[Resenha] Retinage plus corpo

Oi gente!

A loção Retinage Plus Corpo é um hidratante corporal com ácido glicólico, retinaldeído e nicotinamida.

O retinaldeído é um derivado da vitamina A menos ativo que o ácido retinoico (e também com menos efeitos colaterais) e parece ter uma ação interessante para prevenir rugas e para tratar primeiras manchas. A associação do retinaldeído com o ácido glicólico (que aumenta a renovação da pele) e a nicotinamida (que parece melhorar a elasticidade cutânea) pode provocar aumento do colágeno e outras ações sustentadas resultando em melhora do trofismo, hidratação, cor e aspecto geral da pele. Não há informações na embalagem acerca da concentração dos princípios ativos.

Pesquisei este produto para usar especificamente nos braços e colo porque foram regiões que sofreram muita fotoexposição quando eu era moleca/adolescente e o aplico nos cuidados vespertinos. Pela manhã uso o clareador corporal da Formule que mostrei aqui e por cima passo protetor solar (alterno o protetor Clairial que mostrei aqui e quando ele acabar vou ficar usando no corpo o Allie UV Whitening)

O fotoenvelhecimento é a resposta da sua pele ao quanto você a expôs  ao sol na década ou décadas passadas e esta resposta pode variar de pessoa para pessoa. As ‘manchas da idade’ começam a aparecer na maturidade, por isso os cremes preventivos devem ser usados dez, vinte, trinta anos antes. Quando a pessoa tem pele madura e já está com manchas e outros sinais importantes de fotoenvelhecimento, o ideal é usar o ácido retinoico mesmo bem como receber procedimentos dermatológicos específicos.

Minhas impressões sobre o produto

A loção é apresentada em uma bisnaga contendo 150g equipada com tampa flip-top em sua extremidade inferior.

O Retinage Plus Corpo é mais um produto de excelente qualidade porém com embalagem absurdamente mal escolhida e que gera desperdício de produto e desconforto para o consumidor.

Vejam a imagem no topo do post: a tampa flip-top tem a articulação fraca e com jeito de ‘espere um pouco que vou ali me fraturar e volto‘, mas não é este o maior problema.

O produto é bastante fluido, então por que é apresentado numa bisnaga flácida com um pertuito no fundo completamente incapaz de controlar a saída da loção? 

Quando uma embalagem flácida é pressionada mesmo levemente e seu conteúdo é fluido, ele literamente espirra em grande quantidade porque não há resistência suficiente contra a pressão. Se a embalagem é mole e não imputa resistência porque não tem estreitamento na saída é adequada apenas para um produto mais espesso. Tentem colocar água dentro de uma embalagem de pasta de dentes, que é flácida e tem o buraquinho aberto: se você apertar o tubo vai derramar água para todo lado. Foi assim que minha bancada levou um banho de Retinage. 

Comprei o meu por R$ 159,00 mas encontrei por valores entre R$ 165,00 e R$ 230,00.  Ele é mais caro do que o ROC Retinol corpo mas em minha opinião, com exceção do deslize imperdoável na escolha da embalagem, o Retinage é melhor.

Transferi o produto para uma embalagem de plástico também opaco* porém menos flexível e equipado com válvula pump (esta embalagem é de uma emulsão para o corpo do laboratório Vichy):

Como usar?

Como o produto contém agentes que provocam uma espécie de peeling químico para a renovação celular e tem um efeito sustentado que visa deixar a pele mais lisinha, é recomendado que seja usado inicialmente em dias alternados e de preferência em uma pequena área do corpo para que sua tolerância seja construída.

O fabricante indica que o produto seja usado à noite e reforça a necessidade de fotoproteção ao longo do dia.

Se você tiver a pele sensível sugiro que nas áreas de pele mais fina (como nas dobras dos joelhos e cotovelos) o produto seja aplicado inicialmente a cada três dias, depois dia sim dia não até você sentir-se bem adaptado (a) para usar diariamente. Ele pode ser usado no corpo todo com exceção da face, mamilos e área genital.

A espalhabilidade é excelente, o odor do produto é bastante discreto (não é bom, mas também não é ruim) e a loção some na pele sem esfarelar ou deixar outros resíduos.

