Retin OX WC Serum versus Redermic R

Oi gente!

Conforme falei aqui neste vídeo que trata de manchas, poros dilatados e rugas, a vitamina A na sua forma ácida é uma espécie de padrão ouro quando o assunto é tratamento tópico anti-idade. Quem não viu o vídeo vá lá e depois volte, hehe.

Esta forma ácida da Vitamina A é chamada de Tretinoína ou  Ácido Retinóico  e em razão dos efeitos colaterais possíveis deve ser usada somente com orientação de um dermatologista.

Já o Retinol é a Vitamina A em forma não ácida. Ele está presente em muitos dos alimentos que consumimos e durante seu metabolismo é convertido no nosso corpo para outras formas da vitamina, inclusive a ácida.

A potência tópica do Retinol é inferior à potência do Ácido Retinóico. Segundo um breve levantamento feito pelo Pedro do East to West Skin Care, os estudos não chegam a um consenso do quão menor é a potência do retinol, mas possivelmente o ácido retinóico seja umas 10 ou 20 vezes mais potente.

Então o Retinol não funciona na nossa pele? Funciona, mas para funcionar deve ser apresentado em uma concentração mais alta do que a concentração de referência do ácido retinóico.

A concentração mais elevada de ácido retinóico tópico comercializado em farmácias brasileiras é 0,1%*, o que é uma concentração bastante alta considerando sua potência. A concentração de 0,025% (ou seja, um quarto da concentração mais elevada) já atinge o ponto de corte para a ação tópica anti-idade. Isso significa que o ponto de corte para o Retinol agir contra os sinais de fotoenvelhecimento estaria em algum lugar entre as concentrações de 0,25 e 0,5%.

Obs.:*Concentrações mais altas de ácido retinóico são utilizadas apenas em peelings e obtidas em farmácias de manipulação.

A ANVISA só permite que o Brasil comercialize produtos que contenham no máximo 0,3% de Retinol, o que equivale a qualquer coisa entre 0,015% e 0,03 % de ácido retinóico (obrigada pela aula, Pedro!)

Os produtos que vou resenhar hoje carregam o Retinol associado a um complexo potencializador distinto como ingredientes principais e apresentam a mesma proposta: ação anti-envelhecimento intensiva com preenchimento de linhas, atenuação de manchas e melhora do nível de hidratação e trofismo da pele.

Caso queira saber mais sobre as alegações dos fabricantes e resumo/diferenças entre as fórmulas antes de ler as minhas impressões, consulte aqui para conhecer o Retin Ox Wrinkle Correxion Intensive Serum da Roc e aqui para conhecer o Redermic R, da La Roche-Posay.

Lembro que o Redermic sem o R no final não tem Retinol, a fórmula é bem diferente (se resolver comprar tome cuidado para não levar o produto errado).

Entonces…

Adianto que os dois produtos são bons, as duas empresas são confiáveis e que não posso afirmar se um é mais potente que o outro ou oferece melhores resultados com menores riscos. A razão da resenha é descrever o que senti usando um e outro porque o que pode ser desvantagem para mim pode ser vantagem para outra pessoa, né?

O Retinol é instável então as embalagens não poderiam ser tipo bisnaga com abertura grande, frasco transparente, pote com boca larga ou que tais. Ambos são apresentados em embalagens adequadas contendo 30 ml.

O Retin WC Serum vem num frasco de vidro fosco com válvula pump e o Redermic R em uma bisnaga metálica com saída em bico fino e tampa com contenção para evitar que o serum continue saindo e melecando a tampa toda. Entre as duas embalagens prefiro a bisnaga porque ela permite que o produto seja usado até o fim, basta cortar a bisnaga (fica muita coisa ainda!). Já nos cremes/seruns apresentados em frascos rígidos sempre fica um bom resto que não conseguimos retirar (#pobre).

O Retin WC tem um cheiro um pouco forte. Não é ruim, porém não desaparece logo. Já o Redermic R tem um perfuminho super suave que logo some na pele.

A consistência do WC é mais densa e a do Redermic R mais fluida. A espalhabilidade de ambos é boa, porém o WC demora mais a ser absorvido e o Redermic R tem um toque agradabilíssimo, mas isto na minha pele, que é mista puxando para oleosa.

Na foto acima o produto número 1 é o Retin WC, o 2 é o Redermic R. Só por curiosidade, o 3 é o Vitanol a 0,1% e o 4 é o Retin WF.

O WC Serum tem uma cor escura, feia, super amarela tipo mostarda que até agora não descobri de onde vem. Parece corante. Não é do Retinol com certeza. Nem o ácido retinóico em concentração altíssima tem essa cor e não vi nada parecido em nenhum produto com Retinol. Este foi o ponto mais negativo do produto: impossível usá-lo pela manhã, impossível usá-lo como primer de maquiagem. Ele mancha as unhas, transfere-se até para a roupa de cama, você vai dormir feia, sabe como é?

Já o Redermic R é clarinho e um ótimo primer de maquiagem. Isto facilita muito a vida no meu caso porque ele pode ser transferido para os cuidados matutinos para que eu durma apenas com um hidratante. Para quem dorme acompanhada (o), o Retin WC é brochante. Tenho feito testes justamente para transferir quase todos os meus cuidados de pele para o dia.

Com relação à fórmula a impressão que eu tenho é que o Retin WC é apresentado uma concentração maior de Retinol do que o Redermic R, mas não posso afirmar como certeza. Digo isto porque ao testá-lo pelas primeiras vezes minha pele ardeu mesmo já habituada com o Vitanol. E com o Redermic senti o mesmo conforto que sinto com o WF, um outro creme da Roc com Retinol que tem concentração supostamente mais baixa que o WC. Este pode ser um ponto negativo do Redermic R. Assim que eu tiver uma informação mais precisa, atualizo o post.

