Melasma

Oi gente,

Neste post condenso algumas coisas sobre melasma que estão espalhadas aqui no Salada e no canal no Youtube e espero que vocês gostem.

Resolvi falar um pouco sobre a minha briga de foice contra o melasma porque talvez isso possa ajudar alguém a queimar etapas. Além disso muitas meninas acham que minha pele é perfeita mas ela não é, ela só é bem cuidada e ‘apresentável’ mas às custas de muito esforço (bom, meu marido acha que é perfeita, mas ele é suspeito, hehe).

Hoje sei que muita gente já chorou porque teve melasma, já se desesperou porque não consegue se livrar dele, já teve raiva do dermatologista… Se você já passou por isso saiba que estou escrevendo este post exatamente porque você existe.

O melasma é o resultado de um transtorno na pigmentação da pele desencadeado por gatilhos clássicos como exposição solar, uso de contraceptivos hormonais e/ou gravidez bem como por doenças auto-imunes, endocrinológicas, alergias cutâneas a medicamentos ou cosméticos e possivelmente pela fotossensibilidade induzida por algumas drogas antiepilépticas. As mulheres em idade fértil são mais acometidas do que os homens. Como tudo que se vem descobrindo atualmente, possivelmente o melasma também seja uma condição inflamatória (até a apneia do sono parece ser).

Judeus (e outros povos do oriente médio), alemães, asiáticos e russos são particularmente predispostos, bem como as pessoas de fototipos IV, V e VI, sobretudo aquelas que vivem em países onde a radiação solar é mais alta.

Apesar das acnes (em pequeno número mas muito doloridas) que eventualmente recorriam e da oleosidade da pele, até 2006 minha pele era literalmente de bebê, nenhuma marca persistia após as espinhas involuírem porque elas eram sempre ‘internas’. Mas como as acnes me incomodavam meu dermatologista prescreveu Roacutan e usei uma dose baixa por um bom tempo.

A minha pele, que era bem oleosa, assumiu um status misto após o uso do Roacutan. Habituei-me de maneira quase intuitiva a usar hidratantes específicos para pele intolerante e oleosa (tanto para a área dos olhos como para o rosto) só que não conseguia me adaptar a nenhum protetor solar, todos os protetores deixavam minha pele vermelha ou irritavam meus olhos. Durante muitos anos só usei a base Teint Idole da Lancôme, que tem FPS 10, e muito mal porque um frasco durava muitos meses.

No segundo trimestre de 2006 comecei a passar muito tempo na estrada (viagens em razão do trabalho) então a exposição à radiação solar passou a ser considerável e além disso eu usava contraceptivo hormonal.

Já em idos de 2006 apareceram pequenas manchas acastanhadas nas minhas bochechas, então comecei a usar o pó Sun Protection da Shiseido associado à base da Lancôme e a retocar a proteção com o Shiseido Pureness Marifying, usei estes três produtos por anos. As manchinhas estacionaram, mas estacionaram e continuaram escuras.

Entre 2007 e 2010, sem acnes e com a pele com aspecto bem cuidado e menos oleosa pelo efeito do Roacutan, resolvi cuidar do melasma que embora pequeno e estacionado poderia aumentar com o passar dos anos já que os efeitos do sol são cumulativos e aparecem em suaves prestações.

Neste período comecei a ver a maquiagem, que eu fazia por pura obrigação (passava a base de qualquer jeito dentro do carro entre um semáforo e outro, já pensou que mudança?), como algo benéfico e funcional, tanto que em 2010 resenhei várias bases.

Entre 2009 e 2010, depois de anos sem me adaptar a fotoprotetores, conheci o Minesol e alternava o OC com o 60 e o 70, mas eles ainda produziam ou permitiam a produção de uma oleosidade que me incomodava muito. O melasma sempre se mantinha um pouco escuro (para o meu tom de pele qualquer mancha parece muito escura).

Acho que no primeiro trimestre de 2010 e depois de vários tratamentos sem êxito (usei basicamente todos os clareadores suportados por evidências e fiz vários peelings) tentei como última alternativa o laser. O melasma sumiu, a pele ficou totalmente uniforme e luminosa. O efeito foi impressionante porque após a pele descamar levementre ela se recuperou de maneira muito rápida.

Mas…

Dentro de pouquíssimo tempo, coisa de algumas semanas, o melasma voltou para o mesmo local de sempre e fiquei bastante confusa, já que eu vinha conseguindo usar o Minesol regularmente.

Senti-me bastante fútil depois do episódio do laser já que estava sofrendo por problema tão pequeno e meramente estético, logo eu que já tinha passado por tantas coisas realmente difíceis e me achava uma pessoa madura.

Mas quando falei abertamente sobre este sentimento com meu dermatologista a frustração que parecia ser uma futilidade tomou importância com a mesma rapidez que desapareceu por completo.

Ele falou que várias pacientes que ele acompanha apresentam sérios problemas de autoestima em virtude do melasma e me falou também que há mulheres que não ficam sem maquiagem nem frente do próprio esposo.

Eu não sabia, mas o melasma é uma fonte importante de sofrimento psicológico para algumas mulheres e eu não tinha motivo nenhum para engrossar a estatística.

Fiquei bem impressionada com o que meu dermato falou e minha mudança foi automática. Passei a ver aquele melasma como via as minhas tatuagens: como uma parte do meu corpo que não nasceu comigo mas que fazia parte história da minha vida.

Ele precedeu os meus primeiros cabelos brancos e surgiu antes que eu percebesse minhas primeiras marcas de expressão, então meio que me pegou de surpresa. Quase toda mulher que já chegou ou passou dos trinta em algum momento tem um insight de que a juventude está indo embora e isso não precisa ser um processo doloroso, mas às vezes é.

Nesta idade muitas de nós se divide entre filhos, casa, trabalho e marido ou está se separando ou vem em numa fase profissional de transição (este foi o meu caso), muitas de nós perde um dos pais bem como algumas doenças crônico-degenerativas afloram para piorar as coisas.

Decidi então que me bastaria manter o bichinho estacionado porém mais claro porque ele ainda contrastava muito com a minha pele. E usei muita, mas muita coisa.

Foi com toda a experiência adquirida que descobri que no meu caso a potente Hidroquinona provoca piora do melasma porque minha pele é altamente sensível ao fármaco e responde com mais pigmentação quando é agredida. Inflamação gera pigmentação.

Em meio ao tratamento também descobri que os peelings e o laser melhoravam temporariamente o aspecto geral da pele, mas depois a mancha voltava até mais escura e eu precisava reiniciar esquemas clareadores e triplicar todos os cuidados para voltar ao mesmo ponto: melasma estacionado, pequeno e claro.

Foi assim que resolvi que não faria mais peelings, laser ou nenhum outro procedimento em minha pele, salvo se indicado para tratar alguma doença, bem como que procuraria somente manter a pele protegida e continuaria usando antioxidantes e clareadores menos agressivos com a finalidade de manter o melasma calmo.

Entrei 2011 com o melasma estacionado, habituada ao Minesol e à maquiagem funcional para fotoproteção e com pele mista porém muito, muito sensível, bem avermelhada nos cantos do nariz e com poros bem chatinhos.

Em maio de 2011 meu dermatologista prescreveu o Ácido Retinóico e conheci o Heliocare 90 (protetor solar) através do Blog da Júlia Petit.

A associação do ácido com uma fotoproteção maior começou a transformar lentamente a minha pele, já que o ácido faz um peeling leve, lento e continuado e venho colhendo os frutos agora.

Alguns meses depois de iniciar o ácido retinóico contei minha experiência aqui e resenhei o Heliocare 90 aqui.

Em dezembro de 2011 descobri o Photoprot 100 e falei sobre este excelente protetor solar nacional aqui, que em minha opinião até então era o melhor fotoprotetor vendido no Brasil (não sei hoje).

Nesta época meu rosto começou a desbronzear e algumas das minhas bases ficaram perdidas, então ficou óbvio que o Minesol não vinha protegendo minha pele adequadamente. Atribui portanto o maior clareamento ocorrido nesta época ao Photoprot 100 e não acho que tenha sido uma falsa atribuição.

Entrei 2012 com o rosto já mais claro que nos meses anteriores, a pele mista com uma oleosidade melhorada mas que ainda me incomodava, áreas avermelhadas porém só perto do nariz e poros quase imperceptíveis (por causa do ácido retinóico). Sinceramente, para mim já estava ótimo, mas eu queria um protetor solar mais matificante que o Photoprot 100.

Em janeiro de 2012 chegou na minha casa um presente do meu amigo Pedro (100% fofo esse menino), o Bioré Perfect Face Milk, que resenhei aqui.

Com apenas três semanas usando o Bioré Milk já percebi a pele ainda mais homogênea, clara e com a oleosidade controlada. A coisa pareceu tão milagrosa que demorei várias semanas para resenhar o produto com medo de passar informação de maneira irresponsável.

Dentro de mais ou menos uns três meses o melasma começou a esmaecer um pouco e desde então não apresentou mais os surtos de escurecimento que ocorriam por quase nada.

Bastava um calor a mais, coçar o rosto com mais paixão, usar um esfoliante leve ou o surgimento de uma espinha daquelas minúsculas de período pré-menstrual para ele escurecer e tome Demelan para controlar.

Então desde janeiro permaneço nesta fase de prevenção por isso estou associando mais antioxidantes tópicos à rotina facial. Eu já vinha usando Vitamina C tópica (na Even Better e no pó da Laneige tem), Vitamina E e outros antioxidantes (em vários produtos), porém em doses um pouco baixas.

Ora, se o melasma é potencialmente uma doença de caráter inflamatório e ocorre em pessoas geneticamente predispostas e mais responsivas à radiação solar, espero que o uso tópico de agentes anti-inflamatórios/antioxidantes como extratos botânicos e vitaminas A, C e E possa agir como coadjuvante no tratamento das manchas solares em geral ou no mínimo como agentes profiláticos. Dentro de uma hipótese ou outra já me sinto beneficiada.

Então farei alguns posts sobre os produtos que venho usando e gostando, como os da linha Romã da Formule e os produtos com vitamina C da SVR e vou querer dicas do que vocês estão usando e gostam, pode ser?

Como estou muito sem tempo não vou fazer posts de coisas que não gostei (exemplos: Óleo Extraordinário da L’Oreal, hidratantes faciais da Benefit, Eucerin Fluido Clareador e lápis para sobrancelhas Shiseido Integrate), pelo menos não por enquanto.

Como diz um dos meus dermatologistas (tenho dois, hehehe, não me julguem…), para o melasma os tratamentos mais eficazes são fotoproteção e paciência.

** Moral da História **

Cuidar da pele é uma arte que exige em primeiro lugar calma e em segundo lugar perseverança.

Vejo muita gente falando que usou um produto X e não viu efeito para um problema específico, quando muitos produtos só produzem algum efeito depois de meses ou até anos de uso, como ocorre com os produtos anti-envelhecimento precoce, clareadores de uma maneira geral e antirrugas.

Com exceção dos hidratantes, fórmulas camufladoras em geral e aquelas com efeito lifting por exemplo, poucos produtos produzem efeitos imediatos em nossa pele. E quanto mais imediato o efeito, menos duradouro ele é.

Outra coisa: um produto nunca vai funcionar se ele rende por meses e meses e meses a fio quando não é previsto que renda. Se você usar corretamente o protetor solar um frasco vai acabar rapidinho.

No começo do tratamento tudo parece pior!

Quando você começa a tratar uma mancha todo o seu rosto clareia porque você se protege mais e a prescrição médica vai devolvendo a cor natural à sua pele.

Então a mancha pode parecer mais escura quando de fato isso nada mais é que uma ilusão produzida pelo aumento do contraste de sua pele, agora mais clara, com a mancha, que ainda não respondeu ao tratamento e continua escura. Pense nisto antes de suspender o uso de um produto.

A área da sua pele que está manchada é a parte mais fotoenvelhecida do seu rosto, então é a parte menos capaz de responder rapidamente aos estímulos de renovação bem como é a parte que necessita de maior proteção, hidratação e delicadeza.

E o melasma some de vez?

Por algum motivo que desconhecemos algumas pessoas não se livram do melasma nunca, mesmo aquelas que como eu tem acesso a todo tipo de tratamento possível e fiz questão de deixar minha história registrada porque agora sei que muitas mulheres se sentem muito mal por causa do melasma. Da mesma forma algumas pessoas respondem muito bem ao tratamento.

Não use fármacos para melasma (Triluma, Demelan, Klassis e outros) sem orientação médica nem busque tratamentos sem evidências.

Se você não tem acesso a um dermatologista mantenha a pele limpa, hidratada e fotoprotegida e pesquise sobre cosméticos ou fármacos adjuvantes como agentes clareadores de ação cosmética e antioxidantes tópicos até conseguir consultar-se com um médico. Há muita coisa interessante que já é antiga e muita coisa sendo lançada.

Na época em que fiz o laser a indicação era nova a as evidências eram fracas mas eu aceitei testar mesmo assim; hoje se sabe que nem o laser supostamente específico para melasma tem funcionado satisfatoriamente.

Eu só farei laser em minha face novamente se encontrar um estudo multicêntrico altamente confiável, de preferência duplo cego e aleatório incluindo pessoas da minha etnia atestando segurança e eficácia. E este estudo não existe até o presente.

Então sugiro que você escolha produtos ou procedimentos mais antigos e com segurança formalizada, mesmo que o efeito seja lento porque vale a pena. Não se apresse. Antes de fazer um peeling, pergunte ao seu dermatologista qual o risco de recorrência; também se certifique o quão profundo é o seu melasma e até onde o peeling chega. Se ficar insegura peça uma segunda opinião. A única coisa urgente no tratamento do melasma é a fotoproteção.

Fora isto tudo o tempo não volta. A gente vai envelhecendo mesmo com todos os cuidados tomados e é preciso entender que eles basicamente seguram um pouco o relógio, só isso.

Se no final das contas nenhum cuidado reverter nada pelo menos a gente se divertiu e acumulou experiência para passar para outras mulheres :)

Vamos manter a nossa pele bem cuidada, bem macia e gostosa, pronta para esperar cada nova marca que a história da nossa vida vai deixando ao longo dos anos?

Nunca é tarde para começar a se curtir: se já há rugas profundas mantenha-as hidratadas e se há um melasma severo que incomoda, cubra com maquiagem ;)

* * *

O Pedro escreveu uma série de posts chamada ‘Um breve panorama do que existe no Japão para clarear manchas’ e recomendo a leitura:

Parte I, Parte II, Parte III e Parte IV

Aqui tem resenha dos protetores que mais uso (estou experimentando outros) e aqui tem um super post do Nando com um resumo sobre vários protetores solares.

Beijos,

Meire

@meire_g

About these ads

329 thoughts on “Melasma

  1. Bom dia Meire,

    Gostaria de saber se você conhece o produto HydraSkin para a face? e o medicamento Flebon em comprimido….Fui no dermato ontem e ele me receitou esses produtos para o melasma no rosto, que na verdade não são tão escuras assim….mas já estou cuidando….pois tenho 28 anos.

    Grata,

    Priscila.

    • Oi Priscila,
      O Hydraskin não usei e não sei quais são os ingredientes. O Flebon é um antioxidante botânico, possivelmente ele prescreveu tencionando aumentar a resistência da sua pele ao sol. Que protetor solar você usa? Beijo!

  2. Meire!!! Tudo bem?

    Estou um pouco encucada com uma coisa, estou usando vitanol A 0.025 há 2 semanas, mas meu rosto não arde, não descamou nem um pouquinho, nem fica vermelho (aliás, somente fica um pouco vermelho quando passo protetor na manhã seguinte). Será que ele está funcionando? Volto na minha dermato somente daqui 1 mês e meio (o mais rápido que consegui marcar). Vc sabe se é assim mesmo?
    Obrigada! Bjos

    • Jaque,
      Pode ser que sua pele seja bem resistente. Essa concentração é o ponto de corte para ação antirrugas, até bom demorar a consulta para avaliar melhor o efeito. Se ela achar que foi insuficiente sobe a concentração. Beijo!

      • Oi Meire! Vc sempre muito atenciosa, obrigada!
        O que seria ponto de corte para ação antirrugas?
        Bjos

      • É a dose a partir da qual as rugas começam a responder. Em dose mais baixa o tratamento é mais para acne. Bj

  3. Oi Meire, tô com uma dúvida. Á noite tenho usado o Azelan Gel, você acha que durante o dia fica mais adequado usar o Melani D, o Clarifiant ou o Hydracid C20? Qual combinação será que dá mais resultados? Beijo!

    • Flávia,
      Não sou fã do Clarifiant. Já o Melani D e o Hydracid C20 contem ingredientes com efeitos mais comprovados. Beijo

      • Flávia,
        É meu clareador favorito. No meu caso foi o que funcionou melhor. O Hydracid C20 não é clareador, é antirrugas e coadjuvante e o Melani D tem ácido menos ativo que o Clairial C10 e não contém vitaminaC. Beijo

  4. Olá Meire, obrigada por tantas dicas e por compartilhar conosco sua experiências . Gostaria que me ajudasse a tentar controlar meu melasma como você consegui. Estou usando cosmelan 2 há três meses, a noite, pela manha Hidracid c 20,protetor solar Omni Solaneveil, bb cream da maybelline e finalmente aquele pó baratinho também Maybelline com proteção.
    O que acha de introduzir o Clarial 10, mudar o protetor para o Biore que você esta usando e usar a base Toleriane mais pó? Como você não quero mais agredir minha pele com peelings e muitos ácidos , acho que realmente piora. E a niacinamida? Acha que também pode ser útil? também tenho o Redermic R. Ja tenho 49 anos e não posso me descuidar das ruginhas, pois há anos só me preocupo com as manchas. pode me ajudar, por favor?
    Bjs
    Leonice

    • Leonice,
      EU acho o Bioré melhor do que o OMI para quem tem melasma, mas se estiver bem adaptada e vendo resultados é melhor não mexer. Muita gente não gosta do Bioré. E se o BB Cream + pó está cobrindo a pele direitinho você pode comprar a Toleriane só para variar.
      Os produtos que você citou Clairial C10, Redermic R e niacinamida são os que uso e estão no post de rotina de março (horários, etc). Beijo!

  5. Meire,
    O que vc acha do laser sapecara toning? Li a respeito sobre a mancha nao voltar.
    Nao vejo a hora de terminar o roacutan pra tentar fazer alguma coisa.

    • Jennifer,
      Não tenho experiencia nem notícias positivas sobre laser para melasma. Beijo!

  6. Adorei o seu brog serve para ajudar muitas mulheres desesperada com esse maldito melasma. Amiga ja fiz e ja usei de tudo: cremes manipulados, lazer, co2, fraxel, stalux, peeling,peenlig de fenol, triluma , cosmelan e por ultimo mim inludi com spectra, mas gente fuja desse maldito, fiz 17 sessoes e minha pele ficou pior onde o lazer passa depois fica a marca manchada ele piora muito a pele . Não ouvimos ainda ninguem que fez e obtiverao resultado. Agora comprei clairial e hydracid e estou gostando mas e com calma, hoje mesmo resolvi usar o hormoskim e a mesma formula do tiluma porque a pele esta muito manchada. Bjos

    • Detinha,
      Se sua pele piorou com laser poder piorar com o Triluma. Melhor ir devagar e aumentar a proteção contra o sol. Beijo!

