[Resenha] Sofina Cushion Foam Face Wash

Esta espuma tem a tecnologia Skin Purifying Tecnology (SPT) que pretende limpar a pele com eficiência e suavidade, bem como melhorar  sua textura por equilibrar a pele removendo a oleosidade  apenas de onde precisa

Oi gente,

A resenha de hoje é sobre o Sofina Cushion Foam Face Wash, espuma limpadora facial produzida pela gigante japonesa Kao Corporation e apresentada aos consumidores brasileiros pelo Pedro, aqui.

Conforme o mesmo blogueiro queridíssimo, ela atingiu o topo do ranking da @cosme (veja aqui) pouco tempo depois de ser lançada e continua mantendo a predileção dos japoneses até o presente.

Assim que li sobre a espuma fiquei vigiando o site da Ichibankao e comprei tão logo foi disponibilizada, já que sua proposta é justamente aquela que eu procurava.

Ela é apresentada em embalagem tipo bisnaga do tipo que fica em pé, munida com uma prática tampa flip-top inserida em sua extremidade inferior e contém 120g do produto.

O pertuito por onde passa a fórmula é de tamanho suficiente para evitar desperdício ao mesmo tempo que permite a passagem do conteúdo sem esforço. Além disso a impressão das letras e círculos no rótulo é bonita e o branco da embalagem tem um brilho prateado discreto muito chic.

O produto custa ¥2800 JPY incluindo o frete do Japão até nossa casa, o que equivale a cerca de R$ 72,00 no câmbio de hoje.

A consistência é cremosa e a textura mais macia e homogênea do que um creme de barbear, sua coloração é branca o perfume delicadíssimo; tem uma fragrância que nem eu nem o Igor conseguimos descrever com exatidão. Só posso afirmar que é muito boa, discreta e suave, daquele tipo que dá uma sensação de calma na gente e remete a limpeza.

O método de usar é o mesmo das outras espumas de limpeza facial: formar a espuma na mão, aplicar na face e pescoço em movimentos circulares e enxaguar atentando para não deixar resíduos. Eu costumo usar até o colo e nas costas também.

O produto acompanha a famosa redinha que em muito facilita a formação da espuma.

No verso da embalagem – veja no detalhe da foto acima – o fabricante indica quanto do produto deve ser usado por vez. Para ilustrar este post coloquei 1cm na palma da mão e deixei escorrer um pouco, o que resultou numa circunferência de mais ou menos 1,5cm. Na minha opinião metade disto é mais do que suficiente e vocês verão o porquê.

Vamos começar a fazer a espuma?

Comece com as mãos e a redinha úmidas e vá rodando …

Assim a espuma vai se formando e de acordo com a necessidade você vai acrescentando mais um pouco de água. Com este produto tenho a impressão que a espuma cresceria para sempre, hehe, quanto mais você gira, mais ela vai aumentando e isso ocorre muito rápido.

Depois que removi a espuma que restava na redinha tive que segurar a bolota com as duas mãos como está na foto no topo do post.

A espuma formada é densa e macia, o Igor disse: ‘é consistente, firme mas cremosa, como espuma de barba, porém mais densa‘.

Para fazer este post experimentei no rosto dele hoje pela manhã. A espuma deixou a pele do Igor limpa e mais clara em razão da remoção eficiente do sebum oxidado, bem como mais macia do que o habitual. Agora são 16:15h e ele continua com a pele ótima.

O que eu achei? Quais as desvantagens? Compraria de novo?

Ela proporciona na minha pele exatamente o que promete: limpeza eficaz e suave. A pele fica com um toque discretamente aveludado sem nenhum repuxamento e com os poros ‘calmos’.

Um elemento de avaliação que introduzi em minhas espumas é o efeito que ela deixa em minhas mãos. Como minhas mãos tendem a ressecar (e meu rosto não), algumas espumas mais limpantes acabam produzindo uma desidratação sobretudo no dorso das mãos e isto ocorre fortemente com a quase totalidade de sabonetes faciais ocidentais que já usei. Com esta espuma não só isto não ocorre como minhas mãos ficam macias. Este é um ponto consideravelmente significativo para mim e certamente o produto entrou na minha lista daqueles dignos para recompra.

Outro elemento de avaliação é a indicação do uso, acho que muitas vezes deixamos de usar um bom produto porque não utilizamos com a indicação correta. Há espumas que sozinha removem toda a maquiagem mas que por outro lado são um tantinho ‘desidratantes’, outras que são tão suaves que não se prestam para o segundo passo da dupla limpeza porque não removem adequadamente o óleo de sua pele, outras só são eficientes como segundo passo da limpeza, outras só se prestam melhor para uso com pele já demaquilada e por aí vai.

