[Protetores Solares] Sofina Jenne Day Protector e Allie UV Whitening SPF 50+PA+++

Oi gente!

Meu protetor solar facial favorito de todos os tempos é o Bioré Perfect Face Milk porque vivo em uma cidade com umidade muito alta e tenho pele mista, então preciso de um protetor solar com toque realmente seco e à prova de água e de sebum. O problema é que o branquinho resseca bastante o meu pescoço. O rosinha não resseca tanto o pescoço, mas percebi que mesmo passando hidratante por baixo no final do dia a pele está com um aspecto estranho.

Então eu vinha buscando um protetor para usar especificamente no pescoço/colo que fosse menos matificante, que tivesse uma fórmula antioxidante e que não fosse caro.

Elegi dois produtos. Ambos são japoneses, apresentam consistência leitosa, cor branca, boa espalhabilidade, não contam com cheiro desagradável e são comercializados em tubo plástico com bico dosador.

1. SOFINA JENNE DAY PROTECTOR SPF 50+ PA+++

Informações gerais e sobre ingredientes: aqui.

Ele é apresentado em tubo contendo 30ml de produto siliconado e contém Extrato de Rosemary, um antioxidante supostamente mais potente que a Vitamina E.

Este protetor não necessita de demaquilante à prova d’água e não é resistente à umidade, ao suor ou ao sebum, então é uma boa pedida para quem não costuma usar nada por baixo do protetor e não exerce atividades ao ar livre, bem como para quem não tem a pele tão oleosa. Ele é tão gostosinho que dá para aplicar diretamente na pele.

Achei a textura muito boa para o meu pescoço e para o dorso das mãos. Ele desaparece relativamente rápido nestas áreas e não deixa meleca ao mesmo tempo em que hidrata um pouco, mas não tanto. A pegajosidade que fica e leve, vai sumindo e não me incomoda.

Mas e no rosto?

Para o uso diário no rosto ele funciona muito melhor do que qualquer protetor ocidental que já usei, no entanto dentro de cerca de duas ou três horas a minha pele começa a brilhar desconfortavelmente e a maquiagem resiste menos, então não me sinto segura com ele. A impressão que tenho é que precisaria lavar o rosto e aplicar de novo, o que não ocorre no pescoço e colo, locais onde você passa a mão e sente uma textura de segunda pele.

No final de semana praticamente não me exponho ao sol porque não passo tanto tempo no trânsito quanto nos dias de trabalho então gostei dele para saídas rápidas aplicado sobre uma camada finíssima de hidratante leve (Idealia Vichy). Assim que ele seca dou umas pinceladas com o pó da Laneige e finalizo com base em pó. Desta forma a duração do conjunto na pele fica boa, eu me livro da necessidade de fazer dupla limpeza no final de semana e dou dois dias de folga para minha pele evitando usar um protetor potencialmente mais sufocante.

2. ALLIE UV WHITENING SPF 50+ PA +++ : Disponível em frascos de 25 e 60ml

O Pedro  resenhou este produto aqui e o Nando o citou em seu ranking de protetores solares aqui. O Pedro gostou bastante e o Nando não gostou porque ele é mais úmido que o Sofina, então eu não tinha a menor ideia de como o produto se comportaria na minha pele.

Decidi comprar o frasco maior porque estava mesmo precisando de um protetor para usar nos braços e pernas já que meu Isdin Extrem estava no final.

O produto é um dermatocosmético que supostamente tem ação coadjuvante no clareamento de manchas e retarda a perda da sustentação da pele em razão da proteção particularmente pesada contra os raios UVA conferida pela alta concentração de óxido de zinco então achei perfeito para proteger pescoço e colo.

O produto contém derivados de vitamina C e ácido hialurônico e é resistente à água, ao suor e ao sebum. Eu diria que é um fotoprotetor tipicamente anti-idade.

O acabamento não é matificante, mas também não tem alta pegajosidade.