Como a loção tem a coloração amarelada (possivelmente pela presença do retinaldeído) é preciso aguardar completa absorção antes de vestir-se, mas isto ocorre bastante rápido. Não notei transferência do produto para roupas ou lençóis, mas atentem para o risco de manchar roupas claras.

Aparentemente não contém glúten

E o efeito?

Estou usando o produto há mais ou menos dois meses e demorei a fazer a resenha porque este tipo de cosmético tem efeitos cumulativos e de médio a longo prazo e preferi observar melhor.

Percebi um excelente nível de hidratação na pele com o uso continuado e este efeito é sustentado. Os braços e antebraços permanecem bem macios mesmo muitas horas depois do banho e a pele dos braços, onde eu tinha uns ressecamentos de pele alérgica, está bem mais lisa. Mas é preciso relembrar que estou usando também o ácido elágico pela manhã e que passei a fotoproteger melhor a área.

Nos primeiros dias de uso houve um ardor e uma hiperemia até importante que ocorreu na dobra dos antebraços onde minha pele é  bastante clara e fina mas o desconforto desapareceu dentro de uns três dias. Até me assustei achando que fosse alergia.

Com relação a manchas e outras coisas não posso afirmar porque ainda não tenho manchas nos braços, mas me surgiram raras sardas e prometo observar se elas se modificam.

Você vai recomprar?

Depende. Se o laboratório modificar a embalagem certamente vou recomprar porque de certa forma me sinto desconfortada por pagar mais de R$ 150,00 por uma loção corporal e precisar transferi-la para uma embalagem de um outro laboratório.

Um beijo,

Meire

@meire_g

*Caso você resolva transferir um produto de uma embalagem para outra atente para o seguinte: se o fabricante colocou o produto em uma embalagem opaca pode significar que o produto seja sensível à luz então não o transfira para uma embalagem transparente, ok? Se o produto estiver em uma embalagem com o bico muito protegido ou que tenha uma válvula unidirecional significa que é muito sensível ao ar/oxidação ou à contaminação, então é melhor não trocar a embalagem. Pode parecer uma coisa boba mas é importante ressaltar: de preferência não transfira cremes faciais, produtos para a área dos olhos ou aqueles que tenham prazos de validade muito curtos, tampouco reutilize embalagens de produtos de limpeza. Essa embalagem que reutilizei foi lavada e depois higienizada com álcool a 92,8º.  No geral produtos para cabelos, óleos, óleos corporais e hidratantes corporais se comportam muito bem quando transferidos para outras embalagens.

Update: Com o passar dos dias ele foi produzindo bolinhas na minha pele e ressecamento… Precisei suspendê-lo.

21 comentários sobre “[Resenha] Retinage plus corpo

  1. Oi!
    Quero uma informação: minha irmã comprou o Retinage Plus corpo não usou, me deu o frasco cheio, mas eu tenho uma mancha na testa será que posso usar esse do corpo na testa???????

    • Oi Marcia,
      O fabricante recomenda que não seja usado no rosto, nos mamilos ou próximo à região genital. Ele é para o corpo mesmo. Sugiro que use nos braços e nos locais onde você costumava tomar sol. Mas se usar é preciso usar protetor solar porque senão a pele pode manchar. Beijo!

  2. Oi Meire,
    É a primeira vez que passo por aqui, e já me animei,vi o Nando que é super conhecedor de produtos e pelas sua resenha,mesmo não sendo dermado,dá para perceber que é uma estudiosa da coisa,rs
    A partir de hj vou acompanhar o blog,sempre que eu tiver um tempinho,

  3. Oi Meire, estou usando este produto no corpo e no rosto também, mesmo sabendo que é só para o corpo, mais estou me sentindo muito bem, no começo minha pele ficou vermelha e ardida, agora é só elegios, uma mancha que tenho no colo e ombros estão bem claras com 16 dias de uso. a mancha na testa já se foi. pena que a embalagem não seja boa.

    • Mônica, ele tem uma versão para o rosto. Que sorte a sua! Acabei desenvolvendo alergia a ele, mas gostava muito. Abraço!

  4. Olá Meire,
    Comecei a usar o Retinage corpo essa semana.
    Realmente, a embalagem é uma porcaria!!!
    Ainda é cedo para afirmar sobre a qualidade dele na minha pele,
    porém se for como o Retinage Plus rosto, será ótimo.
    Uso ácidos noturnos, sempre alternando as marcas, a um bom tempo e vi diferença na pele do rosto depois que comecei a usá-lo.
    Faço uso dele a 03 meses, 03 noites por semana e sinto que minha pele está mais lisa.
    Um abraço!

