Sobre Clareadores Faciais [Atualizado em 21/01/2013]

Clareadores_Salada Medica

Nesta foto faltou o Biomedic Pigment Control

Oi gente!

Boa parte das pessoas que acompanha o Salada relata alguma experiência ruim com clareadores faciais e está passando pela mesma saga que passei na época em que meu melasma não respondia a nada.

Manchas devem ser tratadas por dermatologistas não só porque são um verdadeiro desafio mas porque podem ter causas diversas. Até doenças da suprarrenal podem produzir manchas na pele, então evitem automedicação.

Tenho ficado bem sensibilizada com as mensagens que recebo de mulheres com melasma, algumas comentam sobre minha pele e perguntam o que faço para ter uma “pele perfeita“. Minha pele não é perfeita, gente, muito pelo contrário.

Se minha pele fosse perfeita certamente eu não precisaria usar tantos produtos e possivelmente este Blog teria seguido outro curso. Além do melasma que me fez usar praticamente tudo que existe no mercado e mesmo assim não foi embora completamente, tenho pele mista com poros que tendem a dilatar e que é sensível até ao meu suor.

Como ocorre com boa parte das mulheres aqui e ali me surgem espinhas durante o período pré-menstrual. E às vezes eu cometo o mesmo erro que vocês cometem:  espremo com fé. E área fica vermelha, eu passo remédio, às vezes a pele está mais oleosa, às vezes está com aspecto cansado, às vezes aparecem olheiras, enfim, minha pele é igualzinha a de vocês que pesquisam como melhorá-la e estão aqui comigo dividindo experiências,  fora isto eu não tenho mais vinte ou trinta e poucos anos.

Existe uma lista infinita de produtos no entanto os princípios ativos meio que se repetem. Habituem-se a guardar os ingredientes do que vocês usam para fazer comparações e evitar que vocês comprem um ‘lançamento revolucionário‘ que nada mais é do que uma cópia de uma fórmula antiga. Há vários produtos com ingredientes praticamente indênticos ao ‘Klassis’ e um deles foi recém lançado como se fosse algo novo.

A Hidroquinona, um dos princípios ativos do famoso Tri-Luma e suas cópias, é um potente clareador mas que fez um estrago importante na minha pele, o que demonstra que até para o dermatologista é difícil encontrar de cara a melhor opção para nossa pele.

Neste post coloco apenas os clareadores que funcionaram para mim. É preciso reforçar que nenhum clareador funciona se você continua se expondo ao sol sem uma proteção mais pesada e que nenhum clareador deixará sua pele mais clara do que ela já é naturamente e se isso ocorrer é um efeito colateral indesejado, porque a despigmentação é localizada e só deixa a sua pele menos uniforme ainda.

Outra coisa importante: retirar o contraceptivo oral não garante que o melasma vá responder ao tratamento. Algumas mulheres desencadeiam o melasma e ele é resistente mesmo quando não estão tomando hormônios há anos, então saiba que isso é normal.

Algumas mulheres podem melhorar do melasma mesmo sem suspender o contraceptivo, discuta isso com seu ginecologista e com seu dermatologista. O impacto realmente maior no tratamento do melasma é garantido pela fotoproteção. Se seu melasma está sempre ‘atacado‘ possivelmente a fotoproteção está sendo insuficiente; muito embora em muitos casos não exista cura, se há uma boa fotoproteção com o passar dos meses há pelo menos um esmaecimento das manchas ou uma redução em sua progressão.

MEUS CLAREADORES FAVORITOS

Clairial C10

O Clairial C10 associado ao Hydracid C20, resenha aqui, foram os produtos que produziram um impacto positivo mais rápido em minha pele. Em quatro semanas de uso já senti as manchas esmaecendo e estou certa de que devo a eles, além da proteção solar pesada, a mudança que começou a se instalar. Até receber a prescrição eu usei praticamente tudo que há de clareador comprovado no mundo, tudo mesmo, acho que só não usei ácido trenexâmico.

Tenho mantido os dois sob refrigeração porque percebi que algum ingrediente da fórmula fica instável com o calor, eles mudam a textura e a cor.

Vitanol

O Vitanol certamente ajudou a deixar o tom da pele mais uniforme, mas o impacto maior dele foi em linhas finas que já estavam surgindo na região da testa. Elas sumiram como tratamento que fiz entre 2011 e 2012.

Suspendi o Vitanol no verão 2013 e como estou respondendo bem ao tratamento com AHA não sei quando vou voltar a usá-lo.

Derm AHA

O Derm AHA da La Roche deixa a pele com viço e com poros controlados bem como ajuda na renovação da pele. Uso como coadjuvante, para potencializar a ação do Clairial C10. Supostamente tem ação antirrugas.

Alegações, ingredientes e apresentação:

Derm AHA emb e ingreds

Este produto é um esfoliante químico. Ele tem a vantagem de ser apresentado em conta-gotas, o que evita o desperdício e é muito higiênico mas tem um veículo muito alcoólico, que pode ser mal tolerado por algumas pessoas.

Minha pele tolera muito bem produtos com álcool, na verdade eles até contraem os meus poros e ajudam a manter a pele com oleosidade controlada sem ressecá-la.

Ele pode ser usado pela manhã com a pele limpa e bem seca antes de quaisquer outros cuidados e é uma boa arma para evitar cravos, mas só deve ser usado pela manhã se você já estiver treinada para fotoproteger-se de verdade.

Em dezembro eu vinha usando este produto numa frequência menor, mas aos poucos estou aumentando e meu objetivo é usá-lo duas vezes ao dia.

Compro em farmácias na minha cidade por cerca de R$ 130,00. Vale cada centavo.

Update em 21/01/2013: Consegui adaptar melhor a pele ao produto e estou percebendo que ele realmente potencializa a ação do Clairial C10. Estou usando pela manhã com a face limpa, sem nada por baixo. Depois que seca bem aplico o Hydracid C20 e parto para a fotoproteção. Transferi o Redermic R para o final da tarde (mais informações no próximo post de rotina).

D Blanc Rollon Clareador da Dermatus

Alegações do Fabricante:

Rollon Dermatus Alegações

Ingredientes:

Rollon Dermatus Ingredientes

O Rollon vem com 9ml de produto e custa cerca de R$ 75,00. Gosto muito deste produto. Ele tem as desvantagens de conter perfume, um ingrediente 100% desnecessário para se passar na cara de quem já tem manchas e precisa usar vários produtos e o fato do rollon ser mais passível de contaminação, já que a bolinha passa pela pele, volta para o líquido, passa pela pele de novo…

Escrevi para a Empresa buscando informação sobre a concentração de ácido glicólico e é justamente a que eu estava procurando: 10%, Nesta concentração conseguimos vários efeitos positivos do ácido glicólico, como esfoliação química, efeito clareador, efeito antirrugas e hidratante.

Há uma sensação de ardência na pele no  início do tratamento e por vezes a sensação volta em aplicações subsequentes, no entanto passa rápido. A frequência da aplicação varia de acordo com prescrição médica.

Ele é disponível para venda no site da Dermatus mas há representações em várias cidades do país. Aqui em Natal o representante deles é a Farmácia Formule.

Uma coisa interessante que percebo com ele é que a pele está exigindo menos hidratação.

Update em 21/01/2013: Estou usando este produto todos os dias à tarde. Depois que faço a dupla limpeza aplico o Biomedic Pigment Control ou o Derm AHA, em pequena quantidade no rosto todo, aplico o Rollon só na área onde o melasma era mais intenso. Depois que esta base seca bem aplico o Clairial C10, camada fina no rosto todo, pescoço e colo. Não façam isso sem anuência do dermatologista, ok? Minha pele suporta bem a combinação, mas para alguns tipos de pele pode ser demais. Só estou fazendo assim porque não estou usando ácido retinoico, não uso esfoliante físico, não tomo sol e porque sei que minha pele se adapta a 20% de ácido glicólico.

Biomedic Pigment Control

Quando escrevi este post não citei este produto porque eu havia usado em 2010 e na época não percebi nenhum efeito. Só que uma semana depois passando na farmácia percebi que a embalagem mudou para um versão opaca, a La Roche afirma que tem 2% de ácido kójico e achei o líquido diferente, mais viscoso. Resolvi arriscar e tive uma boa surpresa. Uso como citei acima e tenho achado o efeito excelente. Como o Derm AHA ele é alcoólico e algumas pessoas podem não suportar bem. No meu caso essa associação de vários clareadores está dando um excelente efeito e a pele está naturalmente hidratada.

O Biomedic Pigment Control é uma associação de AHA com ácido kójico e ácido salicílico.

D Blanc Minipeel da Dermatus

Como o Derm AHA, é um esfoliante químico. Ele contém Alfa Arbutin, Ácido Lático, Ácido Mandélico, Ácido Kójico Encapsulado e Retinol.

Não vou recomprá-lo porque depois dos testes vi que para ação anti-idade + anti-manchas prefiro a associação entre o  Clairial C10 , Redermic R (contem Retinol),  Derm AHA e o Rollon da Dermatus. Ele ficou meio solto na minha rotina.

Agora entendi porque muitos trabalhos mostram que para tratar o melasma não há nada melhor do que associar vários clareadores e evitar agressões como peeling e esfoliações. A linha D Blanc da Dermatus fez justamente isso, cada produto é uma associação de vários agentes, talvez seja uma opção mais em conta do que comprar vários produtos, vale a pena testar.

