[Parte III] Pós soltos e compactos

pós finalizadores sem mate brilho

Meus compactos preferidos: os de embalagem verdinha são da Ahava, o sem espelho é o da MAC e o em formato de chocolate é da Bourjois. Tem um em pó solto  da bareMinerals aí na foto mas já falei dele no outro post ;)

8. Bourjois Délice de Poudre – Pó Iluminador # 53: Já resenhado aqui. Ele é exclusivamente finalizador e contém vitaminas E e C. A embalagem vem com 16,5g e rende uma eternidade. O brilho é leve e perolado, perfeito para usar durante o dia. Ele é muito baratinho, tipo USD 12 (R$ 1,45 por grama) e é uma ótima opção para ajustar a pele de quem a matifica muito para evitar oleosidade mas quer devolver à pele aquele brilho discreto que não lembra oleosidade. Não sei se ele fica bom em pessoas com pele morena a negra, a impressão que tenho é que ele não some na pele deixando só o brilho porque o pó não é tão fininho, talvez ele deixe algum resíduo claro.

9. MAC Mineralize SkinFinish Natural: Já resenhado aqui. É praticamente um pó base, um produto extremamente versátil por não ser opaco nem brilhoso e por permitir construção de camadas sem pesar (minerais assados). Posso dizer que é um ‘fazedor’ de pele natural. Tem talco, mica, silicone, vitaminas A e E além de extratos vegetais, tudo que há de bom para um pó discreto. Por não ter a dupla sílica/zinco ou filtros solares sempre faz fotos boas e ao vivo o acabamento é sempre bom em minha opinião (mas algumas pessoas não gostam) . Quem pega a mão usando este produto não larga mais, é um dos produtos que mais recomprei.

Ingredientes:

MAC Skinfinish Ingred

Usando apenas como finalizador ele dura um ano ou mais mesmo se usado todos os dias. Quando acho que a base não cobriu o que precisava cobrir dou umas carimbadas com ele para complementar a cobertura, uso para corrigir a cor da base se a pele está rosada, etc. Quando polido ele fica ainda mais bonito. É apresentado em embalagem sem espelho e sem esponja (economia pro planeta, fora isso ele não é um pó para ficar na necessaire) contendo 10g e custa mais ou menos USD 35 (cerca de R$ 7,00 por grama). Foi o primeiro pó com cor que realmente gostei, antes dele eu usava o DiorSkin na cor 001, que é transparente e matificante (muito bom, mas menos versátil, rende pouco e é caro para o dia a dia). Para quem gosta de pele ultraperfeita basta aplicá-lo em  modo full com esponja como a Alice Salazar faz com um outro da MAC, mas eu prefiro aplicar pouco e esfumar bem até quase desaparecer, depende do seu estilo. A Júlia Petit costuma usá-lo na área dos olhos para fixar o corretivo porque ele não acumula nas linhas de expressão nem aparece em fotos com flash pois não tem sílica nem proteção solar. Quase todo mundo que compra gosta porque como é versátil você sempre acaba achando uma excelente utilidade.

Dior Finalizador

Esse é o finalizador compacto da Dior. Bom, mas não entra na lista dos meus 10 favoritos e não será recomprado. Ele matifica a pele de uma forma bem natural e aumenta um pouco a a duração da base, mas rende pouco. É bem melhor que o da SkinFood (também, né, covardia comparar) e superior ao Blot da MAC em minha opinião. 

10. Ahava Deadsea Algae Compact Powder: Pó compacto controlador de brilho, não secativo e hidratante com talco + sílica, manteiga de karité, óleos de semente de jojoba e macadâmia, vitamina E e a tal alga do Mar Morto. Ele alega ter efeito soft focus, aquele efeito que minimiza poros e faz o produto se comportar bem diante de luzes e flashs. Gosto muito de usá-lo quando estou usando a base Ahava e quando estou usando maquiagem mineral em pó porque ele não acrescenta cobertura, só me ajuda a esfumar a pele e deixá-la exatamente da minha cor porque é bem neutro e pobre em pigmentos amarelos, fora que é excelente para ficar na bolsa por ser muito fininho. Ele fica ainda mais bonito depois de uns 15 ou 20 minutos de aplicado. A maior vantagem dele na minha pele é dar um aspecto descansado, acho que ele ilumina o rosto sem fazê-lo brilhar e matifica levemente; é ele que tenho usado por cima do Laneige quando volto do trabalho e preciso passar em algum local, porque o retoque com ele refaz a pele com delicadeza (uso com pincel de esfumar). Quando uso BB Cream asiático ou quando estou com a Derma White é ele quem quebra o amarelo dos produtos e faz minha cor voltar ao normal.

