrir a pele por igual. Só precisa dar uma pesquisada porque os protetores da Banana Boat não andavam muito bem cotados. Beijo!

Os comentários estão desativados.