Observações:

Tudo que tiver ácido glicólico deve ficar em horário diferente do Retinol, mas pode ser usado com ácido kójico e com vitamina C gorda (tetraisopalmitato ascorbil) ao mesmo tempo.

Onde eu encaixei o Redermic R?

Depois da sequência vespertina Biomedic/Rollon Dermatus/Clairial C10 a pele já está saturada e o meio bastante ácido. Cerca de 4 horas depois, por volta das 18:00h, aplico o Redermic R e fico com o produto na face até a hora de ir dormir, cerca de seis horas depois (durmo por volta da meia-noite). Antes de dormir uso apenas um jato de água termal.

E os hidratantes?

Como tanto o Hydracid quando o Clairial C10 e o Redermic R hidratam, não estou usando o Vitanol que tende a desidratar a pele e o ácido glicólico também puxa água para a pele, fora que no verão o meu rosto não resseca, nos últimos dias não tenho usado outros produtos hidratantes na face (mas uso MUITO no pescoço e colo) mas tenho aumentado a atenção para a área dos olhos, para que ela não fique sensibilizada pelo contato com tanto ácido.

Um beijo!

Meire

@meire_g

About these ads

160 thoughts on “Sobre Clareadores Faciais [Atualizado em 21/01/2013]

  1. Olá Dra Meire!
    Na luta contra o melasma há 7 anos, Evito o exposição solar em todos os aspectos, com todas as proteções (física e quiímcas) possíveis. Atualmente estou utilizando o Demelan a noite e o Azelan durante o dia, que é muito bom contra cravos e espinhas, consegui desta maneira paralizar o melasma….mas as manchinhas continuam….MAS uma grande preocupação é, como devo fazer para evitar a deficiência de vitamina D que também causa manchas horríveis na pele? A senhora já ouvio falar no heliocare ultra D oral, o que acha? Conhece algum outro suplemento? Como fazer para ficar com deficiência de vit D???
    Muito obrigado!
    Jackeline

    • Jackeline,
      O suplemento deve ser feito sob supervisão médica e só está indicado só para quem tem deficiência ou faz proteção muito pesada. Boa parte das pessoas que se protege moderadamente do sol não fica com deficiência porque acaba pegando sol no dia a dia mesmo quando está com protetor solar, como por exemplo sol nas pernas ou nos braços. Antes de se automedicar retorne para seu dermatologista, ele vai avaliar seu tipo de pele, o quanto pega de sol e se achar necessário pode solicitar um exame ou já prescrever um medicamento. Beijo!

  2. Olá!!!
    Meu nome é Vanessa e comecei hj o tratamento com Vitanol-A
    Gostaria de saber se posso usar maquiagem durante o dia normalmente
    tipo: Base, pó, blush…?????

    • Vanessa,
      Tem que usar o produto de acordo com a orientação do seu médico, reforçar a proteção solar e usar maquiagens suaves e que não irritem sua pele, que vai ficar sensível por alguns dias. Beijo!

    • Jessyca,
      Depende do diagnóstico da mancha, do tipo e da sensibilidade da pele, Há pessoas que melhoram e pessoas que pioram. Só um dermatologista pode indicar o procedimento e fazer o acompanhamento. Beijo!

  3. Oi, Meire! Estou amando seu site! Parabéns!
    Quero tirar uma dúvida com vc, que já é experiente.
    Venho aplicando o Biomedic Pigment Control há uns 15 dias, e claro, como tem pouco tempo ainda não vi resultados. Compre um vidrinho do Derm AHA porque vi que pode ajudar no tratamento, mas agora estou com medo de associar os dois.
    Você usa junto os dois? EM horários diferentes?
    Tem uma dica de como eu poderia conciliar esse uso?

    Obrigada!

    • Tassiana,
      Eu uso os dois como está no meu post novo de rotina do mês de março (dá uma olhadinha lá ) mas só pode usar com orientação médica e tem que ir adaptando aos poucos. Eu uso no mesmo horário mas vou separar os dois porque vou incluir outro ácido. Beijo!

  4. Oi Meire, tudo bem?
    Estou procurando o modo de usar do D Blanc peeling, mas não estou achando na inet. Como voce usa?
    Obrigada!

    • Andrea,
      É o Mini Peel? Varia de paciente por paciente, tem que ser com orientação do dermatologista. Eu usei de dezembro a fevereiro uma vez por semana sobre a pele limpa do rosto e no colo e deixava agir por 6 horas. Abraço!

  5. Meire,assisti essa entrevista na GNT a Glória Pires sobre manchas , ela diz que só realmente sentiu melhora no seu tratamento contra as manchas após tratar com médico ortomolecular aliado ao uso de cremes clareadores, achei bem interessante , o duro é que esses profissionais costumam cobrar caro e é difícil encontrar um bom sem recomendação, segue o link e se tiver alguma indicação me fala.

    http://gnt.globo.com/superbonita/videos/_2257903.shtml

    bjs,

    • Jô,
      Eu não confiaria minha saúde à medicina ortomolecular. Ela usou clareadores e faz proteção solar regularmente. Ela pode até acreditar que a medicina ortomolecular ajudou, mas é algo complicado de se acreditar, inclusive o Conselho Federal de Medicina não apoia a prática. Beijo!

  6. Olá Meire, me mudei a algum tempo e estou a procura de algum dermatologista para me acompanhar.Quero tratar algumas manchas na pele.Tem alguma indicação ou conhece alguém que tenha um em São Paulo – Capital para indicar. Se não puder responder aqui, agradeço se me enviar por e-mail. Acompanho sempre seus posts sobre hiperpigmentações na pele. Adoro seu blog! Abcs

    • Oi Roberta! A Dra Denise Steiner, assim de cabeça não lembro de outras… Foi ela que criou a fórmula que uso para esfoliar o rosto, a minha farmacêutica sempre a recomenda em SP . A Victoria Ceridono ama a dela, Dra Carla Vidal. Acho que a Luciana do Minha Pele é Melhor Que a Sua pode dar mais indicações de profissionais. Beijo e boa sorte!

  7. Olá Meire! Uso na rotina da tarde D Blanc Minipeel e o rollon da Dermatus e o Clairial C10. Posso usar o Vitanol na rotina noturna? Moro no Rio, e suspendi o Vitanol no verão, mas agora estou querendo voltar a usar. Minha pele é muito resistente. Obrigada

    • Anelise,
      Só com indicação do dermatologista pois você já está usando vários ácidos. O glicólico já aumenta a sensibilidade ao sol e associar ao retinóico, que tambem aumenta, só com acompanhamento médico mesmo. Beijo!

  8. Olá Meire, parabéns pelo seu blog…. estou adorando.Tenho melasmas a mais de 10 anos, já estava para desistir dos tratamentos quando conheci o seu blog, e graças aos seus posts irei continuar. A niacinamida que você usa é comprada em farmácia ou manipulada.
    bjs….

    • Oi Fabiola,
      Uso a niacinamida de industria mesmo, o Papuless Gel. Não desista porque se não ha reversão pelo menos a gente consegue estacionar o bichinho. Um abraço!

  9. Oi, Meire.

    Você acha que o Demelan (ácido glicólico a 10%, kójico e arbutin) podem ser usados também ao redor dos olhos? (claro, supondo que não dê irritação no local)

    A propósito, vi um comentário seu sobre o ácido glicólico “puxar a água” da/para a pele… Não entendi se você quis dizer que ele pode “desidratar” a pele ou ao contrário….

    Um beijo!

    • Deborah,
      O ácido glicólico ajuda a hidratar a pele.
      O Demelan não é indicado para a área dos olhos, salvo se por orientação do dermatologista. Beijo!

  10. Oi dra Meire, eu não costumo usar maquiagem, mais lendo o seu blog você diz que ajuda na proteção, qual produtos eu tenho que usar para proteger ainda mais o meu rosto? Eu uso um protetor químico Heliocare 90 junto com um físico Skinceuticals 50, eu também queria saber quando você usa a niacinamida 4%, amo o seu blog, viciei rsrs. Beijo

    • Oi Ana,
      Uso a Niacinamida à noite, um pouco antes de ir dormir porque ela some na pele e não incomoda meu esposo.
      Se você não gosta muito de maquiagem pode começar com uma base em pó, só cobrindo seu protetor. Há muitas bases boas, tanto nacionais quanto gringas. Beijo!

  11. Meire,
    Será que é compatível usar o Azelan depois do biomedic Pigment Control na mesma rotina (noturna)?

    • Lmaria,
      Acho que esta associação pode ser possível, mas apenas por orientação médica pois aumenta muito o risco de inflamação da pele. Beijo!

  12. Olá Meire,

    Sou sua mais nova seguidora e estou adorando tudo que leio sobre o melasma e produtos que você tem colocado resenhas, e o meu problema não diferente de todos os relatos.
    Depois de tantos acidos (indicados pelo dermato) atualmente comecei a usar Claritiant (Roc), ainda não percebi nada, na verdade faz poucos dias.
    Você conhece ?
    Adorei o blog.

    Atenciosamente,

    Ana

    • Oi Ana,
      Conheço mas nunca cheguei a usá-lo. Possivelmente seu dermato quer dar um repouso à sua pele. Reforce bem a proteção solar, nossa melhor arma. Beijo!

  13. Oi, Meire,
    Leio seu blog pelo Google Reader, então sempre dá aqueela preguiça de comentar, mas com esse assunto de clareadores x melasma não resisti. Parabéns pelo blog e pelos posts. Seu blog é um dos poucos que continuo lendo, dos que comecei a ler na mesma época.