Usei no corpo durante o feriado de Sete de Setembro porque no Rio a temperatura chegou a 40 graus e com um calorão desses não dava para ficar protegida por roupas como fico aqui em Natal, onde apesar do calor a temperatura raramente ultrapassa 33 graus.

Sempre que estou em área aberta uso sombrinha e protetor solar com FPS alto nas áreas do corpo desprotegidas por roupa e mesmo assim me queimava. Essa foi a primeira vez que usei um protetor mais resistente fora do rosto.

Foi realmente uma prova de fogo porque eu passei algumas horas no Jardim Botânico saltando entre uma sombra e outra. Cheguei em casa completamente vermelha, no entanto assim que o corpo esfriou toda a vermelhidão passou e não fiquei ardendo ou queimada (mas repito: chapéu e sombrinha associados).

Depois do feriadão fiquei usando só no pescoço e colo, então percebi que com o passar do tempo a pegajosidade residual é quase nenhuma.  Não senti hidratação em meu pescoço com ele, mas percebi que a área não fica ressecada. Resolvi testá-lo no rosto e me surpreendi.

Ele não seca tão rápido quanto o Bioré Milk, então tem que rolar um truque porque do contrário  é preciso aguardar uns quatro minutos para seguir com a maquiagem, mas ele dura bem na pele e ajuda a maquiagem a se manter no lugar, então sinto que o rosto fica protegido.

Antes de aplicar a base faço um jato frio do secador na face (aprendi com a Aninha do Maquiagem Baratinha) para acelerar a secagem do protetor e se vou usar base em pó uso um véu do pó da Laneige antes para manter o protetor mais fixado. Minhas bases líquidas ficam bem boas sobre ele, inclusive a Normateint Vichy, desde que aplicadas com a técnica de carimbar e esfumar.

O que acontece?

Acontece que minha pele fica muito boa com este produto; ele não mantem a pele intacta por tantas horas como ocorre com o Bioré, mas só vou precisar usar um lenço antibrilho e fazer algum retoque na face umas quatro horas depois da aplicação o que é excelente, já que protetores ocidentais derretem na minha face dentro da primeira hora.

Desvantagens

A única desvantagem dele com relação ao Sofina Jenne Day Protector é que exige dupla limpeza para ser removido, mas ele tem uma fórmula mais interessante, conta com uma embalagem maior o que resulta em menor produção de lixo para o Planeta e é bem mais barato.

Na Ichibankao pagamos ¥2800 JPY por 30ml do Sofina e ¥3200 JPY por 60ml do Allie o que equivale a R$ 2,37 por ml do Sofina e R$ 1,35 por ml do Allie. Eu acho essa diferença digna de nota.

Não deixo meu Bioré por nenhum deles (quando passo uma semana sem o Bioré a oleosidade da minha pele já aumenta), mas vou pretendo recomprá-los pelos motivos já expostos, o Sofina para uso eventual em finais de semana na face, pescoço e colo e o Allie para fotoproteção diária de pescoço e colo. Como não quero ter vários produtos para fins similares – é um dos objetivos para 2013 – pretendo encontrar um protetor ligeiramente hidratante, semi-mate, que não necessite de demaquilante à prova d’água mas que dure mais tempo no rosto para as situações citadas.

O rendimento de ambos é similar. Eles também podem ser encontrados no eBay e possivelmente podem ser encomendados com a vendedora Vânia (vaniasousil@gmail.com).

Não tenha medo de arriscar comprar protetores solares. É experimentando que a gente acha o ideal para a face, o local mais complicado para tod@s nós. Este tipo de produto só se perde se você for alérgica, do contrário dá para aproveitar em outras partes do corpo e acaba dando tudo certo.

Quando estamos em área aberta a proteção do dorso do pé é muito importante e qualquer protetor fica usável nesta região (até os mais úmidos). E quando o cabelo está preso também dá para aproveitar quase todo protetor melequento no pescoço e colo, basta cobrir com um véu de pó transparente ;)

Um beijo!

