Fisiogel AI Creme Stiefel X Enydrial Extra-emollient RoC

Fisiogel AI Creme(fabricado no Brasil): apresentado em bisnaga contendo 30 gramas por cerca de R$ 60,00 e Enydrial Extra-Emollient ROC (fabricado na França): apresentado em bisnaga contendo 40 ml por cerca de R$ 40,00

Estes hidratantes são indicados para tratar ou minimizar o ressecamento do rosto de quaisquer naturezas, como pele seca por característica individual, sensibilidade à mudança climática, efeito colateral de algum cosmético ou medicamento e também como coadjuvante no controle de dermatite atópica.

Quando a pele está em fase agudizada de dermatite atópica ou a dermatite é cronicamente severa eles não devem ser usados como única terapia. 

Ambos foram formulados com ingredientes hipoalergênicos, não contém perfume ou corantes e não são comedogênicos, por estes motivos são bem tolerados pela maioria das pessoas. São hidratantes do tipo que ‘amolecem’ e aumentam a quantidade de água da camada superficial da pele dando-lhe um aspecto mais saudável, macio e cheio por isso são chamados de extra-emolientes, ou seja, são amaciantes cutâneos :)

Sempre tenho um frasco do Fisiogel AI creme em casa. Como não tenho a pele seca e só busco reforçar e manter a hidratação da minha pele, gosto de alterná-lo com outros cremes porque que ele dá uma atenuada nas linhas de expressão sem irritar a área dos olhos, além disso é o produto que sempre uso quando a pele está com qualquer tipo de irritação e o único hidratante que levo na bolsa quando viajo porque resolvo todas as necessidades hidratantes de corpo e rosto com um produto só.

O Fisiogel AI creme é tipo pau para toda obra, pode ser usado no rosto todo (inclusive área dos olhos = off label), pescoço, colo, mãos, cotovelos e joelhos, por baixo do primer para a maquiagem, sob o protetor solar matificante, então é extremamente versátil. Além disso tudo é fácil de carregar e tem excelente custo-benefício e não contém glúten. O Enydrial tem basicamente as mesmas propriedades e aplicações porém com um custo inferior, então vamos fazer algumas comparações.

Ah, você quer saber de qual dos dois eu gosto mais? Vamos adiante.

DETALHAMENTO 

Ingredientes do Enydrial (rosto):

O Enydrial reúne hidratantes emolientes e oclusivos,  tem canola, manteiga de Karité e outros extratos botânicos (óleos de borragem e jojoba) bem com os nossos amados dexpantenol e vitamina E.

É importante assinalar que o Enydrial contém óleo mineral e parabenos, nada contra porque são ingredientes eficazes e seguros, mas algumas pessoas são reconhecidamente sensíveis a estes componentes então precisam ser informadas.

Ingredientes do Fisiogel AI Creme:

O Fisiogel AI é altamente emoliente e contém azeites de oliva e de palma. Aparentemente não contém glúten e é livre de parabenos e óleo mineral. Como já falei no post sobre o Innisfree Oil, meus olhos tendem a arder quando entram em contato com óleo mineral.

Textura, cheiro, espalhabilidade, absorção, como usar

O Fisiogel  é mais consistente/pastoso e mais pesado do que o Enydrial, que é um creme ligeiramente fluido mas que não chega a ser uma emulsão, é apenas um creme mais fino. Na foto acima, que nem precisa de legenda, dá para descobrir quem é quem ;)

Nenhum deles tem perfume, mas o cheirinho do Fisiogel, possivelmente pela presença do azeite de oliva, é bem melhor porque o Enydrial tem um cheiro de glicerina que me desagrada um pouco.

Apesar da diferença de textura a espalhabilidade dos dois é excelente com alguma vantagem para o Enydrial. O efeito em curto prazo é similar em ambos, a pele do rosto fica sedosa, algo brilhosa e com pegajosidade que varia de acordo com o estado da pele: se a pele estiver ressecada a pegajosidade é praticamente nenhuma porque ela bebe todo o produto. O macete aí é passar na quantidade correta, com o tempo você vai descobrindo quanto produto hidrata bem cada área; se a área está muito ressecada é legal passar, esperar absorver e passar outra camadinha, dá um efeito muito bom. Se a pele não estiver tão ressecada um quase nada resolve. Para quem tem a pele como a minha, que no geral está sempre bem hidratada, um frasquinho dura muitos meses.