Com relação ao preço (aff que resenha desorganizada!), o Retin WC custa em média R$ 20,00 a menos que o Redermic R. O preço de ambos está muito variado nas diferentes lojas físicas e virtuais. Na época em que comprei o WC em uma farmácia da minha cidade custou R$ 139,00 e o Redermic R, comprado logo que chegou por aqui, custou R$ 175,00.

Espero que vocês achem mais fácil decidir qual dos dois produtos entrarão para sua rotina de beleza. Comparei os dois porque na  minha opinião são os melhores produtos para a face, pescoço e colo contendo Retinol disponíveis no nosso país. Para a área dos olhos  gosto mais do Lifactiv Retinol HA da Vichy porque os da Roc e da La Roche-Posay específicos para a área dos olhos deixam meus olhos irritados (mas isto não acontece com a maior parte das pessoas).

Vou aproveitar o meu Retin Ox WC no pescoço e colo, mas só depois que o Igor cair no sono porque o amarelão é horrível meu povo. Já estou usando o Redermic R no rosto pela manhã e transferi o WF para o pescoço e colo também pela manhã, porque né.

Se esqueci alguma diferença para comparar os dois deixem um comentário que complemento a resenha. Tô tão cansada, gente..

Beijos!
Meire

97 comentários sobre “Retin OX WC Serum versus Redermic R

  1. Meire, cheguei no seu blog via Vaidade Derme e simplesmente adorei! Já botei como favoritos. Já dei uma olhadinha na sessão das rotinas e do cabelo, mas infelizmente meu cabelo eh diferente do seu.

    Pois bem, tenho 28 anos e só agora estou começando a me preocupar com cremes antiidade. Comecei pq tenho sentido uma certa flacidez na região entre as sobrancelhas e uma textura mais estranha da testa. Até pouco tempo atrás eu fazia a sobrac com cera, o q pode ter contribuido pra flacidez dessa área, mas tem cerca de 1 ano q não faço mais. Já uso filtro solar Roc oil free todos os dias antes de sair de casa há pelo menos uns 4 anos, pois msm morena média-escura, eu estava ficando com muita sarda por conta do sol e a dermato da época passou esse.
    Não tenho rugas, mas somente algumas linhas de expressão nos olhos (por conta de ter astigmatismo e nao usar óculos sempre, aí fico forçando o olho, sabe?) e o bigode chinês.

    Pesquisando, vi que um dos melhores antiidade eh o Redermic da Poche. Estava pensando em comprar tanto o pro rosto qto o para os olhos. Lendo seus comentários aqui, vi que pra quem tem muita olheira escura (como eh meu caso) o melhor seria o e olhos redermic [+] pois contém vitamina C. Agora qto ao outro para rosto/pescoço, eh melhor o Redermic + ou R?

    Outra coisa, queria um sabonete para pele mista tb pra limpar o rosto antes de dormir. Vi alguns blogs indicando um da Clinique. Vc teria algum pra indicar? Confesso que esse tipo de limpeza eu nao faço nunca… só qdo estou com maquiagem e mesmo assim eh com o famoso demaquilante “xampu Johnsson” rsrs.

    Muito obrigada desde já!

      • Olá, Meire.

        Acompanho o blog já há algum tempinho (e amo!) mas só de uns tempos para cá que resolvi comentar nos blogs que acompanho.

        Bom, tietagem virtual a parte, gostaria de saber se o tal “WF” o qual você se referiu na foto onde mostra as texturas de cada creme, estava se referindo ao “Retin-Ox Wrinkle Filler Correxion”.

        Se sim, gostaria de saber o que achou…. Ele cumpre o que promete em termos de melhora no “preenchimento” de vincos (como entre as sobrancelhas, região do “bigode chinês”), linhas finas, densidade/preenchimento de um modo geral na face?

      • Deborah,
        Eu usei o WF por um bom tempo, acho que ele hidrata bem e deixa a pele luminosa, mas ele é mais preventivo. Só vi melhora em linhas finas (eu tinha uma na testa) quando usei o Vitanol. Uso o Redermic R também visando prevenção de longo prazo. Estes cosméticos preenchem mais por hidratação mesmo e ajudam a tratar danos solares superficiais. Beijo!

      • Obrigada, Meire! Só agora vi sua resposta. A propósito, a título de curiosidade (e depoimento..hehe) eu uso o Redermic + para a área dos olhos há quase 1 anos (dura muito, especialmente, se não usar 2 vezes ao dia, como no meu caso, que fiquei alguns meses usando só à noite) e vou te falar…. Olhando uma foto minha de close, sorrindo, de 7 anos atrás, eu estava com as linhas de expressão ao redor dos olhos MAIS marcadas do que hoje!! Na época eu ainda não usava nada ao redor dos só o filtro mesmo…. Ou seja, posso dizer que isso já é um avanço (comprovado) e salve a vitamina C !! Beijo.

  2. Olá Meire, minha dermatologista me indicou o wrinkle correxion serum, alternado com differin. Estou querendo usar o Redermic no lugar do wrinkle. Ele poderia ser alternado com differin também? Muito obrigada. Layse

    • Layse,
      Pode sim. Já há vários trabalhos mostrando que há vantagem em alternar Retinol com outros retinóides ou com ácidos. Um abraço!

  3. Bom saber que meus hidratantes estão ok. Obrigada! Estou usando, por indicação da minha dermato, o Demelan todos os dias a noite. Não me dou bem com hidroquinona e, qd usei, achei que ela teve efeito rebote em mim, escurecendo ainda mais meus melasmas. Já o Demelan estou adorando. A textura da minha pele está ótima! Mas gostaria de saber se há algum problema usá-lo por um longo período…….se há riscos dele causar manchas brancas como a hidroquinona? Beijos!!

    • Alê,
      Tem que acompanhar com o dermato, o tempo de tratamento varia muito de pessoa para pessoa mas no geral a tolerância é boa mesmo em longo prazo. Beijo!