    Eu também já usei todos os tipos de clareadores, a dermato nem sabe mais o que me receitar (ela sempre pergunta “vc já usou o x? e o y?”). Ela também disse que ainda não inventaram nada melhor que ácido retinóico e hidroquinona para clarear a pele, mas em mim essa fórmula não funcionou, e também tenho medo dos efeitos posteriores da hidroquinona (já o ácido retinóico e seus derivados me causam vasinhos). Daí que comecei a usar dermocosmético por conta. Já usei laser no rosto e vi que só fez piorar, não vou usar mais; depois dele é que o melasma apareceu com força. A impressão que tenho é que a pele reagiu ao laser como se ele fosse uma agressão, e daí manchou como forma de se proteger.
    Vejo que as manchas pioram muito mesmo com um mínimo de sol, moro numa cidade muito quente, e que tem raios UVA extremamente altos.

    Eu gostaria de saber qual dos dois produtos você acha que é um clareador mais potente: o Clairial C10 ou o Hydracid C 20. Levo muita fé na vitamina C e fiquei empolgada pelos resultados que você obteve. Aqui onde moro é quente e úmido. Então não consigo usar nenhum produto por baixo do filtro pela manhã, é passar e começar a suar. O que faço é limpar a pele, passar um filtro “normal” (tenho usado o da Shiseido FPS 55, mas está acabando e vou ter que trocar por outra marca, já que esse comprei no free shop) e por cima passo outro filtro com FPS 40 e cor (recomendação da dermato). O que você acha? Desta maneira está correto? Tem algum creme mais leve que você recomendaria que eu usasse pela manhã, embaixo do filtro e que ajudasse nas manchas? (embora agora seja verão, aqui na minha cidade é época de chuva, então tem chovido muito e os dias têm sido mais frescos. Creio que posso tentar usar algo por baixo do filtro até março ou abril). À noite, lavo a pele novamente e uso um clareador (atualmente tenho usado um da Ada Tina, que está acabando), e em dia alternados uso uma vitamina C a 10%. Não consigo usar mais produtos que isso.
    Sofri por muitos anos com espinhas, e faz um ano que terminei o tratamento com Roacutan. Às vezes, aparecem algumas pequeninas na TPM, mas por enquanto minha pele está boa, espero que continue assim. Por conta do Roa ela continua bastante sensível, e ainda mais propensa a manchar (é o que tenho notado).

    Então para não ficar confuso, minhas perguntas são: qual dos dois clareia mais, o Clairial C10 ou o Hydracid C 20? Está correto usar um filtro “normal” (branco) e por cima um com cor? (comecei a fazer isso para ganhar mais potência na fotoproteção). Algum creme leve que você recomenda usar pela manhã embaixo do filtro que ajude nas manchas?

    Ah, eu uso antioxidantes orais manipulados, inclusive vitamina C, mas não tenho notado muita melhora, não.

    Desculpe o comentário longo, mas esse assunto super me interessa, assim como a todas que sofrem com essa questão de manchas.
    Obrigada pela atenção!
    Abraços.

    • Oi Jussara!

      O Hydracid C20 é um antirrugas com Vitamina C em boa concentração (20%) em uma base hidratante vegetal; os benefícios como antimanchas ocorrem pelo fato da vitamina C ser um clareador coadjuvante por aumentar a ‘defesa’ da pele contra a radiação UV, mas o produto despigmentante de fato é o Clairial C10. Eu uso o Hydracid C20 por baixo do protetor solar pela manhã porque como tenho a pele oleosa é preciso hidrata-la para que a oleosidade não aumente, foi o melhor hidratante que já usei até hoje. Estou bem satisfeita com ele e já comprei o terceiro frasco. Já o Clairial C10 uso nos cuidados vespertinos porque a textura é mais pesada. O Lumiwhite que faz parte do Clairial C10 é um bom despigmentante para manchas epidérmicas, já para manchas mais profundas o efeito é inferior à hidroquinona mas em compensação tem menos efeitos colaterais. Gosto muito da combinação filtro normal + filtro com cor porque geralmente não se consegue passar uma colher de café de filtro com cor no rosto porque fica terrivelmente grosseiro o acabamento, só atente para não usar produtos incompatíveis entre si (texto meu, do Pedro e do Nando sobre isso aqui http://www.stash.com.br/2013/01/25/incompatibilidades-entre-cosmeticos/ ) Beijo!

      • Obrigada, Meire! Já fui lá ler o texto sobre produtos incompatíveis entre si. Muito bom.
        Estava com pressa, e agora que vi que escrevi a palavra “usei” repetidas vezes, até para o laser. Eu quis dizer que fiz algumas sessões, e não que “usei” o laser. he
        Bjs.

  14. Olá Meire,
    Graças a resenha que vc fez do Clairial C10 é que não estou utilizando um produto estragado (embora tenha usado por 3 dias!). Ao usar pela primeira vez só saiu um liquido oleoso…abri a embalagem, mas vi que a consistência era cremosa e amarelinha. Lembrei que tinha lido um post onde vc alertava que seu produto havia ficado bifásico após uma semana e o laboratório informou que não era normal…Como meu produto era novo, insisti mais um dia e sempre “pegando por cima” para evitar a parte líquida. Achei o cheiro muito forte (o que incomodou demais o meu marido!). No terceiro dia resolvi ligar, nada me custava, não é verdade? O laboratório que representa a Empresa informou que o produto quando mantido em temperaturas acima de 25 graus tende a alterar a composição. Autorizaram uma troca na farmácia e quando peguei um novo Clairial…fiquei chocada! A textura era muito diferente e a cor nem amarela era, e sim branca. E o cheiro então? Totalmente diferente e bem mais suave.. Obrigada, pois se não tivesse lido seu post provavelmente estaria usando o produto sem saber da alteração.

    Abs,

    Lidiany

    • Lidiany, que bom! Se morar em local quente guarde na geladeira. Um abraço

  15. Meire,
    também sou médica, mas psiquiatra. Estou encantada em ler nos seus artigos todo o rigor científico que estamos acostumadas a procurar ma medician baseada em evidências, aliado à sua experiência pessoal e honestidade sem floreios ou marketing.
    Também tenho melasma e, apesar de sempre ter passado por dermatos e ter muitos amigos dessa área, pude aproveitar muito as dicas sobre os clareadores faciais que você postou.
    Curto muito também o Pedro do East to west…, vocês dois viraram meus blogs obrigatórios no dia-a-dia.
    Parabéns pela (rara) seriedade ao abordar assuntos em que o marketing (com baixas evidências) é o que normalmente conta…
    Bj,
    Ana

    • Ana,
      Que bom receber sua visita e recadinho! Seja bem vinda. Amo psiquiatria, sou meio autodidata, hehe. Beijo!

  16. Boa Tarde,
    Tenho melasma na testa e estou pensando em fazer a aplicação do laser spectra. Vc já utilizou? o que acha?

    • Clarisse,
      O laser piorou a minha pele, então decidi não testar nenhum outro. Beijo!

      • Entendo. Vou comprar os produtos que vc indicou. Tentarei mais uma vez. Depois conto. Obrigada pela resposta e gentileza

  17. Oi Meire!!!!
    Feliz Ano Novo!!!
    Minha dúvida não tem a ver com o post, mas dentre os novos achei que esse era o melhor pra coloca-la.
    O que você acha do DMAE? eu pesquisei na internet algum produto contra flacidez e vi umas matérias sobre ele. Você tem indicação de outro creme? Estou percebendo um pouco de flacidez no contorno da face.
    Tenho usado continuamente Redermic R, Hidracid C20 e Densitium, mas sinto falta de um produto específico pra esse problema.
    Beijos!

    • Nadja,
      O DMAE foi uma febre há alguns anos, depois pelo que vi alguns dermatos desanimaram mas não sei se o desânimo ocorreu só por causa do aumento da indicação de uso de Botox. Como leio muito não vejo nenhum cosmético muito animador quando o assunto é a flacidez, não sei se vale a pena; a maior parte tem efeito superficial meramente tensor (os produtos chamados ‘lift’). Em alguns casos o ácido retinoico pode melhorar a sustentação da pele, mas flacidez é sempre difícil de tratar com cosméticos… Os cosméticos são mais prevenção mesmo.
      Uma busca em artigos científicos em maiores revistas indexadas (Un de Stanford e Pubmed) não mostra muita coisa (achei 37 trabalhos). Se buscar especificamente por flacidez não aparece nada relacionado ao DMAE além deste trabalho aqui http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1034/j.1600-0846.2002.10295.x/abstract;jsessionid=04CD8A0D1875B17C02ED180D6487A9D7.d04t02 feito só com 30 pessoas. Esse aqui que tem análise histológica http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20095140 sugere que o efeito básico é hidratação. O que os cosméticos melhoram são basicamente ressecamento, manchas (com restrições), falta de luminosidade e linhas finas. Rugas de fato, flacidez e manchas resistentes bem como elastose e outros sinais de envelhecimento só melhoram com procedimentos dermatológicos mais invasivos (que eu não pretendo fazer). Sugiro que você tente comparar produtos mais específicos para sua preocupação como por exemplo o Epidrat Lift e o Hydracid Lift, veja o preço e vá testando. A base que uso no dia a dia tem efeito lift, a Flexilift Vichy, que parece uma boa opção também. Se o DMAE não for tão caro, de qualquer forma vale a pena testar. Eu estou direcionando toda minha rotina para hidratação e clareamento, com o passar da idade a gente vai vendo o que nossa pele pede mais. Beijo!