  7. Ola a todas.
    Vou contar resumidamente a minha história:
    Há 4 anos estava a fazer um tratamento paa o acne, e fui fazer o buço à esteticista e queimou-me, sendo que por motivos de trabalho, e por ser verão andei mt ao sol.
    Fiquei com uma mancha escurissima castanha no buço.
    Fui a farmacia, usei creme, mas nada de desaparecer.
    Entretanto passados 2 meses, fui à dermatologista, e prescrito: hidroquinona à noite (no inverno e primavera), melaD – dia, diferin- noite, protector solar no Verão. Chegando o verão voltaram aparecer com força ( e sempre com uso de protector factor 50 le roche posey). Novo Outono, fui à mesma medica e fiz um peeling -correu mal, pois era para ficar ligeiramente vermelha e esfolar uma semana depois, mas fiquei queimada, crosta, que as manchas do buço apareceram novamente e também na face, por baixo dos olhos. O estado era tão grave que, a minha mãe aconcelhou-me a não sair de casa por 3 semanas! Consultei a medica, disse que é um caso em 100, mas aconteceu, pele muito sensivel.
    Entretanto, nestes dois ultimos anos, esqueci dermatologista e o que tenho feito apenas é: mt protector solar : Isdin 100+, a base tb é protector (bioderma 50 UVA-38 UVB). à noite uso Uriage despigmentante, de dia creme de rosto Uriage, ou Roc ( já pr as primeiras rugas). Faço mascaras uma vez por semana com a polpa da Aloé Vera. às vezes usava Iklen mas nunca vi grandes resultados.
    Noto que já clareou um pouco, mas sem base as manchas são evidentes.
    Todas as fotos de verão que tenho estou com uma grande camada de creme no buço e nas bochechas. Na carteira para mim é mais importante que não falte o protector que a carteira ou o telemõvel.
    Agora está para vir o verão e já estremeço, gostava de saber algum creme novo que seja bom para a pele oleosa, de 36 anos, e que me ajude neste trauma.

    • Oi Cata!

      Sugiro que você procure o Clairial C10. Ele é oleoso mas você deve usá-lo com a pele limpa e à noite ou no final da tarde. A oleosidade dele ajuda a pele a recuperar-se mais rápido da possível agressão do clareador. Acho que sua pele tem sensibilidade parecida com a minha. E durante o dia muita proteção solar e maquiagem adequada. Beijo e boa sorte!

  8. Bom dia Meire,
    Encontrei seu blog na segunda-feira e fiquei maravilhada. Não consegui parar de ler.
    Tenho melasma como todas e sofro d+ com isso.
    Atualmente estou usando o MELANOBLOCK ( MANUTENÇÃO EM CASA) vocÊ conhece não possui hidroquinona. A médica me passou fluido clareador da eucerim todos os dias, protetor solar anthelios , melanoblock ( duas vezes na semana noite ) e melora c nos outros dias a noite. Gostaria da sua opinião sobre os produtos? Fiquei interessada em usa o HYDRACID C 20 que vc mencionou e o clairial c 10 o que acha Não comprei o melora c será que seria melhor o hydracid c20 do que ele? Por favor, aguardo sua resposta…
    Posso associar HYDRACID C20 SEM PROBLEMAS? com o melanoblock
    A composição do melanoblock é Arbutina, Acido Kojico, Acido Azelaico, Acido Retinoico, Glabardina, Extrato de Brassica Napus, Acido Glicirretino, Morus Alba, Protetor solar UVA e UVB.

    obrigada

    Nívia

    • Nívia,
      Os produtos que você usa são excelentes. Você já está em fase de manutenção, melhor seguir a orientação médica. Para introduzir o Clairial C10 teria que mexer em sua rotina toda e possivelmente você não tenha experiência para fazer isso sozinha.
      O Hydracid C20 é vitamina C + hidratação, o Melora C também é vitamina C e possivelmente é mais ativo que o Hydracid. Uso o Hydracid porque é ele quem casa melhor com os outros produtos que já uso e com o meu tipo de pele, o Melora C irrita minha pele. Beijo e boa sorte!

  9. Oi, tudo bem?
    Comprei o Clarial c10, mas ele está estranho meio aguado e o vidro ainda está cheio.
    Eu me lembro de ler que aconteceu isso com o seu frasco tb. Gostaria de saber a onde reclamo,pois o produto é caro e não tem nem dois meses que comprei, espero que me mandem outro p eu continuar o tratamento. Adoro ler o seu blog!

    • Oi Cyntia,
      Leve ao local onde comprou, eles devem trocar e devolver ao laboratório ou contactar o representante para avaliar o que fazer. Das duas vezes que ocorreu comigo fui bem atendida. Boa sorte! Beijo

  10. Meire, continuando no assunto gravidez, gestantes podem usar o Clarifiant e o Melani D? O Azelan parece que pode, né?!!! Bjos.

    • Flávia, acredito que destes só o Azelan. Bom ver com o dermato porque eles vão a congressos anualmente a e lista muda muito. Beijo!

      • Oi Meire, em caso de gravidez então, acho que só dá pra manter a combinação Azelan e Hydracid, né? Bjos.

      • Flávia,
        Talvez, mas como falei só um dermato atualizado poderá dar uma informação mais precisa. BEijo!

  11. Meire, também sofro com melasma, posso usar clarial c 10, se estiver pensando em engravidar? Nao estou agüentando olhar no espelho. Muito legal seu blog. Obrigada por nos ajudar.Beijo

    • Kelly,
      Só se for com orientação médica. Acredito que não seja indicado. Beijo!

  12. Oi Meire!!! Ainda bem que encontrei vc rsrs…Eu estava com sessão marcada para fazer peeling para mês que vem, mas depois de ler todos esses post acima vou cancelar. Tive alergia na pele a uns 2 anos e então apareceram manchas escuras na testa e ao redor dos olhos, já usei triderm e minha pele ficou muito irritada tb usei o serum clarifiant da RÓC 2 vidros e nada, agora comprei o MELANI_D da LA ROCHE POSAY, uso o protetor fluide extreme fator 60 tb da LA ROCHE. Gostaria de saber se estou no camiho certo ou se vc pode me passar alguns cremes mais eficaz para o meu caso…Acho que é MELASMA…. Muito obrigada!

    • Elizangela,
      Tem que ver com sua dermato qual é seu diagnóstico, e se sua pele piorou com Triderm não é bom você ficar se automedicando. Tem que reforçar a proteção contra o sol em primeiro lugar, os clareadores só ajudam e só fazem efeito depois de meses. O peeling pode ser bom para vários tipos de manchas. Para o melasma realmente é complicado, mas há alguns peelings bem superficiais. Beijo!

    • Oi Meire!!! Me desculpa esqueci de mencionar no post que quem me passou o triderm foi uma dermatologista, como irritou minha pele ela suspendeu o uso, depois a comuniquei que estava usando o clareador sérum da RÓC ela disse que não teria problema que eu podia usar, e me indicou o peeling, mas estou com medo de fazer e as manchas aumentarem, por isso comprei o melani-d mas ainda não usei.
      Gostaria saber se é um produto bom ou se você tem outras indicações para o meu caso.
      Beijos!!! Obrigada…

      • ELizangela,
        O Melani D é um bom produto.
        Os que gosto mais são os que estão no post da minha rotina de março e que uso atualmente. Beijo!

  13. Oi Meire!
    Passei por dois dermatologistas esse ano e eles demonstraram posições bem diferentes quanto á indicação de peelings para melasma. Um me disse ser totalmente contra, pois acha que só piora o quadro. O outro já disse que acha indispensável e me indicou fazer um peeling mecânico até antes de começar a usar cremes para que eles sejam melhor aproveitados. Qual a sua opinião sobre isso?? Fiquei confusa…
    Queria saber também qual a diferença de atuação do peeling químico ou mecânico para tratar melasma?? Peço a sua ajuda para entender isso melhor.!!! Bjão.

    • Flávia,

      No meu caso os peelings feitos no início do tratamento só agravaram o problema, tanto o químico (com medicamentos ácidos) como o mecânico (que é feito com esferas tipo como se fosse um esfoliante). Por tudo que leio agredir o melasma não é uma boa opção porque a pele responde com manchas mais fortes. Minha dermato não indica peelings para melasma. Beijo!

  14. Olá Meire, muito obrigada!!!
    Adoro muito seu blog e suas dicas! Sobre o Vitanol A, foi minha dermato que indicou. Ela havia me indicado uma fórmula (não tenho mais a receita) que de nada adiantou, nem esfoliou a pele, nada…. Depois fiz peelings químicos e ela me receitou Vitacid plus, mas foi um desastre hidroquinona pra mim, fiquei com uma alergia e suspendi o uso depois de 3 dias alternados de uso. Lavei o rosto somente com água termal durante uma semana…. Agora, passados 2 meses… ela me receitou o Vitanol, porém não me falou sobre a hidratação na pele que ajuda na eficiência do ácido… Aprendi isso no seu blog! Obrigada! Bjos

  15. Meire
    Gostaria de saber a sua opiniao sobre um tratamento que eu fiz pra olheiras.
    Eu fiz um lipo redutor nas olheiras e pouco adiantou..Gostaria de saber sua opiniao!

    Obrigada
    Adriana

    • Adriana, não tenho experiência com este procedimento nem conhecimento sobre ele. O tratamento das olheiras depende muito da causa mas no geral são bem frustrantes mesmo, sobretudo se a pessoa tem olheiras genéticas. Qual o seu tipo de olheira? E a cor? Tem bolsa sob os olhos, vasos dilatados? Beijo

  16. Meire , sua linda!
    Muito obrigada pelas orientaçoes, mas gostaria de mais informações.
    Qual vc acha melhor o SRV Clarial C10 ou o Glenmark Demelan? Estava lendo sobre o Demelan, e gostaria da sua opinião. Um super bjo e obrigada

    • Oi Cintia, na minha pele o Clairial C10 agiu melhor, mas o Demelan é um bom produto, só acho a embalagem ruim porque há muita oxidação e desperdício.

      • Meire,
        Mais uma vez obrigada!!!! Vou usar o Clarial C10, te conto a minha experiência posteriormente, e por favor assim que tiver mais informações sobre o melasma, nos informe, estou viciada em suas resenhas e comentários. Um super bjo e boa sorte

      • Cintia,
        Volta sim!! Cuidado só para ele não escorrer para os seus olhos, ta? Arde que só, eheheheh, experiência própria Beijo!

  17. Meire, e o que vc acha dos cremes clareadores da Clinique: Even Better Skin Tone Correcting e o Even Better Clinical Dark Spot Corrector ? São mais ou menos eficazes que aqueles que clareadores que citei antes ( Melani D, Azelan e Clarifiant)? Mais uma vez, muito obrigada pela atenção!!! Adoro seu blog!!! Bjos.

  18. Olá Meire! Só pra completar…. rs De manhã, lavo o rosto com eucerin gel de limpeza, passo redermic + no rosto, minesol serum fps 30 e pó da heliocare 50 light. É o suficiente para fotoproteção? Obrigada, novamente!

  19. Olá Meire, estou usando Vitanol A 0,025 pra manchas e linhas de expressão há 1 semana somente. Posso usar Hidracid C20 logo depois do Vitanol pra hidratar a pele e Retin OX áreas dos olhos? Obrigada!

    • Jaque, não vejo problemas. Mas é sempre bom ver com sua dermato. Pele que recebe tretinoína não deve ser automedicada. Bjs

  20. Oi Meire, tudo bem? Tenho 38 anos e também tenho melasma… humpf… Pela sua experiência, gostaria muito que vc me falasse sua opinião sobre os cremes Melanid D, Clarifiant e Azelan. Os três me foram receitados por médicos diferentes e eu não sei qual usar rsrsrs… Obrigada!!! Bjos. Flávia

    • Oi Flávia,
      Os três são clareadores leves, mais coadjuvantes. O mais ativo deles é o Melani D, em segundo lugar o Azelan (você pode usar os dois, em horários separados) e o menos ativo é o Clarifiant, que é mais preventivo do que curativo. Eles podem ajudar se você usar protetor solar bem direitinho. Beijo!

  21. Nossa adorei encontrar esse blog. Tenho 57 anos, e tenho melasma ha mais ou menos 7 anos.Fiz uso de acidos e acredito que minha pele foi piorando muito e junto apareceu uma
    alergia. Ano passado consultei com uma medica muito conhecida Dra Denise steiner , uma
    medica muito boa na minha opinião, mas infelismente não acertou comigo, me orientando
    a fazer um laser C02, . um procedimento caro , sofrido e no final das contas sem melhora
    nenhuma, muito pelo contrario uma grande piora, fora os gastos enormes com remedios e
    cremes.,fiquei arrasada sem vontade de voltar a me tratar.
    Ha uns dias atras encontrei esse site e sinceramente estou mais animada em te seguir do
    que procurar qualquer dermatologista.
    Gostaria de passar o que uso e de sua orientação
    Desde já obrigada pela atenção.

    • Oi Rosa,
      Como você, muitas mulheres que seguem meu blog também pioraram muito com laser (inclusive eu), mas parece que muitas melhoram. Vamos adiante ;) Beijo

  22. Meire, qual foi o laser que vc fez?Foi o Spectra? Ja fiz 5 sessões e to em dúvida se faço mais cinco, ja que a demato disse que so faz efeito a partir da quinta. No entanto, é bemm caro e receio de ficar ainda c as manchas tão em evidencia!Beijo.Muito obrigada por escrever tudo isso e fazer não me achar uma estranha em chorar por conta de melasma…rs

    • Oi Renata!
      Eu fiz em 2010, não era Spectra. Não sei informar exatamente qual era…
      Você notou melhora ? Doeu muito? Beijo!

      • Não dói não.Sente um desconforto bem de leve…uma espécie de alfinetadinhas bem de leve.Uma sessão dura em média apenas 15 minutos então, da para aguentar.Sim, notei melhora.Mas senti melhora mesmo com o tratamento antes do laser que foi com Clarial C10 a noite, Klassis Gel durante o dia,protetor solar 50 Toque Seco da Davene, Gel Limpreza da Davene também. Esse tratamento não é compativel c o laser ao mesmo tempo, pois senti que queima a pele, ou seja, escurece ainda mais as manchas.Durante o laser a pele fica ultra sensivel e ainda mais fina exigindo o dobro de fotoproteção.Preciso de ajuda se faço as mais cinco sessões ou não..opiniões de pessoas que ja experimentaram o Spectra.Vc já ouviu algo sobre o Spectra para melasma?Obrigada pela reposta.

      • Renata,

        Há várias opiniões sobre o Spectra neste mesmo post, mas não são animadoras. No meu caso o laser piorou muito as manchas (a pele ficou linda no começo mas depois manchou muito mais do que estava antes). Não me sinto preparada para aconselhá-la com relação ao laser porque toda experiência que tenho pessoalmente e aqui no Blog é negativa, mas possivelmente muita gente melhora, acho que se você está muito insegura talvez seja melhor pedir segunda opinião de outro especialista. Boa sorte!

  23. Boa tarde Meire,
    quando você diz que usa Niacinamida a 4% ( um tubinho) aonde eu encontro? Ja procurei em todos os lugares e não acho.Acho produtos que tem uma concentração mais não ela da forma que você descreveu. Obrigada

    • Adriana,
      Encontra em farmácias, o nome comercial é Papuless Gel. Também pode ser manipulado em farmácias magistrais. Beijo!

  24. Oi,Encontrei hoje seu blog e gostei muito dele gostaria de pedir alguma sugestao ,primeiro vou relatar um pouco o meu caso.
    Fui diagnosticada com melasma a dosi anos desde la ja usei varios produtos como vitacid demelan e acidos manipulados varios tipos para o dia apra a noite e tc,fiz 3 peeling quimico e mesmo assim as manchas permanecem ai optei por fazer laser com luz pulsada pixel …resolveu temporariamentee continua usando protetor heliocare 90 e demelan todos os dias que foi recomerndado agora s manchas voltaram voce teria alguam dica de produto que posso usar para clarear essas manchas ?
    Obrigada

    • Juce,
      Os produtos que uso e que gosto mais estão no post de rotina de março. Dê uma olhadinha lá e qualquer dúvida pode escrever. Beijo!

  25. Olá tudo bem Meire ??
    Sofro com a melasma faz alguns anos, mas este ano ele atacou feio.
    Faço uso do protetor solar sempre, inverno e verão ( mas acredito que devo ter dado alguma vacilada no uso nesse verão ) Minesol 60 é o que uso, e para cobrir as imperfieções Normaderme Teinte pra me sentir mais segura., e um belo batom pra chamar a atenção para meus lábios rsrrs..
    Agora na região aonde moro, começa a refrescar o clima,. Fui na dermatologista,( A MESMA QUE VOU A ANOS ) e vamos entrar na batalha contra o melasma com certos medicamentos que vou citar ;HELIORAL 250(medicamento novo, e estou com um pouco de receio de usar por eu fazer uso de anti depressivos).e na bula fala muito pra informar ao dentista. ( QUE VOU FAZER ISSO AMANHÃ MESMO )
    VITACID PLUS á noite.
    ACTIVE C FUÍDO pela manhã sob o protetor solar ANTHELIOS UNIFIANTE 50 com cor.(Gostei do toque dele é bem sequinho, tenho pele oleosa )
    Pra mim seria muito gratificante um comentário seu, sobre os medicamentos e proteteres solares que faço uso.(e que vou fazer ) e se vc tiver algo a acrescentar ao meu tratamento, ou mesmo falar de algum ponto negativo de algum , estou a disposição para receber os concelhos com muito carinho .
    Bjus e parabéns pelo blog.

    • Oi Andrea,

      Melhor coisa é você já ter uma dermato há anos e que conhece sua pele. Proteger bem a pele contra o sol usando também proteção com cor, vitamina C e ácidos são excelentes escolhas. Se proteja direitinho, sombrinha se precisar, sem descansar na proteção solar que aos poucos a pele vai respondendo. Mesmo que o melasma não vá embora pelo menos ele clareia um pouco e a textura da pele fica bonita com os produtos. Um beijo e boa sorte!

  26. Dra, tenho melasma por conta da exposição ao sol sem proteção, ja usei o vitacid hje uso o triderm dia sim dia não, uso o sabonete dermovitin soft espuma, e protetor solar epsol fator 45, não fico muito exposta ao sol, porém se suspendo o uso do ácido voltam todas as manchas. Como já tneho 25 anos gostaria de começar a utilizar algo anti-envelhecimento, ou que pelo menos hidratasse minha pele, pois apenas o uso do ácido e protetor imagino que cause alguns danos, o que eu gostaria de saber é: Qual protetor solar vc me indicaria? se existe algum anti-envelhecimento específico para melasma, se não existe se eu posso assossiar o uso e como faço isso? se não houver possíbildade se posso usar pelo menos uma boa hidratação, qual? como? e com qual frequência?
    Peço desculpas se compliquei muito a pergunta, e aguardo ansiosa suas dicas.
    Obrigada
    Graci mattos, Salvador -Ba

    • Graci,
      Qual o seu tipo de pele? Amanhã vai sair um post meu com tudo que estou usando atualmente. Dê uma olhada e se tiver alguma dúvida pode me perguntar.
      Antes de qualquer coisa você precisa se acertar com a proteção solar, que deve ser bem feita. Um beijo e até amanhã!

  27. io , meire! tenho mancha pretas de espinhas no rosto foi derm. Ele mim passou vitacid xt, minha pele ficou muito vermelha e com muita ardencia ñ caonsequia lava o rosto pois ardia muito oqui eu faso com esas manchas

    • Deusima,
      Até você voltar ao dermatologista use protetor solar o dia todo e cubra com base ou pó, limpe sua pele direitinho e use sombrinha. Evite totalmente o sol e volte ao seu médico. Boa sorte!

  28. Oi Meire!
    Tenho melasma a muito tempo, adquiri por ficar disposta ao sol sem proteção. Uso Vitacid e photoderm max 100, porém a minha é oleosa, protege mais deixa muito oleosa. Eu estou querendo um protetor com proteção alta não oleoso. O tratamento do vitacid ajuda, porém tem um problema durante o dia eu fico muito tempo disposta no sol por conta do meu trabalho, ameniza as manchas logo alguns dias volta.
    Goataria de saber se no meu caso porque eu fico muito tempo no sol seria bom um tratamento oral para ameniar o problema e se um protetor com fps 100 é melhor que um 70.
    obrigada!

