[Protetor Solar] Neutrogena Ultra Sheer Dry-Touch FPS 70 X Japoneses

Oi gente,

Há algumas semanas o Nando do Vanity Pills estava buscando uma opção de protetor solar facilmente disponível aqui no Brasil porque seu estoque de japoneses havia acabado, daí durante um papo no Twitter o Pedro mostrou um post da Victoria Ceridono no qual ela apresentava o Neutrogena Ultra Sheer Dry Touch. Fui fuçar na web e vi que a Adriana do Stash fez uma resenha interessante sobre ele, aqui.

O Ultra Sheer Dry é disponível em farmácias brasileiras e custa cerca de R$ 1,00 por grama enquanto o Minesol OC custa cerca de R$ 1,30 por grama e o Protoprot 100 custa cerca de R$ 1,75 por grama então resolvi experimentá-lo para indicar para minha irmã, porque ela gosta de praia e usa o Heliocare 90 que é super caro. Um bom protetor solar facial custando um real por ml ou grama é coisa muito rara.

Ele é apresentado com FPS 30, 55 e 70. O site brasileiro da marca faz menção ao Ultra Sheer Liquid Lotion com FPS 35 e 55, mas não encontrei esta versão aqui em Natal.

Neutrogena Ultra Sheer Dry Touch FPS 70: bisnaga de 50 g por R$ 51,12 

Ingredientes:

Textura e cheiro:

A mão é o local menos indicado para se testar protetor porque é uma área naturalmente seca e o poder de absorção da pele é bastante diferente do que ocorre na nossa face. Então se for testar na mão é preciso passar da forma que você passaria no rosto, ou seja, generosamente. Qualquer protetor solar parece o melhor produto do mundo quando usado em pequeníssima quantidade.

O Ultra Sheer Dry Touch tem uma textura cremosa a pastosa, consideravelmente pegajosa e brilha bastante durante a aplicação mas cerca de quatro minutos após olhem o que ocorre:

Perde-se completamente o brilho e a pele fica semi-matificada. A pegajosidade reduz espontaneamente depois de uns 10 minutos e reduz mais rapidamente quando usamos ar frio sobre a face (o truque do secador de cabelos que uso com frequencia pela manhã).

Apesar da textura meio grossa, o poder de matificação dele é similar ao Sofina Jenne Day Protector e a pegajosidade é similar a do Allie UV Whitening. Há um resíduo branco que considero importante mas que reduz bastante com o passar do tempo.

Ele mais perfumado do que eu gostaria mas o perfume não é ruim.

Quer saber como ele se comporta no rosto e como se comporta sob a maquiagem? Chego já lá.

Alegações do Fabricante:

A Neutrogena informa que este produto é ativo contra radiação UVA (envelhecimento, câncer) e UVB (queimaduras, câncer), é oil-free e resistente à água e ao suor. Teoricamente é indicado para todo tipo de pele e não comedogênico.

Em minha opinião ele realmente é resistente à água e suor, a pele só fica com textura limpa quando todo o resíduo de protetor é removido com um produto que também remova maquiagem à prova d’água.

Ele não alega ser sebum resistente ou controlador de oleosidade e não carrega a proposta de servir de primer para maquiagem, então achei o marketing bastante honesto.

Sobre a tecnologia do produto:

Comparei o Ultra Sheer com três protetores japoneses usando uma folha de papel absorvente feito com fibras de cânhamo (folhinha antibrilho da Muji):

Primeiro coloquei uma gota de cada um dos protetores sobre o papel esticado em uma superfície rígida:

Esperei meio minuto, retirei os produtos e sequei o papel com ar frio para retirar a umidade e deixar só a gordura:

Nessa escala de gordura o Bioré Milk (resenha aqui) é o mais seco dos testados, tão seco que o papel fica com um pozinho, em segundo lugar está o Sofina Jenne, um protetor tipicamente semi-mate e o UltraSheer vem em terceiro.

O Allie UV Whitening, que é reconhecidamente úmido e só matifica a pele ao longo do tempo, é bem mais gordo que o Ultra Sheer.

Como o Ultra Sheer FPS 70 se comporta na face?

O comportamento dele na face é similar ao comportamento na pele do dorso da mão. Há uma sensação de massa corrida seguida de matificação que demora no máximo 5 minutos para chegar e resta uma pegajosidade até cerca de 10 minutos, o que não é ruim para um protetor ocidental já que boa parte deles deixa uma pegajosidade eterna e não matifica nunca.