    • Lúcia,
      Acredita que do meio para o final desenvolvi alergia? Fiquei tão chateada… Ainda não descobri o que foi, mas adorei enquanto estava usando. Beijo!

      • Meire,
        Tive alergia com o Melora C, contorno dos olhos.
        Quando usava parecia que havia pingado limão nos olhos.
        Pena também…
        Beijo!

  5. Olá, Meire! Também sou freqüentadora do blog e há bastante tempo. Com A pele clara, vc nAo vai a clubes, praia ou piscina? Bjs

    • Oi Ana!
      Eu não gosto de atividades com exposição solar, no máximo faço passeios em locais arborizados e sempre ultraprotegida (protetor no corpo todo, roupas leves com mangas longas, chapéu, óculos escuros e base de maquiagem). Eu fico muito cansada com o calor e a pele fica muito vermelha,, eu tenho que ficar um bom tempo no ar condicionado depois para minha pele esfriar. Fui ao RJ no final de semana e mesmo protegida fiquei febril por dois dias e hoje estou com os braços como se tivesse tido uma pequena reação alérgica. Mas tomei muito sol até os 22 anos porque eu não usava protetor e aqui na minha cidade o sol é muito forte, então hoje faço tratamentos para evitar o envelhecimento precoce. Beijo!

      • Bem vindo ao clube. Também evito passeios ao ar livre, só no final da tarde.. não tolero calor.. passo mal.. acabo me tornando antissocial, porque meus amigos adoram praia, mas chegar depois das 10 horas..!! Ou subir Costão, trilhas, acampar.. :-(

        Já pensei e ter uma vida notívaga, mas fica inviável.. e não abro mão de dormir 8 horas por dia.

      • Nando,
        Ia ser legal viver à noite e passar o dia dormindo, eu adoraria, hehe. Beijo

  6. No corpo eu só passo mesmo aquilo que não dá certo no rosto, como um sabonete que deixou meu rosto sensível, um protetor solar muito cremoso, o vitanol A que senti que faz sair mais pintas no meu rosto, eu tô aproveitando nas estrias que tenho nos quadris, no geral eu não compro produtos para usar no corpo, eu tenho tendencia a acne no colo, ombros e costas e até o sabonete se for hidratante demais, já piora a situação, como sou lactante tenho evitado usar acidos nessa região.

    • Sílvia,
      Quando eu tinha acne nas costas costumava usar o Eucerin Gel de limpeza e funcionava bem.

  7. Oi Meire!
    Minha dermato passou o retinage pra mim, tenho o diurno também, mas eles me deram uma tremenda alergia, logo que passo a pele fica vermelha e arde, depois de uns dois dias é que a mancha desaparece, quando isso aconteceu me desesperei, pensei que nunca mais iria voltar ao norma, rsrsrs. Uma pena, pela bula vi que eles são tão bons e foram tão caros!
    Você poderia me indicar algum creme para o rosto com hidroquinona? é que minha mãe tem melanose solar mas se recusa a ir à dermatologista! Já comprei o protetor asiático pra ela, o rosinha.
    Beijo!

    • Oi Nadja ;)
      A Hidroquinona é um fármaco que deve ser indicado em casos específicos e tem muitos efeitos colaterais, então não deve ser indicado sem consulta médica. Tente convencê-la a ir, até porque manchas solares podem se relacionar com câncer de pele.
      Será que foi alergia mesmo? NOs primeiros dias meu braço ficou bastante vermelho.
      Um abraço!

      • oOi Meire!
        É, pode ser que tenha sido só uma intolerância ao produto, vou tentar novamente, como com você aconteceu o mesmo deve ser só uma questão de adaptação da pele.
        Beijos!!!

  8. E meu Glytone que não chega!! Tomara que não tenha extraviado :(
    Engraçado é que só tive produtos extraviados até hj vindo dos EUA, da Ásia nunca perdi nada.
    bjs Meire!

    • Priscilla,
      Ja tem mais de 3 meses? Acho que a encomenda que me demorou mais foi 3 meses… Dá uma checada. Beijo!

Os comentários estão desativados.