O que não gosto dele é justamente o que algumas pessoas mais gostam: nas fotos noturnas parece que a gente foi photoshopada, a pele fica sem marcas e sombras. Nas fotos normais durante o dia fica bem natural, do jeito que fica ao vivo. Acredito que a Ahava utiliza este efeito óptico em sua maquiagem porque as judias (mesmo as de pele consideravelmente clara como eu) sofrem frequentemente com melasma. Realmente a base da marca aliada ao pó são suficientes para quem tem um melasma leve. 

Ingredientes:

Ahava Po Compacto Ingredientes

Cores:

ahava cores

A cor que uso no rosto todo é a Dune (Bright, ela é mais clara/iluminada que a base de mesma cor, então bate exatamente com meu tom de pele e ajusta a base, que é mais escura, estratégia perfeita para quem tem melasma) e a que uso para esfumar a bochecha é a Sand (Medium light), que também uso as vezes para fazer contornos porque como minha pele clareou muito depois dos últimos tratamentos para o melasma o bronzer da Benefit ficou ruim de usar, ficou escuro e acabou virando sombra.

É apresentado em embalagem com espelho contendo 10g por cerca de GBP 22 contando com frete. Compro no eBay, há poucos vendedores, tanto no Reino Unido quanto em Israel e são todos confiáveis, mas sugiro procurar pela bandeirinha de vendedor Top.

Desvantagem:

A paleta de cores é super limitada, todos os subtons são iguais (neutros/arenosos/terrosos) e não há cor nem para pessoas de pele porcelana nem para pele negra, tampouco para pessoas de pele amarelada ou oliva. Como as bases e pós orientais, as bases e o pó da Ahava são produtos tipicamente étnicos.

Espero que tenham gostado desta série de posts ;) 

Beijos,

Meire

@meire_g

58 thoughts on “[Parte III] Pós soltos e compactos

    • Roberto,
      Bom saber que tem vendedor trazendo Ahava para o Brasil! Eu comprei uma máscara de argila, esperando chegar. Abraço ;)

  1. Oi Meire! Não estou conseguindo mais encontrar esse pó da Dermablend em nenhuma farmácia daqui de Natal e nem nas lojas online. Vi em um blog (futilish.com) que a base da mesma linha parou de ser comercializada aqui no Brasil, vc sabe se é verdade? Será que o pó também não será mais vendido por aqui?
    Beijos e obrigada.

    • Igara,
      Já tem mais de um ano que não encontro por aqui e só compro no eBay. Acho que realmente não vem mais para o Brasil. Beijo!

      • Oi Meire! Voltei pra dizer que esta semana encontrei o pó solto da dermablend na nova farmácia Globo da av. Roberto Freire! Ainda restaram dois potinhos na prateleira. Fica a dica para @s natalenses.
        Beijos.

  2. Valeu “Anja” fofa!!! Agora arrumei até cadernetinha para anotar tds suas dicas para mim. Espero ñ te encher muito ; ]
    Adorei os gatinhos que colocou nos posts. Tenho uma gata já velhinha, branquinha, vira-lata, com um olho de cada cor (azul-verde). Ela me adotou acho que por volta de seus 7 meses. Daí foi atropelada e eu a cuidei, pois antes ela só me visitava. Já passou por vários perrengues e cirurgias, manca … mas continua com o espírito de um bebê. Adora brincar de “pega-pega”. Ótimo domingo! Bj, bj. :)

  3. Me ajuda de novo ?!(pra variar). Eu tenho algumas “coisinhas” que andei comprando já faz um tempinho, mas agora não sei como usar ou se serve mesmo prá alguma coisa dps de tudo que li. Ou melhor: em que ordem ou qdo devo usar estes produtos. Bom, olha só: da MAC/prep+prime =Face Protect Protection Visage SPF 50 e Vibrancy Eye. Da Yves Sant Laurent-Top Secrets-Flash Radiance Skincare Brush e o Touche Éclat. Valeu pela paciência. Bj,bj.