Já o efeito sustentado (em minha opinião, tá gente?) é maior com o Fisiogel AI. Horas depois a pele ainda está flexível e com aspecto de bem cuidada. Gosto muito de usá-lo  na área dos olhos e ao redor da boca, acho uma opção excelente inclusive para quem está com grana curta e tenciona comprar um produto só para hidratar rosto, olhos e região peribucal.

Como usar?

O Fisiogel AI creme pode ser usado no corpo todo (mas é melhor lançar mão da versão em loção corporal porque o creme sairia muito caro para este fim) e o Enydrial Extra-emollient é direcionado especificamente para a face, porém ele conta com uma versão específica para o corpo que é apresentada em 200ml.

Como todo hidratante o efeito é potencializado quando é aplicado logo após a limpeza da pele. Se a pele é seca eles podem ser usados tranquilamente três vezes por dia. Se é mista, uma vez ao dia ou até duas vezes dependendo da necessidade imputada pelo uso de outros produtos, como ácidos ou maquiagens secativas (em pó). Se a pele é oleosa sem ressecamento significativo eles podem ser usados só na área dos olhos e em outros pontos da face uma vez ao dia e eventualmente no rosto todo, como máscara de hidratação.

Se eu não fosse tão curiosa para experimentar cosméticos poderia dizer que para manter qualquer tipo de pele bem hidratada bastaria ter um dos dois para o resto da vida e pronto, mas eu acabo variando para usar outros ingredientes que invariavelmente surgem acrescidos a outros produtos.

Para quem acha o Fisiogel AI caro ou pesado mas ainda assim quer um hidratante forte, o Enydrial é uma boa opção. Os dois são muito bons e portam pequenas diferenças entre si que procurei apontar ao longo do texto.

Eu gosto mais do Fisiogel AI porque prefiro usar em minha face óleos vegetais e tenho particular apreço pelo azeite de oliva, então no meu caso ele parece melhor para resgatar a minha pele em momentos críticos, mas sem dúvida o Enydrial não fica atrás em qualidade e ainda tem a vantagem de ser mais barato.

Costumo deixar um hidratante ‘pesado’ como estes ao lado da cama para espalhar de qualquer jeito no rosto e pescoço quando já estou quase dormindo (lembram que meus cuidados ‘noturnos’ foram transferidos para a tarde?) porque eles me protegem contra o ressecamento provocado pelo ar condicionado. Atualmente estou usando e adorando um pote gigante da Laneige (ainda vou resenhar) que ganhei do Pedro. Como sou viciada em hidratantes sempre tenho opções leves e pesadas que vou usando conforme a minha pele pede.

Espero que tenham gostado!

Um beijo,

Meire

@meire_g

35 comentários sobre “Fisiogel AI Creme Stiefel X Enydrial Extra-emollient RoC

  1. Oi Meire! Gostaria de saber qual a diferença entre o fisiogel A.I e o fisiogel (sem A.I)? Pergunto pq a diferença de preço é grande mas me pareceu que o efeito foi o mesmo… Abraço!

    • Clau,
      O Fisiogel AI creme tem alta concentração de azeite de oliva na fórmula, já o Fisiogel creme sem AI não contém esse ingrediente. O AI é antioxidante, mas ambos hidratam bem. O Fisiogel loção cremosa (mesmo o normal) contém azeite, porém em menor quantidade. Em minha opinião qualquer um da linha é muito bom, se dá um bom efeito com o que sair mais em conta melhor ainda! Beijo

  2. Olá Meire,
    Lendo sobre as suas dicas de hidratar a pele antes de passar o creme anti-idade, gostaria de saber se usando o creme da Vichy preciso colocar hidratante antes, tendo em vista ele já ter uma alto poder de hidratação. Bjs

    • Isolda,
      Se o creme for bem hidratante e sua pele não for muito seca nem precisa associar outro. Um abraço!