    • Regiane,
      Com exposição ao sol tem que ter proteção solar alta, de preferencia 50 ou mais para garantir um bom bloqueio. Um FPS 30 protege bem mas desde que aplicado em grande quantidade e reaplicado. É melhor então um FPS mais alto e protetor resistente ao suor e água, mas uma base e/ou pó de maquiagem por cima é indispensável para quem tem melasma. O tratamento oral pode ajudar, é um pouco controverso mas algumas pessoas gostam mas eu preferi não usar.
      Fora proteção e maquiagem, chapéu e , se possível, sombrinha. Abraço!

  29. Tinha uma pele oleosa com muitos cravos quando resolvi procurar uma dermatologista pra tratamento, ela recomendou roacutan e anticoncepcional Selene. Meu rosto começou a aparecer manchas escuras no buço e ela dizia q era normal. Depois do tratamento fiquei c manchas pretas no buço, bochechas, testas , sobrancelhas e nariz (…) [mensagem editada por conter texto inadequado para leitores do Blog]

    • Olá,
      Sinto muito pelo seu depoimento e espero que um dia encontre conforto para suas queixas. Não liberei o seu comentário por completo porque se trata de informações que expõem muito profundamente a sua intimidade e talvez até sua identidade, que você quis preservar usando um nome que não é o seu. Boa sorte.

  30. Olá Meire,
    Adorei seu blog!!
    Só quem passa pela mesma situação para entender o sofrimento.
    Você considera bom o tratamento com o Helioral?
    Abraços

    • Telma,
      Sou cética com relação ao Helioral, nenhuma pesquisa até agora me convenceu. Mas muitas pessoas que acessam o Salada gostam. Um beijO!

  31. Dra. Comecei a tomar o roacutan ha 10 dias, nao tenho muitas espinhas, as poucos que tenho,mancham muuuito a minha pele. Pois bem, fui pra praia, chapeu, oculos enorme e guarda sol. Usei um vidrinho inteiro de protetor roc no rosto e quando voltei, olhei no espelho e vi o belo melasma no buco. Chorei tanto, o que fazer? Me protegi muito mesmo e apareceu.
    Tinha uma vitacid plus aqui em casa, da outra vez que usei. Comecei a passar ate a minha consulta. Sera que vai sair?
    Beijo, adoro seu blog!

    • Jennifer,
      Sinto muito… Mas não dá para se expor ao sol dessa forma usando ácido retinoico oral ou tópico, a sensibilidade da pele ao sol aumenta muito e o protetor solar não protege a pele contra a luz visível, que é altamente relacionada ao melasma. Quem tem tendência a manchar só pode se expor ao sol em horários muito cedo ou muito tarde do dia e com a pele com proteção solar e proteção opaca (pó com cor, por exemplo) e mesmo assim é ruim. Não recomendo que use o Vitacid plus junto com o Roacutan, pode sensibilizar mais ainda sua pele. Agora é limpeza suave, muita hidratação (pode ser por exemplo o Fisiogel AI Creme) e muita proteção solar – protetor solar + maquiagem. Beijo e boa sorte!

      • Obrigada Doutora, talvez nao seja um melasma profundo e saía mais pra frente.

  32. Oi Meire, sofro de melasma causado pelo uso de ácido retinóico e proteção ineficiente (meu dermato prescreveu projetor solar em gel, fator 30, acredita?) Na época (há 10 anos) eu não podia imaginar nos danos… Bom, penso como vc: não confio mais em NADA, mas andei lendo que o ácido kójico não é fotossensível, que pode ser usado durante o dia e tal… mas nesse calor de 40º (moro no RIO)… será que é verdade isso?

    • Andrea,
      Também moro numa cidade extremamente quente e ensolarada. Uso o àcido Kójico (o que uso é o Clairial C10), mas prefiro usar em casa no período vespertino. Durante o dia uso vitamina C por baixo do protetor solar, até porque os veículos dos clareadores no geral são oleosos. BeijO!

      • Obrigada, seu blog é o melhor! Muito bom poder partilhar essas informações. A propósito, você saberia me dizer se há exame para detectar se a pessoa sofre realmente de um melasma?

      • Oi Andrea,
        O diagnóstico do melasma é clínico, o dermatologista é o profissional mais preparado para diferenciar as diversas manchas de pele. Em alguns casos pode ser necessário biopsia, mas no geral ela não é indicada em melasma. Abraço!

  33. meire estou usando uma pomada de nome trinulox para clarear a pele, mas não posso sair ao sol porque a pele ficar com ardencia e vermelha, não sei que protetor solar usar, pois minha pele é oleosa. estava usando um do avon, mas dava ardencia na pele. por favor me indica um protetor que protege a minha pele do sol, aqui ´ e muito quente. bjs

    • Rosalia,
      Se você tiver acesso às compras internacionais sugiro que use o Sofina Jenne Day Protector enquanto está com a pele muito sensível. Se quer comprar algo logo ou aqui no Brasil mesmo, indico o Photoprot 100 ou o Minesol Oil Control. Beijo

  34. olá meire,meu dermatologista prescreveu azelan gel e protetor minesol oil 70fps,gostaria de saber se o azelan tira manchas de melasma pois eu a tenho, mas li q o azelan não tira manchas de melasma só de espinha e eu não tenho espinhas, quando aparece é de vez em quando uma ou outra e o protetor é bom, tenho pele oleosa. Obrigada.

    • Cilene,
      Pode ser que o Azelan ajude, ele é um clareador leve com poucos efeitos colaterais e ajuda a controlar poros e oleosidade. Abraço

      • obrigada meire,eu fiquei em duvida sobre o azelan pois as pesquisas que fiz diziam que era para acne e eu quero desesperadamente clarear essas manchas de melasma que tenho a anos,e já que vc disse que é um clareador fiquei mais tranquila. bjs.

  35. Dra. Meire,
    Tenho a pele muito clara e de uns tempos para cá notei umas manchinhas amarronzadas em cima das sobrancelhas e nas bochechas, ou seja, o bendito melasma. Fui ao dermatologista e ele me indicou o triderm para clarear as manchas e o protetor minesol fator 70. Nao tenho notado muito resultado. Durante o dia, a região que utilizo o triderm fica super vermelha e horrivel. Há indicação de algum produto que eu possa utilizar para clarear um pouco as manchas?
    Obs: tenho a pele oleosa.
    Desde já agradecida!

    • Maria,
      Sugiro que você volte ao dermato para ver o que acontece, se está com intolerância ao Triderm. Como sua pele está irritando não é indicado usar nada novo agora, não é hora de se automedicar. Além do Minesol 70 você usa maquiagem? Beijo

  36. Boa tarde Meire,

    Meu caso é parecido com o seu, já recorri a vários ácidos com hidroquinona, peelings e a melhora é imediata, mas passado uma semana, volta tudo novamente, com as manchas mais intensas ainda, acho que ocorre um efeito rebote. Tenho ouvido falar de um produto chamado Cosmelan 2. O que vc me diz sobre ele?

    • Silvana,
      O Cosmelan reúne alguns clareadores coadjuvantes como arbutin e ácido azelaico, tem um pouco de vitamina C, E e de niacinamida. Não acho nada revolucionário, são ingredientes presentes em muitos medicamentos que já usamos. O Arbutin é disponível em produtos mais baratos, o ácido azelaico é barato também e a Niacinamida podemos comprar em concentração mais alta por menos de 50 reais um tubinho, e acho melhor usá-la separadamente. Para quem quer tentar um produto multifuncional pode ser interessante, a vantagem do Cosmelan 2 é reunir vários ingredientes em um produto só, se você achar por um bom preço pode valer a pena. Eu uso o Derm AHA associado ao Pigment Biomedic, a niacinamida a 4% e o Clairial C10. Como hidratante uso o Hydracid C20 pela manhã, por baixo do protetor solar. Fica meio complicado mas no final do dia acabo usando tudo, tem que ter muita disciplina mesmo para usar tudo separado como eu uso. De todos os clareadores que já usei o Clairial C10 é o melhor. Beijo!

  37. Boa noite Meire! Sofro ha muitos anos com o melasma. Ler seu artigo foi confortante e deseperador, por que eu acreditava ter cura para este maldito problema. Eu estou usando como hidratente para o rosto o Aquiporin Active, ele tem aliviado um pouco o vemelhidão do ácido. Você o conhece, me recomenda? Agradeço muito todas as informações. E vou tentar encontrar aqui na minha cidade o Bioré Perfect.
    Um abraço.

    • Oi Marisa,

      O Aquaporin é ótimo, se sua pele se adaptou continue. O Bioré só é disponível em lojas internacionais (Ichibankao, lojas do eBay) mas tem uma vendedora brasileira que revende, a Vânia (vaniasousil@gmail.com). Beijo!

  38. Dra. Meire,
    qual o creme para região dos olhos que você recomenda? Eu uso o Neovadiol, mas acho que a função de hidratação é baixa. Ele firma a pele em volta dos olhos,mas não dá a sensação de estar bem nutrida.
    Obrigada mais uma vez!

    • Cláudia,

      Há cremes clareadores, hidratantes, firmadores, anti-idade, depende muito do que você precisa mais e da hora em que quer aplicar, se por baixo da maquiagem, para hidratação noturna ou para usar como máscara. Gosto muito do Epidrat Olhos associado ao Redermic R, do de abacate da Kiehl’s e do Densitium da SVR, que é excelente para usar em qualquer hora do dia. Beijo!

  39. Olá!!! Amei seu blog, Meire também sofro com essas manchas, elas pioraram depois de uma ida à praia, fui na médica hoje, ela me passou azelan, pesquisei na net e diz que é para manchinhas de acne, só que o meu melasma está muito forte, o que você acha do azelan? bjs

    • Ana,
      O Azelan é clareador, ele não serve só para manchas de acne, serve também para controlar oleosidade e até poros dilatados. Dependendo de como está a pele o dermato começa com produtos mais suaves. O mais importante é proteger bem a pele contra o sol. Beijo!

  40. Meire naõ conhecia o seu blog fique conhecendo e gostei muito das dicas estou no mesmo barco do melasma e sofro muito poroque a minha autoestima està muito baixa e o espelho nem consigo mais olhar porque fiz um peeling muito forte e a decepção foi muito grande as manchas estão intensas e muito escuras o que eu faço? me ajude. obrigada!

    • Odete,
      Muita proteção contra o sol, maquiagem pra ficar linda e protegida. Fora isso, voltar ao dermato e usar clareadores leves quando a pele estiver menos irritada, Beijo!

  41. Boa Noite Dra Meire..Adorei o seu blog.
    Gostaria de esclarecer uma dúvida! Estou tomando roacutan pelo fato da minha pele ser muito oleosa e espinhas nas costas. Tenho melasma no rosto. Gostaria de saber se com o uso roacutan automaticamente clareia o rosto tb?? E se posso associar o roacutan com o uso de algum ácido? Começei o tratamento há 10 dias apenas, e até agora n vi efeito algum, só a boca seca!

    • Luciana,
      O Roacutan pode fazer o melasma piorar caso a proteção solar não seja muito bem feita porque ele aumenta a sensibilidade da pele ao sol. A indicação de associação com ácidos na pele deve ser feita exclusivamente pelo dermatologista, não seu automedique para evitar maiores problemas. Beijo!

  42. Dra. Meire,
    Excelentes seus comentários, gostaria de saber se já usou outros produtos da Bioré, entrei no site Ichibankao e eles oferecem o Kao Biore Aqua Rich Whitening Cream 33g para clarear, gostaria de saber sua opinião a respeito.
    grata Simone.

    • Simone,
      Este nunca usei porque é mais indicado para peles secas, mas sei que muita gente que usa gosta. Eu prefiro usar protetor mais seco e usar clareadores separadamente. Beijo!

  43. Menina, como você é bonita!!! Passei para escrever que amei sua resenha contando a peregrinação para tratar o melasma. Meu tom de pele é parecido com o seu, inclusive cor de cabelo também, e sei como é díficil o tratamento para estas benditas manchinhas, pois qualquer marca, mancha e afins aparece na pele. Estou com meu projeto “Branca de Neve”, com muita fé e paciência, que percebi que é alma do tratamento. E vamo que vamo! Beijo grande.

    • Oi Maria Eugênia, obrigada pela visita! Paciência é tudo mesmo. Basta um solzinho para a pele ficar com tom desigual de novo, ehhe. Beijo!

  44. Susy,
    Os efeitos dos antioxidantes orais ainda são muito controversos, mas quando as manchas são resistentes alguns dermatologistas acreditam que vale a pena tentar. Eu optei por não usar porque as evidências não me convencem muito e também porque não gosto de tomar remédios, eu só tomo uma dose de vitamina D uma vez por semana porque realmente preciso já que não tomo sol. Prefiro usar os antioxidantes direto sobre a pele, como vitamina C e E, extratos vegetais e essa semana recebi uma base com muitos antioxidantes (da Bourjois). Você está se protegendo do sol com protetor solar + maquiagem? É o que funciona mais, sem isso nenhum tratamento funciona e a pele pode até piorar.
    Quanto ao Laser sou suspeita porque minha experiência e a de muitas leitoras do Salada foi ruim, mas parece que para algumas pessoas funciona. Minha dermatologista não indica laser para melasma, ela é super atualizada e defende que quem tem hiperpigmentação tipo melasma tem a pele sensível demais e reage negativamente ao calor e ao estímulo do laser. Acho que é uma questão de confiar no dermatologista mesmo. O que posso sugerir é que você tente antes de tudo fazer uma proteção solar bem pesada e usar os clareadores que seu médico sugerir. Beijo!

    • Não sei como agradece-la, tudo que voce escreve tem sido muito importante pra mim. Esta difícil encontrar um bom dermato, por isso estou correndo atras. Ja comprei pelo ebay o filtro solar que voce esta usando para conhecer. Eu me protejo sim, mas só com filtro, não com maquiagem, ultimamente estou usando um filtro a base de talco, manipulado na Ao Pharmaceutico. Sempre foi muito bom, porem para minha pele alguns produtos no inicio surtem um efeito incrível, depois para de funcionar. Quanto ao Oenobiol, minha amiga nutricionista disse que é maravilhoso, que da muita diferença mesmo. Porem ela indicou o magnifique, e pesquisando vi que para manchas o mais indicado é o solaire. Eu tambem não gosto de tomar sol, mas como tenho filho pequeno, praia e piscina sao inevitáveis. Tambem uso um serum de vitamina C manipulado na Ao Pharmaceutico, otimo pra pele, mas nao esta ajudando com o melasma. Me indicaram um produto chamado OBagi C, mas custa o olho da cara no Brasil, se eu pudesse ter certeza claro que vale a pena, mas se cada vez que eu for tentar gastar uma grana, o melasma fica e eu vou a falencia. Bom Querida, estarei tentando e sempre lendo tudo aqui no Salada. Muito obrigada e por favor, continue postando tudo que puder sobre o tema melasma, nutricosmeticos e afins… Bj

      • Susy,
        Os produtos Ao Pharmacêutico são excelentes, fez uma boa escolha.
        Então, Susy, sem maquiagem por cima do protetor os produtos vão nadar contra a maré… Você fica tentando tratar mas com a pele exposta à luz visível, que aumenta muito as manchas. Aí gasta, gasta e não adianta muito. Antes de gastar com mais produtos clareadores pense em usar o que já tem e acrescentar uma boa base de maquiagem, mesmo que seja em pó, por ser mais prática. Beijo!

      • Ai como voce é linda… Sabe o que acontece é que a ignorância da pessoa tambem atrapalha um bocado rsrsrsrs sempre achei que a maquiagem piorasse, mas ainda bem que voce existe… Estava vendo alguns produtos que voce usa (even better etc) pra mim sem chance. Infelizmente não tenho condiçoes, hoje estou usando o filtro e o serum de vitamina estabilizada da Ao Pharmaceutico. Gostaria de saber sua opinião sobre eu tomar ou nao o Oenobiol, e se sim
        qual deles o solaire ou magnifique. E se pode me ajudar com as maquiagens, nao precisa ser a mais barata, porque sei que o caro não é caro a toa, mas um produto bom num preço razoável. Fico ansiosa te esperando minha Anja…Bju

      • Susy,
        Se sua pele for oleosa ou mista uma boa base facil de usar e que tem antioxidantes é a Age Rewind da Maybelline, tem para vender em lojas americanas e em várias farmácias. Mas se você puder escolher uma melhor para quem tem melasma e precisa de cobertura para o dia sugiro a Toleriane da La Roche (em farmácias) para começar a se viciar em bases. Outra muito boa e que não é cara é a Photoready da Revlon, também disponível em farmácias (algumas) e lojas de cosméticos.
        Para usá-las basta deixar o protetor solar secar bem. Com relaçao ao Oenobiol, seria o Solaire, eu não usaria e não prescreveria, mas também não acho que faça mal. Beijo e boa sorte! Se resolver usar o Oenobiol volte para dizer o que achou, tá?

      • Linda, muitissimo obrigada….Vou te contar tudo com certeza…Bjus

      • Susy,
        Como já conversamos nos outros comentários não me seduzo por estas propagandas. Polivitamínicos e outros nutrientes suplementares só tem efeitos mais consideráveis quando a pessoa tem alguma deficiência, fora que excesso de vitaminas pode ser arriscado e o efeito sobre a pele causado por antioxidantes em comprimidos é inferior do que o possível efeito com antioxidantes em forma de cremes. Pesando tudo prefiro gastar com produtos que mostrem efeitos mais evidentes ao mesmo tempo em que evito tomar remédios.
        Gosto mais de ler pesquisas em revistas científicas porque os textos de jornais e outras fontes leigas ajudam um pouco na ilusão de curas fáceis e rápidas e isso vende como água porque as pessoas tem pressa e acreditam que comprimidos são mais eficazes. Melasma é uma doença crônica que muitas vezes não tem cura, apenas controle. Como o mais relevante no tratamento é cobrir a pele contra exposição solar, a única vitamina realmente importante e necessária é a Vitamina D, mas é apenas a minha opinião. É possível que algumas pessoas se beneficiem do tratamento oral, principalmente quem tem uma dieta pouco variada e pobre em frutas, verduras e outras fontes naturais de micronutrientes, mas isto é só especulação mesmo. Beijo!

  45. Olá Meire!

    Gostaria de tirar uma dúvida, também tenho melasma e a minha mancha está bem situada abaixo do nariz, e quando escurece parece um bigode. Horrível!!
    Minha dermatologista me passou o Klassis e estou fazendo o tratamento, como protetor solar uso o da Kao Bioré Perfect milk depois que li o seu blog e descobri que ele é maravilhoso rs, mas gostaria de uma ajuda quanto ao hidratante, como tenho a pele muito oleosa todos os que eu já usei parece só piorar a oleosidade do rosto, por acaso você conhece algum que seja bom para a pele oleosa?

    Desde já muito obrigada!

    • Alana,
      Como você tem melasma e a pele oleosa como a minha sugiro o Hydracid C20 porque ele tem vitamina C que ajuda a clarear a pele. Atualmente é o único hidratante facial que uso todos os dias. Ele é um pouco caro mas vale a pena porque não é preciso passar muito, pelo contrário, basta um pouquinho bem espalhado. Beijo!

    • Meire, boa noite!

      Tenho exatamente tudo isso que citou rsrsrs parece que esta falando de mim rsrsr
      Bem já usei de tudoo: clariderm, classis, formulas manipuladas, gliquin… e por ultimo há 1 ano e 3 meses fiz o Pelling Vulcanice com Melladerm adorei, porém, descuidei um pouco da manutenção e voltou tudo há uns 3 meses. Como é um tratamento caro, fui ao dematologista para tentar novamente mais uma alternativa, que passou mais formula e receitou FLEBON 1 comprimidos por dia, disse que ajuda a aumentar o Melasmo. Uso a noite Melladerm da Cosmobeatty, protetor solar FPS 40 Cosmoblock, base Foundation Liquid Oily Skin FPS 15 da Biomarine. Ele orientou o Protetor Anthelios FPS 40, vc conhece?
      Parabéns pelo blog, excelente!

      • Silvana,
        O Anthelios é muito bom, minha pele não se adaptou a ele e aos outros da La Roche, mas se funcionar com você está ótimo! Beijo!