    • Regina,
      Seu Prep+Prime da MAC é o fotoprotetor primer da marca. Usa pela manhã por cima do seu tratamento matutino habitual. Depois que ele seca bem basta aplicar a maquiagem normalmente. Não esqueça de limpar bem a pele ao remover o produto para evitar espinhas (tanto eu quanto o Pedro tivemos espinhas com ele). Se der espinhas, use só no pescoço como protetor solar normal. O Vibrancy usa por baixo da maquiagem como creme para a área dos olhos. E esses da Yves SL são maquiagem, um é primer/hidratante (salvo engano) e o outro é corretivo iluminador. Se comprou e abriu há muito tempo já podem estar deteriorados, observe na embalagem deles por quanto tempo podem ser usados depois de abertos (o tempo pode ser de 3 meses a 2 anos, depende do cosmético). Na embalagem tem um potinho com um número e um M, tipo 12M = significa que pode usar por até 12 meses. Beijo!

  4. Uau!!! ” Litudin” assim que vi sua resp.! E amei! Valeu a dica! Ah! E realmente! Ficou muito fofa a renovada que vc deu (layout). Adorei vc colocar os precinhos! Vou experimentar o Skin Food e o Bioré Milk, além do Dermablend. Bj. Bj :)

  5. Oi Meire,tudo bem?!
    O Mandom express gel que você usa foi descontinuado?
    Caso tenha sido, qual outro produto semelhante você gostou?
    (O bioré mild cleansing é uma boa alternativa?)

    Desculpe pela curiosidade…

    ps: Adorei o novo layout =)

    • Oi Rodrigo,
      Estou usando os dois, ainda vou resenhá-los. O Mandom Express que uso não saiu de linha, mas tem um muito parecido que possivelmente foi descontinuado (o meu é o Mandom Express Gel Bifesta). Alterno com o Bioré Mild, gosto dos dois mas se tivesse que optar só por um optaria pelo Bioré porque acho mais versátil e mais suave. Acho que por estes dias o post sai ;) Abraço!

  6. Meire,
    Amei os posts, devorei cada um com muita atenção, rssss. Vc é muito detalhista e isso só nos ajuda, seja na melhor maneira de usar um produto (as vezes usamos “errado” e achamos que o produto é ruim) ou na escolha do produto ideal, já comprei vários com base na sua experiência.
    Me apaixonei pela embalagem e pelo resultado discreto do iluminador da bourjois, mas fiz uma pesquisa na net e não achei em lugar nenhum, no ebay só acho o pó bronzeador (Bourjois bronzing powder delice de poudre), cor 51 e 52. Uma pena, caso saiba onde encontrar me avisa por favor.
    Bjo.

  7. Gente, pelamor, onde tem essa maravilha do pó Ahava p vender aqui no brasil , não encontrei nem no ML.

    • Anelise,
      Ele não tem FPS, nem o pó nem a base. Eu gosto assim porque base e pó sem proteção são mais suaves, daí uso o protetor por baixo. Beijo!

  8. Meire, adorei esses posts. Tiraram muitas duvidas antigas. Fiquei interessada no po da ahava mas tenho receio que a cor não fique boa. Uso a flexlift 025 e bareminerals mate na cor fairly medium. Você acha que a ahava sand ficaria boa? Obrigada! Beijo.

    • Talita,
      Se sua cor é a Nude na Flexilift é bem provável que a cor Sand fique boa mas não sei se o subtom vai casar bem; minha cor na Flexilift é a 15. Acho que vale a pena comprar porque você pode usar nas bochechas por baixo do blush, usar em partes específicas do rosto, nos contornos. Um bom pó nunca se perde, se fica claro dá pra corrigir bases e iluminar áreas do rosto e se fica escuro fica bom nas bochechas. Beijo!

  9. Meire, que sequencia de posts maravilhosos, super detalhados e esclarecedores, incluindo o dos pinceis! um bom pincel faz toda diferença na hora do acabamento. as dicas foram preciosissimas, thanks a lot, querida!!!!