  3. Meire, eu uso e amo de paixao esse creme o único probleminha é o tamanho e o preço :-(
    Pra mim não dura nada, uso de manhã e de noite.

    Estava pensando em usar ao invés do creme a loção que vem 500ml, será que muda muito?
    Eu não entendo fórmulas e tal, ele ajuda muito a secura dos ácidos a pele fica luminosa e super macia.
    Vc acha que se eu mudar do creme pra loção a única coisa que mudará é a textura? Porque a loção também é AI
    beijo amei seu post

    • Cleo,
      A loção é mais leve (menos gordurosa), na minha pele hidrata bem menos, mas acho que vale a pena você testar porque a diferença de preço é enorme. Beijo!

  4. Meire, so queria deixar um recado pras mamaes com crianças com dermatite atopica..;eu tinha desde criança uma dermatite severa e fiquei curada com acupuntura…nao sei o que as pessoas conhecem/acreditam mas sugiro que façam uma pesquisa pois comigo funcionou!! e pra quando a pele estiver aredendo e nao aguentar o fisiogel, passem o bepantol em pomada mesmo…que acelera a cicrtizaçao das feridas e super hidrata…boa sorte a todas queridas!

    • Karina,
      O Bepantol é um pequeno milagre mesmo e esse efeito na dermatite atópica se deve em parte ao veículo pesado e oleoso dele. Um abraço e obrigada pelas dicas!

  5. Oi Meire!
    Passei a usar hidratante no rosto depois que conheci teu blog, aliás passei a usar também vitamina C depois que conheci teu blog.
    Comprei o Eucerin Active e o Hydracid C20, que adoro.
    Mas nessa nova minha fase de total atenção à pele ainda fico confusa em relação à ordem de produtos. Já li em teu post de rotina diária que o hidratante deve ser usado antes, mas admito que mesmo assim tenho dúvidas, ele deve ser usado antes mesmo do Serum e da Vit. C?
    Na área dos olhos pela manhã estou usando o hidracid e por cima o densitium, já à noite passo o Dermodensifyer(da Eucerin) e por cima o densitium, o que você acha? devo mudar essa ordem?
    Beijos e um ótimo fim de semana!

    • Nadja,
      Depende um pouco. Se você acabou de lavar a pele o ideal é correr e passar logo o hidratante e depois passar as outras coisas. Quando estou em casa no geral passo o hidratante e depois que ele desaparece sigo com outras coisas, quando saio de manhã meio apressada não espero muito (então passo uma quantidade de hidratante bem pequena, só para proteger a pele mesmo). Como o Hydracid é hidratante você pode começar com ele, mas eu passaria o hidratante na área dos olhos antes. Memorizar a sequencia higiene -> tonificação (para quem gosta)-> hidratação -> nutrição +anti-idade -> fotoproteção ajuda muito. Gosto de passar o hidratante antes porque ele prepara a pele. Se o serum for siliconado ele pode (teoricamente) diminuir a ação dos produtos que vierem por cima. Na sua rotina eu inverteria, usaria o Densitium sempre por baixo. A ação do hidratante é sempre melhor se o produto estiver em contato super íntimo com a pele. Colocar o hidratante por cima pode até ajudar, mas acho que desperdiça produto porque ele vai hidratar menos a sua pele do que hidrataria se estivesse por baixo e ainda ajuda a ação do que vier por cima. Se for usar algum medicamento pode ser que o dermato prefira que use na pele nua (eu não gosto) ou então que aguarde vários minutos após o hidratante secar para passar o remédio. Beijo!

  6. Oi Meire, eu uso anticoncepcional de baixa dosagem hormonal (elani 28), e não tenho manchas e nem espinhas; E tomo todos os cuidados com a proteção, hidratação e clareamento da pele facial. Eu corro o risco de ter manchas por causa da pílula ? Eu morro de medo e a minha dermatologista diz que não há chance pois além dos cuidados eu nunca pego sol, mesmo assim sempre ouço falar alguma coisa maléfica de anticoncepcional = manchas. Qual é a sua opinião ?
    beijos ^^

    • Eduarda,
      Depende de sua tendência genética, da sensibilidade da sua pele. Se você já usa tudo isto e realmente se protege do sol adequadamente, com protetor solar, maquiagem e proteção de barreira as chances reduzem muito, mas não há quem possa garantir que você não terá nenhum efeito colateral. Veja se suas tias, avós e sua mãe têm manchas na pele. Se elas não tem sua possibilidade de desenvolver é muito pequena. Beijo!