  4. Querida Meire,

    Há alguns posts atrás, vc disse que somente um hidratante oclusivo poderia prejudicar a eficácia do Redermic R. Pois bem, pela manhã após a limpeza do rosto, passo um hidratante, depois o Redermic R e por último o protetor solar FPS 40. Revezo os seguintes hidratantes: Toleriane, Effaclar H e Effaclar MAT, todos da La Roche Posay. Gostaria de saber se algum deles poderá prejudicar a absorção correta do Redermic R? Beijos!!

    • Alê,
      Eu acredito que não, mas é sempre bom esperar o hidratante absorver bem, o que é rápido. Na minha pele só funciona bem assim. Beijo!

  5. Bom dia.
    Uma dúvida:
    O Wrinkle Correxion (ROC) eu uso de manhã ou a noite?
    E o Complete Lift Seum (ROC) uso de manhã ou a noite?
    Grato

    • Valtinho,
      Sugiro o Lift pela manhã e o WC à =noite. Mas não esqueça do protetor solar, do contrário sua pele pode manchar. Boa sorte!

  6. Boa tarde Meire. Tenho uma dúvida, eu uso hidroquinona pela manhã e intercalo ácido retinóico (0,025%) com ácido hialurônico (4,0%) pela noite, todos receitados pela dermatologista. Porém meus produtos terminaram e eu estou fora do Brasil, não sei se conseguirei fazê-los por aqui. Tem algum produto que substitua esses que eu uso com a mesma composição? E outra coisa, se caso conseguir fazer por aqui, estou procurando um hidratante que não seja oleoso e tbém indicado para rugas e linha de expressão. Qual me sugeres? Já que por aqui o inverno está começando e minha pele já tá sentindo. Muito obrigada. Beijos

    • Andreia,
      Em alguns países a Hidroquinona não é mais usada, mas é possível que você encontre poraí algum medicamento similar, já que o Triluma é disponível em alguns países. O ácido retinóico a 0,025 também é disponível como medicamento então um farmacêutico pode orientá-la como adquirir os fármacos porque não há cosméticos que realmente substituam os medicamentos. Dependendo da sua idade, um hidratante leve é o Idéalia Vichy. Um abraço!

      • Sabes me dizer os que eles usam no lugar da Hidroquinona? E esse Redermic R não substitui os medicamentos que eu uso? Eu tenho 34 anos…

      • Andreia,
        Depende do país. Acho que o ideal é você solicitar aconselhamento com farmacêutico para ver se há algum medicamento com hidroquinona e ácido retinoico no país, bem como para avaliar se é necessário consulta médica ou se você pode adquiri-los para usar de acordo com a orientação que já recebeu. O Redermic R não contem Hidroquinona nem contém ácido retinóico, é um produto bem mais leve do que os que você usa e muito mais preventivo. Ele não substitui a sua prescrição, mas é uma boa opção enquanto você resolve esta questão com algum profissional. Boa sorte!

  7. Olá! Não sei o que aconteceu, pois a pergunta que eu tinha enviado agora a pouco desapareceu! Bem, mas enfim, vou perguntar de novo. Já uso a mais ou menos 1 mes o Redermic R e estou gostando muito. Uma amiga me deu várias amostras do Redermic + e estou em dúvisa se uso-as ou não. Vc poderia me ajudar? Qual a diferença entre o R e + ? (não estou encontrando em pesquisa no google). Aguardo resposta e desde já agradeço. Abraços!

    • Oi Eliana,
      O Redermic R é Retinol com ácido hialurônico e o Redermic + é Vitamina C e Madecassosside. Eu não gosto muito do Redermic + porque a vitamina C dele irrita minha pele, mas é um produto bom. Um abraço ;)

  8. Mais uma coisa [é que vc está me orientando]. Estou com o colo com ruguinhas de dormir de lado. Vc acha que o serum da Olay ajudaria? Ou tem coisa melhor para usar no colo, ou junto com o da olay. Vc poderia fazer um artigo para o colo, tão esquecido e que enruga tanto quanto o rosto.

    • Fernanda,
      O colo é uma área difícil mesmo, se já tem rugas verdadeiras pouco provavelmente os cremes vão reverter, mas podem ajudar no aspecto. Neste caso seria melhor associar o Redermic R ao Micro-Sculpting da Olay (aquele do potinho vermelho), mas o que pode dar um efeito melhor é laser (Fraxel) e de acordo com o aspecto o ácido retinóico… Fora isso a fotoproteção. Beijo!

  9. Meire.
    Preciso comprar um hidratante que não deixe a pele oleosa mas que também funcione.[qual ingrediente vc acha que funciona melhor como hidratante]. À noite, uso o redermic r e de dia uma fórmula com matrixyl antes do filtro. O que eu poderia comprar que hidratasse bem minha pele sem deixar ela um sebo.?? E, para os olhos, qual creme hidratante vc acha o melhor??

    • Fernanda,
      Há vários bons hidratantes para pele oleosa, depende também do seu orçamento. Um dos que gosto mais atualmente é o Idealia da Vichy, ele é leve e hidrata bem, porém a hidratação melhor acaba sendo com hidratantes mais pesados, como o Fisiogel AI Creme, que uso bastante. Para os olhos gosto de vários, também depende da idade, do tipo de pele ao redor dos olhos, se há bolsas, olheiras, etc. Aqui no Blog fiz um resumo com vários hidratantes para os olhos. O que gosto mais atualmente é o Avocado da Kiehl’s, mas gosto também do Densitium SCV, do Epidrat Olhos. Beijo

  10. Se eu passar o hidratante ao redor dos olhos ,espero secar,e depois aplico o redermic r, não vou estar enfraquecendo o redermic r?