      • Oi Meire!!
        Uma pena, achei que havia encontrado um produto milagroso, rsrsrs.
        Vou continuar com minha hidratação, mas suspendi o uso do Redermic durante o dia, meu rosto estava muito vermelho, nem mesmo o Biore estava resolvendo, durante esse período mais quente vou ficar usando apenas durante a noite, será que vão regredir os benefícios?
        Vou procurar Epidrat Lift e o Hydracid Lift e comparar os preços e também a base que você falou.
        Muito grata pela atenção querida.
        Beijos e tenha uma semana maravilhosa!

      • Oi Nadja,
        Na verdade é até mais confortável usar o Redermic R à noite, você até ganha em efeito. Eu uso durante o dia porque acho que encaixa melhor na minha rotina, mas a radiação solar faz com que ele perca o efeito dentro de umas quatro a cinco horas (por isso a embalagem é à prova de luz solar). Beijo!

  18. Dra meire, parabens pelo blog. Excepcional. Tenho um melasma no nariz. Vc acha que devo passar o claredor no rosto todo ou apenas no nariz ? Super obrigada e tenha um bom dia.

    • Luciana,
      O ideal é passar camada fina no rosto todo (com exceção da área dos olhos, salvo se por orientação médica) e na área do melasma passar uma camada mais generosa. Mas há medicamentos mais intensivos que devem ser usados apenas na área manchada. Beijo

  19. Oi Dra Meire!
    Embora eu não tenha melasma, adoro ler suas resenhas sobre qualquer tipo de produto! Rs
    Vendo suas explicações sobre associações de produtos, tive uma dúvida em relação à minha rotina de cuidados…
    Recentemente comprei o Lysalpha Cicapeel, da SVR, que é um esfoliante químico composto por glucolactona, Zinco PCA e Thefrosia purpura (nao sei o que é isso rs). Ele é para ser usado em dias alternados, sozinho. Mas você sabe se eu posso alterná-lo com a Tretinoína ( vitacid acne)?

    Bjs e obrigada desde já!

    • Cora,
      Em princípio pode, mas sempre há aumento de risco de efeitos colaterais quando se associam esfoliantes químicos (a tretinoína também tem efeito esfoliante) o que pode levar a manchas por aumento da sensibilidade ao sol e às vezes até a quebra de vasinhos na pele. Se onde você mora é verão não acho que seja hora para associar os dois, depende muito do quanto a pele suporta. A minha pele suporta bem várias associações mas eu faço uma proteção contra o sol muito intensa e tenho seguimento regular com dermatologista. Dependendo do quanto sua pele suporta você pode começar usando o Cicapeel por exemplo num sábado à noite e no domingo não aplica o Vitacid (dá um descanso de um dia por semana), mas o mais correto mesmo é pedir orientação para o seu dermato. Beijo!

      • Ah sim! É verdade! Moro no Rio e aqui o verão está pior do que nunca!!! Mas sempre uso protetor (Bioré Perfect Milk), até quando fico em casa… Acho que vou esperar o inverno, então, pra começar a usar o Cicapeel. Acho que na minha atual situação, o Vitacid Acne vai me trazer mais resultados… Obrigada e bom fim de semana!

      • Cora,
        Mas o maior problema no verão é até mais o Vitacid… Melhor falar com seu dermatologista, pode ser que ele resolva prescrever outro medicamento para acne. Até lá, mantenha a fotoproteção bem pesada. Beijo

  20. Oi Meire!!
    Você já usou (ou conhece quem usou) o clareador Melan-Off, da Adcos?
    É que tenho usado ele e me deu muitas espinhas!!! :(

    Tô querendo trocar pelo SVR Lysalpha Cicapeel, você já usou ele?? Desculpa a encheção… rsrs
    Beijos!!!

    • Vanessa,
      Acho que o Cicapeel é mais para manchas de acne, eu nunca usei. E como não me adaptei a nada da Adcos acabei nunca experimentando o Melan Off. Beijo!

      • Oi Meire! Obrigada por responder, sua Fofa! :)
        Então, menina, o Melan-Off da Adcos, além de me dar espinhas, literalmente “queimou” minha pele onde eu passei ele!!! :(
        Abandonei, tô usando Bepantol Derma Creme pra tentar recuperar a pele (ajudou MUITO) e depois que estiver recuperada vou começar o Cicapeel, tomara que dê certo… :)
        Pra mim tbm, nada da Adcos deu certo: protetor pra pele oleosa: é puro óleo em potinho! E eu fico meio indignada com isso, porque a DONA da marca é uma farmacêutica, me parece! Poxa, era para os produtos serem maravilhosos, né…. enfim.
        Um beijão pra você, Lindona!!! Brigadaum!!

      • Vanessa,
        Boa sorte! Eu também não me adaptei com nada da Adcos. Beijo!

  21. ola Meire
    tô apaixonada pelo seu blog, e todas as minhas ultimas compras dermatologicas foram baseadas no seu dia a dia, pois acho a nossa historia – de melasma – bem parecida.
    só me tira uma duvida: a noite posso usar o DERM AHA + ROLLON + CLAIRIAL C10?
    e pela manha posso associar o REDERMIC R + KLASSIS?

    bjão

    • Gabriela,
      O Klassis não deve ser usado junto com o Redermic R porque tem ácido glicólico, que não interage bem com o Retinol. O Derm AHA + Rollon + Clairial não tem problema mas é preciso saber se sua pele vai suportar. Na minha pele fica muito bom e ajudou a clarear muito, mas não recomendo sem que um dermatologista libere. Beijo

      • muito obrigado pelo retorno.
        quero lhe parabenizar mais uma vez pelo seu blog que é simplesmente maravilhoso
        nunca mais fico sem dar uma passadinha DIÁRIA por aqui.
        fica com Deus
        bjos.

  22. Querida Meire,
    Gostaria de agradecer por todas as informações e dicas que você nos
    oferece de forma tão bem fundamentada. Sua educação, paciência e
    disponibilidade são fora do comum (além do seu texto ser rigorosamente
    bem escrito!).
    Eu li e reli os posts sobre sua rotina, sobre melasma e este sobre
    clareadores, mas fiquei com uma dúvida com relação ao uso do Derm AHA.
    Às vezes você o usa antes do Hydracid C20 (embora não goste de usá-lo
    com o Redermic R), certo? E usa também na rotina vespertina antes do
    Clairial C10? Você disse que pretende usá-lo duas vezes ao dia, e
    depois comentou que prefere aplicá-lo sem outros produtos. Você
    intercala os dias?
    Obrigada por tudo!

  23. Querida Meire,
    Gostaria de agradecer por todas as informações e dicas que você nos oferece de forma tão bem fundamentada. Sua educação, paciência e disponibilidade são fora do comum (além do seu texto ser rigorosamente bem escrito!).
    Eu li e reli os posts sobre sua rotina, sobre melasma e este sobre clareadores, mas fiquei com uma dúvida com relação ao uso do Derm AHA. Às vezes você o usa antes do Hydracid C20 (embora não goste de usá-lo com o Redermic R), certo? E usa também na rotina vespertina antes do Clairial C10? Você disse que pretende usá-lo duas vezes ao dia, e depois comentou que prefere aplicá-lo sem outros produtos. Você intercala os dias?
    Obrigada por tudo!

    • Taciana,
      O Derm AHA pode ser usado junto com o Hydracid C20 e também pode usar junto com o Clairial C10, mas não deve ser usado junto com o Redermic. Fui aumentando aos poucos o uso dele. Hoje estou usando todos os dias pela manhã na pele limpa, depois passo o Hydracid C20 e sigo com as outras coisas. Aí às 2 da tarde (já estou em casa nessa hora) faço a dupla limpeza, passo de novo o Derm AHA ou então passo o Biomedic Pigment Control (um ou outro) deixo secar bem (poucos minutos) e por cima passo o Clairial C10. Quando dá umas 6h da tarde passo o Redermic R. Como durmo lá para as 11 da noite os produtos ja sumiram da minha pele, faço um jato de água termal e vou dormir. Como todos estes produtos hidratam e não estou usando o Vitanol (ele ressecava minha pele) só estou precisando de outros hidratantes no final de semana (pela manhã), quando dou um repouso na pele. Está dando certo. Estou atacando as manchas porque o verão tá pesado e estou com medo do melasma voltar. Beijo!

  24. Nossa o poste que eu tava esperando! obrigado mais uma vez por dividir conosco suas experiências, e me desculpe a indiscrição mas, sempre achei que voçê tivesse no máximo 30! Parabéns está muito linda Meire! um abraço:)

  25. Meire, ainda quanto ao uso do protetor e da base.. É válido usar o protetor POR CIMA da base. Tenho tentado usar a Revitalift e por cima ponho o,protetor (atualmente venho usando o Allie Whitening). Quando o protetor seca passo o pó (uso o da Shisedo). O que você acha?
    Adoro os eu blog!!
    Parabéns!!

    • Marte,
      Acho uma combinação um pouco estranha mas não vejo problemas. O importante é que o protetor se mantenha em uma camada íntegra, sem falhas. Passar o pó da Shiseido por cima é uma ótima opção, reforça a proteção e ainda fixa tudo que está por baixo. Abraço!