  7. Você é um anjo, Meireee! Farei isso, vou marcar com ela para dezembro agora, vou levando assim. Vou usar como primer, acho que pode ser uma boa pedida. Muito obrigada pela atenção!!!!

  8. Meire, tenho uma dúvida, é uma dúvida rápida. Eu fui na Dr. Patrícia quinta-feira, mas esqueci de perguntar isso. Você vê algum problema em usar o serúm da olay pela manhã e quando ele secar passar o redermic +?
    Você acha que ele pode tirar o efeito do redermic por ser um pouco oclusivo?
    Obrigada!!!! Bjoo

    • Lua,
      Quando testei o serum da Olay pensei mais nele para usar como primer, gosto de coisas mais siliconadas por cima, justamente para selar o que está por baixo. Acredito que ele não oclua a pele ao ponto de não permitir a passagem do Redermic +, mas sugiro que até você retornar para ela use o Redermic + por baixo do serum (não tem problema inverter às vezes) porque o Redermic + também hidrata um pouco (o que não gosto é usar coisas na pele sem hidratar por baixo, mas quando o produto já tem hidratante na fórmula a pele tolera melhor). Caso você não tolere bem o Redermic + vale a pena tentar fazer da forma como você descreveu. Beijo e boa sorte!

  9. oi Meire, olha, minha dermato falou que nao se pode usar fisiogel na area dos olhos…nao lembro da justificativa…ai achei estranho e liguei pro 0800 da stiefel e me confirmaram que nao pode…se vc puder confirmar com eles, acho que vc vai entender mais do que eu….obg!

    • Karina,
      A informação está certa, ele não é indicado especificamente para a área dos olhos porque não foi oftalmologicamente testado. Então fica a critério de cada médico, meu médico nunca impôs restrições e na fórmula não há nada que já não esteja disponível em produtos para a área. Eu uso sem problemas, mas se eu estivesse no meu consultório não daria uma receita prescrevendo este tipo de uso, que é chamado off label (falei sobre isso no post sobre hidratantes para os olhos). Um beijo!

  10. Meire, tem um que minha dermatologista recomendou que é nutrel profuse. Vc conhece? Acho q o efeito deve ser parecido com fisiogel (nunca usei o fisiogel). Deixa a pele uma delícia! Muito bom mesmo! Bjos

    • Ana, não conheço ;) Quando passar na farmácia vou dar uma olhada. Obrigada!

  11. Já a algum tempo usava o fisiogel loção rosto/corpo. Mas ele não estava dando conta do recado (pq uso o vitanol A 0,05%). Daí comprei a versão creme (mas sem ser o AI). Gostei muito! Deixa a pele super hidratada, mas sempre fico brilhando um pouco (minha pele é oleosa), então só uso a noite.
    Vc já usou o epidrat ultra? É um gel-creme bem leve e hidratação de leve a moderada. Gostei bastante p/ usar qdo acordo, pq a pele já está bem hidratada do fisiogel creme que usei a noite. O único inconveniente é que ele dá uma leve esfareladinha qdo uso o protetor anessa (o branco, mineral). Com o anessa dourado isso não acontece.

    Ainda sobre o fisiogel AI creme: minha filha tem dermatite atópica desde os 2 anos (hoje tem 6), e a dermato indicou esse creme, mas infelizmente nunca consegui usá-lo nela porque é como se estivesse passando pimenta! Ela grita porque faz arder muito. Nenhum creme/loção da linha fisiogel ela conseguiu se adaptar.
    Atualmente estou usando nela o avène cold cream 400ml (que eu acho que tem um custo-benefício bem melhor). Mas já usei cetaphil advanced (que tb arde nas crises) e o cetaphil creme de pote (453g) que increvelmente não arde (estranho isso, né? na mesma linha de produtos tem alguns que ardem e outros não). Já usei o trixera da avène, e o achei hiper gorduroso (e não hidratava tanto) e fedido.
    Enfim, vamos levando, mas conseguir descobrir um creme que a criança se adapte não é fácil.