  46. Pelamor, Biomedic da La Roche quase me levou ao suicídio. Era como se mil formigas estivessem me picando e eu só passava no buço!!! Usei uma semana e joguei fora. Custou quase r$ 150,00. Nunca se sabe o que vai ou não dar algum efeito colteral na gente… beijos meninas.

    • Roberta,
      Ele tem bastante álcool na fórmula. Já eu adoro, heeh. Beijo!

  47. Ana Paula Martins, estou curiosa para saber sobre este tratamento – acido tranexamico injetável. Você disse que fez e não viu nenhum efeito? Nada? Nem clareia?

  48. Olá Meire,
    Tenho 36 anos e há aproximadamente 4 me tornei uma vitima do melasma!
    E sou branquela, nunca engravidei, meus pais não tinham, nem as avós e não uso anticoncepcional…
    E já fiz de tudo… Todos os clareadores possíveis não surtiram efeito. A última tentativa foi o tão aclamado SPECTRA LASER TONNING e depois de 20 sessões e muita frustração tudo continuou exatamente como estava… Antes já tinha feito Fraxel e também a injeção intradérmica de acido tranexamico ( dolorosissima) associada com peeling… Não faria novamente jamais!
    Superconcordo com a tua atitude de não fazer mais nada antes que seja anunciado em cadeia internacional ao vivo a cura milagrosa do melasma testada e comprovada em 80 por cento das mulheres com melasma depois de no mínimo 5 anos de tratamento… Rsss…
    Cansei de sofrer por causa disso. E o convívio social e com meu espelho só é possível graças ao efeito supercamuflagem proporcionado pelo filtro solar em bastão da ADCOS ( bloqueador solar tonalizante fps 47) . Nada mais disfarça minhas manchas e me sinto feliz por pelo menos tê-lo descoberto. Vou continuar como vc: calma, paciência, perseverança, filtro solar e formulinhas de acido retinoico, kojico, etc, etc… Ultimamente,há um mês, acrescentei filtro solar em cápsulas ( helioral ) e picnogenol 90 mg dia… Depois de ler bastante sobre ambos descobri que é possível que ajudem sem efeitos colaterais … Como médica ( oftalmo) e paciente resignada mas atenta, estou sempre de olho no que aparece e é bom poder compartilhar… Se vc souber de outros produtos camufladores e com altíssima proteção solar vc me avisa… Sempre bom conhecer novos produtos… Beijos!

    • Ana Paula,
      O meu só começou a responder dois anos depois que parei de agredir minha pele…
      Se você está satisfeita com o bastão da ADCOS nem mude porque é difícil camuflar melasma com produtos tonalizados. Quando o meu estava muito ‘atacado’ eu costumava usar a base Toleriane por cima do protetor solar, ela só tem FPS 25 mas dá uma boa uniformizada na pele. Você usa base por cima do bastão? Ele dura bem na pele? Beijo!

      • Ola Meire, primeiro gostaria de agradecer muito, pois tudo que voce escreve é sensacional e proveitoso. Todo dia quero ler sobre tudo que escreve, videos que posta. Muito obrigada! Segundo, gostaria de saber se voce pode me ajudar com algumas duvidas. Me disseram que o oenobiol solaire é indicado para combater o melasma, adoraria conhecer sua opinião a respeito. Infelizmente surgiram 3 manchas no meu rosto e esta mto dificil sair. Ja fui em tres dermatos, usei acido de todo tipo, varios tipos de sabonetes, formulas e nada. Gastei muita grana pra nada. Pensei em fazer laser, mas pelo que vi voce não recomenda. Voce pode por favor me ajudar? Bjus S2

      • Susy,
        Os efeitos dos antioxidantes orais ainda são muito controversos, mas quando as manchas são resistentes alguns dermatologistas acreditam que vale a pena tentar. Eu optei por não usar porque as evidências não me convencem muito e também porque não gosto de tomar remédios, eu só tomo uma dose de vitamina D uma vez por semana porque realmente preciso já que não tomo sol. Prefiro usar os antioxidantes direto sobre a pele, como vitamina C e E, extratos vegetais e essa semana recebi uma base com muitos antioxidantes (da Bourjois). Você está se protegendo do sol com protetor solar + maquiagem? É o que funciona mais, sem isso nenhum tratamento funciona e a pele pode até piorar.
        Quanto ao Laser sou suspeita porque minha experiência e a de muitas leitoras do Salada foi ruim, mas parece que para algumas pessoas funciona. Minha dermatologista não indica laser para melasma, ela é super atualizada e defende que quem tem hiperpigmentação tipo melasma tem a pele sensível demais e reage negativamente ao calor e ao estímulo do laser. Acho que é uma questão de confiar no dermatologista mesmo. O que posso sugerir é que você tente antes de tudo fazer uma proteção solar bem pesada e usar os clareadores que seu médico sugerir. Beijo!

  49. Dra. Meire, olá. Seu blog é excelente e ajuda a diminuir um pouco a angústia causada pelo melasma. Obrigada por essa ajuda. Assim como muitos aqui, já usei várias coisas e atualmente estou usando o cosmelan 1 e 2, mas nem eles estão dando jeito. E desesperada e triste porque qualquer sol que pego faz com que minhas manchas escureçam, embora use 2 protetores (um por cima do outro). Quero engravidar e se o melasma agora está assim, imagine com a gravidez!!!! Descobri aqui que o uso de uma vitamina C ajuda a proteger a pele e tenho ouvido falar maravilhas do C E Ferulic. Será que posso usar ele mesmo usando o cosmelan? Outra dúvida é sobre o ácido tranexâmico injetável? O que você acha? Conhece alguém que fez? Gostaria de saber se os resultados foram positivos. Obrigada mais uma vez. Beijo.

    • Estelinha,
      Você pode usar a Vitamina C da Skinceuticals, só não no mesmo horário do cosmelan . Quanto ao ácido trenexâmico nunca usei injetável, só tópico em associação com alguns produtos, mas não sei se eu faria nada na minha pele que envolva qualquer tipo de injeção ou outra agressão porque ela piora com laser. Beijo!

  50. Dra Meire,
    Parabéns pela escolha do tema e pelo belo texto.
    Assim como todas,também sofro com este problema que começou com a gravidez da minha filha mais velha e piorou com a minha segunda gravidez.
    Comecei um tratamento com a minha dermatologista em 2012 que tem clareado ,mas em janeiro ,quando vou para as férias na praia ( moro em Bh) as manchas voltam com força total mesmo com protetor,chapéu e óculos. E assim, tenho que começar da estaca zero.
    Uso o Hidroskin, Demelan , sérum 10 Skinceuticals , mas gostaria de experimentar o Hidrocid 20 da SRV. Mas por que os dermatologistas só indicam a vit.C da Skinceuticals e não nos oferecem outras opções como esta?
    Bjs

    • Cláudia,
      A Vitamina C da Skinceuticals e do produtos da La Roche é a forma ácida que é muito ativa e eficaz. A do Hydracid é a forma ‘gorda’ e não ácida. A ácida tem a vantagem de ser super ativa (muito eficaz) mas a desvantagem de provocar irritações e de interagir negativamente com outras substâncias, já a gorda é ligeiramente menos eficaz no entanto é pouco irritante e não altera tanto o pH da pele (prefiro). Os dermatologistas prescrevem uma ou outra de acordo com o tipo de pele e a tolerância do paciente, eu comecei a usar por orientação da minha dermatologista porque como o seu, o meu melasma piora até com calor. Beijo!

  51. Meire, gostei muito do seu site, você é muito simpática!
    Estou muito perdida com relação ao meu melasma, preciso de um conselho de amiga.
    Tive um problema hormonal no ano passado porque parei o anticoncepcional e fiquei com muita acne, fiz tratamento com minociclina e o melasma apareceu, faz uns 2 meses.
    Fui em 3 dermatologistas e 1 deles me receitou triluma, outra dermatologista me receitou hidroquinona também (manipulado) e a última que eu fui disse que minha pele mancha muito fácil e me receitou ácido retinóico, glicóico e kójico manipulado.
    Não sei em qual médica confiar, tenho medo da minha pele melhorar.
    Desde já, muito obrigada!

    • Milca,
      Eu seguiria a última opção porque no meu caso foram os agentes que funcionaram. O retinóico ajudou a clarear o rosto todo, o glicólico deixa a pele mais fina e com poros mais controlados e o Kójico clareia as manchas mais resistentes com ajuda do glicólico. Fora que os três juntos apresentam efeito contra a acne. Agora o mais importante é proteção solar pesada, pesadíssima. Beijo!

  52. Meire, parabéns, adorei sua matéria. Você sabe me responder se o spectra laser obtem resultados favoráveis? Abraços

    • Daniela,
      Não pelos depoimentos que aparecem aqui no Blog e pela opinião da minha dermatologista. Ela não indica laser para melasma. Cheguei a fazer antigamente (hehe, em 2009 ou 2010) mas no meu caso foi um desastre. Dê uma olhada nos comentários deste post que algumas pessoas falaram do Spectra. Não me interessei em ler sobre ele porque não quero laser nem que me paguem, mas pode ser sim que funcione para algumas pessoas. Beijo!

  53. adorei muito seu blog hj mesmo tenho uma consulta com um derma pra ve o laser spetra que dizem q é embativel + to com medo e antes de gastar o que nao posso nisso ter certeza, + com essas manchas nunca temos certeza de nada, tenho na testa passo uma pomadinha q vi na net ela ajuda a clarear um pouco fora as sardas q parecem escurecer + pois sou sardenta! a coisa ta feia to com 37 e a 4 anos sofro com o surgimento do melasma q começou na testa fui em 5 derma e nada agora sei q ela nao sai facil e o laser so começa a melhorar na 5 sessao pelo q li e so ia fazer uma mesma, entao acho q vou investir msm em cremes gostaria de saber de alguns para clarear mais, esse q uso ta despegmentando o local, vou procurar outra clinica quero ve se pelo menos diminuo as sardas e sempre uso corretivo pois tb tenho olheiras infelizes! complicado amiga :(
    + sobrevivendo!bjs

    • Adriana, dê uma olhada nos outros comentários e converse com seu dermato. Se você se decidir por cremes ele a orientará de acordo com seu tipo de pele. Abraço

  54. Oi, tudo bem? Estou usando o Hidracid e Clarial e Dermatus, mas tenho a impressão que as manchas estão mais escuras, mas só tem uma semana que estou usando. Pensei no spectra,mas depois de ler o testemunho da colega fiquei com medo de jogar 5000,00 no lixo.
    Hj amanheci com autoestima baixa, desanimada me achando horrível, até a minha filha de três anos de tanto ouvir eu falar em manchas disse que eu estava feia porque eu tinha uma mancha no rosto…tadinha ela nem tem culpa, meu marido me proibiu de falar em manchas com ele ou com meus filhos, disse que sou uma mulher linda com mancha ou sem. Parece que nada adianta p mim, sempre me cuido, mas parece que as minhas sempre estão piores.
    Vc me dá ânimo p eu tentar lutando contra essas manchas. Bjs

    • Cynthia,
      Em uma semana não dá para ver efeito nenhum, mas se lembre que quando usamos clareadores o rosto inteiro fica mais claro e no início as manchas parecem mais escuras porque o rosto clareia antes das manchas. Reforce bem a proteção solar. Espero que eles funcionem bem para você. Há coisas que funcionam em algumas pessoas que não funcionam na gente, tem que ir testando mas sem relaxar com a proteção solar. Pare de falar da mancha, quanto mais você fala mais as pessoas percebem. Imagine que sua filha também poderá ter melasma no futuro e vai guardar lembranças muito negativas, ela é tão pequena ainda. Seu marido tem toda razão, você tem que parar de olhar para as manchas, trate delas mas saiba que elas não definem você. Continue, o melhor ingrediente é paciência. Beijo!

  55. Olá Meire, acabei de achar o seu blog aqui na internet e li todos os depoimentos. Estou arrasada com os resultados do SPECTRA e amanhã é minha décima seção. As primeiras 3 seções foram uma maravilha. Já a 5a e a 6a não vi nenhuma diferença e a partir da 7a um arraso e as manchas escureceram depois que aumentaram a potencia do aparelho. Na 9a seção, que foi a última, a médica dimuniu a potência novamente para a mesma das primeiras seções e ou piorou ou ficou a mesma coisa.Em paralelo tava usando tbem o Klassis durante o dia e Blancy a noite e acho que o Blancy ajudou a piorar a situação. Já o Klassis não fez nenhuma diferença. Agora to aqui pensando no que fazer porque já paguei a 10a seção marcada para amanha e to pensando aqui em tentar converter o dinheiro para um outro tratamento estético e desistir de vez desse SPECTRA. Que frustração viu! =( R$5000 jogados fora. Vou voltar a ler o seu primeiro post lá em cima pra entender o que vc usa como tratamento e comprar os produtos pra usar tbem pq nem em dermatologista eu confio mais. cada um mais sem noção que o outro! Já fiz peeling químico…já fiz de tudo e é só frustração. No mais, um abraço e com fé em Deus essa “receita” sugerida por vc vai dar um bom resultado pra mim pelo menos até inventarem algo que seja realmente eficaz, porque esse SPECTRA aí já concluí que é uma enganação.

    • Lu,
      Sinto muito… Antes de qualquer coisa providencie logo um protetor solar resistente e maquiagem para se proteger bastante do sol. Procure um post sobre minha rotina atual (é de dezembro). Aconteceu a mesma coisa comigo e com outras leitoras aqui do Blog, mas algumas pessoas melhoram. Não desanime, você fez a sua parte e tentou. Deixe sua pele descansar um pouco, pelo menos uma semana, use hidratante leve, água termal e muita proteção solar. Converse com sua médica, infelizmente muitas vezes o dermatologista não tem como prever que uma pessoa vai piorar. Beijo!

    • Olá Lú, ainda bem que li seu post, estava pensando em tentar o Spectra, mas ja to ate desanimando, voce fez aonde? Sabe uma coisa que ta me ajudando muito a esconder meus melasmas? Estou usando a base Sun Protection Liquid FPS 43 da Shiseido, menina, cobre tudo e deixa sua pele com um ar super natural, nao fica nada pesado, e o melhor pode entrar no mar ou na piscina, que nao sai nada, vc fica com o rosto impecável.
      Eu passo de manha e fico o dia todo, ele segura muito bem a oleosidade, não vivo mais sem.
      Espero ter ajudado, beijos

  56. Meire adorei seu blog. Vou caprichar no FPS como você mencionou. Porque eu usava pouco.
    Tive muito problema com melasma. Passei por vários dermatos. Mas, sabe o que resolveu (quer dizer, o que deixou minha pele mais clara ) ? Niticonamida 5%. Minha última dermato passou. E eu me dei bem com ele. É muito leve (minha pele é muito sensivel) . Uso também, hipoglós.
    Agradeço pelo seu blog, está ótimo.
    Sofia – SP

    • Sofia,
      Obrigada ;) A proteção solar faz toda diferença mesmo. Beijo!

  57. Olá Minha linda!
    Adorei seu blog. Sou uma sofredora no tocante ao melasma. tenho 4.5 e sofro desde 3.6.
    Já usei de td e assim como vc fui vítima mortal do Laser. Minha pele ficou um lixo, super manchada., depois tentei pilling quimico e ai foi o fim. E olha que fui a excelentes dermatologistas, mas qdo se trata de melasma o problema entre eu e ele já ficou pessoal. Quase desistir de tratar. Agora apos quase 3 anos eu voltei usar uma formula que contem o acido retinoico a 0,03% ( não ta adiantando nada…) No começo ficou vermelha escamou e eu quase acreditei que agora ia.. mas estacionou. Uso tb o MELANI- D (manha por minha conta! To errada agora eu sei…) faço uso tb spectraban 50 com hidratante. Vi o seu comentário sobre o VItanol A e queria muito saber qual é a maior dosagem em creme ( como já uso acido a minha pele está preparada ) eu vou fazer este teste! e vou tb aderir ao C20 (vitamina C ) que vc indicou. Achei super interessante pq nunca usei nada para reforço.
    Adorei as suas dicas. Aguardo vc me passar a dosagem para eu correr para famacia.
    Grande bj. Mônica werneck

    • Mônica,
      Não acho seguro você usar ácido retinoico em concentração alta (a mais alta de farmácia é 0,1%), principalmente agora que estamos no verão. Talvez seja legal você usaro o Clairial C10 e lá para março retornar pro retinóico. Beijo!

      • Meire eu comprei o hydracid creme C20 e comecei aplicar hj pela manha e depois o bloqueador.
        Eu moro em uma região que quase não faz sol (petroplos/Rio) conhece? E estou usando a formula desde 02/12/12 e iria optar agora pelo vitalon. Mas realmente vou passar usar a partir de março como vc indicou. Mas qdo eu comprar o que é melhor: creme ou gel?.
        Obrigada pela dica.. Tenha um final de semana cheio de LUZ!
        Mônica bjs!

      • Mônica,
        Eu não gosto muito do ácido em retinoico em gel, é muito questão de gosto mesmo. Eu prefiro em creme porque acho o veículos mais confortável. Beijo!

  58. Meire,
    Achei seu blog simplesmente incrível! Pena que o que me levou a ele foi o melasma…Moro há um ano em Maceió e o meu melasma, que por muito tempo era estável, “enlouqueceu” após essa mudança. Usei várias coisas e a última delas foi o Triluma, onde percebi uma piora na cor e na intensidade. Voltei à dermato e ela orientou a redução da dose, que era tipo uma reação, etc e tal. Cumpri a recomendação e nada. Recomendou o Blancy, mas ai eu “conheci” você e nem comprei tal produto. Estou com o Clairial C10 em mãos para começar a usar hoje e cheia de expectativas… E o Demelan? Devo usar de forma associada ou não é necessário? Abs..

    Lidy

    • Lidiany,
      O Triluma fez um estrago na minha pele… Talvez sua pele seja sensível como a minha. O Blancy é super suave, parece ser um pouco útil para evitar novas manchas. O Clairial pode ser associado com o Demelan mas como sua pele reagiu mal com o Triluma é melhor começar devagar. Fazer a proteção solar pesada pesadíssima (protetor, base, pó, sombrinha, película no carro, etc) . Enquanto você não voltar a dermatologista é melhor usar o Clairial C10 uma vez ao dia. Quando você se sentir mais segura vai acrescentando o Demelan. Hoje uso vários clareadores (Clairial C10, Rollon Dermatus D Blanc, Biomedic Pigment Control, Derm AHA, Hydracid C20) e mesmo assim basta um sol de nada pro melasma escurecer aí começa tudo de novo. Depois de tudo que li e da experiência acumulada já ficou claro que o que melhora alguns casos de melasma de pessoas que não se adaptaram ao Triluma (Hidroquinona) é muita proteção solar e associação de vários clareadores. A radiação solar em Maceió também é bem alta. Tem que ter paciência e treinar a mão para fazer uma cobertura com maquiagem bem bonita na pele porque ajuda muito na autoestima. Beijo!

      • Meire,
        Estou aqui para agradecer! Mandei um post sobre meu melasma no dia 29/01, pois assim como vc, n reagi bem ao triluma e outros tratamentos. Comecei a usar o clairial c10 e prestes a completar 2 meses de uso percebo uma melhora geral do melasma. As manchas da testa sao mais teimosas, mas as da face clarearam consideravelmente. Sinto-me muito mais confiante e disposta a manter o uso do produto e a partir de agora pontecializar seus efeitos com outros coadjuvantes. O que sugere? Pensei em aderir ao hidracid c20…e o demelan…
        Mais uma vez obrigada por falar de suas experiencias e servir como incentivo para nos mulheres!

      • Oi Lidiany!
        Fico feliz por você. Acho que dá sim para associar o Hydracid C20, mas associar o Demelan só com orientação do seu dermatologista mesmo. O mais importante agora é você se esforçar na fotoproteção pesada e se habituar a usar maquiagem pelo menos durante o dia para evitar que a pele do seu rosto entre em contato com a claridade do sol. Beijo!