  10. Meire que série de posts ótima!! Eu morria de medo dos pós faciais e só costumava usar em dias de festas e ocasiões especiais por medo de minha pele não conseguir respirar. Acho q isso é bobagem né?
    Fiquei encantada com a aparência que o pó da Ahava dá nas fotos, assim que puder vou comprar a base e esse pó, embora não seja judia tenho exatamente esse subton de pele comum nas israelenses.
    Outra coisa sou louca por pele com “glow” mas não estilo disco ball mas sim como o da Natalie Portman quando ganhou o Oscar por Cisne Negro, qual maquiagem vc acha que dá aquele efeito?
    Beijos,
    Te adoro

    • Aline,
      Se limparmos a pele direitinho os pós até ajudam a prevenir espinhas pelo efeito secativo e pelo fato de deixarem a nossa pele mais livre do contato com o sebum, que é bem irritante. Às vezes quando estou em casa passo um pouco de pó fininho na pele para evitar que ela fique vermelha. Mas se não remover bem os poros sofrem mesmo.
      Acho que na pele da Natalie Portman é iluminador. Como sua pele é mais neutra, os iluminadores não dourados ficam mais bonitos, eu gosto dos champagne a no máximo algo rosados (acho que os dourados e bronzeados ficam lindos em que tem pele mais bege amarelada, mas na minha pele soa forçado). Beijo!!

  11. Oi Meire! Eu estou indo passar férias em abril aí em Natal. Você pode me dizer se costuma chover demais por aí nessa época? Não conheço. Então estou com este receio. Beijos

    • Karina,
      Geralmente é em abril para maio que as chuvas começam, mas mesmo assim os turistas adoram. O melhor período para quem gosta de praia é o alto verão mesmo, de final de novembro até o carnaval. Beijo!

  12. Meire,

    Eu queria um pó com acabamento aveludado que não marcasse os meus poros dilatados, dos que vc já usou tem algum com essas caracteristicas?

    Vc já usou o dream mate da maybeline?
    Dizem que ele é bem fininho, mas não tem nunhuma cobertura

    • Sílvia,
      Como sei que você gosta de comprar aqui no Brasil, sugiro o da Le Lis ou o MD da Contem 1g, mas o da Le Lis você precisa testar na loja porque em mim ficou um pouco escuro. O da Ahava não dá acabamento aveludado mas disfarça bem os poros. Os mais finos, como os finalizadores da bareMinerals (disponíveis na Sacks) também ajudam muito. Já os branquinhos como o Dermablend, Prep+ Prime MAC, o HD da MUFE e o da Skin Food tendem a opacificar um pouco a pele. Acho que o principal produto para poros é um bom primer mesmo, de todos os que usei o refinador de poros da Shiseido é o top, mas é muito caro. O da Revlon é o melhor custo-benefício do que já usei. Os da Benefit e da MAC em minha opinião não valem a pena. Beijo!

      • Meire,

        E o MAC Mineralize SkinFinish Natural?
        Conheci uma pessoa em Fortaleza que importa produtos MAC originais a um preço bem legal, até falei com ela sobre o studio fix, mas soube que é um pó muito grosseiro e desisti.

        Comprei um primer da nyx que não fez a menor diferença na minha pele, fiquei com vontade de testar o da contem 1g.

      • Sílvia,

        Na minha pele o SkinFinish disfarça os poros mas no geral quem usa não acha que ele disfarce porque ele é mais denso que pós camufladores de poros. Quanto mais fininho o pó mais ele disfarça os poros quando mais grosso maior a chance de ressaltar por isso algumas bases em pó ressaltam muito os poros, o que é o caso da Studio Fix.
        Neste caso, como você tem contato que importa MAC é melhor testar o Prep + Prime em pó solto, se ele opacificar a pele (com a minha não ocorre) basta finalizar com um pó com leve brilho.
        O primer da Contém 1g acho caro e estranho, é pouco siliconado, não sei mas não me agrada… Beijo!

      • Oi Meire! Lindaaaaaaa VC!
        Adorei essa sequência de posts, vc está de parabéns. Sua dedicação é louvável e lhe agradeço imensamente por tudo.
        Vc disse acima que acha que o principal produto para poros é um bom primer, e que de todos que usou o refinador de poros da Shiseido é o top, mas é muito caro, sendo o da Revlon o melhor custo-benefício dos que já usou. Vc já fez algum post sobre esses produtos aqui? Se não, qdo vc puder vc nos fala desses 2 primers, por favor?, nome completo de ambos e como usá-los? Estou com um bb cream da holika (escreve-se assim?!) aqui que evidencia demais os poros, fica horroroso e bizarro; usar qualquer base em pele com azelan acontece o mesmo, poros gritando.
        Não sei mais o que fazer, daí surgiu a idéia do primer, coisa que nunca usei. Sabe, estou cansada de comprar coisas no escuro e depois não gostar.
        Bjo minha linda e obgda por tanta dedicação!