Meire

27 comentários sobre “[Protetores Solares] Sofina Jenne Day Protector e Allie UV Whitening SPF 50+PA+++

  1. o meu protetor de escolha é physical fusion, da marca americana skinceuticals, já disponível no Brasil. eles conseguiram fazer uma fórmula 100 % física e ultra seca; além de possuir uma cor universal. rende muito e é fluido. amei!!

    • Claudinha,
      Vou procurar, você acha que ele se comporta bem com a maquiagem? Fórmulas assim tendem a evidenciar os poros. Beijo!

  2. Olá Dra. Meire,
    Tenho melasma a vários anos, já usei de tudo, e parece que nada adianta. Fiquei uns meses sem usar nada, fui ao dermatolosgista esse mês e ela me indicou o clairial C10, um creme manipulado, e um protetor solar chamado PHYSICAL DEFENSE 50, nunca ouvi falar dele, por acaso a Dra. conhece???

    • Fabíola,
      Tem resenha do Clairial C10 aqui no blog. Este protetor não conheço, espero que você se adapte bem ;) Beijo

  3. Dra. Meire, meu primeiro contato foi um vídeo, quando digitei “melasma” no youtube, acho que do ano passado, quando vc ainda usava o protetor 100.Desculpa a intimidade! Tenho melasma há muito tempo, mas uso protetor solar (efetivamente) de uns 5 anos pra cá (roc mineso), porque por incrível que pareça não me incomodava. mas em 2009 , durante todo aquele ano acompanhei meu pai num terrível câncer de pulmão, comecei perceber o alastrameento do melasma pelo buço e nariz, porque ele era localizado apenas na bochecha direita, aí entrei em desespero, num teve o que o contivesse, e sempre me recusei a usar a hidroquinona. em janeiro de 2010 comecei perceber o alastramento e fiquei louca, pesquisei tudo o que os médicos diziam (sol , calor essas coisas). sempre fiquei em dúvida, porque o roc minesol absorve e dispersa a luz e eu nunca entendi esse processo, mas usava o roc minesol msm assim. pesquisei e me automediquei com protetores solares mineral (roc mineral, avene, skinceuticals e outros) durante o ano passado, passando o minesol por baixo do mineral, mas o melasma não cede.entao admiti que precisava de um ácido clareador, entao comecei me agradar do demelan, quando vc disse que usava, num tive duvida, corri e comprei, mas resolvi fazer a cópia completa, entao pedi o sofina white pra Vânia (era o único que ela tinha naquele momento) e algo que o tirasse, entao ela me mandou uma espuma kosé(tipo espuma de barbear) e o oleo kose white, no início resisti ao óleo, mas agora me acostumei. Ai , desculpa novamente pela desabafo, parece uma consulta né! Mas Meire, eu só queria lher perguntar uma coisa: como eu tive que me automedicar com o demelan e com o protetor japones que nao é 100% físico ainda sinto um calorzinho na pele, coisa que eu num sentia com os protetores 100% físico da avene, mas os avene me deixavam com a sensação de oleosidade terrível, insuportável, enfim: filtros químicos piorariam o melasma?? Ruth

    • Ruth,
      Não pioram não. Você já pensou em usar pela manhã e abaixo do protetor o Hydracid C20? Ele clareou tanto a minha pele que eu queria que todo mundo usasse ele, hehehehe. Beijo e parabéns por estar se cuidando assim ;)

  4. Olá, Meire!

    Eu comprei o protetor Allie mineral moist SPF 50+/PA+++ para meu marido usar. A textura é boa, mas infelizmente deixa white cast. Aí tenho que passar um pózinho nele (que ele odeia! ahahahahah). Comprei essa versão pq é resistente ao suor e água, e como ele trabalha muito no sol ele sua muito muito, e todos protetores ocidentais escorrem e ardem o olho.
    Estou usando o bioré aqua rich watery essence water base SPF 50+/PA+++ e ele é tão maravilhoso que não tenho palavras p/ descrever. Parece que estou passando água no rosto! Fora que não altera em NADA a textura da pele. Simplismente somo no rosto como mágica! Pena não ser resistente ao suor.

    beijão!