  59. Oi Meri, minha dermatologista sugeriu que eu fizesse um sessão de lazer profile 515. Já procurei informações na Internet sobre esse lazer e não encontrei nada (talvez o nome comercial seja outro). Questionei a ela se não pioraria os meus melasmas, já que há discordâncias na área médica sobre o uso de lazer para quem sofre desse problema e ela me disse que confiasse que ia ficar muito bom….

    Gostaria de saber se conhece e qual a sua opinião? Estou insegura, pois agora que minhas manchas estão mais claras, não queria passar por tudo de novo….correr o risco de ter uma piora.

    Obrigada, adorei seu blog

    • Oi Rosa,
      Como o laser piorou muito minha pele não sou a pessoa mais indicada para estimular você a fazer… Peça a sua dermatologista para indicar algum trabalho científico para que você dê uma olhada. Se o tempo voltasse eu teria pesquisado mais antes de fazer. Eu demorei quase dois anos para começar a melhorar depois do laser porque o estrago foi grande. Beijo!

  60. Boa Tarde… então, me identifiquei muito com o seu caso… quanto mais ácido uso, mais a minha pele mancha (independente de ser hidroquinona). Hoje, estou usando o elure… sentí que a minha pele clareou, mas de forma uniforme, ou seja, o melasma ainda ficou, só que de forma mais clara… em apenas duas semanas… vou esperar 1 mês e volto pra contar a experiência no seu blog. Obrigada! O que me ajudou muito com a irritação de pele foi o hipoglós à noite… acredita!? :)

    • Helen,
      Volte sim. Eu até queria usar o Elure mas acabei não encontrando como comprar e esqueci. Beijo!

  61. i Meire,foi muito bom ler tudo isto,pq às vezes me sinto uma “fresca“ nessa batalha contra o melasma e só quem tem sabe como é chato sofrer com estas manchas. Já estive pensando em usar o laser Spectra mas estou em dúvida se resolve mesmo…Vamos aguardar…

    • Michele,
      Caso você faça o Spectra passe aqui para dar notícias. Muita gente pergunta. Como eu não tenho mais nenhuma motivação para testar qualquer tipo de laser sempre estarei desatualizada neste item. Prefiro a lentidão suave dos cremes, eheh. Beijo!

  62. Oi Meire gostei muito do seu blog
    gostaria que vc tirasse mas uma duvida minha
    qual a ordem certa de uar os produtos:
    hidrataçao, protetor solar, anti rugas,base eu tenho que trabalha maquiada entao gostaria
    de saber de tarde para reforça a proteçao o que passar no rosto que nao me deixe com aspecto esbranquiçado e oleoso e que nao seje po compacto
    beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Debora,
      Primeiro o hidratante, depois o antirrugas, depois o protetor e depois a base, mas é preciso ver se os produtos não são incompatíveis entre si (tem que ver com seu dermatologista). Para repor a proteção solar o ideal é pó mesmo, pois do contrário você precisa lavar o rosto e fazer tudo de novo. Há vários pós que não deixam o rosto esbranquiçado, como por exemplo a base em pó da bareMinerals, a base em pó da Dior (DiorSkin Forever) e o pó protetor solar da Shiseido, bem como o bem baratinho da Maybelline. Hoje já várias opções de pó com proteção solar, o ideal é pó base porque você tira o excesso da maquiagem velha com um lencinho de papel, retoca a pele com um pincelzinho pequeno e vai reconstruindo a pele. Fica bom. Beijo!

  63. Oi Meire,cheguei da praia e fui direto p o dermato,mas ele me passou o Biomedic Pigment control e o Serum10 Vichy p alternar. Mas estou querendo comprar o hidracid 20 p usar com o Biomedic.
    Ah! comprei o rollon da Dermatus. Eu sonho em ter minha pele clarinha de novo…
    Todos os dias entro no blog p ver as novidades!!!
    Bjs

    • Cyntia,
      A vantagem do Hydracid C20 é que pode ser associado com ácidos. Deixe o Biomedic secar bem antes de aplicar o Hydracid, viu? Beijo

  64. Meire,

    Boa tarde!

    Quero agradecer todo seu testemunho sobre o melasma, ontem e hoje estou lendo tudo, amando todas as dicas, descobri sozinha que tenho melasma, pois já fiz vários tratamentos com vários profissionais e a mancha só foi aumentaram e escureceram, hoje está razoável. Quero fazer uma pergunta, como você faz quando vai a praia? Eu estava com as manchas controlada somente um dia de praia e pronto, escureceu tudo novamente. Isso que tomei três meses Oenobiol , usei filtro e tomei e estou tomando Helioral.
    Aguardo sua resposta,

    Obrigada!

    • Angelina,
      Eu não vou à praia, não gosto porque minha pele fica muito vermelha fora que fica irritada com suor. Quando estou em area aberta uso protetor, maquiagem, roupas com fotoproteção e sombrinha. Aí não piora ;) Beijo

  65. Bom dia Dra. Meire,
    uma dúvida, é normal a pálpebra ficar numa cor bem mas clara que o resto do rosto? A impressão que dá é que estava de óculos no sol.
    Na maioria das outras pessoas não vejo isso.
    Parabéns mais uma vez pela salada!
    Abs

    • Oliveira,
      Pode ser normal, mas se foi uma coisa que ocorreu de uma hora para outra é preciso avaliar. Nesta região pode surgir vitiligo. Um abraço!

  66. oi meire

    a alguns anos fiz um laser para tirar uma pequena mancha no rosto,desde então tenho sofrido muito pois em vez de sumir apareceram manchas que nao tinha e de la pra ca tenho feito tanta coisa pra ver se tira mais nada,ate CO² já fiz sem nem poder,acido vários já usei,uso protetor o melhor,fhotoderm 100 e o minesol fator 70,agora estou usando um creme que se chama selvis,as manchas estão amenizadas,mais nao quero que amenize quero te sumammmmmmmm,bjos obrigada .

    • Fátima,
      Foi exatamente o que ocorreu comigo. Era um melasma pequeno só de um lado e depois do laser aumentou e surgiram outros. Persista no tratamento, mas sabendo que é uma doença crônica que pode nunca desaparecer. E tem a idade, Fátima. A gente vai envellhecendo, é natural que nossa pele vá mudando com o tempo e que eventualmente até outras manchas como melanose solar, surjam, que vasinhos dilatem, enfim. Fique feliz se suas manchas estão amenizando, continue com os clareadores e com fotoproteção forte. Como eu sempre digo, uma base de maquiagem leve ajuda muito! Beijo

  67. Oi Meire!
    Bom eu não tinha nada de manchas, começou por causa do anticoncepcional eu acho, mas as minhas tias também tem… só minha mãe que tem uma pele linda então fico com a hipótese de ser pela pilula… Mas minhas manchas são enormes cobre quase toda a testa e no labio superior e embaixo dos olhos… Sou como você comentou: não fico nem com meu marido sem maquiagem… e o pior é que ele reclama bastante… Estou com a minha autoestima lá em baixo… Não atendo a porta sem correr pra me maquiar… sofro demais com isso!!
    Só que eu sou daquelas que não usava protetor e hoje qualquer calorzinho piora!!! O que me sujere? Me ajudaaaa!!!

  68. Oi Meire, adoro seus comentarios.T
    Tenho melasma p a minha tristeza, tinha uma pele linda e de repente virei um dalmata.
    Me cuido bastante e ja fiz varios tratamentos com a Melan e outros que depois de um tempo so pioram. Uso protetor 100 Fhotoprot e uso chapeu com tecido especial nao tomo sol por nada,mas depois de seis anos sem ir a praia por causa do melasma e prejudicando toda a minha familia,pois fico privando dos passeios, resolvi aceitar o convite do marido p passearmos pela sua terrinha Natal. Estou amando,mas esta dificil esconder do sol, tenho todos os cuidados, tomo ate luteina,mas dois dias e pronto…tudo volto!.Ainda estou em Natal e gostaria de saber se os produtos da Formule sao bons mesmo,pois quero passar la p comprar alguma coisa que me ajude e depois acho que vou fazer o spectra laser qdo chegar em Brasilia.
    Desculpe pela falta dos acentos,mas o computador do hotel esta desconfigurado.
    Bjs

    • Cyntia,
      Eu uso o Rollon Clareador Dermatus comprado lá na Formule, talvez seja interessante você usá-lo nos pontos onde tem as manchas. Ele tem 10% de ácido glicólico (é o que está no meus post de clareadores). E no corpo uso o Clareador Corporal de Romã, que é para prevenir manchas (se tiver manchas possivelmente não vai clarear). O meu melasma também é como o seu, basta um dia de sol e pronto, ele volta como se nenhum tratamento tivesse sido feito. No momento estou associando vários clareadores mais suaves de uma vez só (minha pele piora com laser). Boa sorte!

  69. Oi Meire,
    Estava passeando pela net e vi que o Photoprot 100 tem com coloração. Vc conhece? É possivel usa-lo sozinho e alcançar uma fotoproteção segura?

    Bom finde!!!
    Bjoka

    • Adri,
      Tenho um vídeo sobre o Photoprot 100 com cor, acho um produto muito bom e dá para usar sozinho mas é preciso dar uma sustentada na pele com pó porque a cobertura dele é leve. Como tenho melasma não usaria ele sozinho. Beijo!

  70. Meire adorei o post! Engraçado que meu dermato diz a mesma coisa, “Iuri quando se trata de pele é preciso ter paciência”. No começo eu relutava, queria resultados imediatos, mas agora sei o quanto é importante ser persistente numa rotina de cuidados diários; a autoestima agradece! Mais uma vez parabéns pelo post, grande abraço!

  71. Oiii Meire!
    Sobre o melasma, você já ouviu falar no laser ESPECTRA LASER TONING?
    Ele é exclusivo para tratar o melasma.
    Sabe se adianta?? Surgiu um melasma enorme em mim, tomo pilula. Estou pensando em fazer esse laser e parar a pilula…. =(

    • Bia,
      Não uso mais laser nem que me paguem. Foi o laser que fez minha pele se agravar. MInha pele não suporta o calor. Um beijo!

  72. meire por favor mim responda essa pergunta que vou lhe fazer tenho melasma, adquirir na gravidez, faz 1 ano que sofro com isso pois nao consigo aceita, pois minha pele era linda ja fiz alguns tratamentos com hidroquinona mais minhas manchas so pioraram meu auto estima esta muito baixo nao consigo mim achar mais bonita por conta disso mim ajude ja foi para varios dermatologista mais nao tem jeito. com toda sua experiencia mim diga algum tipo de clareadores que posso esta usado que nao agrida muito a minha pele e que nao tenha de jeito nenhum a porcaria da hidroquinona. obrigada e espero sua resposta.

    • Luciana,
      Isso aconteceu comigo também, a Hidroquinona piorou minha pele. Os produtos que uso estão no post sobre minha rotina atual mas coincidentemente vou publicar um post específico sobre clareadores amanhã.
      Um beijo!

      • obrigado por ter respondida a minha pergunta pois vou dar uma olhadinha no seu post. abraço!

  73. Oii Meire,
    Nunca comprei no Ichibankao e nem sei como faz. Tenho cartão internacional. Me ajuda, queria comprar o protetor solar.

  74. Meire, comecei a tomar anticoncepcional faz 3 meses, apareceram umas manchinhas, fui ao dermatolosgista e ele me receitou um clareador a base de hidroquinona, vou começar a usá-lo. Porém ele me garantiu que o anticoncepcional oral é o desencadeante mas não o culpado e disse que não preciso parar de tomá-lo, me ajude… paro ou não paro com o anticoncepcional? Minha pele era perfeita, sem mancha nenhuma e depois dele as manchas apareceram sem dó. Será que anticoncepcional injetável é melhor?

    • Natalie,

      Sei que sempre é bom tomar uma segunda opinião quando não se está confiando no médico mas sugiro que você retorne a ele para saber se é melasma ou não. Talvez não seja melasma e tenha sido coincidência, às vezes o médico não explica direitinho e manchas podem surgir com o passar da idade ou por exposição solar inadequada. Se for melasma é mais difícil que melhore sem a suspensão do anticoncepcional, mas a suspensão não garante que exista regressão completa (tenho como exemplo o meu próprio caso, o melasma surgiu, o hormônio foi suspenso e mesmo assim não consegui cura completa). No seu caso, se for melasma, a relação foi muito forte porque as manchas surgiram muito rápido então a tendência, em minha impressão, é agravar com a continuidade do hormônio, mas na verdade esta questão não é fácil responder. Em suma, pode ser que um melasma regrida mesmo com a continuidade como pode ser que não regrida mesmo que se retire o hormônio… O injetável tem doses no geral mais altas ainda (é pior). O que é certo é a necessidade de, a partir de agora, fazer uma fotoproteção pesada. Não se exponha diretamente ao sol, use fotoproteção com gosto (sombrinha, etc) porque a única coisa que realmente ajuda no tratamento é não pegar sol. Eu me protejo tanto do sol que preciso tomar vitamina D, quando páro de tomar as gotinhas ela já cai no meu sangue. Foi isso que realmente mudou a minha pele. Beijo!

      • Obrigada pela resposta, proteção já estou fazendo. Agora é ter paciência e ir tentando tudo o possível para ver se melhora. Vou conversar com meu ginecologista e procurar uma pílula melhor (deve existir, né?). Mas mesmo assim obrigada :)

  75. Oi Meire!

    Bom, se existe uma pele que é uma catástrofe essa certamente é a minha! Tenho 24 anos com linhas de expressão bem marcadas na testa (creio que seja pela falta de hidratação e a genética que também colabora), pele oleosa com tendência à acne, além disso tenho sardas, mas o que realmente vêm me incomodando são os melasmas na região da testa e no buço que ficam mais nítidos nessa época do verão. Uso o protetor solar SPF 30, mas sinto que essa proteção não seja o ideal para minha pele. Não costumo me expor ao sol e o simples fato de estar na praia (reaplicando protetor solar de hora em hora e passando o tempo todo em baixo do guarda sol) faz com que os melasmas escureçam, parecendo até que fiquei horas exposta ao sol… Nem aquele sol “saudável” mais fraquinho do final da tarde posso me dar ao luxo de tomar porque os melasmas gritam ao vê-lo rsrs.
    Sei que preciso tratar melhor minha pele, a começar pela hidratação. Ando buscando um sérum anti sinais, mas sinceramente são tantas as resenhas que fico confusa. Quais produtos me indica? Devo usar o sérum + hidratante + protetor solar durante o dia? E a noite? Creme clareador + hidratante? Ou devo deixar para usar o sérum a noite? Me dê uma luz? rsrs

    Beijão!

    • Larissa,
      Você é muito jovem e tem muitas queixas. O ideal é que procure um dermatologista. Mas enquanto não providencia sua consulta, a conduta é antes de tudo fotoproteção pesada (protetor solar com FPS alto + maquiagem + sombrinha), hidratação da pele da face e área dos olhos e uso de clareador de venda livre preferencialmente associado a vitamina C. Depende do quanto você pode gastar e se tem acesso a compras internacionais… Dê um retorno que vejo como posso dar uma luz. Abraço!

      • Infelizmente eu não dei sorte com os dermatologistas, na minha última consulta pedi que avaliasse minhas manchas para dar início ao tratamento e ele respondeu que só tratava “doenças” da pele e que eu deveria procurar outro médico que gostasse desse tipo de coisas… Fiquei abismada!
        Estou aguardando para outra consulta com outro dermatologista, vamos ver o que ele me sugere.
        Uso há algum tempo o Ultra Sheer SPF 30, da Neutrogena, mas encomendei o Bioré Perfect Face Milk, que vi a resenha aqui no blog. Quanto ao hidratante, tem algum super poderoso que você conheça?

      • Larissa,
        Gosto bastante do Idealia da Vichy, ele é leve, hidrata bem e tem antioxidante. Se você quiser algo mais completo poderia ser o Hydracid C20 que hidrata e tem vitamina C, ajuda a clarear a pele e tem ação antirrugas. Beijo e boa sorte!

  76. Meire, estou surpresa pelo seu melasma. Sua pele é tão linda! Gostaria de tirar uma duvida. Uso o CE Ferulic mas estou interessada no hidracid 20. Posso associar os dois produtos ou seria excesso de vitamina C? Um abraço.

    • Talita,
      Acho que não tem necessidade de associar os dois. O Hydracid tem concentração mais alta e é menos irritante mas o CE Ferulic tem uma vitamina C mais ativa. Gosto mais do Hydracid. Um abraço!

  77. tenho sardas e manchas na pele e quando esta muito calor fico vermelha e protertor solar arde rosto soou demais no rosto chega a escorrer gostaria que me desse uma orientação do que deve usar quais os produtos

    • Adriana,
      Então é melhor você usar um protetor solar japonês como o Sofina Jenne Day Protector e cobrir com base em pó. Boa sorte!

  78. Oi Meire, td bem?

    Venho acompanhando o seu blog há pouco tempo, e achei muito interessante como vc aborda vários assuntos, em especial o melasma. Eu tenho melasma há 12 anos, estou com 37 anos, solteira e sem filhos. Confesso q meu tratamento com o melasma é frustrante, muitas vezes uso o produto indicado pelo dermatologista, percebo uma melhora no aspecto das manchas e acabo parando o tratamento. Recentemente eu passei em uma dermatologista, e os produtos q ela me indicou para este novo tratamento: para as manchas: Vitacid Plus; para proteção solar: Filtrum ultra seco, o q vc acha destas indicações?
    Outra coisa q me aflige ultimamente é o aparecimento de espinhas/pústulas na região maxilar do meu rosto, começou a surgir há uns 3 meses, essa mesma dermatologista deu uma hipótese diagnóstica que eu estaria com ovários policísticos, q desta forma precisaria fazer tratamento com anticoncepcional (disse q eu deveria procurar o ginecologista, ainda não o fiz).
    Caso confirme ovários policísticos, como posso reduzir as espinhas sem aumentar ainda mais as manchas? vc acha q pode ter alguma alternativa ou estarei fadada a um rosto manchado e pouco atraente?

    Referente ao protetor solar, atualmente eu uso o Spectraban 35 base, ele tem efeito mate, e disfarça razoavelemnte o aspecto da manchas, vc acha q é um produto adequado?

    Desde já agradeço a atenção.

    Abraços,

    Regiane M.

    • Oi Regiane,
      O Vitacid tem ácido retinoico e pode melhorar o melasma, as espinhas e também reduzir rugas. Achei uma indicação muito boa para seus problemas e sua idade. Agora a proteção solar tem que ser pesada, de barreira mesmo, com combinação de filtros. O meu tratamento também foi frustrante, hoje consegui controlar graças aos protetores solares japoneses e à maquiagem fotoprotetora mas não houve cura. Se você se adaptou ao Spectraban está ótimo, mas como ele é base e só tem FPS 35 e ninguém usa uma colher de base no rosto, possivelmente você só está conseguindo um FPS muito inferior a 30, o que é insuficiente para o melasma. Procure um protetor solar com FPS 50 para passar em uma boa quantidade por baixo, o Spectraban por cima (não sei a fórmula dele para avaliar a incompatibilidade com outros) e finalize com um pó mineral leve com fotoproteção. Talvez o Photoprot 100 sem cor por baixo seja uma boa opção se você não tiver acesso aos japoneses. Fora isso, sombrinha para qualquer período em ambiente aberto. Contraceptivo oral combinado pode piorar o melasma, mas não fique aflita porque se realmente for ovários policísticos (grande chance de que não seja) pode haver outra opção de tratamento.
      Agora não ache que seu rosto é pouco atraente por causa do melasma. Toda mulher acha que seu rosto é pouco atrante por algum defeito que vê. Quem gosta da gente não vê o melasma, pode ter certeza. Faça sua maquiagem bem linda todo dia,vai ser divertido e ainda por cima vai ajudar o melasma a acalmar. Quando conheci meu marido meu melasma estava atacadíssimo (bochechas e testa) e a primeira vez que saímos juntos sai logo de cara lavada e não fez a menor diferença. O que faz diferença é nossa atitude, não deixe o melasma ser mais importante que você. Na nossa idade não existe pele perfeita mas existem mulheres perfeitas. Um beijo!