A textura final da pele fica meio grosseira, em algumas áreas o produto chega a acumular já que uso na quantidade correta (01 colher de café para o rosto). Não sei se ele arde na área dos olhos porque não testei na área, já que protetores cremosos tendem a derreter e escorrer para os olhos então sempre evito.

E para quem  usa maquiagem?

Em razão de sua textura cremosa e considerando uma aplicação com quantidade correta ele acrescenta muito volume à pele e ressalta os meus poros (que nem são tão dilatados mas viram crateras com ele), então não funciona para fotoproteção regular no meu caso.

Para quem tem pele de normal a pouco oleosa, não tem problemas com poros dilatados e não necessita de um acabamento invisível pode ser uma boa opção.

Por não ser sebum resistente obviamente não faz a maquiagem durar tanto tempo apresentável como ocorre com o Bioré Milk ou o OMI Solanoveil Perfect Face Milk mas nem de longe derrete rápido na pele como a maior parte dos protetores ocidentais.

Gostei muito da resistência dele na pele (e no clima de Natal), é bem melhor do que a resistência do Sofina Jenne Day Protector e bem similar a do Allie UV Whitening, o que me surpreendeu.

Em suma…

É um protetor cremoso, semi-matificante, sem tanta pegajosidade, sem cheiro de praia, resistente a água e ao suor e que me parece muito interessante para uso em atividades recreativas ou ocupacionais ao ar livre porque dá  aquela sensação de pele coberta e protegida.

Ele não se vende como primer para maquiagem, então eu diria que é um fotoprotetor tradicional, do tipo criado para proteger as pessoas durante banhos de mar e piscina mas é preciso lembrar que embora seja resistente à água e ao suor sua eficácia se reduz após mergulhos, contato com areia e toalha, então é preciso reaplicar frequentemente nestas condições. Se usado sob a maquiagem basta reforçar a proteção com pó quando necessário. Achei muito agradável para usar no pescoço, colo e dorso das mãos.

Para quem não tem grandes exigências com textura para protetor facial ou não tem poros dilatados me parece um produto bom para uso rotineiro na face e que vale a pena testar se você visa encontrar um produto que lhe gere economia.

Para quem tem pele mais morena o resíduo branco pode incomodar mas é bastante fácil de disfarçar com um véu de pó mineral da cor da pele, desde que se aguarde o protetor secar bem. Testei com o MAC Mineralize Skinfinish e ficou usável, mas a questão dos poros me incomoda.

Em minha opinião ele é bem melhor do que o fotoprotetor da SVR que resenhei aqui e do que todos os ocidentais que já testei – muitos! – com exceção do Photoprot 100, que gosto bastante.

Beijos,

Meire

@meire_g

38 comentários sobre “[Protetor Solar] Neutrogena Ultra Sheer Dry-Touch FPS 70 X Japoneses

  1. Obrigada pela resposta sobre a base, Meire! Eu acho q te perguntei em algum lugar aqui, mas nao tenho certeza disso e tb nao sei aonde perguntei: qual o vendedor do ebay que te vende produtos da khiels? Quero comprar aquele creme de abacate p os olhos e o óleo de argan multi uso, ambos produtos q vc disse usar! Me desculpa a minha demora em lhe agradecer as suas respostas, mas eu tenho mta dificuldade de me lembrar aonde foi que eu perguntei! Bjo e obgda por tudo!

      • Meire, Muito obrigada! Vc é mto linda! Queria lhe pedir um favor em nome de todos nós que a lemos e que com vc aprendemos: tenho lido nos outros blogs da “tríade” Meire-Nando-Pedro sobre a incompatibilidade de vários produtos, como por exemplo, Vit. C com AHA, BHA e niacinamida; avobenzeno com filtros japoneses, nicotinamida (que eu nem sei o que é!), com não sei o quê e por aí vai! Nós lemos as dicas de vcs e ficamos feito loucos, saímos a comprar tudo o que podemos, e acredito que a bancada de todo mundo, aos poucos, está virando uma salada! Mas agora estou preocupada com essas incompatibilidades entre as substâncias, pois não vem escrito nos produtos sobre as mesmas. O meu pedido, então, é que vc, talvez com a ajuda dos meninos, escrevesse uma espécie de manual de cosmetologia, explicando o que é cada substância e quais são as incompatibilidades entre elas e como driblar essas incompatibilidades, tipo passar a vit c e esperar tantos minutos para o próximo produto… Sei que meu pedido é grande, mas é que sinto falta de algo assim. Se houver algum livro de algum dermatologista escrito para leigos e que exista em versão portuguesa, também seria de grande ajuda a sua indicação! Desculpa a ousadia do pedido, mas me sinto tão à vontade com vc! Bjos daqui do frio de 3 graus, onde nada derrete no rosto! Clara Alva

      • Clara, que ideia boa! Vou ver com os meninos, inclusive mandei uma lista pro Pedro um tempo desse com informações sobre vários dos meus produtos para a gente se guiar. Um abraço e feliz ano novo ;) Ai que sorte a sua estar no friozinho, hehe.