    • Dani,
      o Pedro também gosta muito do Watery Essence, com seu comentário me dei conta que ele pode ser ótimo para o pescoço! E acho que é mais em conta do que o Sofina e o Allie. Beijo!

      • Hehehe! Acho que vou comprá-lo. Tadinho do meu pescoço, sempre fica com o que meu rosto não gosta ou com produtos mais baratos. Usei todos os restinhos de anti-idade que tinha no pescoço, só agora comecei o Redermic R.

      • Ah eu usava o Aqua Rich no pescoço e orelhas.. perfeito…. eu tenho cisma com as orelhas, filtro sempre grudam no fone …. o Aqua Rich não fez isso..

      • Nando,
        Adoro tanto os comentários por isso! Ele sai mais barato que o Allie, vou testar. Meu objetivo para o corpo é um protetor que não passe de um real por ml, se for menos, melhor. Tem o Bioré Azul também. Beijo

  5. Meire, eu uso o biore Bright (rosinha) no rosto pq minha pele é sensivel e tende a ressecar, no pescoço gosto muito de usar o skin aqua UV moisture milk, Sunplay. Ele é hidratante mas não meleca o pescoço e colo, mas se o uso na face, percebo que demora um pouco a secar e fica brilhoso, apesar de não senti-lo pegajoso! Sempre aplico 2 vezes seguidas, para que a qtidade seja suficiente. Qdo minha pele está ressecada, uso a primeira aplicaçao na face do sunplay e na segunda passo o Bioré! Fica legal, segura o dia todo e não dá aquele aspecto meio craquelado no fim do dia.
    Moro em Vitória, ES. Tb sou médica :) Leio seu blog e o do Pedro sempre, e hoje, quase tudo que uso referente a cosméticos, de alguma maneira se relaciona a vcs. Obrigada pelas preciosas e honestas informações!
    Beijos

    • Alice,
      Essa ideia de passar um protetor mais úmido por baixo e um mais matificante por cima funciona mesmo ;)

  6. Oi Meire,

    Adoro o Jenne, a matificação dele não é muito longa, mas ainda assim, bem mais aceitável que os ocidentais.. eu só parei de usá-lo porque estava ficando caro manter um tubo por mês e ele me dava alguns cravinhos.

    Já o Allie Whitening, eu usei a versão anterior, não sei se teve uma grande mudança na textura, mas na minha pele ele não suportava com outros produtos por baixo.. era úmido e em pouco tempo a pele brilhava, mas eu gosto da proteção da linha Allie. Mas hoje, por exemplo, estou tendo que usar umas amostras de filtros ocidentais e vejo como mesmos os filtros japoneses mais úmidos que eu já testei, eles são mais agradáveis deu usar que um Anthelios da vida!! :P

    • Nando,
      Eu testei sua dica e adorei! Usei o Allie e passei uma camada do Bioré rosinha por cima e ficou semi-mate segurando por mais tempo ;) Heheh. Também não sei exatamente o que mudou na fórmula. Beijo!

      • E fiz muito isso com o Bioré milk.. usava Sofina e depois uma camada leve p “fixar”.. o Bioré Milk tem poder de”selar” qualquer produto na pele, incrível.. assim, eu consigo um grau de matificação com qualquer outro filtro..

        Ahh, eu agora fico criando as minhas fórmulas.. estava usando o Allie Perfect com algumas gotas do Solanoveil.. de forma que não prejudicasse a proteção.. e é incrível como eles funcionam..

        Tentar fazer isso com filtros nacionais não dá certo.. um não adere ao outro.. mancha e esfarela.. e a pele vira um cimento..