      • Oi Meire!

        Fiquei emocionada com o seu comentário, vc foi muito delicada ao responder minhas questões.
        Sobre a fotoproteção, vou testar dois tipos como vc sugeriu, realmente preciso pegar pesado. Mas ao mesmo tempo fico pensando se não vai influenciar ainda mais no surgimento de cravos e espinhas no meu rosto (tenho pele mista a oleosa). Mais pra frente, volto a postar sobre as minhas impressões sobre esta alternativa.

        Um Feliz Natal e o Ano Novo repleto de saúde e prosperidade!!

        bjo,

        Regiane M.

      • Regiane,

        A fotoproteção pesada exige limpeza bem feita (double cleansing ou dupla limpeza), realmente dá trabalho :(( Hoje acho me aparecem mais cravinhos do que antes, a pele realmente tende a ficar mais ‘sufocada’ mas nada que realmente incomode . É melhor aparecer um cravinho ou outro, o que é mais fácil de tratar, do que deixar o melasma mais livre. Dê notícias!

      • Meire,

        eu de novo..rs

        Vc falou sobre estes cuidados e dicas de protetor solar, inclusive citou os japoneses, andei pesquisando e me interessei pelo Bioré Perfect Milk, quem experimentou diz q a pele fica sequinha uma boa parte do dia, tb dá um efeito mate/primer na pele. No me caso, como já relatei, q tenho pele mista para oleosa, vc acha q compensa investir neste produto? pergunto, pois fico com receio de que a pele fique muito tempo “sem respirar”, mas ao mesmo tempo me chamou a atenção a “barreira física” q ele forma na pele. Qdo vc compra pelo site de fora, qual valor total final sai este produto?

        bjkas!

      • Regiane,
        É o produto que uso. Protetores muito resistentes podem dar cravos, mas aí é só tratar os cravos. Ainda acho melhor do que alimentar o melasma. Compro na Ichibankao, com frete e tudo sai mais ou menos 40 reais. Aqui no Brasil a Vânia vende porém acrescentando o valor da importação e o lucro dela (não sei o preço final). O e-mail dela é vaniasousil@gmail.com. Outra opção ainda mais barata é o OMI Perfect Solanoveil , ele é mais barato que o Bioré e vem com 40 ml, acho que a Vânia tem. Um abraço!

  79. Oi Meire tudo bem?!
    Primeiramente queria dizer que AMO o seu blog, visito todos os dias, pois confio muito na sua opinião e sinceridade.Virei sua fã!!rsrs
    Já comprei vários produtos motivada por suas resenhas.
    Minha rotina de cuidados com a pele é composta pelos seguintes produtos:

    Sabonete effaclar em barra
    Epidrat Olhos a noite
    Hidracid C20 é facial mas uso nos olhos durante o dia
    Redermic + à noite
    Hidratante Biotherm skin ergetic diurno embaixo do filtro durante o dia
    Minesol Oil Control FPS 30 ou Heliocare Fps 90 (uso tanto que fico parecendo um fantasma e reaplico de 2 em 2 horas).
    Differin 0,3% somente no nariz

    Faço essa rotina a 3 meses, e nessa semana fui surpreendida com uma ardência muito forte a todos esses produtos.A única coisa que não arde é o Bepantol. Percebi também que a minha pele está mais fina, bem sensibilizada.Estou desesperada pois minha pele é mista e necessito de hidratação em alguns pontos, não sei como proceder.
    Quais produtos comprar pra hidratar?
    O que será que aconteceu?
    Tenho 28 anos, pele clara, poros dilatados, sem manchas, e rugas bem fininhas na testa.
    Tentei marcar um dermato mas só consegui vaga pra fevereiro.

    Ficaria muito feliz com a sua ajuda!!

    Um beijo!!

    • Oi Camila,
      Você está usando bastante vitamina C, em 3 produtos. Como o Redermic + ( o que eu uso é o R) tem a forma ácida, ele pode ter irritado a sua pele, mas não posso afirmar que seja isso. O melhor é passar no dermato sempre, o que você precisa fazer é suspender temporariamente tudo que está provocando ardor, manter o Bepantol porque ajuda e no geral não prejudica a pele e reforçar a fotoproteção. Minha pele fica assim quando eu exagero nos ácidos. Beijo!

  80. Oi Meire!|Adorei o seu blog!!Suas resenhas são ótimas!!Tenho melasma; já usei uma série de clareadores e o que funcionou melhor foi a aplicação de laser.Uso diariamente filtro solar Anthelios fator 60 mas minha pele fica muito vermelha sempre que saio no sol.Chego a ficar envergonhada com essa situação.Será q esse protetor não está protegendo minha pele corretamente?Vc acha q o Photoprot 100 ou o Helicare 90 seriam mais adequados pra mim?Parabéns pelo blog e pela pele linda!!Bjos!!

    • Analicia,
      Eu gosto muito do Photoprot 100, mas mesmo o cor com acho melhor cobrir mais um pouco com base leve ou base e pó. Melasma dá um trabalho, né? Beijo!

      • Olá, primeiramente parabéns pelo blog!
        Me identifiquei demais com o texto acima, de fato melasma é perseverança, assim como vc há anos venho tentando driblar essas manchinhas teimosas.
        Fui apresentada por uma dermatologista o protetor da Bioderma PhotodermMax 100 com cor, tenho usado há pelo menos uns 3 anos e gostei bastante, vc conhece? Gosto muito de usar principalmente como base de maquiagem, porém para os dias de folga em que não preciso me maquiar gostaria de uma indicação de um protetor sem cor.
        Fiquei muito interessada em experimentar o Photoprot.
        Alias, em uma visita recente ao dermatologista, ela me orientou a não usar mais o hidratante antes do protetor, somente o protetor, já que, afirmou que a mistura dos dois produtos pode não fazer o efeito que é esperado. Confesso que continuo o meu ritual de limpeza, hidratação e proteção, vc acredita que o hidradante não deve ser usada em parceria com o protetor?
        Obrigada por compartilhar suas experiências.

        Paz e Bem!!!

      • Kátia,
        Depende do tipo de protetor e do hidratante. Se o hidratante for leve e o protetor for aplicado em quantidade correta não vai haver diluição, é sempre bom aguardar a pele “beber” o hidratante. O maior problema de fato é a quantidade minúscula de protetor que as pessoas costumam usar.
        Quando a fotoproteção sem cor ela não é aconselhada por quem já teve ou tem melasma porque a proteção contra a luz visível é dada pela opacidade da cor. Mas se você quiser tentar mesmo assim acho o Photoprot uma boa opção para quem ainda não decidiu usar os protetores orientais, que são muito melhores em minha opinião. Beijo!

  81. Oi Meire, adorei conhecê-la e estou adorando o seu blog. Adquiri algumas manchas no rosto durante uma gravidez (2007), Já fui a vários dermatologistas, usei muitos produtos(vitacid plus, klassis, melani d, achromin) para melasma, mas ele sempre volta….atualmente estou usando uma vitamina c da Garnier,(5%), feita na Alemanha, pra tentar estabilizar as manchas…além de protetor com base, diariamente….passo certinho e repasso também…já adquiri o habito de usar protetor…mas acho pouco…estou pensando em comprar mais produtos com ativos clareadores, que uso na minha rotina diária(demaquilante, espuma limpeza, e até mesmo protetor solar) Vi no ebay, a linha aqua label white da shiseido, você conhece? Será que ajuda a clarear realmente?
    Obrigada
    Bjs

    • Georgia,
      Não tem escapatória. Se a mancha é resistente e volta (como é o nosso caso) tem que associar mesmo, de sabonete líquido a maquiagem. Hoje em dia uso fotoproteção pesada, base com clareador, vitamina C a 20% pela manhã e a 10% à tarde com clareador, antioxidantes e mesmo assim as manchas não vão embora completamente. Temos uma doença crônica, que deve ser tratada para sempre mesmo. Essa linha da Shiseido é boa como coadjuvante (não necessariamente trata, mas ajuda a esmaecer ou prevenir novas), porém achei melhor aumentar a dose da vitamina C e o Lumiwhite por isso estou usando o Clairial C10 + Hydracid C20). Beijo!

  82. Olá,
    Achei muito interessante este Post. Parabéns!

    Sem Espinhas e Acne – Aprenda a se livrar definitivamente de espinhas e cravos em apenas 3 dias. Neste e-book você descobrirá todos os segredos relacionados a prevenção e a cura da acne; alimentos e tratamentos naturais para combater rapidamente este problema vivenciado por milhões de adolescentes e adultos em todo o mundo.

    • ATENÇÃO

      O Salada Médica não aceita propaganda enganosa e não libera links de mensagens com este tipo de conteúdo. Não existe nenhum tratamento que cure em definitivo espinhas e cravos em 3 dias; além de desonesta, este tipo de promessa é cruel com adolescentes que sofrem com um problema que lhes afeta também psicologicamente.

  83. Meire, uma pergunta…
    Vc já usou ou tem alguma referência a respeito do Amelan?

    • Ale,
      Eu cheguei a visitar a página e sinceramente acho que as fotos do antes e depois são fraudes porque é praticamente impossível que uma fórmula supostamente contendo um derivado de retinol, arbutin e vitamina C, elementos super frequentes em outras fórmulas, produza uma melhora tão grande em 8 dias. Eu não acho confiável e não recomendaria. Alguns peelings podem ter bom efeito em uma semana, mas se a mancha for resistente ela pode voltar. Clareamento é algo lento, bons produtos começam a fazer efeito só depois da 4ª semana e se houver fotoproteção pesada. Para qualquer medicamento ou cosmético que promete resultados espetaculares com uma semana a primeira coisa é duvidar. Beijo!

      • ola merie eu ja usei muito tipo de medicanto para tratar de melesma mais quando eu paro otaramento ela voulta e voulta mais a grecisva eu gostaria de saber se o milesma pode mesmo com tempo sumir de verdade gostaria de uma resposta sua a minha maé teve o milesma e ñ usso nada e hojem ela ñ tem mais o milesma porisso eu gostatria de tirrar uma duvida aguardo sua resposta beijoss

      • Vanuzia,
        O melasma é uma doença crônica. Em algumas pessoas ele pode desaparecer completamente, mas em outras pessoas não desaparece. O ideal é manter o tratamento regular de manutenção e a fotoproteção para prevenir seu retorno. Um abraço e boa sorte.

  84. Boa tarde, sou nova no blog.. tenho melasma há dois anos, e gostaria de saber se vc possui informações a respeito do Spectra Laser Toning, se é um tratamento seguro. Ouvi falar que é o único tratamento que trata o melasma sem efeito rebote. Muito obrigada. Bjs

    • Ana Paula,
      Não tenho experiência com ele, mas já vi vários comentários de mulheres que usaram e melhoraram mas o melasma voltou muito rápido. Um abraço!

    • estou tomando pilulas de lingonberry a 3 semans e ja obtive melhora radical vc pode tentar lingoberry 150 mg dia

  85. estou na luta contra o melasma a 8 anos nunca fiquei gravida,já tomei pilula,mas parei;devido o melasma tem algum tipo de remédio q eu possa pedeir para mihna dermato.rs

    • Olinda,
      Sua dermatologista quem deverá decidir qual o melhor tratamento para sua pele. É importante usar protetor solar diariamente, maquiagem, sombrinha e boné. Qualquer raio de sol faz o melasma piorar. Boa sorte!

  86. Meire,
    Gostaria de saber se vc tem alguma informaçao sobre o Spectra laser, especifico para melasma.
    Parece-me que é uma esperaça para quem sofre com esse problema.
    Assisti a uma reportagem e o medico afirmou que somente 8% dos pacientes nao respondem ao laser.
    Gostaria que vc postasse algo
    Grata

    • Ale,
      Pelo que li os resultados são bons em algumas pessoas mas o melasma volta muito rápido. Eu não faria e já está definido que não faço nenhum novo procedimento em minha pele. Resolvi continuar tratando a pele com mais delicadeza e muita proteção solar, foi o que deu mais certo. Boa sorte!

  87. Meire

    Parabéns pelo post e pelas dicas.
    Pela primeira vez, e olha que procuro muito, encontro um post com tanta informação útil e correta sobre melasma. Informações essas, que muitas vezes nos são omitidas por nossos dermatologistas.
    Eu luto contra o melasma mais severo pelo menos ha 5 anos e já tentei de tudo. Devo a piora desse melasma ha sessões de peeling muito mal indicados por um medico dermato aqui de São Carlos. Ele me prometeu uma pele de pessego e ao final do tratamento eu nem me reconhecia.
    Minha pele que era razoavel piorou muito, o aspecto ficou como casca de laranha e houve sim um envelhecimento precoce e extensão do melasma que era discreto.
    O fato é que.. os peelings na maioria das vezes tem efeito rebote, a hidroquinona e os Trilumas da vida ocasionam um efeito inflamatorio que piora o melasma. Mas a meu ver existe todo um loby da industria farmaceutica porque sabem que o melasma acabam com a auto estima de qualquer mulher, em qualquer idade e que a gente pagaria qualquer coisa para se livrar dele.
    Mas tem que ser sincero e ter coragem para dizer que a maioria dos tratamentos propostos nao surtem mesmo o que prometem.
    Digo isso porque ja tentei muita coisa e leio muito.
    Então parabens pela sua coragem.
    Eu estou usando o Clairial C 10 e já usei por um tempo a vitamina C a 20% da mesma marca. Ainda não vi resultado, mas serei persistente. Vou alternar o Redermic R (a noite) e clairial C10 (durante o dia). Tenho esperança que minha pele melhore e que as manchas sejam amenizadas.
    Quanto a proteção.. Isso nem precisa falar né…. Encomeindei o Sofina Whitening, quando tiver algo mais concreto post minha experiência.

    • Ale,
      Eu comecei a ver efeito com o Clairial C10, mas agora estou usando uma linha da Dermatus em conjunto e tem ficado controlado. Vamos insistir, né? Já fico feliz em não vê-lo aumentar nem escurecendo. Beijo!

  88. Olá Meire, também quero saudar sua boa vontade e um coração tão bom! Como várias pessoas que já deixaram registrado você é uma mulher lindíssima, melasma para você é só um charme.

    Eu também tenho melasma, e sou homem, to na minoria. Como já foi dito essa condição provoca um incomodo muito grande, não é o fim do mundo, mas a alto estima fica igual uma montanha russa… rs. Isso meio que mudou minha imagem pessoal, é frustante saber que não existe cura e que do nada ele pode piorar, mas, bola para frente. Achei bem interessante oque falou sobre a condição inflamatória, também acredito que tem a ver. Li que falou que a hidroquinona mudou a consistência da sua pele, exatamente oque senti que aconteceu comigo. Apesar de obter um bom clareamento me trouxe muitas espinhas também. Hoje estou usando o Vitanol A e Pigment Control, consegui durante um tempo ter as manchas estabilizadas. A um tempo ando lendo algumas coisas e descobri o ácido tranexâmico injetável. Você tem alguma experiencia sobre isso? Moro em brasília e já procurei este tratamento sem exito.

    Talvez eu tenha que ir morar em Cuiabá (calor!!!) e este tratamento injetável me parecia ser mais seguro (claro que com auxilio de outros clareadores menos fotossensíveis) para continuar o tratamento.
    Obrigado e parabéns, mesmo!!

    • Oi Oliveira!
      Obrigada pela visita. Não tenho experiência nenhuma com ácido trenexâmico. Você já usou Clairial C10 e Hydracid C20? Estou usando todos os dias por baixo do protetor solar, acho que a pele fica tão bonita e luminosa. Um abraço!

      • Oi Meire!
        Obrigado você. Nunca usei não, vou perguntar na minha próxima visita no dermatologista, pelo que falou deve valer a pena. Tenho visto entrevistas legais com o ácido trenexâmico injetável, prometem bastante coisas. Obrigado e abraços.

      • Oliveira,
        Falei com minha dermato ontem, ela acabou de voltar de um Congresso (acho que em Viena) e falou que a aplicação é bastante dolorosa e os resultados parecem ainda meio controversos (como tudo em melasma) mas está sendo criada uma técnica com microinjeções que pode ajudar a propiciar uma aplicação menos traumática. Talvez começar com o tratamento tópico seja uma boa, eu decidi que não farei nada que agrida, fure ou esfolie minha pele enquanto não houver um exército de pessoas melhoradas com a técnica. Estou inundando a pele com antioxidantes e gostando do resultado. Abraço e volte sempre ;)

      • OK Dra. Meire,
        muito obrigado pela atenção. Tendo novidades te aviso e continuarei acompanhando seu Bjog.
        Bom final de semana. Ab

    • Joseane,
      Acho que pode ter um bom efeito, só não teria coragem de fazer, hehe. Beijo!

    • Ana Paula,
      Converse direitinho sobre isso com sua ginecologista e seu dermatologista. Vai ser preciso se proteger com filtro solar e maquiagem (bem grossinha) bem como sombrinha, boné, tem que ficar com o rosto 100% longe da luz solar. Durante a gestação poucos remédios podem ser usados, mas certamente há opções; porém nenhum médico poderá garantir que o melasma não voltará, infelizmente. Boa sorte e beijo.

  89. Usei hidroquinona e fiz laser. Só piorou minha pele. A mancha diminuiu mas logo depois voltou mais forte.

  90. Que ótimo post Dra. Meire! Parabéns e obrigada por compartilhar sua experiência, me identifiquei em algumas coisas.

    Comecei usar ácido para evitar envelhecimento e tratar poucas manchas de sol faz muito tempo. Interrompi durante gestação, descansei algumas vezes e nunca parei de cuidar da pele. Ainda assim, após minha última gestação (7 anos), tive melasma na testa. Tive? Não. Tenho. Sempre digo que são minhas irmãs, porque conforme minha dermato me informou, são para sempre. Como tenho meus cuidados, elas vão e voltam, afinal, são pra sempre, rsrsss. No momento estou sem as “benditas”, mas se voltam já sei o que devo usar e, ainda assim, sempre volto a dermato para avaliar.

    Depois que passei a usar alguns produtos asiáticos (culpa do Nando, rsrss), achei que as manchas estão demorando a voltar. Ótimo! Sem saudades e/ou ressentimentos, rsrsss.

    E é verdade, tratar melasma requer proteção, paciência, perseverança. Algumas pessoas ficam satisfeitas com o tratamento em 30 dias, outras em 60, 90… É preciso perseverar.

    A vida tem muita coisa boa. Não vale deprimir por melasma, rugas, cabelos brancos… Protetor solar, hidratante e tintura tem no mercado para todos os bolsos. Dá pra ser feliz com estas coisas de pele, porque bom mesmo é ter saúde.

    Beijo

    • Adriana,
      Descobri que quase todo mundo que visita o blog com mais frequencia tem melasma, haha. Vamos fazer uma escola de samba Unidos do Melasma, huashdsuad. Beijo!

      • Se fizer a escola de samba vai ter gente em todas as alas….

        Lendo os comentários, adorei saber pelo Pedro que CE Ferulic é a vitamina C mais estudada. Dá mais segurança. A consistência é diferente de Serum 10, também Skinceuticals, mais difícil de espalhar. Por enquanto, minha pele está tolerando, espero continuar, claro, se a Vânia continuar vendendo as ampolinhas, rsrsrsss, porque gente, é cara.

        Beijo

      • Adriana,
        O Clairial também é bem estudado, inclusive foi desenvolvido por japoneses e tenho também o C20 (20% de vitamina C). Custa 100 e pouco a embalagem com 30 ml. Estou demorando a postar sobre ele porque quero observar mais. Beijo!

  91. Obrigada de novo, Meire. Farei desse jeito, vou mudar no verão, você é 10! Beijo

  92. Meire, o Photoprot 100 deixou minha pele muito oleosa…….infelizmente a textura dele não deu certo pra mim. Sabe, há alguns meses venho tentando dar continuidade ao tratamento passado pela minha dermato com Triluma, mas já cheguei à conclusão que a minha pele não aceita hidroquinona. Ela descama e fica super fina, quase em carne viva…..sem falar da ardência. Tenho um melasma antigo na bochecha esquerda. Vc acha que o uso alternado do Vitanol A e do Demelan, a longo prazo junto com uma fotoproteção adequada, podem melhorar meu melasma? Quero trocar de dermato, já que a minha é fã incondicional da hidroquinona e sempre diz que melasma só a hidroquinona resolve. Muito obrigada por nos ajudar tanto com seu blog…………vou chegar na próxima dermato bem mais informada do que antes graças às suas super dicas!