      • Clara,
        Ainda não fiz post sobre eles, vou fazer sim.
        Tenho também da Benefit, da Clinique, posso fazer um comparativo. Beijo!

    • Meire e Silvia: eu nunca usei nenhum desses produtos das resenhas ( já quero ima porção deles!) mas vou-lhes falar de 2 produtos nacionais sem os quais eu não vivo. Primeiro, pó facial solto da Payot, vendido em qualquer loja de produtos de beleza, barato e dura anos! Uso o translúcido, que além de deixar a pele aveludada mesmo, como pêssego, tem uns sutis brilhinhos que em mim e em toda a mulherada da família fica lindo. Os brilhinhos não o impedem de ser usado de dia, mto pelo contrário. Uso sozinho, sobre o filtro; ou depois da base, como primer para qualquer outro pó, e tb uso como finalizador, depende do dia! Uso nas pálpebras tb e não marca nadinha! Uso há mais de 20 anos!
      O segundo é um “segredo” das maquiadoras profissionais, do qual ouvi falar nos 2 cursos de maquiagem profissional que fiz: um em sampa e outro no SENAC de bh: é esse pó aqui http://www.megasalao.com.br/po-facial-fixador-catharine-hill-translucido-branco-60g-379.aspx/p, existindo tb na versão rosada. Na minha pele mega branca os dois têm o mesmo efeito. Trata-se de um pó fixador que fixa mesmo, principalmente batom ou o delineador de lábios (qdo a pessoa tem o lábio fininho e usa o delineador para aumentá-lo). Como eu nunca usei outro pó fixador, não tenho parâmetros, mas em mim ele funciona bem. Uso como fixador e como primer de outros pós tb. O pote é enorme e o meu é de 2007! Sei que mtos maquiadores globais usam esse produto, mas como falavam minhas ex professoras, é o “pulo do gato” e não pode ser difundido por aí! Como eu não concordo com isso, eu conto os segredinhos que aprendi sim!
      Em relação a pó compacto, em mim, os que ficam mto bom são 5: Tabu, Anaconda, Elke (esses 3 são quase de graça, de tão baratos) Tracta e Loreal (esse é importado, mas encontrado nessas grandes redes de farmácia daí). Antigamente eu não sabia que existia pó com proteção solar, então eu abusava e ainda abuso desses 5 qdo preciso finalizar ou retocar a maquiagem no decorrer do dia. Uso os 2 primeiros há mais de 20 anos tb! Ainda não me acostumei com o pó da laneige, pois ele deixa o rosto com aspecto de argamassa. Estou lhes escrevendo isso para quem quer coisa barata e que se acha aí no Brasil. Antes esses do que nada, né?! Bjo!

  13. Oi Meire, ainda não li os 3 posts (preguiça) rs, qual pó vc acha mais legal p disfarçar os poros feios que ficam nas bochechas, esse dermablend é bom, ou seria outro? bjs

  14. Oi Meire!

    Muito bom os posts. Adorei a ideia do post sobre os pinceis. Mas enquanto n sai o post qual o pincel que vc usa para aplicar? Para polir é um pincel fofo né?! Como eu n sei direito eu uso o pincel fofo para aplicar e polir.

    bjo

  15. Olá Meire,
    comprei o MAC Mineralize SkinFinish Natural e o Prep + Prime MAC (compacto).
    Minha dúvida é: qual usar primeiro? Tem que usar base ou só o pó basta? E depois de algumas horas, pra repassar o filtro? Posso usar um pó com filtro por cima de tudo? aplico com esponja ou pincel?
    Muito obrigada! Um beijo

    • Lúcia,
      O Mac Mineralize tem cobertura leve, dá para usar sozinho ou com base, depende de como você quiser deixar o acabamento. O prep+prime MAC é usado por cima da base líquida ou por baixo da base em pó, mas também pode ser usado por cima de tudo e pode ser usado na pálpebra superior para controlar oleosidade e como primer para sombras. Pode ser usado também no decorrer do dia para renovar a maquiagem. Beijo!