    Um beijão, amo seu blog!

    • Oi Dani!
      Os Epidrat para o rosto não funcionam na minha pele, me deixam muito vermelha e depois descobri que o Epidrat Lift tem glúten, então pode haver contaminação nos outros (mas adoro o Epidrat Olhos). O Cetaphil de potão é maravilhoso, o Fisiogel AI Creme fica muito caro para usar no corpo todo. O Avène também não posso usar. Beijo grande em você e na sua filhota ;)

    • Dani77cano

      Minha filha também tem dermatite atópica e eu já gastei muito dinheiro com todos esses cremes que vc falou ( também detestei o trixera). O fisiogel AI é o que mais hidrata mas pode arder se a pele estiver ferida.
      Como tudo que ela usava passou a arder muito, fui em busca de alternativas no exterior. Descobri o spray Salcura. Tem um cheiro bem ruinzinho mas é excelente! Não arde nadinha e alivia a coceira na hora. E os medicos elogiaram a formula. Você pode comprar na Feel Unique.

  12. Ola, Meire!
    Gostei da resenha e pretendo experimentar o fisiogel A.I., pois estou pensando ultimamente em manter tambem um hidratante mais pesadinho de plantao, para usar eventualmente.
    Abços!

    • Drix,
      Gosto do Fisiogel AI também para o dorso das mãos. A pele fica tao bonita! Beijo

  13. Doutora eu estava usando o roc que resenhou a pouco :-)
    Também gostei dele mas, acabou e eu estava louca procurando algo que hidratasse bem porque uso ácido e minha pele fica descamando e super feia, ressecada e etc.
    Como a idade já vem avançando eu sinto que a necessidade de hidratação é grande e maior ainda.

    Doutora eu tenho demelan e não tive muita sorte no caso de clareamento de manchas (melasma) mas, cada caso é um caso né! o meu está avançando em cor e tamanhos, faço uso de selene devido ovário policistico e quando eu tomava minima as manchas estavam meio que estacionadas mas, ele não segura a queda de cabelos e espinhas :-(
    Dai tive que voltar pro selene um caminho sem volta os meus melasmas.

    Sobre o demelan, eu não saio na rua por nada, no sol sou dona de casa eu posso usá-lo de dia ou ele é especifício pra noite?

    Obrigado por sempre nos abrir os olhos e ajudar, bjo

    • Joseane,
      Sim, pode usar o Demelan de dia, desde que bem protegida do sol. Usando hormônio é difícil melhorar mesmo :( Um abraço!

  14. Oi Meire! Esta sua resenha veio em muito boa hora! Estou com alguns locais do rosto super ressecados, como ao redor dos lábios, nos cantinhos do nariz, entre as sobrancelhas. Já tem algumas semanas que estou usando bepantol líquido e em creme nestes locais antes de dormir, mas pela manhã, ao lavar o rosto, sempre tem pelinhas se soltando. Não gosto de arrancá-las à força porque isto machuca ainda mais a pele. Já suspendi o uso de limpadores que à base de ácido salicílico nestes locais. Não estou conseguindo usar base, porque quando passo sobre estes locais fica horrível, tudo craquelento rsrs! Acho que vou investir no Enydrial, porque tá mais em conta. Você já teve alguma coisa assim parecida na pele?

    • Aninha,
      Só na época em que usei o Roacutan, minha pele ficou bem descamativa. Acho que o Enydrial pode ajudá-la sim. Boa sorte!

  15. Eba, amo quando tem resenha nova! Meire, eu quero saber desse seu novo pote da Laneige. Comprei o Fisiogel por indicação sua, e estou amando. Minha pele é mista, mas ele se adapta super bem, principalmente porque passo a tarde toda em casa, então ele só fica hidratando ela por aqui. Acho que não usaria fora de casa. Mas, sempre que vou para SP da para usá-lo tranquilamente. Ele é tudo de bom. Obrigada, Meire!!!

    • Lua,
      Vou preparar o post sobre o potão da Laneige. Estou usando mais uns dias para observar melhor. Abraço!

Os comentários estão desativados.