    Beijo grande, Alê.

    • Alessandra,

      No meu caso está funcionando usar o Vitanol alternado com o Demelan e a fotoproteção mais pesada, mas é tão difícil responder sua pergunta. A sensibilidade da gente varia muito. O que penso é que essa associação, Vitanol e Demelan, é tão boa para pele em outros sentidos que mesmo que não faça o melasma melhorar vale a pena. A associação é antirrugas e previne manchas futuras. Eu gosto muito. Beijo!

  93. oi Meire, olha vc sempre fala do que passa na pele mas tenho uma super curiosidade de saber o que vc usa “por dentro”…vc toma suplementos como colageno hidrolisado, oleo de primula, silico organico, vitamina c?e sua alimentaçao reflete na sua pele?essa eh minha sugestao de post….

  94. Meire, mais uma vez, seu post foi incrível. O que me trouxe aqui, de novo, foi que estou com uma dúvida crucial – digamos assim. Eu fui em uma dermatologista por indicação, acontece que sou chatinha com algumas coisas, não sei ao certo se a culpa é minha, gosto de levar tudo que uso em uma sacolinha, seria mais facil tirar foto, né?! haha mas, ela não achou nada útil eu mostrar minhas coisas. Enfim, ocorre que, comprei o redermic + para usar pela manhã. Tenho 23 anos, mas quis testa-lo porque ouvi maravilhas a respeito dele. Sendo que a dermatologista disse que eu joguei dinheiro fora, porque ele não serve para a minha idade, assim como o meu heliocare(compacto) ela disse que ele não protege de verdade =( sendo que eu uso ele no meio do dia, sabe?? as vezes até em casa, só para não gastar meu protetorzinho em casa, acho mais válido. A noite faço uso do Vitanol A, que adoro, e foi indicação da minha antiga dermatologista, que saudade dela. Queria comprar redermic R, mas como uso vitanol a dermato disse que seria mais dinheiro jogado fora, porque não se mistura dois ácidos que tem basicamente a mesma composição. Sei lá, sou leiga, achei que pudesse potencializar o efeito. Meire, não quero te alugar, mas como você é disponivel com seus leitores, gostaria que você desse sua opinião a respeito do meu redermic +. Fiquei tão tristinha de investir e alguém jogar esse balde de agua fria. Sei lá! Minha pele é normal, cuido direitinho, sabe? sempre vou viciada por protetor, e agora que moro em Natal estou investindo ainda mais. Ah, liguei para o consultório da Dr. Patrícia, sendo que só tem vaga para o proximo mês, De toda forma eu marquei com ela, não vejo a hora. Escrevi demais! Beijooo

    • Lua,
      Idade é um parâmetro muito relativo para a escolha de produtos de beleza. Depende muito se sua pele tem ou teve acne, se você tomou muito sol na adolescência. Mas também acho um pouco demais na sua idade associar vários produtos antirrugas. Como você já está com Vitanol A em princípio só usaria o Redermic R no verão (eu sempre suspendo o Vitanol quando o sol está muito quente). Acho o Redermic + ótimo para você porque tem vitamina C, um ingrediente muito interessante para novinhas, daí depois você muda para outro produto só com vitamina C como o Active C. Se sua pele está tolerando não vejo problemas, mas aqui em Natal é preciso triplicar a fotoproteção. Beijo!

    • Lua,

      Eu tenho muita vontade de usar esse Heliocare, mas tenho receio dele ser oleoso ou ruim de espalhar, o que você acha da cosmetica dele?

      Olha infelismente as dermatos são assim mesmo, cada uma tem uma conduta diferente, eu sei porque minha filha tinha dermatite atopica e a cada deramto que eu a levava era passado um tratamento diferente, uma dizia que era melhor sabonete liquido para ela, outra falava que o em barra era melhor, eu ficava bem confusa, então resolvi que eu mesma deveria descobrir o que era melhor ou não para minha filha e assim consegue controlar o problema dela e hoje Graças a deus ela esta curada.

      Tem uma moça que eu leio que a dermato dela faz é questão dela usar o heliocare, veja:
      http://trendytwins.com.br/2010/02/heliocare/

  95. Meire,

    Nada a ver com o poster, queria saber qual é ou era a cor da base em pó da Shiseido, aquela que tem fps 35, tua cor era a 10 ou a 20?

    • Sílvia,
      A que tenho é a 20, ela virou blush e uso quando volto do trabalho e preciso passar em algum lugar (a pele fica bem legal com ela). Não comprei a 10 porque eu queria ver como fica na pele, já comprei muita base errada e tenho alguns pós que uso pouco. Qual é a sua cor?

      • A Puress que foi a que eu comprei é a 20 e ficou um tom escuro porque é bem rosado, mas eu comprei conciente que iria ficar um pouco escuro na minha pele,

        Eu te perguentei porque tive a impressão de que a 20 que tem fps 35 é mais clara do que a 20 puress, eu olhei as duas e comparando tive essa impressão, agora a cor 10 da que tem fpss 35 é bem clarinha e rosada demais, então se eu fosse comprar não saberia por qual optar.

      • Sílvia,

        A Sun Protection é um pouco mais clara por causa da concentração mais alta de protetores físicos. Eu já gostei muito dela, quebrou meu galho por muito tempo, mas a Pureness é cosmeticamente mais bonita. A Pureness 20 não dá para eu usar no rosto todo, fica muito escura, ela deixa meu rosto como se eu tivesse passado um bronzer. A 20 da Sun Protection fica escura não me escurece tanto como a 20 da Pureness.

  96. Linda Meire,

    Passando só para parabenizá-la pelo post. Minha pele melhorou muito depois que comecei a incorporar alguns dos seus cuidados com a pele na minha rotina, juntamente com as recomendações da minha dermatologista, claro. Não tenho melasma, mas travo uma luta diária contra a acne desde os 12 anos de idade (tenho 26 agora).
    Um abraço! Continue compartilhando suas experiências conosco!

  97. meire vc é fofa.
    adorei o post!
    resenhe logo sobre a vitamina c que vc esta usando!

  98. Meire, a ROC lançou um produto esse ano, o Clarifiant, pelo que li na net, promete coisas boas! Mas infelizmente, acabo de sair de um tratamento clareador mal sucedido. Já havia escrito p/ vc no começo do tratamento com hidroquinona recomendado por um dermatologista, mas percebi que sou alergica ao produto, ou a concentração do ácido que foi manipulado. Fiquei muito frustada e mudei de dermatologista. Minha pele ficou um horror, sem brilho, super ressecada (sou de Brasilia e o clima não contribuiu), parecia que eu tinha uns 250 anos, com o pescoço todo rachado… enfim, encontrei uma dermatologista ótima, que tratou da minha pele com antialérgico e me indicou o clarifiant, pois minha pele está muito sensível ainda a outros cosméticos… ainda não comecei o uso, não estou achando em nenhuma farmácia ainda, mas já estou ansiosa para começar. Se vc ficar sabendo alguma coisa sobre ele, poste para nós! Beijo Sucesso

    • Steffane,
      O Clarifiant possivelmente não age sobre manchas mais severas, mas deve funcionar para manchas leves ou recentes e também para prevenção (manutenção). Quando minha pele ficava assim como a sua eu costumava usar o Fisiogel AI Creme ou o Effaclar H, bem como lavava o rosto com água termal umas 3 vezes ao dia e deixava secar naturalmente. Essa fase de adaptação é bem chata mesmo. Melhoras pra você!

  99. Olá Meire! Adorei seu post. Achei que era só eu que ficava chateada com os problemas de pele. Que bom saber que você também se preocupa e, quem sabe eu melhore na minha auto-crítica – as vezes me acho “fútil” por me importar com minha pele, aparência. Bom, o meu problema é acne. Tem épocas em que minha pele está ótima, em outras fico cheia de acne, espinhas internas e pústulas bem inflamadas, daquelas que demoram meses pro local onde ocorreram clarear e volta ao mesmo. Fui a dermatologista, ela me sugeriu Roacutan, mas não pude iniciar o tratamento porque meu colesterol está alto. Enquanto isto trato o colesterol, estou usando antibióticos e tratamento tópico para combater a acne. Tenho um pouco de receio de desenvolver manchas, devido ao anticoncepcional que uso há anos. Mas quanto a isto, vou tentando me prevenir usando filtro solar. Posteriormente, quando fizer o tratamento contra acne pretendo incrementar os cuidados preventivos as manchas da pele e também pretendo incluir antioxidantes. Com relação a pele já percebi que tudo exige bastante paciência e perseverança. Um dia chego lá Rsrs Beijos!

  100. Meire, que super post hein!
    Não acredito que vc tem melasma, com essa pele linda.
    Eu tb não me adapto a hidriquinona, estava com umas manchinhas nas costa e há 1 mês resolvi usar o Hidriquinona creme 4% da EMS, as manchas sumiram, mas onde passei o creme ficou com um sub tom mais amarelado, um pouco mais escuro que o normal. Esse foi só um exemplo, pq uso a tretinoína há anos e as vezes usava um pouco de hidroquinona…e sempre a pele amanhecia avermelhada…fora que a hidroquinona é um irritande dérmico e causa uma certa atrofia celular, fazendo-a ficar mais seca…
    Minha pele é do tipo Pigmentada, com uma facilidade muito gde p manchar, embora não tenha melasma no rosto, mas se um mancha aparece no corpo demora p sair. O rosto eu só protejo 1 x ao dia e no corpo é uma preguiça p usar filtro, acredito qu eé mais por causa da cosmética dos filtros…mas vou pelo menos comprar uns Solanoveil p aplicar nos braços.

    Estou ansioso pelas resenhas dos anti-oxidantes da SVR, estou sem Vit C; tentei até a Turbo Booster C, mas acho que é mesmo uma não adaptação a Vit C pura, estou agora a procurar algo com a derivada.

    • Roberto,
      Eu notei que a hidroquinona mudou a textura da pele, mas depois consegui recuperar com o ácido retinóico e muita hidratação. Hoje em dia massageio muito o rosto com um óleo de Oliva da Innisfree (ainda vou resenhar). Um abraço!

  101. Tenho muitas manchinhas no rosto devido à anos de exposição solar sem protetor além de muitas espinhas (mas incrivelmente não tenho marcas delas).
    Uso vitanol-A a muito tempo, mas notei que o minesol sozinho realmente não é tão eficaz. Estou usando o Anessa dourado + base e achei que minha pele melhorou muito. O duro é conseguir comprar protetor japonês c/ essa tal de maré vermelha. Fora a demora de 2 meses ou mais p/ ele chegar. aff.

    Meire, se vc puder, poderia fazer um post sobre alopécia androgenética em mulheres? Já fui em tantos dermatos que perdi as contas. Meu cabelo tem caído muito nos últimos meses. Não sei se é hormonal (estou c/ 34, quase 35) ou se o tratamento não está sendo eficaz.
    Já fiz intradermo + laser e não notei muita melhora.
    Sei que paciência é chave p/ esse tipo de tratamento, mas as vezes me sinto desamparada pq parece que apesar de nadar eu me vejo morrendo na praia. =/

    beijo grande! seus posts são incríveis!

    • Oi Dani!
      Eu não tenho experiência com alopécia androgenética, mas vou ver se minha amiga dermato escreve um post pro Salada, tá? Beijo!

    • Dani, sobre AAG, vc já tentou o Minoxidil 5%? SE não tiver se adaptado a ele tem os fatores de crescimento (IGF-VEGF-AFGF-BFGF) aliados ao Copper Peptídeo, tive uma queda violenta, o Minoxidil cessou esta queda, fez nascer nas mínimas entradas que tinha, qdo usei os fatores de crescimento então….as minhas entradas sumiram, mas lembrando que elas são como um “booster” ao Minoxidil. Não vou me alongar muito pq na net existem milhares de informações.
      Uma coisa te digo, corre e tanta fazer algo o quanto antes, pq mesmo que cresça p igualar ao tamanha dos outros são meses……….anos no caso se cabelos compridos.

      • Roberto,

        uso minoxidil desde os 20 anos. Aí deu a louca e fiquei quase 1 ano sem usar e aí meu cabelo caiu todo. =/
        Sei que fui errada de parar, mas cara, meu cabelo fica duro e c/ uma textura horrorosa.
        Aqui onde moro não tem esses fatores de crescimento, pelo que já li só em São Paulo e com receita.
        Voltei a usar o minoxidil 5% (em mousse, e é ruim do mesmo jeito), o avicis, pantogar e finasterida 1mg e shampoo de piritionato de zinco. Até nasceu um pouco de cabelo, mas perdi muito, muito mesmo. As pessoas conseguem ver de longe a minha falta de cabelo =/.
        Tinha meu cabelo bem grande e tive que cortar na orelha pq meu couro cabeludo ficou bem sensível, não conseguia mais prender com grampo ou elástico.
        Hoje está um pouco melhor, mas mesmo usando o shampoo de piritionato meu couro cabeludo não para de coçar. Já falei isso c/ a dermato e segundo ela isso ia passar, mas até hoje não passou.
        Vc sabe onde acho esses fatores de crescimento???

        Desde já agradeço sua ajuda!

      • Dani, como disse existem vários estudos na net, é só procurar no Google.
        Eu moro em fortaleza, mas encontrei com certa facilidade aki.
        Não sei onde vc mora, mas devia falar sobre os fatores com teu dermato e mesmo se el achar que não deve, pede mesmo assim, tive shedding com o minoxidil, mas com os fatores não.
        Uso uma loção capilar (alcool free) com os 3 fatores (2% de cada)+ Copper peptideo (2%) e minoxidil 5%… 20 a 30 gotas 2x ao dia.
        Vou te passar um farmácia virtual que encontrei, mas não sei se lá é bom, pois nunca comprei, de qualquer forma fica o link:
        http://www.dermoformulacoes.com.br/ecommerce_site/produto_31302_7500_Solucao-de-Fatores-de-Crescimento-Capilar-30-mls

  102. Meire tô com saudade dos seus videos

    Meire, eu sempre comento com o email da minha filha porque o blog não aceita o meu que é do gmail, mas vou tentar ver se ele aceita porque quero colocar minha fotinha e tambem quero receber os comentarios e atualizações do blog no meu email porque acho mais prático.

    • Sílvia,
      Depois que casei estou saindo mais em cima da hora e nem dá tempo pra fazer vídeos, hehe. Acho que se você fizer um registro no wordpress.com usando seu e-mail dá certo. Beijo!

      • Meire,

        Faz vídeo caseiro mesmo pra gente, te peço isso mas sei que é algo difícil , eu mesma fiz dezenas de videos e não tive coragem de colocar no yutube, é muita exposição.

        Meire, eu já tentei me cadastrar nesse wordpress.com mas ainda não consegui, mas uma hora vai dar certo, a vida tem me ensinado que o que não deu certo hoje, pode dar certo amanha.

      • Sílvia,
        Quem sabe um dia faço, né? É que meu tempo é curto e optei por responder todos os comentários (já dedico umas 3 horas por dia ao blog…). Beijo!

      • Meire,

        Com certeza você deve ser muito opucada e o tempo que você dedica ao blog já é de uma generosidade muito grande da sua parte, muito obrigada!

        Preparar posters e principalmente responder aos comentarios já é algo que requer muito tempo, principalmente no seu caso onde a gente nota que você faz no maior capricho, sem falar que é muito atenciosa.

  103. Engraçado…nunca chorei por causa do meu melasma (apesar de termos uma longa história juntos) mas chorei com seu depoimento. Vc realmente é uma pessoa muito especial. Nossa trajetória é bem parecida. Atualmente meu melasma está bem discreto graças a persistência nos tratamentos e muita proteção solar. Queria deixar um comentário sobre esse novo laser, o spectra. Querendo acreditar nas promessas milagrosas, mantive contato com o fornecedor aqui no Brasil para saber se algum médico em Salvador já possuía o aparelho. Eles então indicaram um dermato super conceituado daqui, cuja clinica tem todo tipo de laser imaginável. Marquei uma consulta e ele me deu um banho de água fria. Disse que não pretende comprar porque não acredita que seja uma solução definitiva. Alías, foi o primeiro que não indicou nenhum tipo de laser. Felizmente as formulas receitadas por este dermato estão fazendo maravilhas na minha pele. Ah, sua pele é perfeita sim. E eu não sou suspeita. Rsrs. Um grande abraço!

    • Carla,
      Obrigada… Agora eu que chorei, nem sabia que tinha tanta leitora com melasma!
      E adorei você ter falado sobre o médico, mais um que mostra que o laser não vale a pena para nós. Beijo!

    • Carla se possível me dê o nome do dermato que passou em consulta, pois estou quase infartando com o meu melasma.
      Morava em são Paulo e lá por não ser tão quente conseguia controla-lo, se é que me entende, mas aqui em Salvador piorou muito…Meu email: crisvianna2@hotmail.com e desde já obrigada

  104. Que interessante ! Realmente, tenho notado uma piora das minhas manchinhas após voltar a usar o Triluma. E olha que uso uma vez por semana. Mas irrita tanto que a pele passa quase uma semana descamando. Ou seja, inflama mesmo ! Ja fiz peeling e tambem a manchinha voltou. As vezs dá vontade de desistir e deixar como tá.
    Obrigada por post tao esclarecedor e didático !

    • Geovana,
      Aumente o quanto possível a fotoproteção e converse com seu médico antes de querer desistir. Leva tempo mesmo. Beijo!

    • Geovana,, melasma não pode “ser irritado” , pare de usar o Tri-luma até conversar com seu dermato.

  105. Olá Meire,
    Sou homem, 23 anos e o melasma me acometeu há cerca de 1 ano e meio. Realmente é raro em homens, até mesmo em troca de experiências na internet fica dificil encontrar alguém. Tenho melasma principalmente na região do nariz e buço. Em muitos aspectos me senti representado no seu post: também fiz tratamento com roacutan (ainda na adolescência) e fiquei com a pele mista; fiz peelings que de nada adiantaram; tenho problemas semelhantes aos teus em relação a filtros solares (gostei das dicas).
    Para o melasma já usei Solaquin e não me adptei bem, agora minha dermato me passou demelan. Espero que eu obtenha resultados positivos.
    Sou engenheiro e minha exposição ao sol é mínima, acredito que a luz visível (computadores e lâmpadas fluorescentes) possam ser agravantes.

    Foi ótimo ter encontrado seu blog, já adicionei aos meus favoritos.

    • Brian,
      Se você não se incomodar em usar fotoproteção com cor poderia tentar aplicar um pó discreto durante o dia, só para selar o fotoprotetor. Abraço!

  106. Oi, querida Meire! Nao tenho melasma, mas amei o seu post. Foi um carinho enorme vc compartilhar tão detalhadamente sua trajetória. Muito obrigada por tudo.
    Beijos!

  107. Em se tratando de vitamina C tópica a minha preferida é a CE Ferulic, da Skinceuticals. É o produto com vitamina C mais estudado que conheço… O fabricante (L’oréal) alega que foi estudado em condições reais de uso (sei que deveria ser uma coisa óbvia, rs, mas nem sempre é assim).

    Há algubs estudos interessantes sobre os efeitos da composição do CE Ferulic, como este:

    http://www.nature.com/jid/journal/v125/n4/full/5603565a.html

    É cara, fede, tem textura ruim e não é todo mundo que a tolera, já que tem 15% de vitamina C em um pH bem ácido (em torno de 3.5). Mas pelo menos não meu caso acho que está ajudando bastante.

    Às vezes os dermatologistas têm amostras…

    Não tenho melasma (acho que é raro em homens), mas tenho algumas manchas causadas pelo sol tomado na infância, acne e um peeling malsucedido. Mas são bem claras e já clarearam muito; por isso não ligo para elas.