  2. Minha pele é bem oleosa e eu uso o Ultra Sheer Liquid Lotion com FPS 55 há cerca de 6 meses (encontrei na Drogaria Globo do Midway). Custou 35 reais, na época. Eu super recomendo! Antes usava o Episol ‘sec (por recomendação da dermatologista) q deixava minha pele brilhando e gosmenta. Esse, ao passar no rosto, assume uma textura quase de talco. Ele me protege do sol, hidrata minha pele e não a deixa gordurosa.

    • Carolina,
      Obrigada! Se eu encontrar a loção vou experimentá-la, porque para o rosto vai um tubo de protetor por mês e o preço dele é ótimo! Beijo

  3. Oi, Meire! Vc é tão legal! Obgda pelas respostas, as quais achei somente hoje, já que eu as estava procurando em outra resenha sua… A cabeça esquecida aqui não se lembrava mais aonde eu havia feito as perguntas… Vc entende bem isso, né? Qual é a cor da sua base flexilift? Escrevi certo? Mais uma vez mto obrigada por me responder! Um bjo!

    • Clara,
      A minha cor na Flexilift é a Opal (a mais clara). Ela é um bege bem claro, meio tom acima de bege porcelana. Eu sempre uso duas bases, uma na cor exata da minha pele (como a 115 da MUFE ou a Ivory Toleriane) e misturo um pouco de uma mais escura na área das bochechas. Beijo!

  4. Tenho usado Loreal Expertise facial 30 no pescoço/colo e corporal pela eficiência. Às vezes o corporal me incomoda, mas ambos tem bom preço.
    Quando leio resenhas de outros protetores fico de olho e com esperança, mas lá vem a advertência de white cast. Tristeza para minha pele morena, rsrss.
    Como dona de casa, não me importo muito com este aspecto. No rosto, pra sair de casa, uso pó, mas no pescoço e colo acho complicado porque suja muito a roupa. Outro produto ótimo para disfarçar white cast é Magix, primer Avon. Além de disfarçar o aspecto esbranquiçado, dá uma secadinha na pele com brilho. Não é milagroso no sentido de manter a pele seca o dia todo e disfarçar poros, mas disfarça por pelo menos 2/3 horas.

    Beijo

  5. Oi Meire!
    Gostaria de comentar a respeito do esfarelamento que inúmeras pessoas reclamaram acima. Eu também sofri com esse problema utilizando exatamente esse protetor solar. Resolvi nunca mais comprar, porque dificultava o espalhamento da base, e passava a impressão de que partes do meu rosto estavam cobertas de forma desigual.
    No mesmo ano, comecei a tratar a pele com os três passos da Clinique, respeitando as etapas 2 vezes ao dia.
    Mas, por acaso, eu estava em viagem em um local com muito sol e, deseperada, comprei esse Neutrogena outra vez pois era o único disponível. Agora que minha pele está devidamente tratada e hidratada, nunca mais sofri com o esfarelamento desse protetor solar.
    A única coisa sempre me incomodou foi o fato de deixar o banco do carro muito sujo, esbranquiçado. Não só o carro, mas também sofá de couro e afins, pois utilizo nos braços, ombros e mãos devido ao seu preço baixo. Onde eu encosto, fica o aspecto pó branco no local.
    Recomendo às meninas que desejam utilizar esse protetor no rosto manter uma rotina de cuidados com a pele!!
    Beijos!

    • Karina,
      É o que achei, que o esfarelamento é devido a falta de hidratação. No corpo não sinto esfarelar, mas uso hidratante por baixo, então deve ser isso. Acho que o pó gruda no hidratante. Beijo!

  6. Meire, estou procurando um protetor solar para o rosto. tenho a pelo muito oleosa. Li em diversos blogs o efeito “white cast” que alguns deixam. Voce poderia explicar o que seria este efeito?

    • Nena,
      White Cast é um resíduo branco como se fosse um pó ou um acúmulos de produto de forma meio irregular na pele e que aparece. É mais aparente em pessoas moreninhas. Se você usar um pouco de maquiagem por cima já resolve. Beijo!