    • Fernanda,
      Só se o hidratante for fortemente oclusivo ao ponto impedir por bloqueio mecânico a passagem do Retinol, mas não me recordo de nenhum hidratante que seja capaz de sufocar a pele a esse ponto, talvez se o produto for absurdamente rico em silicones venha a ocorrer alguma redução, mas ainda assim acho pouco provável. É a forma com a qual o tratamento faz um efeito melhor em mim porque meus olhos ficam mais hidratados e mais receptivos ao Retinol. A hidratação ajuda a pele a receber melhor os produtos de tratamento. Beijo!

  11. Olá, bom dia. Você tem me ajudado muito com suas respostas. Mais uma perguntinha: posso usar protetor solar labial na região dos olhos? Se sim, mesmo usando o active C eyes durante o dia? Obrigada mais uma vez. Abraço!

    • Grace, no geral balms sem cor e protetores labiais podem ser usados na área dos olhos, mas convém consultar seu dermatologista antes. Para olhos sensíveis ainda acho melhor produtos específicos (como por exemplo o da Clarins para área dos olhos) ou os pós. O Active C pode ser usado durante o dia, por baixo do protetor. Um abraço!

  12. Bom dia Meire, a base forever da dior substitui o protetor solar? Obrigada por suas respostas.

    • Grace,
      Ela tem FPS 25 sem menção a UVA e para proteger os 25 deve ser usada uma camada grossa. Como a gente nunca usa uma camada muito grossa de base, o melhor é usá-la como complemento ao protetor solar normal. Um abraço!

  13. Boa tarde, posso usar o active C eyes durante o dia? Como faço para proteger a pele nessa região já que protetor solar na área dos olhos irrita? Obrigada

    • Grace,
      Há vários protetores mais suaves para a área dos olhos, inclusive as bases em pó com proteção solar (Foverer Dior em pó não irrita, bem como vários outros protetores em pó com cor, como o da Shiseido). Se sua base tiver protetor solar e não irritar a área dos olhos já serve, desde que você use óculos escuros durante o dia. O Active C pode ser usado durante o dia, mas sempre com o protetor solar por cima. Um abraço!

  14. Ola alguem pode me ajudar? HEhehehehe, acabei de chegar da dermatologista onde ela me aviou Differin alternando com Redermic a noite, e pro dia Anthelios Unifiant, gente alguem tem algo mais barato e que surti o mesmo efeito?

    Obrigada, to desesperada…kkkk

    bjus

    • Liz,
      Como foi sua dermatologista que prescreveu possivelmente indicou por algum motivo específico. É melhor você buscar as substituições com ela, porque a substância que poderia substituir o Differin e o Redermic R juntos é o ácido retinóico (bem barato) que é um remédio e só pode ser usado com ordem médica. O Anthelios Unifiant é um protetor solar com cor mais destinado para peles oleosas, há vários outros com cor mas podem deixar sua pele oleosa. Já testou o Photoprot 100 com cor? Se você já tiver um protetor solar a solução é usá-lo, deixar que seque e passar sua maquiagem por cima. Boa sorte!

  15. Meire, parabéns pelo seu blog. Qual a sequencia do uso de produtos para os cuidados matinais? Comprei o redemic R e nao sei quando usa-lo. Posso continuar usando creme noturno? Li em seu blog o termo proteção de barreira, o que seria? Obrigada.

    • Grace,
      O Redermic R fica por cima do seu hidratante e por baixo do protetor solar quando usado durante o dia. Se você optar por usá-lo pela manhã pode usar seus cremes noturnos normalmente. Proteção de barreira é aquela feita com sombrinha, roupas, boné,óculos escuros e base de maquiagem. Um abraço!

  16. Noa noite, Meire! Sou eu de novo…rs… Não querendo abusar, outro dia eu te perguntei se eu poderia alternar o uso do Redermic R com outro creme à base de vitamina C e você disse que sim, sem problemas. Agora surgiram outras duas dúvidas: Qual a melhor frequencia das alternadas e se o uso desses 2 produtos é por tempo indeterminado. Desde já agradeço!

    • Eliana,
      Em princípio é por tempo indeterminado mesmo. A ação é em muito longo prazo. Eu uso o Redermic R no mesmo dia da Vitamina C, acho que um complementa o outro. Abraço!

  17. Meire,

    Obrigada. Vou pesquisar sobre o Allie da Kanebo.
    Devido aos tratamentos contra acne, ao lavar, minha pele fica bem ressecada. Logo depois vem o efeito rebote, fico brilhante. Também uso o bepantol solução, puro, mas só na área dos olhos + Substiane Olhos, da La Roche-Posay. Voçê usa o bepantol solução puro ou diluído em água, como recomenda a bula?

  18. Oi Meire, tudo bem? Gostaria de saber se posso alternar o uso do Redermic R com um creme a base de vitamina C, como por exemplo, o Chronos Farma da Natura ou algum outro. Obrigada, Eliana.

  19. Meire,

    …então, não consegui sair daqui ainda, li sobre várias coisas entre elas o Protetor Solar Facial Bioré Uv Perfect Face Milk Fps 50 +. Como disse, minha pele é mega oleosa, cravos e espinhas, melasmas, etc… Estou usando Triderm (se deixo de usar uma noite, ao amanhecer, já vejo que regrediu), Vitacid Acne GEL, Epiduo e o Minesol Oil Control 30 (já li aqui sobre ele, fiquei pasma, mas concordo), que escooooorre na minha cara. Vou para a praia em outubro e a dermato receitou o Episol 45 sec (loção seca). Mas depois de tudo que li, acho que vou testar o Protetor Solar Facial Bioré Uv Perfect Face Milk Fps 50 +, ele serve para o uso diário e para a praia em pele com acne, ou você indicaria outros?
    Obrigada!

    • Pink,
      É o que prefiro porque minha pele é mista, mas ele só fica bom se a pele estiver bem hidratada. Há os protetores Allie da Kanebo que são à prova dágua. Mas o importante é usar proteção em pó com cor por cima do protetor (mesmo assim acho bem arriscado o melasma aumentar, é bom ver se você pode manter o tratamento tomando sol). Um abraço!