      • Meire, também tenho dificuldade em deixar maquiagem bonita e natural usando o protetor (Prep-prime da MAC 50fps), base liquida (Silky Matte da Lancome) e base mineral da bareMinerals por cima. A pele não fica uniforme de jeito nenhum, não sei, acho que não peguei a mão ainda. Você acha a combinação de protetor e base mineral insuficiente? Será que trocando a base eu conseguiria um resultado melhor? Ah, o protetor da MAC pode ser utilizado por cima da maquiagem, é so esperar secar bem. Faço isso no meio do dia, quando reaplico e passo uma camada de Prep-prime em pó, para matificar. Um beijo!!

      • Maira,
        Mas você aplica uma colher de café do Prep Prime FPS 50? Se aplica toda a quantidade a combinação está ótima. Tente aplicar a base dando tapinhas com os dedos e depois apertando e esfumando levemente com esponja e depois aplica o seu pó prep prime bem levemente. Depois de bem seco carimbe com a bareMineral só onde acha necessario e depois esfume tudo com o pincel com um quase nada de pó finalizador. Os finalizadores da bareminerals deixam a pele super natural. Beijo

  26. Meire me esqueci de lhe perguntar:
    O clairial pode ser usado por anos seguidos?

    • Rodrigo,
      Acredito que sim, mas no geral eu mudo os clareadores de tempos em tempos. Um abraço!

  27. Meire,
    Fiquei chocada quando vi você dizendo que não tinha mais nem vinte nem trinta e poucos anos… Como assim?!!! Pele linda, parabéns!!!! Moro em Mossoró-RN , não sei se você já veio aqui, mas achei maravilhoso encontrar seu blog pois a temperatura aqui e altíssima….
    Já pesquisei, mas não consegui achar. Qual vitamina -C você usa?
    Beijos e parabéns pelo excelente blog.

    • Marcela,
      Conheço Mossoró só de passagem, mas senti que é bem quente. Uso vitamina C em vários produtos, o principal é o Hydracid C20 da SVR. Em Natal é fácil encontrar nas Drogarias Globo maiores. Uso também o Clairial C10 (tem 10% de vitamina C). Beijo!

  28. Meire você usa o clairial c10 em todo o rosto?

    Os produtos que resenha são acessíveis e muito bons,
    E também tens me ajudado muito; fico muito contente por ter encontrado seu blog!

    Grande abraço!

    • Rodrigo,
      Uso no rosto todo, mas não uso dentro da área dos olhos Um abraço e obrigada pelas visitas ;)

  29. Oi Meire.
    Fiz um comentário mas acho que sumiu. Resumindo, queria saber o que vc acha da Luteína para ajudar a tratar melasmas. Esse site, http://www.biolabfarma.com.br/sobre/eventos_conteudo.aspx?id=108 , fala que ela ” protege a pele contra a ação oxidante da luz visível, que não é bloqueada pelos filtros solares tópicos”. Mas tem outros suplementos que estão usando ela tb com essa finalidade. O que vc acha??

    • Fernanda,
      Tenho minhas dúvidas. Por enquanto a única coisa que tenho como segura contra a luz visível é a maquiagem fotoprotetora, mas a Luteína (como outros antioxidantes, Vitaminas C e E, o Helicare capsulas) pode ser algo interessante para usar como coadjuvante. Beijo

      • Fernanda,

        Uma dermato já me sugeriu utilizar a Luteína, eu achei muito caro o frasco com 30 comprimidos, cerca de 65 reais (Teína) por isso eu prefiro usar produtos que tenha a Luteína para uso tópico, eu uso o protetor Profuse da marca Aché, ele tem fps 50, tem tambem do mesmo laboratório o Ensolei oil control fps 30 que eu usei e gostei muito, ele é bem fluido e bastante em conta o preço, cerca de 35 reais, não atrapalha maquiagem porque é bem absorvido pela pele, não tem frangancia e o unico defeito na minha opinião é que ele deixa a pele brilhando.

        Eu acredito sim que Luteína ajuda pq é anti oxidante, me parece que é derivado do café, na verdade acho que todo anti oxidante ajuda a combater manchas, como a vitamina c e o coffeberry por exemplo, pq ajudam a combater os efeitos do sol e tambem fortalecem a pele.

      • Sílvia,
        Eu prefiro a Vitamina C pelas evidências e pelo efeito que vejo na minha pele, mas acho super interessante verificar tudo que for indicado como antioxidante. Beijo

  30. Oii!
    Quando você abriu o tópico eu pensei, nem vou comentar nada porque não tenho problema de melasma,(tenho a pele clara) daí examinando minha pele achei na lateral do rosto um manchinha do tamanho do dedo mindinho na cor de doce de leite claro.A uns dias atrás eu não tinha essa mancha, agora apareceu mesmo eu me protegendo e não me expondo ao sol diretamente, mas fez um calor abrasador aqui no interior de São Paulo dias atrás que só de entrar no carro estacionado no sol já se sentia aquele impacto de não adianta fugir porque essa temperatura vai te fritar e agora só volto na minha dermato em fevereiro, será que isso é melasma? Bjs!

    • Eliane,
      Como você é branquinha pode ser que não, mas depende da propensão de sua família, se você usa anticoncepcional e se tomou muito sol antes de começar a se proteger. Dê uma olhada na pele da sua mãe e das suas tias, veja se elas tem melasma. Eu tenho a pele bem clara, mas tenho ascendência judaica por isso a tendência ao melasma, que castiga muito as judias e as russas, não só as latinas e orientais.Mas mesmo sendo clara você tem dois fatores de risco principais para ter melasma que é ser mulher e morar em um país ensolarado. Reforce a proteção solar até sua médica avaliá-la, espero muito que não seja melasma… Beijo

      • Tomara que não seja mesmo, nunca tomei anticoncepcional, tomar sol de ficar largatixando foram poucas vezes,e quando ficava grávida minha pele nunca manchou e faz anos que não tomo sol além daquele que a gente toma por deslocamento,o inevitável.Mas depois do seu blog eu finalmente entendi e aprendi como se proteger corretamente.Aos poucos estou comprando meus produtos e através do seu blog achei uma maneira divertida de me cuidar.Obrigada Meire!
        Bjs .

  31. Meire,

    tenho o mesmo problema da moça que tem propensão a pintas. Além de que sendo minha pele oleosa, ela é hiper propensa a cravos e espinhas (mesmo estando com 35!).
    Uso o vitanol diariamente a noite, mas se ele piora as pintas, como faço com minhas espinhas?? Se eu ficar 2 dias sem usar, meu rosto volta com os cravos/espinhas.
    Será que o ácido glicólico seria melhor? (o vitanol é o único que uso para isso).

    • Dani,
      Mas o Vitanol piora as suas? NEm todo mundo piora com ele. Se você notar piora aí é melhor mudar para o ácido glicólico. Estou usando o ácido glicólico agora por causa do verão, mas vou voltar para o Vitanol logo que o sol baixar a guarda. Beijo!

      • Dani,

        Eu já notei que o vitanol piora sim minhas pintas pq aqui onde eu moro é muito quente e acho que não tem protetor solar que dê conta, tem o adapaleno que é muito bom tambem para espinhas e tem menos efeitos colaterais, eu usei uma vez o Diferin a 0,1g e minha pele ficou bem menos oleosa, agora o essencial é usar base em cima do protetor ou protetor com cor pq as pintas precisam ficar escondidas para não escurecerem, isso são palavras das dermatos que já fui, e tambem experiencia minha e das pessoas que conheço que tambem tem o problema, não se pode descuidar nem estando dentro de casa.

      • Não sei se o vitanol piora, sei que elas tem aparecido com mais frequência, mesmo usando protetor solar todos os dias.
        O Vitanol que uso é o 0,25%, o mais fraco (por ser verão agora, qdo entrar o inverno eu compro o mais forte).
        Minha filha (que tem 6 anos) tb tem propensão a pintas. Mesmo não tomando quase sol, ela já tem várias, principalmente no colo/braços.
        *ser branco é muito ruim, viu.

      • Dani,
        Acho que usar o Vitanol no verão é complicado. Estou pensando em só voltar a usar quando estiver em tempo nublado e em casa durante os finais de semana. Beijo

      • Silvia,

        aqui onde moro tb é muito quente, e realmente, não tem protetor que dê conta. Tenho medo de mudar do vitanol p/ outro produto e meu rosto encher de espinhas novamente. Base eu uso todo dia, principalmente por causa das manchas e pintas (estou usando a revlon colorstay p/ peles oleosas).
        Vou pesquisar sobre o adapaleno e ver como minha pele reage. Minha pele é super chata com produtos novos.

  32. Já me conformei: melasma é pra sempre. Então permaneço vigilante. O que funciona pra mim é Vitacid Plus. A cada 4 meses mais ou menos dou intervalo de 30/40 dias e uso outro ácido neste período. Faz meses que não as vejo, mas não descuido: proteção solar com ingrediente clareador, vitamina C, loção e emulsão Aqualabel. Infelizmente não tenho tom de pele homogêneo, mas o melasma está bem controlado. Inclusive meu corpo, em parte alguma, tenho um tom homogêneo. Minha dermato disse que é normal, então com isso já me conformei. Afinal, tem muita coisa pior por aí e eu gozo de perfeita saúde.
    O fato de saber que não estamos sós na luta contra melasma é um consolo e confirma que cada pele é uma sentença. Dos produtos que você usa, só usei Vitanol-A, mas já perdi a conta de outros que já usei entre industrializados e manipulados.

    Beijo

    • Adriana,
      eu também estou nesta fase de melasma bem controlado, mas sei que qualquer sol (basta dois minutos) ele volta com força total, heehheheh! Beijo

  33. Boa tarde! Por favor, queria tirar uma dúvida. Você atendia na AMI (se sim) É por que, minha filha foi sua paciente…e agora to com uma bebezinha de 3 meses e queria saber se você continua atendendo em alguma clinica?