E como é a Sofina Foam?

A Sofina Foam tem dupla indicação. Ela tem efeito excelente como segundo passo para a dupla limpeza porque remove com eficiência tanto o óleo ou gel de limpeza como todo resíduo de maquiagem que ficou em sua pele, inclusive nos olhos, deixando a pele purificada e sem ardor ou vermelhidão (no meu caso, gente). E tem efeito excelente como produto único para a limpeza facial matutina porque limpa com delicadeza sem remover completamente o filme protetor da pele que você estimulou com seus cuidados noturnos ao mesmo tempo em que, não sei explicar como, deixa algum resíduo protetor na pele preparando-a delicamente para os cuidados matutinos.

Em minha opinião ela não é uma espuma para você passar direto no rosto todo maquiado, tanto que nem experimentei usá-la assim porque acho que seria um teste desnecessário bem como é indicada para todo tipo de pele, com ressalvas para pessoas com pele muito sensível ou atópica, mas depois podemos ver com o Pedro se encontramos a fórmula* completa do produto.

Não encontrei desvantagens neste espuma além do fato dela ser consideravelmente mais cara do que outras que supostamente tem a mesma tecnologia SPT e prometo que, caso experimente outra SPT, faço uma comparação.

Na minha opinião ela vale cada centavo porque o rendimento é muito grande, já que uso pouco produto e mesmo assim tenho espuma para o rosto todo, pescoço, colo e região dorsal superior.

Um beijo,

Meire

* Update: O Pedro nos enviou a fórmula.

INGREDIENTES:

Water, Laureth-4 Carboxylic Acid, Glycerin, Palmitic Acid, Lauryl Hydroxysultaine, Potassium Hydroxide, Stearic Acid, Myristic Acid, Ethylhexylglycerin, Ginger Extract, Betaine, Butylene Glycol, Polyquaternium-7, Titanium Dioxide, PEG-6, Disodium EDTA, Fragrance.

Então ela também pode ser usada para pessoas alérgicas aos parabenos. Interessa também saber que ela contém extrato de gengibre, planta com possíveis propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

28 comentários sobre “[Resenha] Sofina Cushion Foam Face Wash

  1. Oi Meire! Estou acompanhando seu blog, o do Pedro e Fernando tb – todos excelentes.
    Estou conhecendo diversos novos cosméticos a cada dia.
    Estou a procura de uma espuma que limpe mas não deixe a pele repuxando. Gostei qdo falou da ação nas mãos, pq me dá boa impressão produtos que não afetam as mãos.
    Gostaria de saber se vc já comparou a Sofina Cushion com a Bioré Skin Care Facial Foam Moisture. Pelo que li no seu blog e do Pedro elas tem a mesma tecnologia SPT. Porém, a resenha da Bioré foi anterior e ela parecia ótima até essa chegar. Sabe me dizer qual delas vc achou mais hidratante? alguma delas ardeu os olhos??? Quero comprar uma espuma que sirva como segundo passo do Double Cleasing e para limpeza matinal delicada.
    Se a Sofina for mto superior a Biore, pretendo compra-la, mas se a Bioré fizer bastante espuma de boa qualidade, quero testa-la e ela é mais barata, né…hehe
    Novamente, parabéns pelo blog!!! Bjs

    • Roberta,
      Ainda não comparei as duas porque não abro muitos produtos de uma vez só e estou com umas 5 espumas abertas. Mas de todas a mais hidratante sem dúvidas é a Juju Aquamoist Moisture. O rosto fica limpo e muito macio, sem ficar pegajoso ou oleoso. É a espuma que gosto mais e o bom é que é super barata (mas tem que ser a Moisture). Abraço!