  20. Meire, parabéns pelo post.

    Tire uma dúvida:
    Minha dermato recomendou que eu usasse o CE FERULIC, da skin ceuticauls, para auxiliar no tratamento de manchas, envelhecimento precoce, acne, etc…mas cansada de tanto testar produtos que não davam certo devido minha pele ser mega oleosa e por ser bastante caro, hesitei em comprar. Acabei comprando ontem, chegou hoje, mas li em algumas resenhas e sites de cosméticos que ele deve ser refrigerado por 12 horas antes do primeiro uso. Sabe se isso é verdade? Pois na bula que veio junto com o produto, não menciona isso. Há pessoas que também guardam na geladeira, pode?
    Obrigada.

    • Pink,
      Eu nunca usei este produto. Acho melhor você perguntar ao dermatologista; mas na embalagem deve ter a temperatura ideal para a conservação. Boa sorte!

  21. Olá, caí sem querer aqui e adorei a proposta do site, demonstra credibilidade.
    Gostaria de tirar uma pequena dúvida… tenho 26 anos, mas já tenho 2 linhas de expressão embaixo dos olhos (tanto sorrindo ou não, argh). Gostaria de saber se posso utilizar esses produtos mencionados no tópico, tendo em vista que já que usei um hidratante comum indicado pela minha dermato e foi a mesma coisa que água (por isso gostaria de uma opção mais “forte”).
    Obrigada!

    • Larissa,
      O Redermic R não é específico para a área dos olhos. Sugiro que você retorne à dermato porque se na sua idade já há uma linha marcada assim talvez você tenha um tecido mais frágil ou seja alérgica ou a área esteja muito desidratada. Você foi fumante? Outras condições de saúde podem gerar isso. O ideal é você saber direitinho o que é antes de procurar o produto ideal. Se você resolver por sua conta usar algum, que seja o Redermic R porque na minha opinião é o melhor (eu uso na área dos ollhos, porém sempre por cima de um hidratante). Procure um hidratante pesado para usar à noite (aqui no blog tem vários posts dando dicas). Beijo!

      • Pois é, Meire, também não compreendo essas duas linhas que tenho… Na verdade desde muito jovem tenho elas, não lembro em qual idade, mas lembro que desde novinha já tinha. Nunca fumei. Eu fui nessa dermatologista, mas ela é sempre muito superficial e básica, acabo recorrendo aos produtos da internet por conta disso. Os outros que já fui quase sempre querem me empurrar lasers e tratamento estéticos caros da clínica. Estou num dilema. Mas vou continuar buscando um. Beijos!

  22. Bem legal seu post Meire ! Me tira uma dúvida. O dermatologista passou o REDERMIC OLHOS YEUX .Estou usando há uma semana. Os olhos estão avermelhados e tenho a impressão que os sinais de expressão ao redor dos olhos estão mais acentuados … tenho 47 anos pele oleosa. Sei que o produto é bom, mas em quanto tempo verei uma melhora nos sinais de expressão? Obrigado e parabéns!

    • Flávio,
      Não é normal os olhos avermelharem, pode ser que você tenha hiperssensibilidade a algum componente (eu não me adaptei a produtos da La Roche com vitamina C para a área dos olhos). O que dá efeito visível mais rápido são hidratantes (mas não revertem as rugas, apenas atenuam), já os antirrugas de venda livre mostram efeitos lentos e mais preventivos do que curativos. Sugiro que até você retornar ao médico passe o produto longe dos olhos, passe mais ao redor da área dos olhos no que na área dos olhos. Talvez seja interessante você usar um hidratante mais pesado (tenho posts sobre hidratantes para a área dos olhos). Um abraço e boa sorte!

  23. Meire, parabéns pelo seu Blog ( extremamente difenrenciado e esclarecedor).
    Estou usando em dias alternados minha tretinoina .0,05% ( Vitanol A), e durante o dia filtro solar 60%. Qual medicamento posso usar ao redor dos olhos, já que a tretinoina não é indicada?
    Desde de já agradeço as informações e mais uma vez: PARABÉNS!!

    Denise

    • Oi Maria Denise!
      Não posso lhe indicar medicamentos, mesmo porque isto seria muito arriscado, fora que não sou dermatologista. Mas a gente pode ver um cosmético legal. Como você usa ácido é preciso associar um creme antirrugas para os olhos de acordo com sua idade e a condição da sua pele. Caso queira associar em princípio um hidratante de linhas cosméticas (podem ser usados sem prescrição médica), sugiro um suave porém potente, pode ser o Epidrat Olhos, o Agecare Olhos ou o Densitium Olhos (de acordo com a condição da área dos olhos e sua idade, os dois últimos são mais para mulheres acima de 40 anos, mas você pode usar se a área dos olhos estiver ressecada). E pode ser associado também um produto contendo Retinol para os olhos, como o Liftactiv HA Olhos (o hidratante por baixo, deixa secar direitinho e passa o Liftactiv HA por cima). De todos os contendo Retinol para a área dos olhos o Liftactiv foi o único que nunca irritou meus olhos. Mas hoje em dia eu uso o Redermic R inclusive na área dos olhos(acho o custo benefício melhor, fica mais barato usar o Redermic R também na área dos olhos do que comprar dois produtos). Abraço!

  24. Olá! Tenho 31 anos, minha dermatologista me indicou o uso de Redermic R para evitar rugas e linhas de expressão. Tenho umas manchinhas vermelhas de espinhas, será que esse produto também vai ajudar a clareá-las? Obrigada!

    • Eliana,
      O Retinol não é um clareador clássico, mas como melhora a renovação da pele pode ajudar sim. Mas o mais importante é usar protetor solar com fé. Um abraço!