    Uma coisa que muitas asiáticas estão fazendo contra o melasma é “tomar” ácido tranexâmico de maneira off label. Mas os poucos estudos que encontrei sobre o assunto não são bons, portanto não sei se realmente seria eficaz (ou até seguro).

    Quanto ao LASER, recentemente surgiu um que seria específico para melasma. Estava acompanhando os relatos de alguma mulheres que fizeram este LASER. Durante o tratamento algumas até estavam animadas com os resultados, mas agora já estão comentando o que esperava: o melasma está voltando…

    • Pedro,

      Sabe qual é a forma da vitamina C do CE Ferulic?
      A do Clairial C10 e do C20 é o ascorbyl isopalmitato (é o tetraiso) que conforme alguns estudos é uma das formas mais estáveis para uso na pele por ser lipossolúvel. Neste link tem um resumo interessante

      http://lpi.oregonstate.edu/infocenter/vitamins/vitaminC/vitCform.html

      Eu nunca tolerei a vitamina C das fórmulas da La Roche, então acabei nunca me interessando pelo CE Ferulic (achava que minha pele não suportaria). Como achei os da SVR na farmácia e já havia lido sobre esta forma superestável comprei para experimentar e estou gostando muito, a pele fica luminosa (nos primeiros dias ardeu um pouco, mas foi bem pouco).
      Beijo!

      • O CE Ferulic é com a vitamina C propriamente dita mesmo, ácido ascórbico. Por isso que tem um pH tão baixo (potencialmente mais irritante que algo com um pH próximo ao da pele, como sabes).

        Este produto que estás usando parece muito bom! A título de curiosidade, o derivado de vitamina C que tu citaste foi desenvolvido por uma empresa japonesa, a Nikkol (quase tudo o que promete clarear manchas é japonês hahaha). Pode ser formulado em um pH mais próximo ao da pele; por isso tende a ser menor irritante.

      • Pedro,
        Pois é, eu desconfiava que não daria para usar o da Skinceuticals, mas se não me engano foi o meu dermato que falou alguma coisa da acidez e acabei não querendo arriscar. Estou bem satisfeita com o arcorbyl palmitate, tanto que estou usando 20% a tardinha ou à noite (passo já quase dormindo depois de namorar, haudshuahdsu). E sabendo que foram os japoneses que desenvolveram ainda fico mais feliz (se vc fizer post sobre isto eu aproveito e linko quando resenhar os produtos). BeijO!

      • Meire, antes do Redermic Olhos eu usava o Hidracid C20 e gostava bastante, mas apenas na área dos olhos, com ele eu conseguia aplicar até na área superior, algo que é impossível com Redermic. O Clairial tem a msm vitamina C concentrada do Hidracid?

        Outra: com Hidracid eu notava a pele mais luminosa que usando o Redermic.. pois estou avaliando em achar um produto com o mesmo derivado para usar em toda a face depois.. gostei que não irrita a minha pele e funcionou.. engraçado, que eu uso o ácido ascórbico na afce e nem noto muito diferença, nada visível, como eu notava com o Hidracid.. sei que vitamina C é algo que só a longo prazo que você perceberá o bem na pele..

      • Nando,
        O Clairial C10 tem 10%, de forma esterificada como o C20. Uso o Clairial com o Redermic R pela manhã e estou dormindo com o C20 porque ele absorve rápido e não incomoda. Estou adorando. Beijo!

  108. Meire primeiro parabéns pelo post, só acho uma pena nao vender esse protetor na biore, to louca p\ usar, ainda estou na busca no protetor ideal ;) entao, apenas queria fazer minha contribuição aqui quanto aos tratamentos contra melasma, depois de tentar de quase td, e sem desistir de minhas maratonas de caça no google achei um nutricosmetico extraido da semente do lingonberry, sem fazer jabá, mas só achei este produto em farmacias manipuladas e com este nome comercial: lingonmax. desde abril comecei a tomar estas capsulas 1x ao dia, e desde entao posso te dizer q minhas manchas de melasma assim como outras decorrente do sol diminuiram mto, mesmo! alem da pele ter ficado mais durinha e com isso percebi que reduziu tb algumas linhas de expressão fininhas. o medicamento nao foi muito barato, já se foi minha terceira compra e p\ cada 60 capsulas gastei em media 190 reais, hj nem percebo o valor pq no meu caso realmente valeu cada centavo. sei que o melasma continua ali bem reduzido mesmo, mas só o fato de nao vê-lo escurecido sabe, nossa já é um alivio. É isso, espero que tenha colaborado c\ tdas as mel’s (forma carinhosa que eu apelidei quem tem melasma assim como eu) bjao

    • Andressa,
      Obrigada! Tendo a gostar de tudo que tem ‘berry’ no final, hehe. Há vários frutos com propriedades antioxidantes interessantes. Muito embora as pesquisas sejam um pouco conflitantes para o uso oral e impacto positivo na pele, eles acabam fornecendo outros nutrientes, como vitaminas. Abraço!

  109. Meire, adoro seu blog! Muito esclarecedor e didático! Vc citou em um de seus vídeos que faz suas compras em um site de Portugal. Gostaria de saber que site é esse, pois quero comprar o Heliocare 90. Meu email é: [Editado]

    Beijo grande, Alê.

    • Oi Alê,
      Os sites que compro são a SweetCare e a Gosaude. Antes de comprar o Heliocare 90: você já testou o Photoprot 100? Beijo

  110. Oi Meire, PARABÉNS PELO POST!!! Vc está inspiradíssima!!!! Sei que a proposta do blog é meio uma salada mesmo com diversos assuntos, mas vc se superou…adorei…coisa de utilidade pública…sem exageros…Olha, foi quase um “depoimento” que também me identifiquei com várias dificuldades .. O lance de agredir a pele com lasers e peelings e ela responder com mais hipercromia, é exatamente isso que está acontecendo comigo…quanto mais exfolio, mais “escurece”…parece uma reação que não têm fim…Estou com a solução Beatriz e ela agride muito, quase uma exfoliação diária…embora vou continuar até o retorno com a minha Dermato no dia 12 de set. até lá vou “espaçar” um pouco essas agressões…Não adianta eu usar kilos/litros de loções de clareamento, pois a Beatriz vai causar “escurecimento”…muito bom mesmo…parabéns novamente!!! Abss

    • Mizael,
      Depois volta para contar o que a dermato orientou. Minha pele não suportou a loção Beatriz. Quanto mais suavidade coloco, mais ela clareia. De 2011 para cá aprendi muito. Um abraço!

  111. Meire,
    É muito bom encontrar alguém que já passou pelos mesmos “problemas” que eu. Tenho melasma e cicatrizes de acne e assim como vc, já usei de tudo, já fiz vários tratamentos, só não fiz o laser por questões financeiras e posso afirmar com toda a certeza que isso já abalou muito minha autoestima, é muito bom ter com quem se identificar nessas situações, o “problema” acaba tomando uma proporção menor. Obrigada por compartilhar suas experiências. Admiro muito vc!!!!

    • Rê,
      Chato saber que muita gente passa pelas mesmas coisas mas o bom é ver com todos os depoimentos que o choque é só no início. Beijo!

  112. Ai Meire! Você é mesmo uma fofa!
    Parabéns, nunca li um post sobre melasma tão esclarecedor como este!
    Tenho uns melasminhas bem discretos perto da região ocular, mas que insistem em me incomodar…rsrsr! Uso (para este fim e outras cositas más) hidroquinona intercalada com vitanol há um bom tempo e, semanalmente uma máscara formulada pela minha dermato à base de hidroquinona, ácido kójico e ácido azeláico…eles não escurecem, mas também não clareiam…mas sigo com a paciência e perseverança de uma monja budista de que um dia vai melhorar…heheh! Fiz um laser recentemente que deu fim temporário nos danados, mas depois eles ressurgiram com gás total (mais uma para seus dados a cerca de laser x melasma).
    Bom, é isso…só gostaria mesmo de compartilhar minha experiência a cerca do assunto!
    Ahhhh….Adorei saber que você tem dois dermatos…pensem que eu fosse a única maluca, obcecada, que tem esse hábito!
    Continue escrevendo sempre seus posts bacanas ( e não se intimide pelos tamanhos…para mim quanto maior, mais informações e mais diversão!)
    Bjos,
    Cris

    • Cris,
      Por tudo que li o laser realmente é uma furada. Eu usei o ácido azelaico um tempão, uma coisa que ele fazia era controlar a oleosidade. Obrigada por mandar sua experiência pro blog ;) Beijo!

      • Patrícia,
        Eu já pensei em fazer uma espécie de burca para usar no carro, sério. Só não uso porque seria desrespeitoso para as muçulmanas.

  113. Meire muito obrigado! Adorei e me identifiquei muito em alguns aspectos…
    Vou até anotar mentalmente esse trecho:
    “E quanto mais imediato o efeito, menos duradouro ele é.”
    Muito bom mesmo!
    Meire,você prefere o Demelan por ele ser menos oleoso que o Klassis? Ou tem alguma coisa haver com o acido lático?
    Grande abraço *–*

    • Rodrigo,
      É que acho que a concentração dos princípios ativos no Demelan é maior, mas não sei se é só impressão. Notei que o Demelan contrai mais os meus poros e deixa a pele com aspecto mais luminoso. Um abraço!

  114. Meire, obrigada pelo post. :~~
    Eu, como tenho muitas marcas de espinhas (pequenos furinhos e também manchinhas avermelhadas/acastanhadas), não sei identificar se tenho melasma. Ou essas manchinhas de espinhas também são melasmas? De todo jeito, a coloração do meu rosto não é uniforme. Você acha que esfoliação agrava esse quadro?
    Outra coisa: a minha pele do braço, vista de longe, é uniforme, mas de pertinho vê-se que é repleta de manchinhas um tico só mais escuras. Seria o caso de usar tratamentos faciais (ácidos/clareadores) ali também? Ainda não questionei isso com a minha dermato porque parece bobagem, não é visível para os outros, e eu tenho coisas mais graves para tratar, como alopécia androgenética. :)
    Beijo!

    • Ana,
      Em alguns casos a esfoliação é interessante, principalmente quando a pessoa ainda não usa ácidos e em peles jovens, desde que sem lesões com atividade inflamatória (porque irrita mais). Para o melasma, em minha opinião, a esfoliação deve ser feita raramente (quando feita). Para saber se tem melasma o ideal é consultar um dermatologista, porque ele vai examiná-la com uma luz e lente adequadas bem como informar a profundidade da mancha. Os clareadores podem ser usados no braço também. Mostre à dermato para que ela veja que tipo de pigmentação é. Um abraço!

  115. Meire,

    Eu não tenho melasmas, mas tenho uma tendencia muito grande a sairem pintas no meu rosto, inclusive eu desconfio que tem alguma coisa que eu uso que influencia isso, como no caso do Vitanol A, quando uso, noto as pintas mais escuras e a pele com um aspecto envelhecido, como se poros estivessem todos pretos ou com o rosto coberto de cravos pretos.

    Você sabe me responder se pintas são geneticas, ou seja, nasceriam naquele loical onde estão, independente de qualquer fator, ou se elas podem ser consequencia de algum problema ou produto inadequado assim como o melasma?

    O meu primeiro protetor que consegui usar diariamente tambem foi o Minesol control, mas infelismente ele tambem não me protegia de maneira adequada porque foi nessa epoca que apareceram umas manchinhas amarronzadas no meu rosto.

    Meire, acho que já li que você estava usando o Biomedic Control, a minha dermato já me receitou ele, mas tô deixando para usar quando meus produtos acabarem, li bastante resenhas positivas sobre esse produto, inclusive uma mulher que ja´tinha usado vários produtos e o unico que tinha trazido um resultado satisfatório tinha sido ele, isso pelo fato dele não ser um produto tão agressivo como é o caso de outros produtos.

    Olha assisto todos os seus videos e a receita da paciencia + fotoproteção pesada para manchas nunca mais saiu da minha casa e isso me fez desencanar do problema, sei que é pouco, mas MUITO OBRIGADA, você ajuda muito com suas informações, com certeza eu sou apenas um grão de areia entre as pessoas que te admiram.

    • Sílvia,
      A tendência a pintar pode ser genética sim. Os ácidos aumentam a sensibilidade da pele à radiação solar, pode ser isso que acaba fazendo com que você perceba piora. Eu só uso o Vitanol porque passo uma camada cheia de protetor, base e pó durante o dia. Lembro que você falou que não gostava de base com mais cobertura, será que não é isso?
      Usei o Biomedic sim, acho que dois frascos. Mas na época não vi muita diferença na minha pele, acho que a concentração do ácido glicólico dele deve ser baixa para melasma, mas ele parece funcionar bem em manchas de acne e outras pequenas manchas recentes. Beijo!

      • Meire,

        Obrigada, talvez eu tenha que caprichar mais mesmo na fotoproteção , eu uso fps 40 com cor e reaplico 4 vezes ao dia, passo duas camadas generosas, será que teria que procurar um fps maior?

      • Sílvia,
        Acho que o FPS está bom, o que deve estar faltando é uma melhor cobertura. Cobrir melhor a pele é mais eficiente do que reaplicar a proteção várias vezes. Beijo!

  116. Meire, Você é linda! Com imenso prazer descobri recentemente seu blog e, finalmente, li E li de novo do início ao fim! Parabéns, você é um exemplo e uma ajuda incrível!

    Eu sempre cuidei da pele, usei protetor solar no rosto, massss o potinho durava meses, a dermatologista receitou effaclar + adacne para minha pele seca com pouquíssimas espinhas, quando eu claramente pedi um hidratante que funcionasse para mim..aí já viu ne?

    Agora eu estou perdidinha da silva querendo comprar e usar tudo-de-uma-vez… Por enquanto estao vindo o real art cleansing oil, Bioré skincare facial foam moisture e Bioré UV Aqua Rich Watery Essence Water Base SPF 50+ PA+++

    Eu já tenho creme para área dos olhos, água termal, um tônico com argila branca e ácido salicilico da Kiehls (que eu gosto, mas nao vou recomprar), um serum da adcos com retinol, o avene cleanance ( que eu pretendo usar pela manha e, quando acabar, vou testar o
    Hada Labo Gokujyun Hyaluronic Acid Bubble Foam) e o trio da Sejaa (o creme diurno e a mascara de barro são ótimos, mas o creme noturno estou contando os dias para que ele acabe.. meu namorado entao rs)

    Muito obrigada (ao Nando e ao Pedro tb!) pela luz!!!

    • Beatriz, você já está equipadíssima, hehe. É divertido mesmo ter um monte de produtos para usar. Beijo!

  117. Meire, para mim, o seu blog é mais do que um blog, ele vai além disso. Se tornou um companheiro diário. Devo lhe dizer: PARABÉNS, você fala com as pessoas do outro lado da telinha de um jeito único. Continue assim! Beijo

  118. Oi Meire,

    Você falou exatamente tudo o que eu precisava ouvir!!! TUDO. Há pouco mais de 1 ano um melasma médio surgiu bem na minha bochecha. Aquilo me chocou, me atordoou, enfim, despertou muitas emoções. Realmente, há sofrimento psicológico causado pelo melasma e só mesmo quem sofre disso é que entende. Já me chateei muito por não ser compreendida, mas com o tempo fui me habituando a essa mancha bem no meio do meu rosto. Quando ele surgiu eu já estava cuidando do rosto (limpeza específica e hidratação), só ainda não tinha iniciado a usar fotoproteção diária. A partir deste evento, dei início aos cuidados mais regulares prescritos por dermatologista e iniciei a caminhada de cuidados intensivos de clareamento e fotoproteção.
    O surgimento do melasma fez com que eu me informasse muito mais, fez com que eu tivesse consciência da necessidade de cuidados intensos, apropriados e mais que tudo, perenes com a pele, mas também me tornou uma “vampirinha”, rsrsrs, fujo de sol mais que tudo nessa vida! E olha que eu moro em Salvador, então, minha tarefa é árdua.
    Resignei-me com ele, mas ainda assim persiste algum sofrimento. Porém, depois de quase um ano de cuidados intensos e específicos, hoje vejo que minha mancha estacionou e clareou muitos tons, assim com o rosto, o que fez com que ele se tornasse menos visível e mais camuflável com maquiagem.
    Finalmente, e porque mesmo de algo ruim devemosextrair boas lições, com ele aprendi muitas coisas, descobri novos mundos (os protetores e cosméticos asiáticos que o digam!), tornei-me leitora de gente que admiro e com tantos cuidados, passei a me amar muito mais, mesmo com meus defeitinhos.
    Obrigada por este post! Serviu-me de um baita alento.
    AMO seu blog.
    Evelyne

  119. Você é linda Meire!!! rsrs
    Obrigada pelo post, pelas palavras e pelo seu blog…você não tem noção do quanto está nos ajudando…
    Estou usando um creme da SVR também…Hydracid C e um sérum de vitamina c da The Body Shop, passo primeiro o sérum, espero uns minutinhos e depois passo o creme da SVR…estou adorando os dois produtos! Ahn, Meire! Estou usando um produtinho bem legal, é um spray de vitamina c, comparando mal, é como se fosse uma água termal, da the body shop também…estou gostando muito!
    Você também está usando um sérum e um creme após o sérum? Qual o produto da SVR que vc usa? Está gostando?
    bjo!

    • Aline,
      Estou usando o Clairial C10 e o serum C20, por enquanto bem satisfeita. Vou fazer post sobre eles e sobre o protetor solar da linha. Abraço!

      • Meire,
        Fantástico o seu blog.. ( e todos os comentários).
        Sofro de melasma tb, e realmente isso mexe demais com a nossa auto-estima. Não sou fã de maquiagem, portanto, quase impossível esconde-lás, tenho vergonha…Uso protetor solar diariamente, tenho a pele muito clara. Tenho pesquisado a respeito do SRV, gostaria da sua opinião, se uso somente o VitaminaC ou faço uso Clairial C10 ou os 02 juntos? Gostaria de saber se vc conhece uma pomada chamada Triderm? Já fez uso? Agradeço todas as indicações e obrigada por compartilhar toda a sua experiência conosco. Um super bjo

      • Cíntia,
        O Triderm só deve ser usado com orientação médica e por prazo curto por ter muitos efeitos colaterais (piora das manchas, ocronose, manchas brancas). Nem toda pessoa pode usá-lo e acho que no seu caso é menos indicado ainda já que você não protege a pele contra a luz visível e tem a pele muito clara então o risco de se queimar e manchar mais é maior ainda.
        Eu uso tanto o Hydracid C20 (pela manhã) como o Clairial C10, gosto de combinar os dois. Se tiver que escolher só um dos dois é mais indicado o CLairial C10 porque contém um complexo clareador que não está presente no Hydracid C20. Beijo!

  120. Meire, AMEI!! Identifiquei demais com muitas passagens do texto, principalmente nessa pressa de clarear minhas manchas (estou no 3 peeling) e é realmente o q vc falou, não ter pressa e paciência. Beijinhos

    • Oi, Meire!

      Eu não sofro de melasma, mas sofro com sardas. Sou ruiva natural e essas benditas sardas me acompanham desde que eu me entendo por gente! rs. E é uma luta bem parecida com a de vocês que têm melasma. Não descuido do filtro solar de jeito nenhum. Com relação ao tratamento, me dou muito bem com a hidroquinona associada à tretinoína. Mas infelizmente sumir tudo não some. Gostaria de te perguntar à respeito do peeling de Cosmelan, você já fez ou conhece esse peeling? Minha dermato de indicou, mas estou um pouco receosa pois nunca fiz peeling nenhum.
      Beijos e adoro seu blog *-*

      • Carla,
        Nunca fiz esse peeling, é bom pesquisar direitinho porque ruivas tem problemas sérios de hiperpigmentação e não sei se pode piorar com agressão. Com toda experiência que tenho com as minhas proprias hiperpigmentações não faço mais nada na minha pele sem consultar uma segunda opinião. Beijo e boa sorte!

Os comentários estão desativados.