  2. Oi Meire, adoro o blog e acompanho a muito tempo, esta é minha primeira participação. Estou bem perdida com tanta informação que li sobre os 2 passos de limpeza, como resolvi tentar gostaria se vc pudesse me direcionar. Não tive acne na adolescência, mas agora tenho acne da mulher adulta. Já fiz vários tratamentos mas nao consigo um resultado permanente, reparo que minha pele parece ter um filme que não limpa com a rotina diaria. Estava pensando em comprar o Real Art Cleansing e Sofina Cushion Foam Cleanser, e o biore milk protetor solar, mas também li que em seu período de acne vc usou a espuma naipe de chá verde. O que devo tentar. Obrigada. Abracos

    • Vanessa,
      Depende um pouco do seu orçamento, mas o que sugiro é que você comece usando um óleo mais específico para o seu tipo de pele, o Naive Deep Cleasing que citei no post sobre o Real Art. Aí quando a pele controlar mais, você muda para o Real Art (só comecei o Real Art depois que consegui controlar mais a oleosidade e as acnes pararam de surgir) e fica alternando os dois conforme a necessidade. E como espuma de limpeza sugiro que você tenha duas, uma para usar pela manhã e uma para usar à noite porque foi um esquema que deu muito certo para minha pele, eu também tive acne da idade adulta (mas usei Roacutan). Pela manhã pode ser só a Sofina Foam (ela é mais cara porém rende muito, hoje uso um terço do que o fabricante recomenda) ou outra tão suave e boa porém mais barata como a Juju Aquamoist, daí você só faz dupla limpeza pela manhã também se achar necessário, se achar que acordou com o rosto muito engordurado. E na limpeza da noite faz a dupla limpeza sempre, usando uma espuma de chá verde no segundo passo ou qualquer outra purificante que você gostar de resenha pelos blogs. Tem a que já mostrei (Naive Chá verde) e tem a da Etude House, tambem muito boa (gosto mais da Naive). Tem que ir testando, só sugiro que você não compre muita coisa de uma vez só. beijo!

  3. Oi Meire!

    Qual o batom que você está usando nessa foto…Muito bonito…

    Obrigada.

    • Oi Karine,
      É nesta foto que está na descrição do blog? É o Diva, da MAC. Obrigada pela visita!

  4. Concordo plenamente!!
    Vale cada iene! Excelente resenha! Minha pele eh mista e eu tbm aprovo! Este produto é tudo de bom, pode ser um pouco mais caro mas rende q eh uma beleza! Realmente a qntia de 2cm recomendada pelo fabricante chega ser um desperdicio, diria q metade (pra mim) eh o suficiente! Gosto muito do salada médica e acompanho tbm o Pedro, este q mudou a minha visão de cuidados com a pele! Agora so double cleasing!!

  5. Doutora,

    Já li que usas o Demelan e queria saber o que achas da cosmetica dele?

    Considera ele menos oleoso e mais eficaz do que o Klassis?

    Eu já usei o Klassis e odiei porque me encheu de espinhas, agora estou testanddo a versão emugel, mais mesmo assim acho ele pesado demais para minha pele, estou pensando em comprar esse Demelan porque tem ingredientes iquais com a vantagem de não ter fps e ser mais adequado para usar a noite, a minha dermato me deu uma receita para mandar manipular os 3 acidos do klassis, mas não tenho fé em produtos manipulados, prefiro os industrializados.

    • Sílvia,
      Eu preferiria que o Demelan fosse mais leve, acho que ele é mais pesadinho que o Klassis creme (não conheço o gel). Mudei para o Demelan justamente porque não tem protetor solar, mas até hoje ele dá ardor na minha pele. Uso apenas 3 vezes por semana e quando fico uns dias sem usar quando volto a usar a pele arde um bocado. Não noto que ele me dê espinhas, pelo contrário. Ele deixa minha pele bem limpa e fecha os poros. Acho que sua pele deve ser bem mais sensível que a minha. Bj!

      • Pois bem, o Klassis tambem arde na minha pele se eu abusar na quantidade ou se usar duas vezes ao dia, só consigo usar mesmo a noite, já aconteceu de usar pela manha e na mesma hora se formarem manchas vermelhas no meu rosto.

        Minha pele é realmente muito sensivel e intolerante, para se ter uma ideia o Eucerim clareador deixou meu rosto ardendo uma semana apenas com duas aplicações.

        Se o Demelan arde na sua pele é porque deve ser mais forte do que o Klassis
        (% ácidos)

        Vou investir mesmo no da Roc, porque estou testando as amostrinhas e não tive esses problemas, depois vou usar o Biomedic Control da la Roche que tambem já testei e foi ok,.

        Talvez para minha pele sensível usar formulas com muitos acidos ao mesmo tempo não seja a melhor opção, talvez nem mande manipular o que a dermato prescreveu

        Queria saber tambem a sua opinião a respeito de produtos manipulados, principalmente acidos, você mandaria manipular?