  25. Boa tarde DR: Por gentileza estou com algumas duvidas, passei com o Dermatologista e preciso de um produto que tire manchas claras de espinhas e fazer uma renovação na minha pele , o mesmo me indicou Redermic-R esse produto realmente tira manchas, renova a pele , hidrata, o custo dele é bem caro gostaria dessas informações antes de comprar, desde já muito obrigada.

    • Eliane,
      Estou usando o produto desde abril e gosto muito porque sinto a textura da pele boa, mas uso como complemento a outros produtos que têm ação mais “forte” contra manchas e outros problemas. Ele é mais preventivo, deve ser usado por meses, anos e possivelmente reverta pequenos problemas, o que deve ser o seu caso. Se você estiver com orçamento muito apertado (um tubo não dura dois meses) retorne ao seu dermatologista porque pode haver um produto alternativo. Desculpe não dar uma resposta mais específica. Um abraço e boa sorte!

      • Muito obrigada DR; liguei pra ele e ele me indicou outro , o nome é retin a micro já usou este produto DR:?mais uma vez preciso de uma ajuda.Obrigada

      • Eliane, está ótimo! Esse é até mais ativo que o Redermic R, tem a mesma substância do produto que eu uso no final da tarde, que é a Vitamina A na forma ácida (é medicamento com ação comprovada). Cuide bem da proteção solar e use maquiagem durante o dia para proteger a pele contra a luz visível. Sugiro que use um hidratante por baixo do Retin A, espere o hidratante absorver bem (pode ser até o Bepantol líquido, que é baratinho). Um abraço!

      • Eu que agradeço DRa: Muito obrigada mesmo, tudo de bom , fique com Deus.

  26. oi Meire! então…estou com 26 anos, e sou fumante, minha pele não é manchada, mais sei lá , estou achando-a flácida, deve ser pelo cigarro. Comprei o redermic R, porque quero começar a cuidar da minha pele, eu estou adorando, meus poros que estavam dilatados, estam muito melhor.tem alguma média de idade para começar a usar? fico preucupada de usar qualquer produto e quando eu parar de usar ,piorar minha pele, sei lá , ficar mais flácida. na verdade nem sei te dizer se minha pele é flácida, acho que pode ser o movimento continuo quando fumo, mais também não é absurdo assim, é porque eu cuido muito da minha pele, e agora estou envelhecendo, e agora estou vendo as mudanças….rs.., então uso blquiador solar , da la roche de 60. ante Hélios. todos os dias, em 3 em 3 hs..a noite uso o redermic R .posso usar esse produto ou tem alguma restrição com idade?..eu estou amando esse produto! queria saber também se na minha idade posso passar algum ácido mais forte, ou pode piorar a minha pele futuramente?…desde já muito obrigada!

    • Eduarda,
      Como você é fumante sua pele tem a idade maior do que a sua idade biológica, então o envelhecimento pode ser mais precoce e a diferença é considerável porque o cigarro produz precocemente rugas ao redor da boca que são muito difíceis de tratar. As substâncias são bastante tóxicas para a pele feminina, que já tem a perfusão vascular menor do que a masculina (o cigarro interfere na nutrição da pele e reduz a produção do colágeno que a sustenta e a deixaria viçosa por mais tempo) . Acho bem indicado sim o uso do Redermic R no seu caso bem como a fotoproteção pesada, com filtro solar, base e pó associado a uso de sombrinhas em área aberta. Eu acrescentaria hidratação diária na área dos olhos e limpeza suave com demaquilante oleoso e espuma de limpeza leve. A indicação de um ácido depende da avaliação com o seu dermato. Na sua idade eu já usava ácido glicólico. Depois dos 30 a pele tende a envelhecer muito, então tudo que você puder fazer agora vai ter impacto bom depois dos 30 e assim por diante. Beijo!

  27. Seu blog é um achado!!! Parabéns. Me tira uma dúvida, por favor, o Redermic para a área dos olhos ajuda também a clarear olheiras? Meus olhos são muito escuro em toda a sua região, dificulta até passar sombras, porque as cores não aparecem. Queria um produto que ajudasse nisto. Já usei uma fórmula manipulada receitada pelo dermato que não resolveu nada (dermathan sulfato 1%+ phytospingosine). Conhece algum pronto para me indicar? Bjus.

    • Jaqueline, depende muito do que escurece suas olheiras. Podem ser vasinhos dilatados ou hiperpigmentação ou então olheiras genéticas mesmo. Nas pálpebras superiores eles são mais escuros também? Vou te dar umas dicas: hidrate bem a área dos olhos todos os dias e use um produto que contenha vitamina C (o Redermic olhos tem), procure dormir bem. E para a maquiagem: Use um corretivo amarelo ou bege com fundo amarelo um pouco de nada mais escuro que sua pele, escolha um corretivo que fique entre a cor da sua olheira e a cor da sua pele (nunca mais escuro nem muito mais claro que a olheira). Aí você passa bem direitinho na parte debaixo dos olhos e em cima do ossinho da bochecha porque isso forma um degradée que espalha a olheira. Aí por cima você passa sua base normalmente, dando tapinhas, a base vai voltar a clarear um pouco e corrigir o degradée. Na pálpebra use um corretivo em pó mineral bem claro, tipo dando uma rebocadinha mesmo na palpebra (a Contém 1g tem um bom). Assim sua pálpebra superior fica mais clara e aparece mais que a inferior, e a cor da inferior mistura na cor da bochecha, entendeu direitinho? Aí esse corretivo claro que está na parte de cima já serve de base para sua sombra. Evite colocar lápis ou sombra na parte debaixo do olho. Outra coisa, se acostume a usar o olho bem discreto e a boca mais escura. Com a palpebra mais clara a visão da pessoa se desvia para a parte de cima do seu olho e para a sua boca, que está chamando mais atenção. Vai ficar linda!