  7. que resenha interessante :D
    adorei o comparativo entre os 4, deu pra se ter uma ideia bem legal de cada um

    Meire algumas pessoas ai comentaram sobre o filtro “esfarelar”, quando isso acontece é indicio de que a pele pede um filtro um pouco mais umido? Pergunto isso prq quando aplico filtros como o Normalize Matte da AdaTina ou o Filtrum Ultra Seco da Libbs as vezes (não sempre) esfarela ou deixa o rosto levemente pálido.

    Obrigado

    • Rafael,
      Se o filtro matificante esfarela possivelmente a pele da pessoa está ressecada (mesmo sendo oleosa pode estar ressecada). Acho que não sinto tanto porque uso dois ou três produtos por baixo que tambem hidratam. Aí é o caso de hidratar bem a pele ou mudar para um protetor mais úmido. Abraço!

  8. Meire,

    Eu já usei o neutrogena lotion face fps 55, ele foi lançado a pouco tempo aqui no Brasil, o conceito é um produto leve para pessoas que usam 418787718 produtos ao mesmo tempo, eu gostei muito dele, é realmente um dos melhores que já usei, só parei por causa da avobenzona que na época as pessoas falavam muito mal e como infelismente sou muito influenciavel por isso deixei o produto de lado, hoje não me lembro mais nem o que se falava a respeito de avobenzona,
    mas parece que não é bom para quem tem pele sensível, vc já ouviou falar nisso?

    • Sílvia,
      Tudo bem?
      Eu não achei o loção aqui, mas acredito que ele é melhor que o Dry em razão da cosmética (achei o Dry melhor para atividades externas mesmo). A fórmula mudou, todos eles agora tem o mesmo Helioplex. Não vi contraindicação para pele sensível. Beijo!

  9. Meire, mas não foi a versão Neutrogena Ultra Sheer Dry Touch não, foi a versão Neutrogena Ultra Sheer Facial Lotion que a Victoria Ceridono comentou e eu testei. A versão da sua resenha eu não conheço.. mas dificilmente usaria um Neutrogena no rosto.. :-( para o corpo parece interessante…
    Bjs

    • Nando,
      Eu não achei a loção aqui, hehehe. Não rola usar no rosto mesmo, mas o Sun Fresh quebraria um galho numa emergência. Beijo!

  10. Meire, eu adorei o Bioré Acqua Rich fator 30 para usar no pescoço! O que tem fator 50+ é até melhor, mas vem menor quantidade (50ml), enquanto o fator 30 pelo mesmo preço é hidratante e vem com 90ml. No verão eu acho ótimo para reaplicar, pois são super leves, aquosos e refrescantes! Nos últimos dias (hoje a temperatura aqui no Rio chegou a 41ºC, com sensação térmica superior a isso) tenho passado um hidratante da Kiehl’s com FPS 30 (adoro a hidratação e o cheirinho) logo após o banho e o Bioré Acqua Rich 50+ no pescoço e colo e o com fator 30 nos braços. Para reaplicar se estiver na rua, uso o fator 30 também. Mesmo com tudo isso, óculos escuros grandes e tentando ao máximo evitar o sol, tem sido terrível.

    • Munique,
      A gente deixou de ir ao Rio de novo por causa da temperatura dessa época, o Igor acha que eu não aguentaria. Eu fico muito vermelha, febril e mole quando dá 33 graus aqui. Passo o dia todo em ambiente fresco, se esquenta um pouco a gente já liga ar condicionado. Minha mãe é do mesmo jeito, não sei porque essa sensibilidade tão grande com o calor. O Acqua Rich é excelente, o Pedro indicou para Karina minha amiga e acabei experimentando o dela. COmo ele é mais barato do que o Allie Whitening provavelmente será a próxima compra para pescoço e colo. Beijo!

  11. Querida Meire,
    Para mim o melhor protetor que já usei foi o Bioré (branquinho), mas soube que a Roc lançou o Minesol Oil Control FPS 70, você já testou?
    Um abraço

    • Lúcia,
      Eu não gosto do Minesol, ele não tem boa resistencia na minha pele e compromete a duração da maquiagem. Até o Isdin Extrem que é mais seco não rola usar na face. Gosto da pele com aspecto natural, matificada porém com algum brilho que não remeta a oleosidade. Só consigo isso com o Bioré branquinho e com o OMI Solanoveil Perfect. Alguns outros são usáveis, mas nada se compara aos branquinhos. Beijo!

      • Meire,
        Li, não me lembro onde, há que folhas de enrolar cigarro feitas de cânhamo e que podem ser utilizadas papel absorvente de oleosidade. São baratinhas e vendidas em tabacarias. Experimentei, funciona, não é excepcional, mas duas delas quebram o galho. Um beijo!