    • Oi Zayama!
      Sim, mas tem alguns anos que não faço mais medicina privada. Acabei fazendo outra pós-graduação e mudei de especialidade, só trabalho para o Governo Federal (saudade de nenês, já não atendo crianças há cerca de 5 anos). Há médicas excelentes na AMI Personali, você já foi lá conhecer? A Clínica está linda, super bem estruturada. Um beijo!

      • Muito obrigada Dra Meire. Tomara que eu encontre alguém tão dedicada com as crianças quanto você foi com minha filha Lorena. Ela me mostrou o site agora, gostei bastante, com certeza irei levar minha bebezinha lá. beijos meu e de Lorena.

      • Zayama,
        Volte sempre ao blog ;) Vez por outra encontro com ex pacientes e é sempre a mesma alegria. Dê um beijo em Lorena por mim ;)

  34. Meire, vc está linda na nova foto! Queria saber qual a seqüência de uso dos produtos à noite, o derm AHA, clairial e dermatus. Comprei o hidracid numa promoção (117,00) e estou adorando. Um abraço.

      • Eu tinha lido o post sobre a sua rotina (depois que descobri seu blog, leio tudo que vc publica). Na verdade. O que eu queria saber é como vc usa o derm Aha hoje. Qual seria a seqüência. Seria derm Aha, rollon a dermatus e em seguida o clairial. Nesse caso ainda tem o idealia antes de tudo. É que pensei em usar o derm Aha pra tentar amenizar os cravinhos do nariz. Obrigada! Um abraço.

      • Talita,
        À tarde durante a semana passo o Rollon nos pontos orientados pelo dermatologista e depois que o produto seca bem passo o Clairial C10. O Derm AHA uso mais nos finais de semana (à tarde, depois de limpar o rosto) mas às vezes uso pela manhã, espero secar, passo o Hydracid C20 por cima e depois o protetor e a maquiagem. NOs dias em que não uso o Derm AHA pela manhã uso o Redermic R (nunca uso os dois ao mesmo tempo). Um beijo!

  35. Meire, vc está de parabéns, pois é linda duas vezes: na foto, é claro; e por sua solidariedade em esclarecer e passar a frente todas essas informações. Acho essa beleza a mais importante nos seres humanos. Ainda estou conhecendo o seu blog e, apesar de inicialmente ficar atordoada com tantos cremes e rotinas, deu-me a perceber que é uma pessoa organizada, crítica e inteligente. E que, não sei como, consegue conciliar tantas atividades. (“quando crescer” quero ser assim srsrsr, hummm, acho que só na próxima encarnação rss). Como citou, existe várias causas para manchas e, se puder me esclarecer, como posso pesquisá-las, um endócrino seria adequado para que tipos de exames? Interessante que conversando com meu dentista ele chegou a me questionar a origem de meus melasmas, aventando que poderia ser “algum tipo de distúrbio, alguma doença”. Na hora não dei tanta importância e, como as manchas se pronunciaram depois de 3 sessões de laser no passado, não pensei mais no caso, já que deleguei a estes procedimentos minha “cara pintada-manchada”. Vc poderia me orientar nesta questão? Grata.

    • Regina,

      Um bom dermatologista vai determinar se há indicação de fazer um diagnóstico diferencial. Dependendo da sua idade e de outras queixas pode ser interessante passar com um endocrino, mas no geral o dermato faz o diferencial e indica se é necessário dosar hormônios tireoideanos, de suprarrenal ou fazer uma curva glicêmica, por exemplo (na maior parte das vezes não é necessário). Obrigada pela visita!

  36. Oi Meire. Vi esta semana um programa na GNT com a Glória Pires e a Luana Piovani. A Glória contou que tinha muitas manchas no rosto, passou vários cremes etc durante anos e nada de resolver o problema. Mas que, atualmente, faz uso da medicina ortomolecular, e com isso conseguiu acabar com todas as manchas do rosto. Ela não disse o nome do médico nem a fórmula ortomolecular . P/ mim, betacaroteno, licopeno, vit c etc não tiram manchas. Uma vez tomei picnogenol , mas tb não adiantou. Na farmácia, vi que o Imedeen tem como propaganda diminuir manchas. Fiquei super curiosa p/saber o que será que ela toma que fez sumir todas as manchas dela?

    • Fernanda,
      Não vejo evidencias consistentes em medicina ortomolecular, há muita enganação neste meio. Ela deve ter tomado vitaminas, poderia ter alguma deficiencia que acabou sendo corrigiga ou a pele melhorou porque ia melhorar mesmo, porque passou a tomar menos sol, fez algum peeling, enfim. Se complexos vitamínicos curassem manchas estaríamos todas felizes ;))) Eu não gastaria com o Imedeen, mas se você quiser tomar vitaminas com propostas similares tem o Dermavit. O que há de certo: o sol é o pior inimigo. E em segundo lugar: infelizmente algumas pessoas não curam as manchas nunca… Triste, mas é verdade. Um beijo!

  37. Oi Meire…

    Por favor, gostaria de maiores esclarecimentos sobre a “quebra da barreira” quando passo base com pincel por cima do filtro solar. Tenho passado a base com os dedos espalhando o produto e até mesmo com o pincel 187 da MAC.

    Mesmo passando base com o pincel, após o protetor solar secar completamente, ocorre essa quebra? Como isso se dá? O filtro já não foi todo absorvido pela pele? Pode-se afirmar então que a fotoproteção será inexistente? Nunca imaginei que isso ocorresse.

    Hoje tentei passar a base com os dedos dando batidinhas e também usando esponja, mas não consegui. Achei o processo muito demorado…e também achei difícil homogeneizar a base na pele com a esponja, Tem que ter muita paciência e dispor de algum tempo para isso.

    Acho então que o mais rápido será passar o filtro e depois um pó com proteção solar, como o da marca Laneige, por exemplo.
    ´
    O mais triste é que já passei por vários dermatologistas e nenhum me informou nada a respeito.

    Abraços.

    • Karine,
      O protetor para funcionar bem tem que ficar colado à nossa pele, o protetor interage com a radiação solar (ele é um escudo), se ele fosse todo absorvido pela nossa pele a proteção seria muito menor. Mas basta você se certificar de que a base não vai retirá-lo do local nem diluí-lo, mas raramente um protetor é tão ultraseco que fique todo no lugar se a pessoa aplicar a base esfregando a pele com um pincel chato, por exemplo. A tendência é o protetor misturar na base, mas o ideal é que a base realmente fique em cima do protetor. Se o protetor for aplicado em quantidade menor, for arrancado da pele ou for diluído ele vai proteger, mas vai proteger menos do que se for aplicado corretamente. Resumindo: o protetor tem que ficar no lugar, se você conseguir isso mesmo usando um pincel está ótimo, mas eu não consigo, sinto qu eo protetor acaba saindo do lugar por isso só aplico carimnbando e esfumando levemente.
      Eu demorei um tempinho para pegar a mão com a base e a esponja, mas como tenho melasma prefiro perder mais tempo fazendo a pele e raramente faço nada nos olhos no dia a dia. Com o tempo fica super rápido, acostumei tanto que ja´tenho preguiça de usar pincel.
      A maquiagem que faço visa proteção, este tipo de maquiagem acaba gastando mais base porque a esponja desperdiça muito produto. Aí passo com os dedos dando tapinhas e deixo a esponja pro final, só para arrumar.
      Beijo!

  38. Que beleza de post, Meire! Adoro esses posts de rotina, tenho um enorme prazer em le-los e saber o que cada um usa e como. E esses posts pra mim sao classicos, porque sempre volto neles pra esclarecer duvidas!
    bjs

    • Oi Drix ;)
      Estou gostando tanto da minha rotina que acho que vou mudar pouca coisa nos próximos meses ;) BeijO!

  39. Oi Meire! Sabe qual a concentração do retinol no redermic?
    Adoro o blog!
    Bjo e obirgada!

    • Carla,
      A concentração não é alta por isso ele é bem tolerado por quem tem pele sensível, no entanto ele tem um complexo potencializador que otimiza seu efeito, por isso foi o meu eleito. É possível que seja 0,1%, mas o fabricante não informa (muitas fórmulas são secretas).

  40. Obrigada por esclarecer minha dúvida. Vou começar então pelo que já estava pensando e quando puder investir um pouco mais, vou introduzindo outros produtos como o Skinceuticals, vou deixar aqui anotadinho. Beijo!

  41. Meire, tô indo viajar esta semana pros EUA, será que eu encontro os produtos SVR por lá?
    Beijos

  42. Aiii Meire, tanta informação ao mesmo tempo! rsrs Eu uso vitanol também, mas hoje estou mais insatisfeita com meus mega poros do que com manchas…porque eu até tenho algumas manchas, mas eu uso vitanol e passo protetor direitinho para elas não aumentarem, então tudo bem, elas não me incomodam…mas em compensação meus poros, ai que horror! vitanol não tem adiantado, você usa algo melhor/específico para poros? o que vc acha melhor?
    Em relação a base, como seria a melhor forma de aplicar a base líquida sem atrapalhar o protetor? com as mãos? se com pincel pode atrapalhar a fotoproteção do protetor, como seria a melhor forma? dando batidinhas com as mãos?
    prometo que é a última pergunta, após o DERM AHA vc usa o quê Clairial C, Hydracid ou Redermic? Vc não estava usando o Hydracid junto com o Redermic? Não estou entendendo o que é que pode ser combinado com o quê! rsrs aii que confuso! explica aí vaiiii! rsrsrs
    bjão!