  28. Boa tarde!
    Gostaria de saber sua opinião sobre o Hidracid C20 para ser usado na area dos olhos.. e o Adcos – Derma Complex Retinol + ac Hialuronico Facial ..
    Obrigada!

  29. vc éh uma lindona e queridona doutora..compartilhar tantos segredos de beleza publicamente nao é pra qualquer um..so pessoas iluminadas e evoluidas e de bem com a vida tem essa capacidade.
    digo isso, por que em 55 anos nunca vi mulheres compartilhar segredos tao valiosos..somente os banais……………..
    beijos e sempre obrigada doutora

  30. Doutora o Redermic R tem vitamina C?

    Estão falando tão bem desse produto, vi gente relantando até que melhora a aparencia dos poros dilatados

    Eu estou usando o Redermic UV + e assim que acabar vou investir nesse R.

    • Oi Sílvia,
      O Redermic R não tem vitamina C, por isso gostei tanto dele. A vitamina C irrita muito minha pele. Boa sorte!

      • Poxa a minha pele tambem fica irritada com vitamina C, mas falam que os beneficios são tantos, que estimula a produção de colageno, que ajuda a manter a firmeza da pele, etç, que fica díficil ficar de fora de tantas promessas.

        O Redermic que eu tenho são amostrinhas que eu ganhei, mas não vou comprar justamente porque sinto que irrita a minha pele, na verdade eu tinha pedido a dermato para ela me receitar algo com vitamina c e ela se recusou, e foi bem radical, falou que TODOS os produtos com vitamna c deixam a pele mais oleosa, eu fiquei triste porque queria usar pelo menos um derivado da vitamina c.

  31. Meire, seu blog é excelente ! Parabéns. Tenho 38 anos e uma marca nem leve nem tão profunda na área do sorriso, entre a bochecha e os lábios. Gostaria muito de saber, efetivamente, você notou melhora nas rugas depois de usar o RoC Retin-OX Wrinkle Correxion Serum ? Obrigada pela atenção !

    • Oi Carina,
      Eu usei o Retin WC por pouco tempo porque, como falei no post, não gostei da cor amarelada e logo mudei para o Redermic R. Na minha opinião os produtos agem mais como prevenção e auxiliam a manutenção do turgor da pele e no nível de hidratação, ou seja, melhoram o aspecto geral e podem ajudar no preenchimento de linhas finas mas não defendo que atuem além disso. Se já há rugas o ideal é associar este tipo de produto ao ácido retinóico, que deve ser usado à noite. Eu tinha uma marca na testa que desapareceu com o Vitanol. Um abraço!

      • Olá Meire, gostei muito do seu blog!!! Não costumo cuidar muito da minha pele (que relaxo, não? rsrsrs), mas estou incomodada com linhas de expressão na minha testa… vi aqui q vc usou Vitanol e diminuíram as marcas… mas ele só é vendido sob prescrição médica? exite algum que seja bom e não precise de prescrição? Desde já agradeço!!! Abraços. Denise

      • Denise, o Vitanol deve ser usado exclusivamente sob orientação médica em razão dos riscos. Ele é um medicamento mesmo, não é cosmético. A indicação dos melhores cosméticos para você vai depender da sua idade, de como se fotoprotege e de outros cuidados. O melhor mesmo é você ir primeiro a um dermatologista e saber qual o seu tipo de pele para poder começar certinho. O Redermic R é de venda livre (esse do post) e pode ter ação sobre linhas finas, mas exige cuidados diários e uso de proteção solar eficaz, do contrário a pele fica manchada. Boa sorte!

  32. Meire,
    o Redermic R deixa a pele oleosa? To com muita vontade de comprá-lo, mas fico com medo de deixar minha pele oleosa. O que achou?

    • Oi Ana,
      No meu caso não, ele não provoca oleosidade mas também não controla. O toque é mais seco que molhado, ele absorve rapidamente. Estou gostando muito. Um abraço!

  33. Retin-OX anti-wrinkle eye cream tbm ardeu na minha pele …e o Rides Correxion idem…fiquei tão tristinha…na area dos olhos deu até uma descamadinha….agora uso dia sim dia nw e mesmo assim sinto arder na hora.Como foi facil achar e comprei bisnaga de 15 ml estou usando até acabar…
    Tenho a pele seca porém sensivel…eu mereço.
    O blog tá muito bom!!!!!eu ameiiiiiiiiiii…tbm estou acompanhando o do Pedro…adoroooooo.
    bjks se cuide!

    • Ivetty, talvez você tenha a mesma sensibilidade que eu. O Redermic R não arde na minha área dos olhos, eu uso em cima do hidratante pela manhã. Não era mais para arder já que você está usando dia sim dia não. Se estiver incomodando muito, use no pescoço e encontre outra alternativa para o rosto e area dos olhos. Beijo e obrigada pela visita!

  34. Doutora não tem problema usar retinol pela manha?

    É que já li em alguns sites que retinol não pode ser exposta ao sol, mesmo estando com protetor, é o mesmo caso do ácido retinoico.

    Tenho o Diacneal da Avene ( 0,1% retinol+ 6% ácjdo glicolico) é um ótimo produto!

    Tenho o Retin OX WC área dos olhos e ele irrita se eu usar direto, não melhorou nada, nem as linhas finas, nem as bolsas, acho que só deve ser bom como preventivo. Uso a mais de seis meses e o bichinho parece que não vai acabar nunca.

    Sabe uma coisa que deu irritação na área dos meus olhos?
    Rímel,

    Lifactiv Retinol HA da Vichy olhos : eu tenho 4 amostrinhas,
    A doutora uso o especifico para os olhos?
    2X ao dia?

    Não tenho problema de olheiras, pelo contrário, minha região dos olhos é mais clara do que o rosto, meus problemas são bolsas e linhas finas.