      • Sílvia, a impressão que tenho é que o Demelan é mais concentrado que o Klassis sim. Não uso produtos manipulados porque meu dermatologista não recomenda em razão da estabilidade. Fora isso não gosto porque sou exigente com texturas e no geral os manipulados não conseguem produzir texturas delicadas como por exemplo a do Redermic R. Um abraço!

  6. Olá Meire, excelente resenha!
    Eu gostei muito deste produto, falei dele no meu blog também (http://clubedanecessaire.blogspot.jp/2012/05/resenha-sabonete-anti-idade-da-sofina.html) , mas ainda acho o sabonete da linha d Program da Shiseido superior, ou mesmo o sabonete facial da Infinity (Kosé). Aqui no Japão o valor é relativamente normal, você acha outros que custam sim 1/3 do que pagamos no da Sofina, mas ele possui um valor compatível com os resultados na minha opinião.

    Um abraço,

    Amanda

    • Oi Amanda! Fui lá ver sua resenha, o produto é maravilhoso mesmo. Recebi hoje a espuma Bioré Rich que também tem a mesma tecnologia (me custou menos que 4 dólares!). Vontade de usá-la no corpo todo,hhe. Beijo!

  7. Oi Meire… gente, quanta espuma..!! Pretendo testar esse produto. Quando usar a verão Bioré Foam Moisture, faça uma comparação.. rs…

  8. Meire, parabéns, o Blog esta incrivel! Queria essa espumona pra mim, rsrs, ane, queria experimentar! Tenho um leitr que vive te chamando de “menina do salada” kkk, ele tabm é seu leitor, acho engraçado quando ele te menciona! Passa lá no Vaidade Derme, meus últimos post eu falei sobre o Redermic + e sobre vários cremes clareadores no mercado! Mil beijos “menina do salada”

    • Obrigada, Dudu! Acabei de colocar um post seu no Twitter, o sobre os clareadores. Que resumão!

  9. Aqui estão os ingredientes:

    Water, Laureth-4 Carboxylic Acid, Glycerin, Palmitic Acid, Lauryl Hydroxysultaine, Potassium Hydroxide, Stearic Acid, Myristic Acid, Ethylhexylglycerin, Ginger Extract, Betaine, Butylene Glycol, Polyquaternium-7, Titanium Dioxide, PEG-6, Disodium EDTA, Fragrance.

    A Kao diz que o pH dela é similar ao da pele…

    • Obrigada Pedro! Vou acrescentar no post ;) Procurei na Ratzilla e não achei (quando não tem lá já acho que não existe, haushusd). Beijo!

  10. Meire, moro em Natal também achei seu blog recentemente e estou lendo tuuudo. Tem nada a ver a pergunta, mas qual marca de esmalte vc usa??? Eu sou viciada em esmalte.beijo.

    • Oi Ana Karine,
      Obrigada pela visita ;) Tenho poucos esmaltes e costumo usar apenas os nudes ou os vermelhos ou vinho. De outras cores no máximo um cinza ou marrom porque meu estilo é muito básico. Este da foto no post (nem dá para ver direito com tanta espuma, kkkk) é da O.P.I, a cor é Bogotá Blackberry (belíssimo). As marcas que uso são O.P.I, Mavalla e Dior porque duram mais tempo em mim e assim acaba valendo o meu trabalho. Faço as unhas em casa mesmo, nem toda semana porque tenho preguiça. Um beijo!

  11. Nossa, mas essa espuma toda, densa e abundante, só para
    lavar o rosto e pescoço? Assustei, hahaha Mas eu comprei um
    produto ( Biore Facial Foam Acne Clear, que faz espuma mas não igual, rs) com
    a Vânia e gostei demais do resultado. Foi o primeiro que
    realmente deixou a minha pele livre de oleosidade, o que diminuiu os sinais
    de acne. Já estou pensando em comprar outro.

    • Luciana,
      Por isso uso menos produto porque realmente não precisa dessa espuma toda, hehehehe!É que os japoneses adoram espuma fofa e abundante. A espuma Naive de chá verde também é excelente, foi ela que controlou minha acne. Essa da Bioré ainda não conheço, tem uma compra para chegar que vem uma da Bioré mas não lembro qual é. Elas são consideradas muito boas, você fez uma excelente escolha. Beijo!

      • Ah, tá! Eu ando comprando umas mais leves/hidratantes para usar pela manhã. Vontade de usar no corpo todo (é o que vai acabar acontecendo com as que eu não gostar pro rosto, hahah)

Os comentários estão desativados.