  16. Olá, Meire! Você poderia, por favor, informar os links dos vendedores que disponibilizam os produtos Ahava no e-bay? Obrigada.

    • Oi Ana Clara!
      Nas categorias do Blog tem ‘onde comprar’, no post sobre compras internacionais tem os links. Beijo!

  17. Olá Meire,
    Você compra seu pó mineralize da Mac pela internet também? Mostre-nos os pincéis que você usa para aplicação e polimento dos pós.
    Um abraço

    • Sim, compro pelo eBay. Há um post sobre compras internacionais onde coloco os vendedores que confio (nas categorias do blog: onde comprar) beijo!

    • Ah, sobre os pinceis: obrigada pela ideia, vou acrescentar ao post assim que puder. beijo

      • Oii
        Aproveitando a deixa, quando você fizer o post sobre pincéis, se for possível ensinar a maneira correta de usá-los, porque eu “não” sei usar direito.Parece fácil mas acho que tem que pegar o jeito para dar um efeito final legal, sem acabar tirando mais do que deveria! Adorei o post sobre pós.Bjs!

  18. Oi meire!
    Voce já usou a Base Sun Protection Compact Foundation SPF 35 da Shiseido?! Vi em algum lugar aqui no blog um leve comentario seu sobre ela, mas não me lembro onde..rs
    Eu uso a Pureness, mas o fator de proteção solar é baixo, gosto da praticidade deste pó, mas quero um pó com uma cobertura mais alta para os dias de preguiça e com proteção mais alta. Dentre os pós que você mais gosta, tem um que tenha todas estas qualidades e que possa ser usado apenas ele p, sem ter q combinar com outros pós?
    Beijos

    • Oi Debora,
      Sim, já usei, ela foi citada em meu post sobre bases. A minha cor era a SP20, no entanto ficou escura porque minha pele desbronzeou e acabei não recomprando. É um produto excelente. Mas lembre que protetor em pó não dispensa protetor líquido por baixo no verão ou para quem tem melasma, é apenas um reforço opaco para proteção. Se for para usar sozinho nos dias de pressa ele é melhor que o Pureness, acho que entre todos os pós que já usei ele é o que se enquadra melhor no que você procura (proteção alta, dispensa outros pós, cobertura boa). Gosto muito do da base em pó fotoprotetora da Dior, mas ela só tem FPS 25, dura menos na pele, é mais cara e rende menos. Beijo!

      • A minha intenção é realmente usar como maquigem e ao mesmo tempo como reforço de proteção solar, a minha Pureness é a SP20, só não sei se a Sun protection SP20 tem a mesma cor, quero comprar no site que comprei online, penso em pegar esta cor, tomara que de certo.
        Já encomendei meus filtros da Bioré, o milk e o bright pra fazer aquela misturinha que vc me disse, tomara que cheguem logo..rs
        Beijo!

      • Acabei de ver no post das bases que você já usou tabto a Pureness quanto a Sun protection,elas tem a cor parecida mesmo, as duas SP 20?…

      • Sim, as duas são Sp20, eu acho a Pureness um pouco mais corada. Beijo!

  19. Olá! Tudo bem? Sempre visito seu site mas nunca comentei. Achei muito interessante os posts sobre esse assunto. Depois de ler tudo, comprei o Vichy Dermablend Setting Powder pelo ebay. Vai demorar um pouquinho p/ chegar, mas espero que eu tb goste bastante dele. Atualmente tenho o da adcos (cor ivory), mas apesar de dizer que é para pele oleosa depois de um tempo começa a ficar ruim. Moro no ES e o calor aqui é intenso o ano todo. Uso raramente o pó, mas quando preciso usar após o corretivo, sinto falta de um bem sequinho. Abraço!

    • Camila,
      Espero que você se adapte bem. Na hora que aplica ele fica estranho porque deixa o rosto muito branco, mas espere ele secar bem e depois passe um pincel fofinho polindo a face, pode ser até com um pouco do seu da Adcos ou qualquer outro, bem pouco só para ajudar a esfumar. Beijo!

Os comentários estão desativados.