    • Amanda,
      As formulações com Retinol e ácido glicólico podem ser usadas durante o dia, desde que associadas a fotoproteção ‘pesada’ (como eu faço, protetor líquido, base, pó e proteção de barreira) mas é sempre bom consultar o dermatologista se a pele tem algum problema adicional. Já o ácido retinóico não, além do uso ser restrito à aplicação noturna, a fotoproteção deve ser pesada bem e o medicamento deve ser suspenso no verão na maior parte dos casos.
      A irritação com rímel é comum sobretudo quando o produto é resistente à água. O que faço? Uso apenas um por vez, nunca à prova d’água e descarto com 3 meses, bem como aplico do meio dos cílios para as pontas (não deixo o pincel da máscara de cílios chegar perto da raiz).
      O Retin WC irrita muito mesmo, não dá para usar se a pele da área for sensível e quando a pele fica irritada ela tende a ressecar. Quando a irritação surge só nos primeiros dias o ideal é espaçar o uso para adaptar, mas isso deve acontecer rapidamente. Não é normal depois de alguns dias de uso o olho irritar tempos sim tempos não. Sugiro que você suspenda e aproveite no pescoço (hahaha, adoro aproveitar as coisas no pescoço) e comece o da Vichy que é mais suave (sem esfregar, sempre comprimindo levemente com os dedos, tipo tapinhas muito leves), bem como associe drenagem linfática manual (uma das coisas que funciona para quem tem bolsas). Boa sorte!

  35. Oi Dra td bem? seu blog e de utilidade pública e toda mulher deveria dar uma olhada, te enviei um email de uma duvida, agradeço se puder me responder.Bjo

  36. Meire, sei que nao tem muito a ver com o post…sempre usei creme pra area dos olhos…mas agor a qualquer coisa que eu coloque, eles incham e ficam super vermelhos…..usei mais de 1 ano epidrat olhos e agora nao consigo mais…..usei eucerin aquaporin….sempre amei e agora nao consigo mais….até o epidrat labios já tentei na area dos olhos…creme nivea…e TUDO me deixa assim…..vc teria alguma sugestão?minha dermato não sabe mais o que fazer!!!!

    • Karina,
      Sua pele está muito sensível mesmo. Uma causa de alergia nos olhos muito pouco lembrada é o shampoo. Os olhos ficam sensibilizados e não aceitam os cosméticos, há risco de caspa e até espinhas. O que posso recomendar sem prejuízos para você (de mulher para mulher, não estou falando como médica, tá) é que você troque seu shampoo para Cetaphil shampoo ou Eucerin shampoo, faça uma limpeza suave no rosto e suspenda por uns três dias tudo que usa na pele, usando água termal várias vezes ao dia, tipo mais de 10 vezes. É o que sempre faço quando estou sensibilizada, fico jateando água termal no rosto o final de semana todo. Creme só nas pontas do cabelo (faça um coque baixo enquanto espera o creme agir para que ele não passe pelo cabelo todo e consequentemente pelo seu rosto quando for retirá-lo). Veja com sua dermato uma loção de limpeza bem suave, só para não deixar a pele com oleosidade. Volte para contar como está!

  37. Adoro essas resenhas! :) Eu uso o Vitacid plus à noite (só no verão é que mudo) e gosto bastante. De manhã atualmente estou usando o CE Ferulic da Skinceuticals mas eu fico muito preocupada com a embalagem. Se você conhece, não acha estranho o fato de ser conta-gotas com aquela abertura enorme quando desenroscamos? Como a vitamina C é instável, fico preocupada. Mas gosto desse da skinceuticals por ser líquido e super levinho. Uso ao redor dos olhos também, prefiro ele do que os que são em creme para não dar milium. Ah, e uso também o Klassis pela manhã. Lembro que uma época você usava o klassis… não gostou mais? Beijos!

    • Oi Munique! Eu usei o Klassis um tempo, agora estou com o Demelan (a fórmula é bem parecida). Como eu mudei o Klassis para a noite e ele tem proteção solar, acabei substituindo pelo Demelan (tem fórmula parecida, mas sem o protetor solar). EU nunca usei o CE Ferulic, mas pelo que leio a formulação é bem estável. Beijo!

  38. Meire, gostei do post! O ardido do wc não seria pelo mesmo motivo do retin ox? Outra duvida, vc usa o vistamos a noite e estes de dia, não seria uma superdosagem ? Bjs

    • Oi Ana!
      Não consegui descobrir o porquê do WC arder no meu rosto … A impressão inicial é que ele tivesse corante, mas não tem. Talvez seja realmente mais concentrado. Tenho usado o Vitanol mais ou menos três vezes por semana. Não dá superdosagem no meu caso, mas a associação só pode ser feita com orientação médica, tá? A minha pele é bem adaptada com ácidos porque uso o ácido glicólico há um bom tempo, usei o ácido azelaico e já vinha com retinóico antes de começar o Redermic R e sempre uso com muita atenção porque quero manter um tratamento suave, sem avermelhar ou descamar. Beijo!

  39. Adorei a resenha! Nunca experimentei nenhum deles ainda, mas estou querendo experimentar algum e isso me ajudou a decidir.

    Ah, um pedi a uma amiga que está viajando trazer para mim é o Retin-OX para a área dos olhos. Conheces? Espero que não seja tão amarelo.

    • Pedro,
      Eu tive o da área dos olhos, é bem mais claro, a textura é excelente. No meu caso houve ardor na área dos olhos e algum edema, mas minha área dos olhos é muito sensível mesmo. O engraçado é que uso o ácido retinóico ao redor dos olhos e não sinto nada. Deve ser o veículo ou algum outro componente. O produto é muito bom, eu aproveitei ao redor da boca, gheheh. Bj

      • Munique,
        Eu uso mais ou menos duas vezes por semana, no máximo ;) Se usar mais fica avermelhado e descasca. Bj

Os comentários estão desativados.