    • Aline,
      Tem minha rotina e o horário que uso meus produtos aqui: https://saladamedica.wordpress.com/2012/12/26/rotina-dezembro-2012-a-marco-de-2013/
      O que sempre controla os meus poros é ácido glicólico. Ano passado eu usava o Demelan, depois mudei para o Derm AHA e o Rollon da Dermatus e estou satisfeita com os dois, mas mesmo assim eles incomodam, não ficam mais bem contraídos como ficavam quando eu tinha 20 e poucos anos, huahsudhas.
      Aplico a base com os dedos dando tapinhas e depois carimbo com esponja para deixar uniforme e esfumado. uso por cima apenas pós finíssimos porque deixam a pele mais homogênea, dão o acabamento.
      Eu, o Pedro e o Nando estamos preparando um post sobre essas duvidas do que passar primeiro, do que pode misturar com o quê, é muito confuso mesmo. Beijo!

  43. Oi Meire!! Ja testou o Dermamelan? Sua composicao é mais “forte” que o cosmelan.. Minha mae tem melasma que nada nunca melhorou..esta usando o dermamelan e o rosto ja esta bem mais claro!
    Bjs

  44. Obrigada pela super indicação, tenho a pele bem sensível, e tenho lido suas resenhas e também acompanhado bastante o blog do Pedro.
    Estou fazendo minha listinha e pesquisando bem, espero poder alcançar a pele dos meus sonhos em um futuro não muito distante, tenho 29 anos, mas pelo fato de ter a pele bem sensível, por muitas vezes desisti de usar cosméticos, seja pela queimação ou coceira que os mesmos causam e por isso minha pele anda um pouco judiada..rs
    Aos poucos na tentativa de erro e acerto e com muita leitura, vou encontrando bons produtos.
    Suas dicas são valiosas.
    Forte abraço

    • Debora,
      Você já usou o Skinceuticals Hydrating B5? É um hidratante em conta gotas super bem tolerado. Ele hidrata leve a moderadamente sem deixar a pele ardendo. É meio caro, mas rende bastante. Beijo!

      • Não conheço, se rende bastante o custo beneficio compensa.
        Tenho pensando em usar o Redermic R juntamente com o Clairial C10, você acha que haveria conflito ou é muito forte?
        Como você já tem uma boa experiencia com esses cosméticos, você acha que posso fazer isso ou esse da Skinceuticals com algum outro da mesma linha seria mais recomendável para fazer algum tipo de adaptação da pele.
        Beijo!

      • Debora,
        É o que uso. Uso o Redermic R pela manhã e o Clairial C10 à tarde. Já o Skinceuticals hidratante pode ser usado antes de tudo pela manhã e também à noite se você achar necessário. O legal do Redermic R e do Clairial C10 é que os dois deixam a pele hidratada, às vezes nem precisa gastar com hidratante. Agora no verão nem estou sentindo tanta necessidade porque também uso pela manhã o Hydracid C20, que já hidrata bem. Beijo!

      • Joseane,
        Aqui também vende, mas o correto é que seja controlado mesmo.. Beijo

  45. Vitanol só com receita,e isso demorou.Teve quem usasse na praia,no rio.imagina o estrago

    • Refinetti,
      Bom saber que está havendo controle para venda do Vitanol. Eu não sabia. O último que comprei foi sem receita alguma. Abraço!

  46. Olá, Meire! Antes de qualquer coisa, parabéns pelo blog.
    No meu rosto apenas uma coisa me incomoda (e muito): um melasma no buço resultante de uma breve exposição ao sol após depilação com cera. Tentei tratar com Clariderm Clear durante o dia (não fez sequer cócegas) e com o melequento Glyquin XM à noite, que acabou por gerar primeiro uma ‘casquinha’ e depois descamação. Estou com grande receio de que após a descamação a mancha esteja mais escura. Pelo visto, minha pele não reage bem à hidroquinona, embora tenha sido receitada pelo meu dermatologista. Moro em Porto Alegre (o sol mais agressivo do Brasil em termos de radiação) e tenho ascendência germânica por parte dos quatro avós.
    O que gostaria de perguntar, enfim, é se vale a pena usar Vitanol com o propósito de tratar melasma, ou se ele é inespecífico para manchas.
    Beijo e obrigada!

    • Clarissa,
      Passei minha lua de mel aí em Porto Alegre e o que me chamou a atenção foi o fotoenvelhecimento das mulheres, achei mais pronunciado do que aqui em Natal. Engraçado que eu andando de sombrinha inclusive numa feirinha de antiguidades e as mulheres me olhando como se eu fosse louca. Acho que há pouca educação em fotoproteção aí, vocês são muito branquinhas.
      O Vitanol é inespecífico para melasma mas pode funcionar em alguns casos. O problema é a região, como seu melasma é no buço teria que ser uma concentração baixa e não há resposta boa assim, fica longe do ponto de corte. E se colocar concentração alta pode piorar porque a pele neste local é muito fina e vascularizada. Como você tem ascendência germânica pode ter maior risco de neovascularização aparente, que são aqueles vasinhos dilatados, aí piora tudo porque para tratar tem que usar laser e você não vai poder usar por causa do melasma… Se eu tivesse melasma nesta região iniciaria com ácido glicólico (tem que ver com a dermato a melhor concentração) primeiro em dias alternados até a pele suportar bem usar duas vezes ao dia e com vitamina C não ácida, como o Hydracid C20 e só acrescentaria outras coisas se dentro de umas 4 semanas não melhorasse.
      Beijo e boa sorte!

  47. Meire,
    Estou adorando acompanhar as suas dicas. Também sofro com esse tal melasma.
    Atualmente estou tomando uma capsula com a seguinte combinação: vitamina c, vitamina e, ginkgo biliba, revesratrol, lipoceno, beta caroteno, pignogenol, arct, biotina e exsutriment. A minha dermato me recomendou a principio por 3 meses e já estou no 2 mês. Uso também um sabonete de acido glicólico e o protetor minesol. O que você acha? Beijo.

    • Kat,
      Está excelente, só não deixe de usar basee/ou pó durante o dia para proteger a pele contra a luz visível. Beijo!

  48. Oi Meire, tudo bem?
    Já estou usando o Vitanol a uns dois meses por indicação da minha dermatologista, vi muitas melhoras quanto a acne e cravos, quanto as manchas não tenho visto uma grande melhora, quero investir em produtos da SVR, gostaria de saber se você os compra aqui no Brasil, ou se em algum site no exterior que possa ter um preço mais em conta.

    Beijo

    • Debora,
      Compro aqui em Natal mesmo, mas recebi indicação de uma vendedora do eBay que parece confiável no entanto ainda não comprei com ela. Um abraço!

  49. Meire,

    Eu não tenho melasma, mas sim uma tendencia horrível a pintas pretas e marrons, será que clareadores evitam o aperecimento de pintas?

    Olha, desconfio que acidos e luz visivel são as principais causas das minhas pintas, por isso suspendi o ácido e uso MUITO protetor solar, mas qualquer descuido começam a sairem mais pintinhas no rosto, te juro que já fui em 3 dermatos diferentes e eles não decifraram o enigma, enquato isso me entupo de protetor+base.

    • Sílvia,
      É que sua pele tem tendência a hiperpigmentar, o que pode ocorrer mesmo com pessoas de pele bem clara (no meu caso possivelmente é a ascendência judaica), inclusive os ruivos hiperpigmentam com facilidade. A hiperpigmentação vem de agressões, como a radiação solar e no seu caso, um ácido. Há pessoas que hiperpigmentam com acne, justamente porque é uma reação inflamatória. Tem que cuidar da pele só com produtos mais suaves. Beijo

      • Meire,

        Eu acho que é isso mesmo porque isso começou quando comecei a usar produtos mais agressivos para combater a oleosidade, como tônicos, esfoliantes e ácidos.

        Eu sou muito branca mesmo, queria conseguir colocar minha foto nos comentários, mas uso o emaill da minha filha Amanda pq o meu não foi aceito.

      • Sílvia,
        Acho que sim, quanto mais branca a pele mais sensível à radiação solar e maior o risco de fotoenvelhecimento como rugas e pintas, por isso há muitas bases europeias (onde há muitas pessoas com fototipo I) com efeito lifting. Depois dos 30 as pintas tendem a aumentar e tambem há risco de pequenos pontos brancos (comum nos braços).

  50. O BIOMEDIC PIGMENT CONTROL da La Roche uso faz um ano,tb uso ácido,fiz laser,funciona mas machuca a pele.Neostrata e o dark Spot não fizeram nada. Hidroquinona pulo!nunca mais.Cosmelan,Demelan,Klassis…tudo igual…
    melhorou muito,sofri um acidente,fui atropelada por uma moto e machuquei bem a pele.Estão muuuito,muitoooo ,melhor,mas é uma disciplina militar desde 99.E bloquedor claro.

    • É querida… A briga contra manchas é quase sempre longa mesmo. Beijo!