      • Lúcia,
        Que ideia boa!
        As de cânhamo que compro são da Muji (esta da foto é). Elas são baratas mas só dá para comprar fora do país. Vou procurar! Beijo!

  12. Esse protetor parece ser uma ótima opção no mercado brasileiro!

    Além da tecnologia Helioplex (avobenzone+octocrylene) esse protetor, no mercado brasileiro, também conta com Tinosorb M+S, o que melhora consideravelmente a proteção UVA.
    Isso mais a estética agradável realmente fazem esse protetor parecer muito interessante.

    • Lucas,
      Gostei bem, mas não para o rosto. Só que algumas pessoas reclamam que ele esfarela (tem dois comentarios já com esta queixa)… Um abraço!

  13. Meire, tenho a mesma experiência que a Ana. Além de esfarelar em mim, o resíduo branco q ele deixa incomoda bastante! Estou usando no colo e nos braços para aproveitá-lo! Beijo

    • Juliana,

      Obrigada pelo retorno! Engraçado, nem achei que ele fosse tão seco para algumas pessoas. Beijo!

  14. Meire, este protetor esfarela MUITO em mim, acho impossível usá-lo no dia a dia (e tentei de várias formas). No pescoço também é impossível, saem pedaços mesmo. Até nas mãos acho inviável. Uma pena, porque a proposta realmente é interessante. Para a praia também não acho a melhor opção por conta do esfarelamento, temo que a proteção caia. Nesse caso prefiro o Sundown facial 50 ou o Nivea facial 50 mesmo.
    Beijo!

    • Ana,
      Obrigada por deixar sua experiência! Então sua pele precisa de um protetor mais úmido que ele. Em minha pele ele não esfarela nada, pelo contrário, ainda fica gordo. Já o Sundown facial fica feito óleo em mim. Muito legal ver as diferenças, né? Beijo!

      • Oi Meire! Como vc é linda! Tenho hábitos anti-sol mto parecidos c/ os seus e sempre fui considerada louca por tê-los: sombrinha, chapéus (tenho coleção de ambos para combinar c/ as roupas), uso somente roupas compridas e de manga longa, luvas para dirigir, pavor e intolerância ao sol e calor etc. Tb tenho déficit de atenção e tb tive um super avô melhor amigo, q na primeira infância me apresentou à literatura, minha salvação, já que me permitiu criar um mundo paralelo e mais suportável para mim. Infelizmente eu tenho depressão congênita, e com ela convivo desde os 7 anos (tenho 37). Mas pelo pouco que sei de vc (conheci a tríade Meire, Nando e Pedro há pco mais de 1 mês!) desse mal vc não sofre, graças a deus. Preâmbulo feito, todo produto em gel que uso, como o gel forte neostrata e o azelan gel esfarelam na minha pele. Se passo filtro solar depois e/ ou base, é uma tragédia! Praticamente impossível usar qualquer coisa em gel em mim. Vc sabe o porquê disso? Minha pele é normal/ mista, levemente ressecada no inverno. Sou mais branca que vc, todas as bases ficam escuras em mim, tenho alguns melasmas (disse a Dra que é a depressão) e aqueles vasinhos causados por ácido retinóico (uma pena, pois amo ácido retinóico de paixão). Nāo tenho pele sensível a nada além do mencionado ácido e nao sou alérgica a nada! É um prazer ter vc na minha vida pois eu vivo atualmente na España só com meu marido e os blogs de vcs têm sido meus companheiros! Bjo e obgda por me ouvir! Clara Alva

      • Oi Clara!
        Obrigada pela visita ;)
        O esfarelamento pode ser devido a pele pouco oleosa ou a pele desidratada. Se são produtos que você precisa usar pode testar com um hidratante por baixo (esperando secar bem). Beijo!

      • Ah, esquecida que sou, outra pregunta: qual a diferença entre os cremes para o rosto e os específicos para área de olhos? Serà marketing apenas ou os cremes p olhos seriam mais leves ou coisa parecida e imprecindiveis? Cómo eu nao tenho alergia a nada, por cima do creme de olhos eu sempre uso o do rosto! Serà que me bastaría comprar apenas o do rosto? Bjo e obgda!

      • Clara,
        Depende da linha, há produtos em que o hidratante dos olhos é mais gordo que o da face e outros que tem ingredientes diferentes ou em concentração mais baixa, como no caso de ácidos. Alguns cremes para o rosto uso na área dos olhos também por minha conta e risco, mas esse uso não é recomendado se o produto não foi testado oftalmologicamente. Beijo!

Os comentários estão desativados.