        Experimente depois alguns da Solanoveil, custam uns 9 dólares.. e você vai aproveitando de acordo com a sua necessidade.. dá para usar no pescoço.. orelhas.. mãos.. tem um sem álcool que funcionou na minha amiga como um ótimo iluminador de olheiras.. ela levou meu protetor para casa.. rs.. e eu estou esperando a versão em gel para testar no pescoço.

      • Nando,
        Eu pedi dois OMI heheheh (dois OMI) no eBay. A regra agora vai ser encontrar o melhor pelo menor preço. Beijo!

  7. Usei esses dois protetores nos últimos meses de tratamento com o roacutan, como minha pele estava seca adorei o resultado (não conseguia usar os da Bioré)… vou recomprar o Allie para o inverno (pq o sofina não vejo muito custo benefício). Uma dúvida: será que a vitamina c do Allie tem algum efeito já que sempre uso o CE Ferulic? Tipo, vitamina c desnecessária? heheh

    Atualmente passo o protetor solar da Avéne FPS 50 depois que secou passo o Bioré Branquinho… ou quando o dia não está muito “hot” passo só o Elixir White Day Care Revolution da Shiseido :)

    • William,
      O que gosto da vitamina C em qualquer cosmético é que acaba ajudando a maquiagem a não oxidar. Não sei explicar, mas acho que o rosto fica ‘organizado’ por mais tempo de qualquer forma. Como uso muita coisa por baixo, não espero muito efeito terapêutico de protetor mas sempre é possível que alguma coisa chegue à pele, hehe. O Nando faz assim também, mistura dois protetores e achei a ideia fantástica. Já usei o Allie por baixo e o Bioré rosinha por cima e ficou ótimo! Beijo!

      • Legal! Você já usou o protetor solar SPF130 da Mentholatum?
        É baratinho para os braços e pescoço, mas tenho que passar hidratante por baixo, se não minha pele fica irritada, só nos braços, estranho né? E se transpiro demais, tipo saio para correr, ele escorre um pouco e deixa branco nas dobras… mas isso quando passo e não espero secar bem antes de “transpirar”. No rosto não rola, deixa uma textura estranha… mas talvez tente ele para diluir bases pra deixar uma cobertura mais leve, quem sabe =)

      • William, nunca usei esse. Dá vontade de comprar todos e sair testando feito louca. huahdushdus

  8. Oi Meire,

    Adorei. To louca pra experimentar o Sofina Jenne.
    Uso o bioré milk e amo, mas como uso ácidos, sinto que ele resseca um pouco a pele.

    Mesmo vc usando ácido sua pele não resseca e nem forma cravinhos e espinhas com o uso do bioré?
    Qual hidratante vc usa antes de aplicar o filtro?

    beijos!

    • Cássia,
      EU uso muita coisa embaixo do protetor e todos os produtos hidratam (atualmente pela manhã uso o One Essential da Dior na face e o Densitium na área dos olhos, depois passo o Redermic R e depois o Hydracid C20, só depois destes produtos é que uso o protetor. É por isso que preciso de um bem seco, do contrário não segura o que uso por baixo. Os cravinhos vira e mexe aparecem, mas extraio com a ferramenta da Tweezerman e dá certo. Beijo!

  9. Meire, acho que resenhamos produtos ligeiramente diferentes.

    O que resenhei foi este, lançado em 2011:

    http://www.ratzillacosme.com/2011/kanebo-allie-extra-uv-protector-whitening/

    Já o que tu resenhaste, se não estou enganado, foi este – lançado em 2012. Mais recente, portanto:

    http://www.ratzillacosme.com/2012/allie-extra-uv-protector-whitening-n/

    Os japoneses parecem nunca estar satisfeitos com as coisas e estão sempre alterando as fórmulas e embalagens. hehe Aliás, dependendo do ponto de vista, isso até pode ser uma coisa boa. Já que assim podemos saber se o produto comprado é novo ou não, uma vez que cosméticos importados não costumam vir com data de validade impressa.

    Beijo!

Os comentários estão desativados.