  51. Meire,
    você tem toda razão, o Derm AHA vale cada centavo!
    Eu usava em noites alternadas com o ácido noturno, acordava com um aspecto de pele descansada. Daí minha Dermato liberou para usá-lo pela manhã, antes do protetor solar.
    Esse sérum controla a oleosidade muito bem e o álcool no meu rosto também não resseca.
    Só tenho uma dúvida, posso, após ele, e por cima do filtro, utilizar o Redermic UV ou o Derm AOX para hidratar?
    Um beijo

    • Lúcia,
      Tem uns dias que venho usando pela manhã, por baixo do Hydracid (e protetor, claro,hehe). Na verdade eu até gosto do álcool dele, a pele fica tonificada.
      Se você passar hidratantes por cima do filtro vai perder sua fotoproteção; por cima do filtro só maquiagem mesmo, e com esponja ou dedo em tapinhas para não descolar a barreira (quem passa base por cima de filtro usando pincel faz a barreira quebrar…). Depois que ele estiver bem seco e sumir na pele você pode usar o Derm AOX. As vezes uso o Redermic R por cima do Derm AHA mesmo sabendo que o Retinol pode não interagir muito bem com o ácido glicólico, mas no geral não misturo, só misturo quando me atrapalho (as vezes eu mudo os horários). É sempre melhor tentar separar produtos com mais “personalidade”, que seriam a vitamina A ácida (um ingrediente que particularmente não gosto por isso não curto muito o Derm AOX), o Retinol, a Niacinamida e os ácidos em geral (como o glicólico do Derm AHA e o salicílico) e dividi-los na rotina em duas ou três vezes. É por isso que na minha rotina geral a vitamina C não ácida está pela manhã com o Retinol, à tarde entra o Clairial e o Derm AHA procuro aplicar nos momentos em que a pele pode ficar mais livre, sem outros produtos. Beijo!

      • Meire,
        Escrevi errado. O que quis dizer é passar nessa ordem: Derm AHA, Redermic ou Derm AOX e, daí o filtro.
        Mas entendi, se tiver outros horários para aplicação deles melhor.
        Talvez um hidratante entre Derm AHA e filtro fosse melhor?
        Nossa, não sabia que aplicar base com pincel quebra a proteção…
        E base em pó?
        Um beijo

      • Lúcia,
        É porque o pincel vai misturando a base no protetor. O protetor tem que ficar quieto, feito uma barreira e a base deve vir por cima em carimbadas (isto quando a intenção da maquiagem é fotoproteção). É muito importante que o protetor solar esteja colado à pele na quantidade certa e que não seja diluído.
        Não acho muito interessante usar o Derm AHA e o Redermic R no mesmo horário muito embora eu faça isso às vezes, só que não passo por cima, passo o Hydracid por cima do Derm AHA e só depois da pele bem seca aplico o REdermic, mas não gosto muito de fazer assim. Agora um hidratante por cima do Derm AHA parece uma ótima ideia. Para base em pó a mesma coisa, aplica primeiro carimbando e depois que ela está bem colada pode rodar um pouco o pincel para polir e deixar o aspecto natural. beijo!

  52. Olá Meire! Também utilizo clareadores faciais para evitar que o melasma se intensifique, o último que tenho usado é o clarifiant, porém não vi melhora significativa, segundo minha dermato ele age de forma lenta mesmo. Uso também o redermic R à noite.Queria ver contigo, se por acaso já ouviu comentários sobre a soja tópica que ela pode agravar o melasma ( inclusive o clarifiant contém) segundo a dra americana Leslie Baumann. Vi que vc já usou klassis tbém, e minha dermato me indicou ( klassis emulgel) quando acabasse o clarifiant. Como foi sua experiência com o klassis? E que produto lançado foi fórmula semelhante a ele? Bjos

    • Luciana,
      O Clarifiant não me convenceu, então nem me dei a chance de testá-lo. O Klassis é um bom produto, usei por muito tempo e talvez ele tenha ajudado o melasma a não avançar. O Demelan tem fórmula similar e a Germed lançou um também similar. Eu preferia o Demelan porque tinha a sensação de que ele era melhor absorvido pela pele. Beijo!

  53. Ola Meire, gostaria que vc dissesse quais produtos podem ser usado em gravidas. Como cuidamos da pele com melasmas nesse periodo?
    Beijos,
    Bianca

    • Bianca,
      Como não sou dermatologista nem ginecologista infelizmente não me atrevo a dar orientação farmacológica segura no seu caso. A Luciana do Blog ‘Minha Pele é Melhor que a Sua” é dermatologista, talvez ela possa ajudar. É certo que o Vitanol é contra-indicado e que como regra geral os clareadores padrão devem ser evitados, mas acredito que a vitamina C tópica seja uma boa opção para manutenção, e talvez o ácido azelaico, mas é bom conferir, tá? A orientação clássica e mais segura é reforçar a fotoproteção e a hidratação da pele. Beijo!

  54. Meire, digamos que sua pele é perfeita para sua idade (não sei qual é, mal acredito que já chegou aos 40). Claro que “olhando de perto”, talvez com lupa…rsrs…possamos ver os “defeitos”. Mas faz bonito por aí, inclusive com incompatibilidade com sua idade cronológica (bom sinal). Cheguei aos 30 esse ano e há cerca de 15 anos convivo com dermatite seborréica na face que a deixa super hiperemiada a ponto das pessoas perguntarem se estou passando mal…hehe. A doença foi disparada na época que fiz vestibular e sofri grande pressão psicológica. Percebi discretos melasmas no topo das bochechas recentemente mas sempre agredi minha pele porque sou muito branca e me expunha ao sol sem fotoproteção adequada por longos períodos. Mas isso para mim é o mínimo frente ao desconforto causado pela inflamação da dermatite na face a qualquer deslize nos cuidados ou um estresse físico-psíquico maior.
    Enfim, cada um com seus problemas. O bom disso é testar cosméticos, eu particularmente gosto :)

    • Maria Cláudia,
      Obrigada, lindinha ;)
      A minha sorte é que não sou tão branca (sou branca, mas fototipo III) porque o sol aqui em Natal é terrível! Beijo

  55. Fiquei muito feliz qd conheci seu blog e hj entro nele todos os dias p ver as novidades!! Tenho melasma e uso o photoprot pq vi no seu blog aki. Gostaria q vc falasse como vc faz a fotoproteção visto q li num artigo seu q base e po são essenciais. Especificamente como vc faz?? De 3 em 3 horas vc reaplica o protetor?? como vc usa os clareadores acima vc usa proteção 100?? tem necessidade?? Obrigada

    • Ana Paula,
      No post sobre minha rotina atual tem tudo bem detalhado. Não reaplico de 3 em 3 horas porque uso proteção pesada, faço apenas um reforço antes de voltar para casa. Uso protetor japones, base com fotoproteção, pó fixador (para deixar tudo no lugar) o e além disso uso boné no carro e uso sombrinha sempre que estou em área aberta. Como a pele está bem coberta, antes de voltar para casa reforço com base em pó com protetor solar. Beijo!

    • Flávia,
      Para mim não funcionou, ele é apenas um coadjuvante. Acho interessante para quem ainda tem a pele sem manchas mas vê melasma nas mães e tias e quer prevenir manchas ou para quem já controlou as suas e quer apenas uma prevenção. Um abraço!

  56. Oi, Meire!

    Melasma é uma novela, né… Eu ando meio perdida com o meu tratamento porque tive que mudar de dermato e não me acertei bem com nenhum ainda…
    No inverno, eu gosto de usar o Tri Luma. Apesar de descamar um pouco a pele e me deixar vermelha, ainda acho que é o produto que deixa a minha mancha mais clara. Nos tratamentos de verão é que não estou me acertando…
    A dermato nova tinha me receitado o Biomedic, da La Roche, mas acho que ele não fez nada por mim…
    Mais recentemente, outro dermato me receitou o Glyquin, mas só consegui usar uns poucos dias… Minha pele arde demais logo que passo e esse deve ser o produto mais melecado que alguém já inventou. Oleoso DEMAIS! Usava antes de dormir mas, da última vez que usei, saí da cama no meio da noite para lavar o rosto, acreditas? Tamanha a aflição que o produto me dava… hehehe
    Sigo firme na proteção solar pesada mas, principalmente agora lendo sobre os teus cuidados, vi que estou precisando melhorar os meus com urgência!
    Beijo!

    • Paula,
      Novelão, viu! O TriLuma foi a morte para mim, pele queimada e mais melasma, ocronose, vasos dilatados…O Biomedic foi como água, cheguei a usar dois vidros mas não notei nenhuma melhora. A fotoproteção é tudo mesmo. Beijo

  57. Olá Meire, também tenho melasma e já usei quase tudo. Agora vou experimentar um produto que já existe há bastante tempo mas nunca usei, é o Cosmelan. Você já usou? Vejo vários depoimentos de pessoas que usaram e disseram que obtiveram bons resultados.
    Obrigada pelas dicas e Feliz Ano Novo!
    Leonice

    • Leonice,
      Usei o Cosmelan, para mim não funcionou. Mas cada pele responde de um jeito e em se tratando de manchas vale sempre a pena tentar algo que já produziu bons efeitos em outras pessoas. Beijo!

      • Oi Meire, me desculpe repetir a pergunta, mas digitei em algum lugar que não acho mais. Esqueci onde era (é… sou meio devagar em internet). Bom, mas li – em algum lugar – que vc usa o demelan e gostaria de saber onde aconselha a compra do mesmo. Grata pela reposta. (agora marquei onde escrevi srsrsrsrsrsr) Abraço.

      • Regina,
        Não uso mais o Demelan atualmente. Quando usava comprava em farmácias mesmo, porque ele é dermatocosmético. Se você quiser comprar online tem a Onofre e a Panvel. Beijo!

Os comentários estão desativados.